quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Juventude Comunista

LUTA PELA EDUCAÇÃO
Nota dos editores:
.
No dia 01 de agosto de 2011 a UJC completou 84 anos de luta pela organização da juventude para Revolução Socialista.
Os anos pós Revolução Russa de Outubro foram de grande movimentação no cenário do movimento comunista. A fundação da III Internacional - ou Komintern -, inspiradas não mais na estrutura de "federalismo", como funcionava a II Internacional, mas sim sob a lógica de um Partido Internacional, no qual surge como um formulador de linhas gerais para os partidos comunistas filiados.
.
No Brasil, em 1922 é criado o PCB, além de ter sua inspiração também na Revolução Bolchevique, o PCB era fruto do novo e em progressivo crescimento movimento operário brasileiro, que não mais se sentia contemplado nas teses do movimento anarquista e carecia de uma organização que unificasse as novas demandas, mobilizações e lutas, uma organização que pudesse formular um programa de intervenção política qualitativamente de maior envergadura, que extrapolasse os limites das "ações diretas e de pouco efeitos produtivos para o movimento operário".
.
O PCB, que desde seu início buscava se enquadrar nas linhas do Komintern, procura desenvolver no Brasil a orientação de organizar sua Juventude Comunista, orientação esta que já percorria os PCs desde o II congresso do Komintern, em 1920, que havia também organizado o I Congresso da Internacional da Juventude Comunista. Em uma reunião do Comitê Central, no ano de 1924, o PCB já havia encaminhado a organização da Juventude Comunista. No entanto, este encaminhamento encontrou dificuldades em ser aplicado.
.
Apesar das adversidades, o II Congresso do PCB, realizado em 1925, resolveu que a Juventude Comunista, que até então havia atraído poucos novos membros desde sua aprovação, deveria receber uma maior atenção por parte dos membros da direção nacional do Partido. Após substituição decorrente de problemas de cunho pessoal, a tarefa de organizar a Juventude foi passada ao jovem estudante Leôncio Basbaum, que, em Recife organizara uma forte base da JC. No Rio de Janeiro, em 1926, se organizavam os primeiros DAs e CAs, já sob a influência da JC.
.
Devido à boa ação de HISTÓRIA DA UNIÃO DA JUVENTUDE COMUNISTA (UJC) o Comitê Central lhe encarrega também; a tarefa de organizar a JC em nível nacional. Já no 1° de Maio de 1927, a Juventude Comunista possui uma participação de destaque nas mobilizações, mostrando não só a viabilidade como a necessidade de uma organização do gênero. Esta participação no 1° de Maio incentiva o comitê Central a apressar o processo de organização da JC e, desta maneira, no dia 1° de Agosto de 1927 é oficialmente fundada Juventude Comunista. Sua primeira direção é composta por Leôncio Basbaum, Jaime Ferreira, Elísio, Altamiro, Brasilino, Pedro Magalhães Arlindo Pinho. Logo após a fundação, a JC pede ingresso na Internacional da Juventude Comunista, onde não só é aceita como convidada a mandar delegado ao seu V Congresso, em Setembro de 1928.
.
Forte Influencia Externa
.
O Movimento Comunista Internacional (MCI) passava então por uma forte disputa de projetos que culminaria, em fins dos anos 20, na vitória do segmento de Stalin e da política de "Classe contra Classe", uma política de confrontação direta. Essa política, porém, ainda não havia atingido o PCB nem a JC. Em 04 de Janeiro de 1929, após o III Congresso do PCB, é realizado o I Congresso da JC, num momento de grande riqueza de formulações originais por parte do Partido, que na época possuía à sua frente Astrojildo Pereira. O congresso da JC formula ricamente sua intervenção no movimento de juventude, priorizando o meio sindical e cultural, a organização dos Centros de Jovens Proletários, além de manter o dialogo com o nascente movimento estudantil.
.
A JC entra na década de 1930 ainda sem muita expressão. Tanto o PCB quanto a JC, conseqüentemente, sofrem a crescente influencia do obrerismo, o que por sua vez engessou as organizações levando-as para um estreito isolamento político.
.
Frente Ampla (Mudança da Linha Política)
.
Todavia, com o crescimento do movimento fascista na Europa, o Komintern se vê obrigado a recuar de sua política estreita, e, em 1935 é levado à frente do Komintern, Dimitrov, que efetua uma guinada na linha política do MCI com a busca pela construção das frentes únicas contra o avanço do fascismo. No seu relatório apresentado durante o VII Congresso do Komintern, elucidando o Fascismo, suas características e seu avanço, houve um importante espaço para abordar o tema das frentes antifascistas na juventude, onde, de maneira genérica, procurou fazer um balanço das atividades das Juventudes Comunistas: "Nossas Juventudes Comunistas continuam sendo, numa série de países capitalistas, organizações sectárias, desligadas das massas. Sua debilidade principal reside em que se esforçam ainda em copiar as formas e métodos de trabalho dos Partidos Comunistas, e esquecem que as juventudes comunistas não são os Partidos Comunistas da Juventude. Não percebem que são organizações com tarefas especiais. Seus métodos e formas de trabalho, de educação, de luta, hão de adaptar-se ao nível concreto e as exigências da juventude".
.
No Brasil, desde o ano anterior, já se sentia a necessidade da JC se integrar a um movimento mais amplo diante da fascistização do Estado com Getulio Vargas e sair do isolamento em que se encontrava. Foi com este espírito que a JC participou ativamente da Conferencia Nacional de Estudantes Antifascistas. Nesta ocasião ocorreu, além das grandes mobilizações promovidas pela Juventude Comunista, uma série de conflitos físicos entre os Comunistas e os Integralistas (Movimento de nítida caracterização fascista). Num dos mais famosos confrontos, a chamada Batalha da Sé em São Paulo, houve diversos feridos e quatro mortos, sendo um militante da Juventude Comunista. No Rio, houve violentos confrontos, na Cinelândia (centro da cidade).
.
A necessidade, cada vez maior, de se intensificar a luta contra não só a fascistização do Estado como também contra a Ação Integralista Brasileira, obrigava a Juventude Comunista a diversificar suas formas de resistência e lutas. Assim, é criado o jornal "Juventude" em 1935, Jornal que conclamava à unidade incondicional dos segmentos antifascistas.
.
Em um documento do CC do PCB sobre as resoluções do pleno do CC de Maio de 1935, o Partido apontava a necessidade de se organizar, além dos espaços da JC, os "mais amplos e variados organismos de massas, culturais, recreativos, esportivos etc, nas cidades e no campo". A resolução apontava para que a JC formasse comitês juvenis da ANL, a Aliança Nacional Libertadora, e indicava também como prioridade, no meio estudantil, organizar o Congresso da Juventude Proletária, Estudantil e Popular, e que o congresso deliberasse por sua adesão à ANL, fazendo um trabalho paralelo entre os estudantes e entre os Jovens operários nas fábricas, sindicatos etc: "Formar e ampliar a JC dentro de amplos organismos de massa juvenis".
.
 
Em comícios por todo o país, os jovens comunistas participavam e muitos eram presos em atos simbólicos, onde se enforcavam galinhas verdes, ironizando os integralistas (que assim eram conhecidos, devido às suas fardas verdes). Em Março, foi aclamado no teatro João Caetano, no Rio, por proposta de um dirigente da JC, o nome de Luís Carlos Prestes para presidente de honra da ANL.
.
Porém, com a radicalidade crescente da ANL, o Governo de Getúlio a coloca na ilegalidade, desencadeando uma série de prisões e atos arbitrários por parte do Estado, como o fechamento de sedes de partidos políticos, prisões e espancamentos. Com o fracasso dó Levante Comunista de novembro de 1935, se instaura no país uma violenta caça aos comunistas, ocasionando o desmantelamento do Partido e das organizações a ele ligadas.
.
Os Jovens Comunistas criam a UNE
.
Os jovens Comunistas passam a intensificar sua atuação no movimento estudantil, onde jogam papel fundamental para a criação da UNE, a União Nacional dos Estudantes, em dezembro de 1938. Um dos principais ativistas do movimento é o Jovem militante Irun Sant Anna (hoje ainda continua militando no PCB), que contribui de maneira decisiva nas mobilizações, agitações e organização do Movimento estudantil na então capital da República, Rio de Janeiro.
.
Na década de 1940, a JC se encontra dispersa e não orgânica. O que se tem é a militância jovem do PCB atuando de maneira hegemônica no movimento estudantil, onde a UNE começa a ganhar espaço e, mesmo com forte repressão, os comunistas se destacam nas mobilizações pela entrada do Brasil na II Grande Guerra. Em 1943 o PCB realiza a Conferência da Mantiqueira, aprovando como eixo principal a luta pela restauração das liberdades democráticas com anistia para os presos políticos. Amplas mobilizações, integrando todo o conjunto da sociedade civil, dos Estudantes à intelectualidade progressista, e, em abril de 1945, finalmente o Estado recua e o PCB volta à legalidade, podendo assim atuar livremente na sociedade. Nas eleições de dezembro de 1945, o PCB consegue uma expressiva votação, em campanha que empolgou toda a sociedade.
.
O PCB, então, coloca novamente, como questão de "ordem do dia",a necessidade de reorganizar-se a Juventude Comunista, agora com um novo formato, como UJC, União da Juventude Comunista. Porém, o Partido Comunista teria uma curta trajetória na legalidade, já que foram caçados o Registro do PCB e todos os mandatos de seus deputados e de seu Senador, iniciando, dentro do governo Dutra, uma forte repressão e um grande sentimento Anti-Comunista. O Partido decide fechar a UJC.
.
Um novo Começo
.
Em 11 de Novembro de 1950, o jornal "Voz Operária" publica as resoluções do Comitê Central do PCB sobre a reorganização da União da Juventude Comunista, dentro da nova linha do PCB, caracterizada por uma forte guinada à esquerda. A UJC, ao mesmo tempo em que se ampliava em sua base, com uma proposta de se tornar uma organização de massas, se estreitava em sua linha política: "O Partido tem o dever de indicar aos milhões de jovens brasileiros o caminho de sua organização e de sua unidade na luta pela paz, pela libertação nacional, pela democracia popular e pelo socialismo", o documento chega a indicar uma caracterização de como deve ser a UJC, "A União da Juventude Comunista precisa ser uma ampla organização que abarque todos os jovens, moços e moças (...) que queiram lutar decididamente e aceitem a orientação do PCB. A UJC deverá ser a organização revolucionária da juventude brasileira, o instrumento de sua formação política, cultural e moral, educando seus membros nos princípios da luta de classes e do Marxismo-Leninismo-Stalinismo".
.
O texto da resolução aponta a necessidade de a UJC atuar nos mais amplos movimentos da juventude, dando-lhes um corte de classes, e a necessidade de se organizar uma conferência de reorganização da UJC em nível nacional, onde a comissão nacional provisória da UJC se dissolveria.
.
A UJC que surge desta reorganização assume posturas nitidamente de confronto aberto contra a ordem burguesa, inclusive participando de lutas armadas no interior do País, onde se destacou a postura de seu presidente, o João sem Medo, como era conhecido o jovem João Saldanha.
.
Na década de 1950, a UJC teve importante intervenção nas campanhas da não participação brasileira na guerra da Coréia e do "Petróleo é Nosso". Em 1956, integrou a chapa que reconquista a UNE da mão da direita, onde estava desde 1950, podendo, novamente, conduzir uma série de políticas mais progressistas na entidade. Destacavam-se também os Jovens Comunistas na UBES e a atuação decisiva e fundamental dos jovens comunistas para a construção dos CPCs, Centros Populares de Cultura. No plano internacional, a UJC estava associada com a União Internacional dos Estudantes e na Federação Mundial da Juventude Democrática, da qual foi também fundadora.
.
Com a crise do movimento comunista internacional, decorrente das resoluções do XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, onde Kruschev faz duras críticas ao período da direção de Stálin na URSS e aplica uma serie de mudanças internas naquele país, como a abertura do Partido Comunista Russo para a filiação de qualquer pessoa sem nenhum critério. O PCB não fica de fora da crise e é atingido em cheio, principalmente em seu núcleo dirigente, onde se trava forte luta interna. Esta luta culminaria com a saída do Partido de vários dirigentes que adotariam uma linha de não autocrítica do período anterior e assumiriam uma postura sectária ao fundarem em 1962 o PC do B. Na UJC, alguns militantes saem e vão para o PC do B, atraídos pelo seu discurso então radicalizado e estreito. Mesmo com todos os problemas decorrentes da crise interna, a UJC consegue organizar o Seminário Internacional de Países Subdesenvolvidos, em 1963.
.
Início de uma Longa Noite
.
O Golpe civil-militar de 1964 que depôs o governo Jango, instala no Brasil uma ditadura com clara postura anti Comunista, que contribui com uma dispersão dos militantes. Porém ainda assim, no ano seguinte se organiza o congresso da UNE, onde a UJC assume cargos na direção da entidade, que então estava na ilegalidade. O movimento estudantil assume papel de vital importância no combate à ditadura civil-militar, onde em parte desenvolve a política do PCB de enfrentar a ditadura com amplos movimentos de massas em mobilizações reivindicando a volta da legalidade democrática. Com o maior tensionamento com a ditadura, diversos setores da juventude optam pela luta armada como forma de combate. Esta postura entrava em choque com a política do PCB e, portanto, da UJC, de combater a ditadura através das mobilizações de massa, o que acarreta novamente a saída de diversos militantes. O AI-5 viria para confirmar que a ditadura não estava disposta a ceder diante da radicalidade de segmentos da esquerda: ao contrário, a ditadura utilizava-se destas posturas para justificar o aumento da repressão.
.
Com a derrota dos segmentos armados da resistência à ditadura, esta volta sua atenção para o PCB, que era então responsável pelas maiores fissuras na ditadura, com amplas denúncias e passeatas que eram, de fato, as melhores formas de combatê-la. Desencadeia-se, assim, uma forte perseguição aos comunistas, 1/3 do Comitê Central do PCB é assassinado, assim como diversos militantes do Partido e muitos jovens da UJC, inclusive seu secretário geral, que foi "desaparecido" em 1975. Tal situação levou a UJC a praticamente deixar de existir, atuando mais em núcleos dispersos e com pouca funcionalidade. Mesmo assim Jovens Comunistas participaram do Encontro Nacional dos Estudantes que definiu pela reorganização da UNE.
.
Redemocratização e Crise
.
Com a volta dos exilados e com a lei da anistia, o PCB organiza uma comissão incumbida de reorganizar a UJC, porem já se iniciava, então, a disputa interna que culminaria no "racha" de 1992. Diversos membros da comissão de reorganização da UJC foram substituídos, vários jovens saíram do PCB com Prestes e outros se afastaram do PCB diante das novas posturas adotadas pelo Partido, importadas do Euro-Comunismo, que levavam o PCB a uma clara postura de conciliação de classes.
.
A UJC que ressurge neste cenário em 1985, junto com a legalidade do PCB, porém com o discurso muito diluído e de fraca capacidade de mobilização, o que afastava, paulatinamente, a juventude mais aguerrida das fileiras da UJC. O VII Congresso, em 1984 e o VIII Congresso em 1987, aprofundaram a linha conciliadora do PCB. Agravou-se a luta interna. A seqüência de acontecimentos que ocorreram no Leste Europeu no fatídico ano de 1989, e posteriormente com o próprio colapso da URSS, serviu para justificar uma suposta legitimação as posturas liquidacionistas dentro do PCB, que apontavam para a constituição uma nova organização, ideologicamente gelatinosa, que viria a ser o PPS. Porém é fundado o movimento nacional em defesa do PCB, que empolga e conta em suas fileiras com diversos militantes da juventude. É chamado, em caráter de extraordinário, o X Congresso, que ocorre de maneira confusa e não legitima, onde inclusive não-militantes puderam fazer uso do direito de voto. Retira-se do Congresso um expressivo número de militantes e delegados que durante o congresso, que denunciam as posturas liquidacionistas e antimarxistas dos que conduziam o congresso e organizam em outro local uma conferência nacional de reorganização do PCB, rompendo não apenas com as posturas liquidacionistas como com a política de conciliação operante no PCB nos anos de 1980.
.
Reorganizando-o, assim, de maneira revolucionária, sobre os pilares do Marxismo-Leninismo.
.
Reorganização dos Comunistas
.
Em Março de 1993 se realiza de fato o X Congresso do PCB, que aprova a reativação da UJC. As teses para o X congresso do PCB afirmavam "Ter especial atenção com a formação dos jovens comunistas, com a ativa renovação revolucionária da UJC, como instrumento de atuação dos comunistas na juventude, (...) Este é o grande investimento do Partido em longo prazo, pois os jovens são os verdadeiros continuadores da história, tradições e lutas do Partido Comunista Brasileiro". As teses procuravam formular uma serie de bandeiras gerais para unificar a atuação da juventude.
.
Em 1994, no mês de Agosto, se dá o Congresso de reorganização da UJC no Rio de Janeiro, no Sindicato dos Médicos, onde é eleita uma diretoria nacional com o intuito de organizar a atuação da UJC nacionalmente. Na ocasião, é eleita como presidente da UJC a estudante e militante da UJC em São Paulo, Sofia Pádua Manzano. Nos anos seguintes a UJC volta a participar da UNE e procura desenvolver outras frentes de atuação. O mesmo quadro se manteria no XI Congresso.
.
Com a realização do XII Congresso do PCB, em 2000 foi aprovada uma resolução que permitia a ativação ou desativação da UJC nos Estados, conforme a prioridade de ação política e de organização do Partido em cada região. No Movimento Estudantil, os Jovens Comunistas atuavam através Movimento "A Hora é Essa, Ousar Lutar - Ousar Vencer". Este priorizou, em âmbito nacional, a atuação dentro da UBES e UNE. Mesmo assim, se mantém a UJC organizada em alguns estados.
.
As resoluções do XIII Congresso do PCB apontam para a reorganização em nível nacional da UJC, como frente orgânica ao PCB, com suas direções, ações em linha gerais referendados pelo Partido, constituindo assim uma renovada UJC, adaptada às novas demandas e exigências históricas.
.
Foi constituída uma comissão nacional provisória da UJC, que organizou até a presente data as atuações da organização em diversas frentes e ocasiões, enquanto preparava o Congresso de Reorganização da UJC. A União da Juventude Comunista participou de diversos fóruns da UNE e UBES e do movimento estudantil,principalmente diversos DCEs e CAs, porém ainda de maneira dispersa, com uma atuação não muito unificada.
.
A UJC desenvolve trabalho cultural em diversos estados, dialogando com todo o conjunto da juventude, e novamente com o jovem trabalhador, trabalho este ainda em estagio embrionário, mas de grande potencial. No âmbito internacional, reativamos as relações internacionais, após diversas investidas nos FSM, e por último no Festival Mundial da Juventude, em Caracas, Venezuela, com uma expressiva e atuante bancada, o que contribuiu para reativarmos contatos que hoje estão sendo trabalhados em grau mais aprofundado, priorizando os contatos com as JCs Latino-Americanas, e a FMJD.
.
A consolidação da Reconstrução
.
Pela primeira vez em sua história,a UJC realizou dois congressos nacionais seguidos.Organizado na cidade de Goiânia,nas dependências da Universidade Federal de Goiás,o congresso marcou o aprofundamento político ideológico da juventude comunista com a consolidação do processo de reconstrução revolucionária do PCB,a partir das resoluções do XIV congresso dos comunistas brasileiros.A UJC se mantém como uma frente orgânica de massas do Partido Comunista Brasileiro, como um dos canais de mediação para a juventude da estratégica socialista proposta pelo partido.Durante o congresso da UJC, foram discutidos temas ligados as suas frentes de massa: Jovens trabalhadores, Cultura e Movimento estudantil, além de questões transversais e organizativas. Participaram do congresso nacional, em torno de 120 delegados representando 12 estados que participaram do processo congressual com discussões municipais e estaduais. Como prova de seu bom trabalho no campo internacional, prestigiaram o congresso camaradas da juventude comunista portuguesa e paraguaia, além de inúmeras saudações de outras Juventudes comunistas e da FMJD.
.
Neste último período a UJC intensificou sua intervenção no movimento estudantil(principalmente a partir da bandeira pela Universidade popular e reconstrução do ME pela Base), no movimento cultural através de interessantes e diferentes experiências e propostas dos núcleos de cultura dos Estado contudo ainda carecendo de melhores resoluções e política a nível nacional, e na organização dos Jovens trabalhadores.
.
A UJC, através de sua trajetória de mais de 80 anos, mostrou a possibilidade de se organizar de maneira revolucionária a juventude brasileira. Mesmo cometendo erros e desvios em sua história, esteve presente em momentos marcantes das lutas da juventude, e em vários momentos, extrapolando as lutas juvenis e assumindo de coração as mais relevantes lutas do povo brasileiro, ao qual ligou seu nome e história, combatendo, abertamente ou nas trevas, sacrificando vidas jovens em prol da causa mais jovem, a causa do amanhã, do vir a ser, do COMUNISMO.
.
A UJC reativa-se na prática, diariamente, atraindo diversos jovens, que vêem na UJC, a possibilidade de contribuírem para uma transformação qualitativa da sociedade, potencializando o ser humano na construção não apenas da nova sociedade, mas também na construção do próprio novo homem.
.
.

_______________________________________________
Cartaoberro mailing list
Cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.br
http://serverlinux.revistaoberro.com.br/mailman/listinfo/cartaoberro



_______________________________________________
Cartaoberro mailing list
Cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.br
http://serverlinux.revistaoberro.com.br/mailman/listinfo/cartaoberro

Racismo na Cidade Baixa em Porto Alegre RS


Jornal do Brasil, jb.com.br

País

Hoje às 12h23 - Atualizada hoje às 12h34

RS: briga entre neonazistas, skinheads e punks deixa ferido grave

Portal TerraMaurício Tonetto 
 
Uma briga de bar envolvendo neonazistas, punks e skinheads terminou com ao menos oito feridos em Porto Alegre (RS). A confusão começou por volta das 7h deste sábado no Terraço Garibaldi, localizado na avenida Venâncio Aires, bairro Cidade Baixa. Conforme o delegado Paulo César Jardim, um dos feridos é negro e não tinha relação com a briga. Ele foi esfaqueado na barriga e encaminhado em estado grave para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) da capital gaúcha.
"Ele estava no lugar errado, na hora errada. Sabemos que esses grupos odeiam negros, homossexuais e judeus", relatou o delegado, que não descartou que o ataque tenha sido por discriminação. A confusão começou depois que uma adolescente punk foi provocada por um skinhead no interior do bar. Os grupos começaram a discutir e partiram para a agressão com pedras, garrafas, cadeiras e facas.
"Eu levei cadeirada na cabeça, o dono do bar chamou a polícia e acabei preso. Era cadeira voando e garrafas quebrando. Foi violento?", ironizou um dos envolvidos, que não quis se identificar. "Fui comprar mais cerveja e fiquei olhando eles jogando sinuca. Quando eu vi, começou a confusão. Eu fiquei recuado e acabei apanhando, não lembro de mais nada", contou Adalberto Oliveira, um dos clientes do estabelecimento.
Para o delegado Paulo Jardim, que investiga a atuação desses grupos no Rio Grande do Sul há dez anos, a briga não foi ideológica, mas uma investigação detalhada será feita a partir da semana que vem. "Eles frequentam os mesmos lugares e convivem até certo ponto, mas se odeiam. Eu conheço alguns deles, conheço seus históricos", ressaltou.
Prestaram depoimento à polícia gaúcha três punks, dois skinheads e um neonazista. Os demais envolvidos na pancadaria estavam recebendo atendimento no HPS e devem depôr ainda neste sábado. As armas foram recolhidas e todos farão exames no Instituto Médico Legal (IML).
Tags: neonazistas, punks, skinheads
__._,_.___

Briga

Jornal do Brasil, jb.com.br

País

Hoje às 12h23 - Atualizada hoje às 12h34

RS: briga entre neonazistas, skinheads e punks deixa ferido grave

Portal TerraMaurício Tonetto 
 
Uma briga de bar envolvendo neonazistas, punks e skinheads terminou com ao menos oito feridos em Porto Alegre (RS). A confusão começou por volta das 7h deste sábado no Terraço Garibaldi, localizado na avenida Venâncio Aires, bairro Cidade Baixa. Conforme o delegado Paulo César Jardim, um dos feridos é negro e não tinha relação com a briga. Ele foi esfaqueado na barriga e encaminhado em estado grave para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) da capital gaúcha.
"Ele estava no lugar errado, na hora errada. Sabemos que esses grupos odeiam negros, homossexuais e judeus", relatou o delegado, que não descartou que o ataque tenha sido por discriminação. A confusão começou depois que uma adolescente punk foi provocada por um skinhead no interior do bar. Os grupos começaram a discutir e partiram para a agressão com pedras, garrafas, cadeiras e facas.
"Eu levei cadeirada na cabeça, o dono do bar chamou a polícia e acabei preso. Era cadeira voando e garrafas quebrando. Foi violento?", ironizou um dos envolvidos, que não quis se identificar. "Fui comprar mais cerveja e fiquei olhando eles jogando sinuca. Quando eu vi, começou a confusão. Eu fiquei recuado e acabei apanhando, não lembro de mais nada", contou Adalberto Oliveira, um dos clientes do estabelecimento.
Para o delegado Paulo Jardim, que investiga a atuação desses grupos no Rio Grande do Sul há dez anos, a briga não foi ideológica, mas uma investigação detalhada será feita a partir da semana que vem. "Eles frequentam os mesmos lugares e convivem até certo ponto, mas se odeiam. Eu conheço alguns deles, conheço seus históricos", ressaltou.
Prestaram depoimento à polícia gaúcha três punks, dois skinheads e um neonazista. Os demais envolvidos na pancadaria estavam recebendo atendimento no HPS e devem depôr ainda neste sábado. As armas foram recolhidas e todos farão exames no Instituto Médico Legal (IML).
Tags: neonazistas, punks, skinheads
José Antonio dos Santos da Silva
51.91792404 - Claro
51.95284570 - Vivo
53.99491618 - Vivo
51.84908721 - Oí
51.82490039 - Tim
"Quem é de Axé diz que é!

"Ogun ko nife o si ewu lona wa"
"Com a proteção de Ogun não haverá nenhum perigo em nosso caminho".

Assistente Supervisor
Forever Living Producto Brasil
"Ubunto" é uma antiga palavra Africana, cujo significado é: "humanidade para todos".
Ubunto também quer dizer "Eu sou o que sou devido ao que todos nós somos".

Página pessoal -
http://joseantoniodossantosdasilva.blogspot.com
http://twitter.com//JASSRS62
Página da UNEGRO Nacional - www.unegro.org.br




 


 


Noticias de Porto Alegre RS

 

Porto Alegre, segunda-feira, 08 de agosto de 2011

Imagem do Dia
Foto: Francielle Caetano/PMPA
Foto
Direto da horta. No prato dos alunos, agora tem alimentos orgânicos, comprados de agricultores familiares
Banco de Imagens
Portal de Gestão
Notícias

        A MANCHETE

   DESTAQUES



        EVENTOS


        SERVIÇOS



        VEJA A PREVISÃO DO TEMPO

        VEJA IMAGEM DE SATÉLITE

        VEJA PAUTAS PARA AMANHÃ



Todas as Notícias
        A MANCHETE
Todas as Notícias
        A MANCHETE

Prefeitura abrirá agência do Sine no bairro Restinga

Com o objetivo de proporcionar mais facilidades aos cidadãos que procuram trabalho e qualificação, será inaugurada, no dia 26, a agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) do bairro Restinga, na Zona Sul. O local terá quatro guichês para atendimento aos candidatos a vagas de emprego, além de promover cursos de aprimoramento profissional. O serviço será oferecido pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio, em convênio como o Ministério do Trabalho e Emprego, na Incubadora Empresarial da Restinga (Ietinga) – rua Ricardo Leônidas Ribas, 35 –, atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Leia mais...
        DESTAQUES

Morin elogia a experiência democrática de Porto Alegre

O antropólogo, sociólogo e filósofo francês Edgar Morin é o convidado do Fronteiras do Pensamento, que acontece hoje, 8, às 19h30, no Salão de Atos da Ufrgs. Conferencista do Fronteiras Porto Alegre, Morin aborda seu mais recente livro, "La voie - pour l"avenir de la humanité", onde cita a democracia participativa no Brasil, com destaque para Porto Alegre. O secretário Municipal de Coordenação Política e Governança Local, Cesar Busatto, estará presente ao evento. A ação educacional do Fronteiras do Pensamento é resultado de parceria entre Ufrgs e prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, além de instituições e empresas parceiras. Leia mais...

instituições e empresas parceiras. Leia mais...

EPTC promove ação educativa no Dia do Pedestre


“Caminhar é tudo de bom. No trânsito, atravesse na faixa”. Esse foi o lema da campanha educativa promovida hoje, 8, no Dia do Pedestre, pela Equipe de Educação para o Trânsito da EPTC, nas proximidades do terminal de ônibus Parobé, área central.  Com folhetos educativos, o grupo abordou quem andava a pé, lembrando sobre os cuidados que se deve ter para circular nas ruas. “Somos todos pedestres. Em algum momento do dia, andamos a pé, circulamos pelo bairro, pela cidade. As pessoas não podem ter comportamentos distintos, quando estão a pé, de moto ou carro”, disse Léa Bittencourt, coordenadora da equipe da EPTC. Leia mais...

Escolas começam a receber alimentos da agricultura familiar

Desde o início de agosto, os setores de nutrição das escolas municipais passaram a receber maior variedade de alimentos provenientes de agricultores familiares. Os produtos, basicamente hortifrutigranjeiros e em grande parte orgânicos, juntam-se ao arroz e ao bolinho de peixe, que já haviam sido inseridos no cardápio das escolas. No pregão referente a agosto, foram adquiridos produtos como abacate, aipim, bergamota, suco de tangerina, alface, banana, beterraba, cenoura, couve chinesa, couve-flor, couve manteiga, repolho, tempero verde e tomate. Leia mais...
        EVENTOS

Votação no Orçamento Estadual 2012 será quarta

A prefeitura de Porto Alegre disponibilizará urnas em vários pontos de votação, das 8h às 18h, para a escolha das prioridades a serem incluídas no Orçamento Estadual 2012. A Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local e o Conselho Municipal de Desenvolvimento estão envolvidos no processo de votação no Corede Metropolitano do Delta do Jacuí, do qual Porto Alegre faz parte. Os eleitores terão à sua disposição dez projetos prioritários, dos quais poderão eleger quatro. Veja os projetos

Abertas as inscrições para as oficinas do 18º Poa em Cena

Estão abertas até o dia 15 as inscrições para as oficinas do 18º Porto Alegre Em Cena, que ocorre de 6 a 27 de setembro. Neste ano, estão disponíveis 14 oficinas, que abordam desde técnicas de interpretação a processos de criação para compositores e arranjadores de trilhas sonoras. Um dos destaques é um curso da tradicional dança de Burkina Faso, que será ministrado pela atriz e bailarina Blandine Yaméogo (foto). Blandine é professora na Universidade de Ouagadougou e no Centre for Performing Arts Training em Ouagadougou. Veja a programação completa

Congresso da Cidade reunirá atores sociais do Rubem Berta

Na quarta feira, 10, a partir das 19h, na rua Bernardino de Oliveira Paim, 665, ocorre mais um Encontro Moderado de Governança de Porto Alegre do 5º Congresso da Cidade. Agora será a vez dos moradores, lideranças comunitárias, representantes de entidades do Terceiro Setor, comerciantes e empresários definirem os Motes e Metas do bairro Rubem Berta. As decisões do bairro farão parte da rodada final do 5º Congresso da Cidade, no final do ano, quando as definições dos 82 bairros serão discutidas no conjunto da cidade. Leia mais...
        SERVIÇOS

Usuários de transporte coletivo recebem guias de informação

A EPTC começou hoje, 8, a distribuição de 7.5 mil guias de informações aos usuários de transporte coletivo e seletivo da Capital. Ao todo, são 5 mil mapas de bolso de linhas de ônibus, 1 mil mapas de bolso de linhas de ônibus voltados aos turistas, 1 mil guias das linhas de lotação e 500 guias das linhas de ônibus. Os materiais informativos são gratuitos e demonstram as principais linhas de transporte, indicando as principais vias e intervalos dos ônibus e lotações. Leia mais...

Porto Alegre registra primeiro caso de óbito de gripe A


O caso já havia sido notificado: menina com 8 anos, residente no bairro Aberta dos Morros, não vacinada, com leucemia. A paciente estava fazendo quimioterapia, tinha diabetes e era obesa. A Secretaria Municipal de Saúde já confirmou mais 17 casos na Capital. O secretário de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, reitera a importância da circulação do ar. "Manter os ambientes internos bem ventilados, com ar natural pelo maior tempo possível, evitando o uso do ar-condicionado, é uma forma importante de combater a doença nessa época do ano. Leia mais...

Monumento ao Laçador terá reprodução tridimensional

Nesta quarta-feira, 10, com apoio das secretarias municipais da Cultura e do Meio Ambiente, a equipe do Laboratório de Design e Seleção de Materiais da Ufrgs vai fazer a digitalização tridimensional do "Monumento ao Laçador". O trabalho resultará num modelo virtual tridimensional, realizado com equipamento Scanner 3D. Com o modelo, é possível realizar a prototipagem para reconstrução física do objeto, fazer análises de superfícies, medidas de área, desgaste, volume/massa, definição do centro de gravidade. Esse procedimento é de grande valia para a execução de futuros trabalhos de manutenção e restauração. Leia mais...
        VEJA A PREVISÃO DO TEMPO
        VEJA IMAGEM DE SATÉLITE
        VEJA PAUTAS PARA AMANHÃ



Editado pela Supervisão de Comunicação Social
E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926
Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.

 

Festival do Imperadores de Samba


Samblog - clicRBS


Posted: 08 Aug 2011 07:59 AM PDT

Após receber 35 inscrições e três semanas depois de arrancar com 16 sambas no palco, o Festival de Samba-Enredo dos Imperadores do Samba definiu no sábado a trilha que embalará a homenagem da vermelho e branco ao senador Paulo Paim em 2012.
O grande vencedor foi o samba de número 6 (confira todos aqui), composto pelo carioca Hugo Fiscal.
O CÉU SE ENFEITOU
E O SOL NASCENDO VEM PRA CLAREAR
É LUZ QUE ILUMINOU O SEU CAMINHAR
MENINO COMEÇA A SONHAR
VEM DE LÁ DE CAXIAS DO SUL
TRABALHO É SUA VERDADE
PRA MUDAR TODA REALIDADE
ENCONTROU NO AÇO E NO METAL
RESISTÊNCIA É FÉ A LIDERANÇA A LHE SEGUIR
SUA ESTRELA BRILHOU
COMPANHEIRA É A SUA VERDADE
O POVO QUER PAZ, MAIS AMOR E DIGNIDADE
O NEGRO SONHOU, GRITOU, LUTOU… IGUALDADE
LIBERDADE!!!
O HOMEM É UM “MUNDO”
DE CORAGEM, CARINHO E PAIXÃO
QUE RODA O MUNDO, UNINDO A NOSSA NAÇÃO
EXEMPLO DE GARRA, CIDADÃO BRASILEIRO
É GENTE DA GENTE UM BRAVO GUERREIRO
APLAUSOS…
AO GRANDE LUTADOR
ORGULHO DO PAÍS, HOJE SOU MAIS FELIZ
E AO SOM DA SINFÔNICA VEMORÇA SINDICAL
AS IDEIAS CHEGAM, VÃO SURGIR
É A LIDERANÇA A LHE SEGUIR
SUA ESTRELA BRILHOU
COMPANHEIRA É A SUA VERDADE
O POVO QUER PAZ, MAIS AMOR E DIGNIDADE
O NEGRO SONHOU, GRITOU, LUTOU… IGUALDADE
LIBERDADE!!!
O HOMEM É UM “MUNDO”
DE CORAGEM, CARINHO E PAIXÃO
QUE RODA O MUNDO, UNINDO A NOSSA NAÇÃO
EXEMPLO DE GARRA, CIDADÃO BRASILEIRO
É GENTE DA GENTE UM BRAVO GUERREIRO
APLAUSOS…
AO GRANDE LUTADOR
ORGULHO DO PAÍS, HOJE SOU MAIS FELIZ
E AO SOM DA SINFÔNICA VEM
UM LEÃO QUE SÓ FAZ O BEM SEM OLHAR A QUEM
VEM MEU AMOR, A IMPERADORES CHEGOU
A NOSSA FAMÍLIA TE ENVOLVE EM SEU MANTO

