terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Viva Favela


Informativo 01 – Janeiro de 2012
Editorial
Começamos 2012 a todo vapor, dando continuidade a atividades engrenadas em 2011, e já executando as novas ações planejadas. Entre as novidades está este informativo bimestral, que será enviado em meses alternados com a nossa Revista Multimídia. Nele, vamos informar como vai o Viva Favela, o que realizamos e o que estamos planejando. 
Nesta primeira edição, falaremos de produtos fresquinhos gerados a partir de iniciativas de 2011, e do que já está rolando em 2012. Boa leitura!
Oficinas e parcerias se fortalecem e multiplicamVejam só que presente! Nossos parceiros da TV Morrinho pintaram este muro na comunidade Pereira da Silva para celebrar a parceria. Valeu galera! 
Em janeiro, iniciamos a Oficina de Videografismo com o professor Pedro Sarmento, na sede do Viva Rio, e o segundo módulo da Oficina de Formação de Correspondentes Comunitários Multimídia iniciada em dezembro na comunidade Pereira da Silva, em parceria com o projeto Morrinho e com o apoio do Colégio Assunção/CENAM. Em fevereiro começam as inscrições para nossas oficinas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com turmas de formação de correspondentes comunitários em Irajá e Costa Barros já começando em março. No mesmo período, devemos inaugurar mais uma parceria, desta vez com o Programa Avançado de Cultura Contemporânea - PACC - da UFRJ e O Instituto, visando realizar mais uma oficina no primeiro semestre. E faremos também a formação de correspondentes na comunidade da Colônia Juliano Moreira, em parceria com o Campus Mata Atlântica da Fiocruz, com duas turmas ao longo do ano! A previsão para 2012 é ter mais que o dobro de alunos nas ações formativas do Viva Favela em relação a 2011, quando tivemos 52 alunos ao todo.


Alunos da oficina do Viva Favela no Festival Visões Periféricas, em outubro de 2011, caprichando em exercício na Cinelândia. Os resultados desta oficina podem ser vistos em vídeos, fotos e textos na nova seção "Tudojunto" do site, confira: "Cinelândia 360º" e "Cultura ambulante".

A consolidação do modelo colaborativo
Encerramos o ano de 2011 com 1776 cadastrados e 276 correspondentes ativos, ou seja, colaboradores que já publicaram conteúdos no site. De onze estados e 155 comunidades diferentes, estes correspondentes foram responsáveis pela publicação de 1681 conteúdos no site desde que este se tornou colaborativo. Foram 645 matérias em texto, 365 vídeos, 543 imagens e galerias, 112 áudios e 18 conteúdos que misturam todos estes formatos. No segundo semestre do ano, mantivemos uma média de 2,6 conteúdos publicados por dia.
As revistas multimídia, que em 2011 pagaram 53 remunerações aos correspondentes, terão mais seis edições bimestrais este ano, consolidando nosso modelo colaborativo de produção editorial que mantém seu pioneirismo desde 2010. E para não perdermos o hábito de inovar, vem aí a Web TV Viva Favela!
Mudanças climáticas em pauta


Carlos Alberto Muniz, Tião Santos, Sérgio Ricardo e Jocelino Porto na mesa do debate “Mudanças Climáticas e os Desafios enfrentados no Rio de Janeiro”, realizado na sede do Viva Rio no dia 17 de  janeiro de 2012.


Inauguramos o debate sobre o tema Mudanças Climáticas no Viva Favela reunindo correspondentes comunitários para uma conversa com o ambientalista Sérgio Ricardo, o líder comunitário Jocelino Porto, o coordenador de Meio Ambiente do Viva Rio Tião Santos, e o especialista em gestão ambiental de bacias hidrográficas Carlos Alberto Muniz, que é o atual Coordenador do Centro de Controle Operacional da Diretoria de Monitoramento Ambiental do INEA. Os correspondentes já saíram do encontro levando pautas para suas comunidades, abordando, por exemplo, o sistema de alerta para o risco de deslizamentos, e a falta de lixeiras em comunidades. As produções atraíram a atenção da TV Brasil, que cobriu tudo (veja aqui o resultado). 
Próxima Revista Multimídia Viva Favela falará de CLIMA
Atenção correspondentes! Está aberta a temporada de envio de sugestões de pauta para nossa revista. O tema é CLIMA. Chuvas de verão, calor, riscos e ações de prevenção de desastres, comportamento, história, opinião, memórias... Existem muitas formas de abordar o tema e trazer o debate ambiental para sua comunidade. Apresente uma! O ambientalista Sérgio Ricardo será o editor convidado da edição #10. Sérgio é gestor e planejador ambiental, pós-graduado pela COPPE/UFRJ. Fundou o Fórum de Meio Ambiente da Baía de Sepetiba, coordenou a Comissão Permanente de Defesa do Meio Ambiente da Alerj e também atuou como sub-secretário de meio ambiente da prefeitura de Nova Iguaçu. As reuniões virtuais acontecem nas segundas-feiras 06/02, 13/02 e 27/02, começando às 17h. Leia mais sobre a revista #10 aqui, e veja as revistas anteriores aqui!
Valeu a pena, eh eh! E vale a pena rever!

Em 2011, o Viva Favela comemorou seu décimo aniversário com uma grande festa no Circo Voador, reunindo artistas de favelas e periferias e os convidados especiais Elza Soares, Luiz Melodia, B Negão, Gerson King Combo e Boato. Agora começamos a divulgar trechos dos registros feitos pelos correspondentes que estavam o tempo todo de câmera em punho, enviando as imagens ao vivo para a transmissão pelo site, em streaming.

Viva Favela, o filme: 13 de fevereiro no Memorial Getúlio Vargas / Cine Glória
Também para marcar os dez anos do Viva Favela, fizemos, ao longo de dois meses de uma oficina de produção coletiva, o filme “Viva Favela, um documentário em construção”, que já foi exibido no Festival de Filmes do Sul, em Oslo, Noruega. Dos fundadores do projeto aos correspondentes do site 2.0, os entrevistados falam da história, das conquistas, das mudanças e também mostram um pouco de suas comunidades. No dia 13 de fevereiro, faremos uma exibição de pré-lançamento no Memorial Getúlio Vargas, na Praça do Russel, Glória, às 18h. Não perca!
 E o ano está só começando!


"Noite de Natal na Maré. Vista de laje no Parque União, na Maré, para o morro da Itambé"
. A Correspondente Rosilene Miliotti postou esta foto do Natal na Maré no dia 26 de dezembro de 2011. Achamos a imagem linda e compartilhamos com vocês aqui, desejando um 2012 de muitas realizações!


---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim