segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Midia

Democratização da Mídia


Fale-Rio produz panfleto para mobilizar a sociedade sobre os rumos da internet banda larga

O novo Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU) anunciado pelo Governo representa um retrocesso para as entidades que lutam em defesa da democratização da comunicação. Após muita negociação com as empresas de telecomunicações, foram retiradas cláusulas essenciais para garantir metas de ampliação da banda larga; a sociedade civil não participou da decisão; e ignorou-se a reivindicação de um serviço prestado em regime público com metas de universalização, qualidade, continuidade e reversibilidade.



Frente a isso, em plenária realizada no dia 4 de julho, no Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro, a Frente Ampla pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação do Estado Rio de Janeiro (Fale-Rio) decidiu protestar e fortalecer a campanha por um serviço de banda larga de qualidade, com preços mais acessíveis e prestado em regime público. Um panfleto com a posição da Frente destacando os principais equívocos do novo PGMU já começou a ser distribuído por membros do movimento e demais interessados. O material está impresso na sede do Sindipetro-RJ, na Avenida Passos, número 34, Centro, Rio de Janeiro.

Clique aqui para acessar o panfleto em PDF.






De Olho Na Mídia


SBT tira depoimentos reais da novela Amor e Revolução





[Por Vito Giannotti-NPC] O SBT não está mais exibindo os depoimentos reais que iam ao ar no final de cada capítulo da novela Amor e Revolução, que vai ao ar por volta das 22h30. É uma grande pena que a esta novela que prometia tanto tenha definhado. Os depoimentos ao final de cada capítulo foram fantásticos.
.

Quem imaginaria que um dia a televisão brasileira, totalmente nas mãos da classe que apoiou, preparou e vibrou com o golpe viesse a mostrar cenas, diálogos e fatos (romanceados mas reais) que sempre foram escondidos a sete chaves por estes senhores da mídia?

.

Foi uma tentativa de ganhar audiência daquele canal? E daí? Tudo é assim.
.

Só que desta vez esta novela começou a mostrar cenas e coisas que 70% da população brasileira nunca souberam existir, que não tem a mínima noção de que passamos por uma ditadura durante 20 anos. Alguma dúvida? É só perguntar para gente "normal", aquela que não estudou por mais de 15 anos e poderemos ter a prova.
.

Para mim, esta novela serviu muito. Parabéns ao autor pela coragem de tratar de tantos temas tabus, como tortura e sexualidade. As revoluções social e sexual precisam andar juntas. Esse era o sentido da dupla luta na década de 60 e 70. As duas ainda estão por ser feitas.






Colunista da Folha de S.Paulo defende tratar mulheres como "objetos". E ainda completa: de prazer.
O filósofo Luiz Felipe Pondé publicou, no dia 11.07, o texto Objetos, no qual diz, dentre outras pérolas, que quando pensa "a sério" em mulher, muitas vezes pensa nela como objeto de prazer. E considera ser esta "uma das formas mais profundas de amor que um homem pode sentir por uma mulher". Ao final, continua: "Pergunto filosoficamente: como achar uma mulher gostosa sem pensar nela como objeto? A pior forma de solidão a que se pode condenar uma mulher é a solidão de não fazê-la, de vez em quando, de objeto. E esta é uma forma de solidão que se torna cada vez mais comum. E, sinto dizer, provavelmente vai piorar. A não ser que paremos de torturar nossos jovens com papinhos politicamente corretos sobre 'igualdade entre os sexos'. E, no fundo, elas sentem falta disso".
.
Em resposta, a jornalista Camila Marins escreve: "Humildemente confesso que, quando penso a sério em mulher, muitas vezes penso nela como causa. Que dá sentido à existência. [...] Mas, falando sério, desconfio de homens que pensam na mulher apenas como objeto, especialmente quando é crescente o número de mulheres no mundo. Desconfio de homens que ignoram o diálogo cotidiano. Desconfio de homens que não compreendem o companheirismo e a cumplicidade que envolve um relacionamento. Não pergunto filosoficamente, mas popularmente: que homem mantém uma relação apenas por sexo? Que homem ama sem admirar? Que homem ama sem ser gentil? Apenas os insanos, meu caro".
Confira o texto completo no blog de Camila Marins.



Colunista do jornal O Globo ataca iniciativas de controle social da mídia
No dia 16 de julho, o colunista do jornal O Globo, Merval Pereira, publicou um texto intitulado "Obsessão", no qual acusa o ex-presidente Lula e o ex-ministro José Dirceu a tentarem "aprovar legislações que controlem a informação". Segundo ele, essa é uma tendência que "vem se alastrando por toda a América Latina".
.
Ele caracteriza como "movimento de contenção da liberdade de imprensa" governos de esquerda que vem se destacando na luta contra os monopólios da informação: Venezuela, Bolívia, Equador e Argentina. Este último aprovou, recentemente, uma das legislações mais avançadas não apenas do continente, mas sim do mundo.
.
A "Lei dos Meios" argentina prevê, dentre outras coisas, igualdade de distribuição para os meios públicos, comunitários e privados. Além disso, a legislação foi aprovada após serem feitas várias reuniões com diversas representações da sociedade civil, como sindicatos, associações de moradores, universidades, organizações estudantis etc - um exercício de consulta democrática sem igual no Brasil. Tais ações ameaçam os interesses da Globo e dos outros poucos grupos que controlam, há décadas, a comunicação no Brasil. Não é à toa que são atacadas sob a acusação de ameaçarem a "liberdade de imprensa", quando, na verdade, procuram o contrário: garantir cada vez mais o direito à comunicação.
.
O blogueiro Eduardo Guimarães publicou uma resposta ao texto. Dentre outros pontos, ele lembra que de fato não está em discussão na Grã-Bretanha uma legislação oficial para controlar meios de comunicação. Isso porque "simplesmente essa legislação já existe, além de uma agência reguladora, a Ofcom, que, matreiramente, o colunista de O Globo omite que existe". Leia o texto completo de Merval Pereira e a resposta de Eduardo Guimarães no blog da Cidadania.


De Olho Na Vida


Dados da violência contra mulheres no Brasil são alarmantes
Quatro em cada dez mulheres brasileiras já foram vítimas de violência doméstica. A informação consta no Anuário das Mulheres Brasileiras 2011, divulgado no início de julho. A publicação reúne dados referentes à situação das mulheres no país obtidos por diversas entidades. Há uma informação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), ligada ao IBGE, de que 43,1% das mulheres já foram vítimas de violência em sua própria residência. A mesma pesquisa mostra ainda que, de todas as mulheres agredidas no país, 25,9% foram vítimas de seus cônjuges ou ex-cônjuges.

.
Segundo a Secretaria de Políticas para as Mulheres, o número de atendimentos feitos pela Central de Atendimento à Mulher cresceu 16 vezes de 2006 para 2010. Em 2006, foram feitos 46 mil atendimentos. Já no ano passado, foram 734 mil. Desse total, 108 mil atendimentos foram denúncias de crimes contra a mulher. Mais da metade desses crimes eram casos de violência.



Abusos de crianças e adolescentes atingem 50% das cidades
Em metade dos municípios brasileiros há registros de denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes. É o que mostra um levantamento feito em maio deste ano pela Secretaria de Direitos Humanos (Sedh) da Presidência da República. De acordo com o mapeamento, as regiões Sudeste e Nordeste concentram 64% dos municípios de onde partiram ligações para o Disque 100. Este é o número nacional por meio do qual é possível fazer, anonimamente, denúncias de abusos sexuais de crianças e adolescentes.
.
Os municípios com maior número de denúncias são os que recebem a menor cobertura de programas de combate à exploração sexual, afirma a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Sedh, Carmem Oliveira. A Região Centro-Oeste lidera, proporcionalmente, o número de denúncias, com mais de 63 para cada grupo de 100 mil habitantes. Em seguida, estão as regiões Norte (57,99), Nordeste (54,83), Sul (42,34) e Sudeste (35,23). Os dados fazem parte de uma prévia da Matriz Intersetorial 2011 - Cenários do Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O documento ainda está sendo concluído.
.
O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. A ligação é grátis. Também é possível encaminhar denúncias pelo e-mail disquedenuncia@sedh.gov.br
Fonte: Agência Brasil



O SUS é uma conquista da sociedade brasileira


Foto:Erasmo Salomão/AscomMS

.

[Por Marina Schneider] Na abertura do 27º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, no dia 9 de julho, em Brasília-DF, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, quebrou o protocolo. Ao invés dos tradicionais terno e gravata, o médico sanitarista fez questão de usar um jaleco com a marca do Sistema Único de Saúde (SUS). "Só vamos ser respeitados quando tivermos orgulho do SUS", disse Padilha para uma plateia de mais de quatro mil trabalhadores de todas as regiões do país.

.
O SUS é o maior sistema público de saúde do mundo. Hoje enfrenta sérios problemas de financiamento e recursos humanos, mas está presente na vida de todos os brasileiros, seja durante as campanhas de vacinação, seja na certificação dos alimentos e medicamentos que compramos.




De Olho No Mundo


Canais públicos realizam primeiro encontro mundial no México

[Por Claudia de Abreu] O primeiro Fórum Mundial de Meios Públicos, realizado em junho na cidade de Guadalajara, no estado de Jalisco, no México, reuniu mais de duas mil pessoas, de mais de 50 países. A organização do evento foi da Red de Radiodifusoras y Televisoras Educativas y Culturales de México (Rede de Estações de Rádio e de Televisão Educativas e Culturais do México). Apesar das diferenças de legislação do setor da comunicação nos diversos países, identificou-se a busca comum por uma radiodifusão pública forte e independente, com foco exclusivo no interesse coletivo. Dentre as pautas do encontro estavam a necessidade da regulamentação legal do direito à comunicação; a dificuldade de estabelecer um caráter realmente público nas emissoras de gestão estatal; as dificuldades econômicas para produção em uma emissora pública; e a importância do reconhecimento dos documentários e audiovisuais produzidos pelas TVs públicas como patrimônio cultural mundial. No encerramento, a Declaração de Jalisco reafirmou, entre outros pontos, a importância de aumentar o intercâmbio material dos entre os países para fortalecer a união dos meios públicos; promover os direitos humanos e defender a criação de marcos regulatórios que apóiem e estimulem os meios públicos, além de criar condições para inclusão de conteúdos criados por povos indígenas, mulheres, jovens e outros setores. A segunda edição do Fórum será daqui a um ou dois anos. Confira a cobertura completa.





Imagens da Vida


Julgamento de assassinos da ditadura argentina é transmitido por TV aberta





[Por Marina Schneider - NPC] No dia 14 de julho, argentinos e argentinas tomaram as ruas de Buenos Aires para assistir ao julgamento de sete genocidas da ditadura do país. A sentença foi transmitida ao vivo, em TV aberta, em todo território nacional, e exibida em um telão do lado de fora dos "Tribunales de Retiro". "Não adiantou os canais dos grupos monopólicos de mídia boicotarem os juízos dos genocidas. A Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual assegura transmissões pela TV Pública que sejam do interesse nacional", comemora o jornalista e professor da Universidade Federal Fluminense, Dênis de Moraes, que está na Argentina.
.

Os assassinos atuavam no centro clandestino de detenção, tortura e extermínio "El Vesubio", em Buenos Aires. Foram julgados por 156 sequestros cometidos entre abril de 1976 e setembro de 1978, 19 assassinatos e 75 desaparecimentos. Dois dos sete torturadores foram condenados à prisão perpétua. Os outros ficarão presos por pelo menos 20 anos.





NPC Informa


Depois de 50 anos, Recife(PE) conquista nova rádio pública

A partir de dezembro deste ano, Recife (PE) vai contar com a programação de uma nova rádio pública, nomeada Rádio Frei Caneca. A concessão foi dada recentemente pelo Ministério das Comunicações, e será transmitida na frequência 101,5 (FM) - como informa o site Pernambuco.com. A proposta da existência da emissora surgiu em 1960, e é de autoria do vereador Liberato Costa Júnior, de 93 anos.

.

Instalada no Centro Social Urbano Afrânio Godoy, Alto Santa Terezinha, o sinal da emissora poderá ser captado, com boa qualidade, em todos os bairros de Recife. Os ouvintes serão contemplados com a agenda cultural e política da cidade, o resgate de sua história e, ainda, com a música pernambucana.




Filme de Silvio Tendler sobre agrotóxicos será lançado no Rio




Na próxima segunda-feira, 25 de julho, às 20h, será lançado O veneno está na mesa, último documentário de Silvio Tendler. O filme é sobre o perigo do emprego excessivo de agrotóxicos nas plantações. Depois haverá um debate com a participação do diretor; da agrônoma Nívia Regina, do MST-Via Campesina; e de Letícia Rodrigues da Silva, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A entrada é gratuita.
.

A discussão do tema se faz cada vez mais importante, já que o Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos. São 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses produtos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública. As vítimas são tanto os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto os cidadãos, que consomem os produtos agrícolas. Só quem lucra são as transnacionais, que fabricam os agrotóxicos.

.

A ideia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, devido a um modelo agrário baseado no agronegócio.
.

O Teatro Oi Casa Grande (http://oicasagrande.oi.com.br/) fica na Rua Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon.





Secretários municipais de saúde debatem democratização da comunicação
[Por Marina Schneider] Pela primeira vez, a democratização da comunicação foi tema de uma das deliberações que nortearão as ações de secretários municipais de saúde de todo o país. Em sua 27ª edição, o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado de 9 a 12 de julho em Brasília, publicou, em seu documento final, a meta de "Ampliar a democratização da comunicação e informação no SUS, participando do processo de valorização social e política do sistema com sua inclusão na agenda de desenvolvimento econômico e social do Brasil". Este é o primeiro tópico da Carta de Brasília, que propõe, por meio de várias diretrizes, a construção de uma agenda política para dialogar com a sociedade que explicite a defesa da saúde pública, universal, integral e equânime.
Leia o texto completo em nossa página.




Empresa Brasil de Comunicação abre concurso para preencher 119 vagas

Um edital divulgado recentemente oferece 119 vagas para o cargo de jornalista da Empresa de Comunicação Pública (EBC). Os contratados atuarão nas atividades de Jornalismo, com 86 postos; Reportagem Cinematográfica, com 26; e Reportagem Fotográfica, com sete vagas, todas de nível superior. Também haverá formação de cadastro de reserva. A remuneração oferecida é de R$ 2.843,00.
.
As inscrições vão até 7 de agosto, e podem ser feitas pelo site http://www.cespe.unb.br/concursos/ebc_jornalista2011. A taxa de participação custa R$ 62,00.



Conselho Curador da EBC defende manutenção do horário da Voz do Brasil

Em sua 28ª reunião, o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) decidiu, por unanimidade, posicionar-se em favor da manutenção do programa Voz do Brasil no horário, que ocupa há 72 anos: das 19h às 20h. A proposta, apresentada pelo Conselheiro Mario Augusto Jakobskind, representante da Associação Brasileira de Imprensa (ABI),foi encaminhada aos deputados federais, senadores e aos respectivos presidentes das duas representações parlamentares.
.
Os conselheiros entendem que a proposta de flexibilização do horário do programa, em discussão na Câmara dos Deputados, equivale na prática ao início do fim do referido programa. Segundo o grupo, não haverá condições de se fiscalizar as mais de cinco mil emissoras de rádio espalhadas por todo o país. A moção diz o seguinte: "Os conselheiros e conselheiras entendem que a flexibilização deste horário comprometeria um importante espaço informativo dos cidadãos e cidadãs do pais. Como indicam diversas pesquisas de opinião, milhões de brasileiros e brasileiras só têm acesso à informação por meio da Voz do Brasil, programa radiofônico com mais de 72 anos de vida".
Com informações do Observatório da Imprensa.