RESPEITA O LEÃO NESSA AVENIDA
TRAZ PAULO PAIM, LIÇÃO DE VIDA
<




>
Como foi a finalíssima dos Imperadores do Samba
Outras quatro obras disputaram a grande final, realizada com a presença do senador gaúcho.
Quem conta como foi o evento é nossa samblogueira Raquel Nunes, madrinha de bateria da escola. Em breve publicaremos mais fotos aqui:
>
“Hoje, ao aqui escrever pela primeira vez — agradeço o honroso convite —, mais uma vez volto meu pensamento para a minha escola, onde estou há exatos 15 carnavais, aprendendo muito além do que nos livros. Data que, por coincidência, caiu no dia em que a Imperadores do Samba realizou a sua Final de Festival de Samba-Enredo de 2012.
A festa começou por volta das 20h30min, com a apresentação da Banda Sabor da Cor. Naquele momento, a quadra já estava começando a encher. Os compositores iam chegando com as suas torcidas, devidamente caracterizadas com bandeiras, balões, faixas e até chuva de papel prata. Um luxo só!
Dentre as pessoas que estavam chegando, comecei a perceber que amigos do nosso Carnaval e também destaques e presidentes de outras coirmãs estavam lá para ver a tão esperada finalissíma de samba-enredo de 2012. Dentre esses amigos, o homenageado do Carnaval de 2012: senador Paulo Paim. Simpático, foi recebido pelo presidente Amorim e fez questão de cumprimentar a todos que estavam por perto. Inclusive a esta moça que aqui escreve para vocês!
A banda tocou por aproximadamente uma hora. Logo ao término do show, meu querido Diretor de Carnaval, Braúlio Pontes, subiu ao palco para dar início às apresentações dos 5 sambas finalistas. Neste momento, meus amados e bravos ritmistas da Sinfônica Vermelha e Branca, devidamente trajados (por sinal, lindos), surgem elegantérrimos. Em frente à Sinfônica, Mestre Brinco. Sobem ao palco Vinícius Machado e sua harmonia de vozes e corda para começar a apresentação dos sambas.
e corda para começar a apresentação dos sambas.
O primeiro samba a ser apresentado foi de Jorginho Harmonia & Cia (samba classificado pela internet). Em seguida, Victor Nascimento e Roberto Nascimento, Vinicius & Cia, Marcelo Demétrio & Cia e Hugo Fiscal. Torcidas eufóricas defendiam seus sambas e davam show de emoção.
O maior Festival da história do Carnaval de Porto Alegre (35 sambas inscritos) teve na sua final cinco ótimos sambas. Mas apenas um vencedor!! Que vencesse o melhor samba!!
Ao término das apresentações dos sambas-enredos, Diretor Braulinho reuniu a todos os destaques e agradeceu a todos por ali estarem e nos disse que, a partir daquele momento, o nosso Hino já estava escolhido e que, agora começava a nossa briga pelo título do Carnaval de 2012. Algo emocionante!!
Saímos todos com muito mais vontade de dançar e orgulhosos por podermos defender as cores do nosso Pavilhão Vermelho e Branco. E assim foi… Grupo-Show devidamente anunciado,Vini Machado retorna ao palco com sua harmonia e canta o primeiro samba que ele defendeu pelo Mar Vermelho e Branco, “150 Anos de glórias Vermelho e Branco”. Impossível não se emocionar. Me veio à lembrança o campeonato de 2009 e a Sinfônica arrasando na avenida. Em seguida, 2010, com “Imperadores de todas as tribos”; depois 2011, com Santa Maria e, finalmente, o grande campeão da noite…
Vem meu amor, a Imperadores chegou / A Nossa Família, te envolve em seu manto / Respeite o leão nessa avenida / Traz Paulo Paim, lição de vida…
Samba de Hugo Fiscal! Samba anunciado, o grande homenageado, senador Paulo Paim,recebe o microfone para falar algumas palavras de apiio, entusiasmo e de total garra a todos nós, torcedores da Imperadores do Samba. Discursou por alguns minutos e deixou a todos mais extasiados.
Harmonia novamente dando um show no palco e Sinfônica dando um outro na pista, total sintonia. Sinfônica faz sua tradicional muamba, a quadra cheia fez com que todos que ali estavam participassem também do espetáculo. Percebi que conseguimos mais uma vez atingir nosso objetivo: contagiar a todos. Paulo Paim desce do palco e para em frente à Sinfônica. Neste momento, todos nós da Sinfônica reverenciamos a ele. Em um ato que jamais eu imaginei ver: o nosso homenageado ajoelha-se em frente ã Sinfônica e nos reverencia. Sem palavras!!!
Enfim, agradeço a todos que fizeram parte da nossa festa. Ao meu tão amado Imperadores do Samba, que mais uma vez mostrou que Somos a Resistência do Samba. Em especial a minha Sinfônica Vermelho e Branco, que a cada dia que passa me faz sentir mais e mais orgulho em vestir a camisa e fazer parte desta Família. Obrigado a todos compositores que se propuseram a compor sambas, mesmo sabendo que apenas um seria o campeão.
Agora é suar a camisa e lutarmos todos, unidos pelo título do carnaval 2012. E termos certeza do porque cantamos Eu sou,sou Imperador até morrer!”
>
Confira o discurso do senador gaúcho

FacebookTwitterOrkutYahoo MessengerShare
You are subscribed to email updates from Samblog
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.

Londres

Crise econômica e violência policial desatam onda de protestos em Londres

Polícia assassina jovem negro e provoca levante na periferia britânica, descontente com a crise econômica e social
Da redação do "Opinião Socialista"

 
 
  Polícia reprime manifestantes em Londres

• O assassinato de um jovem negro pela polícia no subúrbio de Londres deu início a uma onda de radicalizados protestos que em pouco tempo se alastrou pela periferia da capital britânica . Mark Duggan, de 29 anos, foi morto pela polícia no bairro de Tottenham, no último dia 4 de agosto, em uma quinta-feira, em circunstâncias ainda não esclarecidas. Ele estava em um taxi quando foi atingido pelos disparos da polícia.

A Scotland Yard havia dito que os agentes apenas responderam aos tiros efetuados pelo jovem. O jornal The Guardian, porém, informou que os primeiros exames realizados em um rádio comunicador da polícia, revelam que ele foi atingido por disparos da própria polícia.

No sábado, dia 6, cerca de 200 pessoas, entre amigos e familiares protestaram na delegacia da região pela morte do jovem, com gritos de “Justiça para Duggan”. A polícia reprimiu violentamente a manifestação e só jogou mais gasolina na revolta. O protesto logo se transformou em uma revolta radicalizada que, no domingo, já se espalhava do norte de Londres, para a periferia ao sul da cidade, em bairros como Brixton, e até mesmo próximo do centro, como Oxford Street.



Leia matéria na íntegra (e assista o vídeo) no site do PSTU: http://pstu.org.br/internacional_materia.asp?id=13166&ida=0

Show

Final de semana Cine-Theatro !
.

Barraco Na Fazenda

Depois de 23 dias, chegou ao fim a participação de Duda Yancovich em "A Fazenda 4". A boxeadora perdeu a cabeça durante um jogo de basquete e agrediu o ator Thiago Gagliasso, descumprindo as regras do programa.
Mas a decisão da direção não foi o que mais chamou a atenção nesta terça-feira (9), e sim a edição demorada e repetitiva, que, nitidamente, enrolou o telespectador. A expulsão de Duda levou 1h20 para ser anunciada.
A edição foi extremamente cansativa. O vídeo da agressão foi exibido diversas vezes e o apresentador Britto Júnior fez várias recapitulações para quem, por ventura, tivesse "acabado de chegar e não estava entendendo nada".

Houve respeito às regras do programa, mas claro desrespeito aos telespectador

Bastituta Não Pode Andar

Roma, 10 ago (EFE).- O ex-jogador argentino Gabriel Batistuta não consegue mais se manter em pé por mais de meia hora por causa das dores no joelho, disse o jornalista italiano Luca Calamia, amigo do jogador, em declarações publicadas nesta quarta-feira pelo site do jornal "Corriere della Sera".

Saiba as últimas do Yahoo! Esportes no Facebook

"Agora, infelizmente, Batistuta mal consegue caminhar. Não consegue mais ficar em pé por mais de meia hora por causa de seus problemas de joelho", afirmou o jornalista, que acrescenta que "as infiltrações destroçaram os tendões" do argentino.
Batistuta, segundo o periódico, foi submetido a vários tratamentos médicos com infiltrações para aliviar a dor e reduzir o tempo de recuperação de algumas de suas lesões.
"A lesão mais grave foi a do dia 7 de fevereiro de 1999, quando o atacante marcava um gol na partida entre Fiorentina e Milan", lembra o jornal italiano.
De fato, a última operação foi no tornozelo, há um ano e meio, e, segundo o médico, após a cirurgia, o jogador seguiu praticando outros esportes como o tênis e o polo.
No entanto, o jornalista garante que seu joelho está "em pedaços".
O ex-jogador, conhecido como "Batigol", se aposentou em março de 2005, com uma lesão no tornozelo. EFE

Caso Londres

Lá em Londres a população se revolta com a violência policial e injustiças cometidas. Aqui no Brasil pelo contrário se acha normal agressividade e violência policial é o trabalho como se fala alguns. Mas fica aí um exemplo de um povo que não aceita a ditadura, aqui no Brasil ainda temos muito que melhorar ter uma policia cidadã e não agressiva com o cidadão de bem e que respeite os Direitos Humanos. Mas talvez um dia tenha-mos um governo que se preocupe com essa situação.

Vereadora Sofia Cavedon

Festival de cinema de Gramado RS


Estado do Rio Grande do Sul
Notícias do Piratini
Secretaria da Cultura realiza debate no Festival de Cinema de Gramado
A Transversalidade, modernidade, intercâmbio e novas formas de incentivo à cultura, foram algumas das palavras-chave no debate conduzido pela Secretaria de Estado da Cultura, durante o Festival de Cinema de Gramado. O encontro sobre A Nova Política para o Audiovisual no RS foi realizado na chuvosa tarde de segunda-feira (8), no salão da Sociedade Recreio Gramadense, e fez parte do programa Ação de Cinema em Gramado, promovido pela Fundacine-RS e Festival de Cinema.

Ao abrir o evento, o secretário estadual da Cultura, Assis Brasil, lembrou o orçamento mínimo destinado à Sedac neste ano (0,07 por cento do orçamento do Estado), mas destacou a importância da retomada das relações com o Ministério da Cultura e a inserção do RS no Plano Nacional de Cultura para a obtenção de recursos do programa Mais Cultura. "A situação é boa diante do MINC, podemos ter alguma vantagem porque não tivemos nada até agora", comentou.

Uma outra fonte de financiamento é a LIC-RS, que foi desburocratizada e está mais acessível ao produtor. "Mas a LIC não significa política pública para a cultura", destacou o secretário, lembrando que política de cultura se faz a partir de orçamento próprio e também por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), implementado no final do ano passado. As estatais - como o Banrisul e CEEE - deverão se firmar como outra fonte importante de financiamento, já que há poucos dias foi criado um comitê para gerir as verbas das empresas públicas e dividir de maneira mais equilibrada os patrocínios para as ações da Sedac e de outras secretárias.


Melhorar o acesso à LIC
A diretora de Economia da Cultura da Sedac, Denise Viana Pereira, destacou algumas iniciativas que estão sendo tomadas para melhorar o acesso à LIC, como a desburocratização de etapas (incluindo a da apresentação de documentos), a possibilidade de um único cadastro para obter financiamento em leis de incentivo estaduais ou federais, aproximação da LIC com os fundos de financiamento do Ministério da Cultura, além da coordenação das ações de financiamento à cultura por parte das estatais. Denise também acenou com a criação de vários editais, voltados à produção cultural dos municípios e ao intercâmbio com outros países, além do convênio com o Ministério do Trabalho para a qualificação de trabalhadores em cultura.

O diretor do Iecine, Luiz Alberto Cassol, ressaltou a importância do debate em Gramado por parte da Secretaria de Estado da Cultura e destacou o simbolismo de Sedac, Iecine, Banrisul e Secretaria de Comunicação estarem juntos, num mesmo estande, nesta edição do Festival. "É uma parceria importante para o desenvolvimento do cinema gaúcho", disse.

Cassol também lembrou das iniciativas já concretizadas neste primeiro semestre pelo Iecine - parceria com o Icau e Entre Fronteiras, diálogos com a comunidade cinematográfica, ações de divulgação da Cinemateca Paulo Amorim -, em especial o lançamento do edital para Finalização de Longas-Metragens: Rio Grande do Sul Pólo Audiovisual.

"Este edital é uma ação emergencial resultante das demandas da classe cinematográfica. Há vários longas que dependem de poucos recursos para chegarem ao mercado e, uma vez prontos, estes filmes vão fazer o RS retomar sua posição de pólo referencial no cenário audiovisual brasileiro", explicou. Ao final, o diretor do Iecine chamou os participantes a repensarem a função do instituto. "O Iecine não pode se limitar a emprestar equipamento, precisa se modernizar, não pode ter mais a mesma função de 10 ou 15 anos atrás".

Divulgar os filmes produzidos no Rio Grande do Sul é uma das premissas da instituição, mas, para isso, os realizadores precisam oferecer algumas contrapartidas. "Oferecer os filmes com opções de legendas em espanhol e inglês agora é uma necessidade, além da participação em festivais nacionais e internacionais".


Texto: Mônica Kanitz
Edição: Redação Secom - fone (51) 3210 -4305
 

Noticias da Prefeitura de Porto Alegre RS

 

        A MANCHETE

Unidade Móvel do Projeto Bicho Amigo será entregue amanhã

A Unidade Móvel I do Projeto Bicho Amigo, que funcionará como clínica itinerante para Esterilização de Animais e Educação em Saúde, será entregue nesta quarta-feira, 10, às 14h30, em solenidade na Usina do Gasômetro. Na ocasião, também será assinado o decreto regulamentando a Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda), criada através da Lei 11.101/2011, sancionada pelo prefeito José Fortunati, que assumirá a responsabilidade pela pasta, com o apoio voluntário da primeira-dama Regina Becker. O ônibus, doado pela ATP, foi adaptado com bloco cirúrgico e possui compartimentos para acomodação de cães e gatos. Leia mais...
        DESTAQUES

Monumento ao Laçador terá reprodução tridimensional

Amanhã, 10, com apoio das secretarias municipais da Cultura e do Meio Ambiente, a equipe do Laboratório de Design e Seleção de Materiais da Ufrgs vai fazer a digitalização tridimensional do "Monumento ao Laçador". O trabalho resultará num modelo virtual tridimensional, realizado com equipamento Scanner 3D. Com o modelo, é possível realizar a prototipagem para reconstrução física do objeto, fazer análises de superfícies, medidas de área, desgaste, volume/massa, definição do centro de gravidade. Esse procedimento é de grande valia para a execução de futuros trabalhos de manutenção e restauração. Leia mais...

Coleta automatizada de lixo qualifica a limpeza urbana

O DMLU ainda não completou o primeiro mês da coleta automatizada de lixo orgânico domiciliar em 13 bairros da cidade, mas já constata o salto de qualidade na limpeza urbana da área-piloto. “O dado mais simples e emblemático é que ‘desapareceram’ das calçadas, principalmente do Centro Histórico, cerca de 3 mil metros cúbicos de lixo que aguardava o recolhimento habitual. Isso equivale a uma montanha do tamanho de um prédio de 30 andares”, diz o diretor-geral do departamento, Mário Moncks. Leia mais...

Nova iluminação já alcança 85% da cidade

Com o Porto Alegre + Luz, a prefeitura já substituiu mais de 68 mil pontos de iluminação pública dos 80,5 mil cadastrados em ruas e avenidas. Esse número significa que 85% da cidade já conta com equipamentos que iluminam 30% mais e são 38% mais econômicos, mais modernos e menos poluentes. As novas lâmpadas são de vapor de sódio, também mais duráveis do que as antigas, de mercúrio. Além da substituição em ruas e avenidas, seguem recebendo iluminação especial complementar praças, campos de futebol, locais com valor histórico e turístico. Leia mais...
        EVENTOS

Votação no Orçamento Estadual 2012 será amanhã

A prefeitura de Porto Alegre disponibilizará urnas em vários pontos de votação, das 8h às 18h, para a escolha das prioridades a serem incluídas no Orçamento Estadual 2012. A Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local e o Conselho Municipal de Desenvolvimento estão envolvidos no processo de votação no Corede Metropolitano do Delta do Jacuí, do qual Porto Alegre faz parte. Os eleitores terão à sua disposição dez projetos prioritários, dos quais poderão eleger quatro. Veja os projetos

Congresso da Cidade debate desenvolvimento econômico

O Comitê Gestor do 5º Congresso da Cidade, juntamente com a Ulbra, realizará quinta-feira, 11, às 19h30, debates em dois eixos temáticos: “Cidade Prestadora de Serviços” e “Terceiro Setor”. O evento acontecerá na Ulbra Porto Alegre (Rua Dona Laura, 1020 – Bairro Rio Branco). O objetivo é discutir sobre o desenvolvimento econômico que temos e o que queremos. O primeiro eixo será mediado pela professora Ana Simão, coordenadora do curso de EAD de Gestão Pública, e o segundo pela professora Arlete Arruda, do curso de Ciência Política da Ulbra. Leia mais...

Cavalgada da Lua Cheia retorna sexta-feira

Sexta-feira, 12, é dia de cavalgar na Zona Sul da Capital. Organizado pela Cabanha La Paloma, o passeio percorre de sete a dez quilômetros por avenidas e estradas dos bairros Lageado, Lami e Belém Novo, com duração de duas horas e retorno à cabana, que espera pelos cavaleiros com um legítimo jantar campeiro. Os cavalos podem ser alugados na propriedade, já encilhados, a R$ 60. O ponto de encontro dos participantes é na sede da cabana (avenida Edgar Pires de Castro, 9089, bairro Lageado), às 19h, e o início da cavalgada, às 20h. O valor por pessoa para o jantar é R$ 17. Leia mais...
        SERVIÇOS

Escola do Turismo chega ao Polo Gastronômico da Cidade Baixa

Empreendedores e funcionários de restaurantes e bares do Polo Gastronômico da Cidade Baixa são o mais novo público participante do programa Escola Social do Turismo de Porto Alegre, que prevê sensibilização e qualificação no atendimento aos turistas. Amanhã, 10, às 9h, um grupo de 33 profissionais embarcará no city tour Linha Turismo para uma “experiência de turista” no roteiro Centro Histórico. Às 10h30, depois do passeio, irão assistir à palestra Porto Alegre Turística, ministrada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Turismo, no auditório do órgão municipal. Leia mais...

Smic destruirá itens apreendidos nesta quarta-feira

A Secretaria da Produção, Indústria e Comércio realizará amanhã, 10, a destruição de itens apreendidos entre junho de 2010 e 1º de agosto deste ano. Serão destruídos 140.073 Cds/DVDs e 6.903 óculos. A destruição será às 10h, no Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa. Nesta segunda-feira, 8, a Smic realizou uma ação no entorno do aeroporto Salgado Filho. A fiscalização se concentrou nas passarelas de acesso à estação Salgado Filho do Trensurb, local de grande fluxo de pedestres e turistas. No local, foram apreendidas cerca de 1,2 mil unidades de CD"s e DVD"s. Leia mais...

Smam e EPTC promovem semana de combate à poluição

A Secretaria do Meio Ambiente, a EPTC e a Metroplan, em parceria com o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural da Petrobras, promovem de 12 a 14 de agosto a 2ª Semana de Combate à Poluição Causada por Veículos Automotores. O objetivo é conscientizar os motoristas sobre a importância de manter os veículos regulados para reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes. Um veículo bem regulado economiza cerca de 10% de combustível e emite menos poluentes na atmosfera. Leia mais...
        VEJA A PREVISÃO DO TEMPO         VEJA IMAGEM DE SATÉLITE         VEJA PAUTAS PARA AMANHÃ

Editado pela Supervisão de Comunicação Social
E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926
Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.