Dicas


Marx no cinema com mega-produção de O Capital

Já está disponível em português a mega-produção do cineasta alemão Alexander Kluge intitulada Notícias de Antiguidades Ideológicas: Marx, Eisenstein, O Capital. O diretor marxista, associado à criação do Novo Cinema Alemão, nos anos 1960, realiza o sonho do diretor russo Eisenstein, enfrentando o desafio de transpor para a tela as principais ideias contidas no estudo de Marx. O filme incorpora as inovações estéticas conquistadas ao longo da história do cinema, procurando seguir a estrutura não-linear do romance Ulisses, de James Joyce. O resultado é um filme de nove horas e meia de duração.
.
A mega produção foi exibida no dia 19 de julho, no Sesc Pinheiros, na abertura do projeto Revoluções. Também já está disponível em DVD: a produtora e distribuidora Versátil Home Video lançou simultaneamente uma caixa com três discos (R$ 69,90) contendo a versão integral do filme, adaptação dos conceitos contidos no livro O Capital, de Marx, além dos esboços que deram origem ao livro, ou seja, os Grundrisse, versão inicial da crítica de economia política do pensador alemão.




Memória


Sábado Resistente lembra 40 anos sem Merlino




Em julho, completam-se 40 anos do assassinato do jornalista Luiz Eduardo Merlino, que era militante do Partido Operário Comunista (POC) e, pouco antes de morrer, havia integrado a Quarta Internacional. Como jornalista, trabalhou nas publicações Jornal da Tarde, Folha da Tarde, Jornal do Bairro e Amanhã. Ele tinha apenas 23 anos quando foi assassinado nos porões do DOI-Codi, em São Paulo.
.

O projeto Sábados Resistentes promove, no dia 30 de julho, uma homenagem a Merlino, lembrando a sua trajetória de vida e opção política. Haverá um debate com João Machado (economista e militante da Quarta Internacional e do PSOL); Valério Arcary (historiador e militante do PSTU); Joel Rufino dos Santos (historiador e escritor); e Tonico Ferreira (jornalista). Na ocasião, também será exibido um vídeo relembrando as inspirações políticas de Merlino, com a participação do cientista social Michael Löwy sobre a convivência que tiveram. Em seguida, serão convidados familiares, militantes e amigos que conviveram com ele para breves pronunciamentos.

.

O evento será no Memorial da Resistência de São Paulo, que fica no Largo General Osório, 66, Luz - 5º andar.




Comissão da Memória em Buenos Aires lança comitês contra tortura

A Comissão pela Memória da Argentina lançou, só no mês de junho, duas delegações do Comitê contra a Tortura em Buenos Aires. A ação faz parte do projeto "Para a visibilidade e prevenção da tortura: uma assinatura pendente e diligente da democracia argentina". Essa é uma das iniciativas previstas após o lançamento, em junho deste ano, do Relatório Anual 2011 "Violações aos direitos humanos nos lugares de detenção da província de Buenos Aires". Os Comitês estarão disponíveis para receber denúncias de vítimas ou familiares delas a respeito de torturas e maus tratos promovidos por policiais ou agentes penitenciários da província.
.
No documento, a Comissão afirma que o nível de superlotação segue sendo crítico, já que o sistema carcerário da província atualmente abriga "praticamente o dobro de pessoas que poderia alojar legitimamente". Foi detectado também aumento de práticas violentas, torturas e maus tratos. Dentre as principais violações cometidas estão agressões físicas, condições desumanas de detenção e situações de isolamento que implicam desrespeito às normas internacionais.



Fonte: ADITAL


Artigos


Direito e responsabilidade
[Por Dalmo de Abreu Dallari] A liberdade de expressão é um dos direitos fundamentais da pessoa humana proclamados pela ONU em 1948. É de interesse de todas as pessoas e de todo o povo que essa liberdade seja respeitada, mas é absolutamente necessário que ela seja concebida e usada como um direito da cidadania e não como um apêndice do direito de empresa ou como privilégio dos proprietários e dirigentes dos meios de comunicação, ou, ainda, dos jornalistas e demais agentes que atuam no sistema. Essas considerações tornam-se oportunas neste momento em que um farto noticiário da imprensa informa sobre tremendos desvios éticos, implicando ilegalidades de várias naturezas, praticados sob o comando de um famoso proprietário e dirigente de um poderoso sistema de comunicações, incluindo jornais ingleses de grande circulação e tendo ramificações em muitos outros países. Leia o texto completo em nossa página.



Por que tive de sair do Times
[Publicado em 13.07.11 - Por: Robert Fisk*, The Independent, UK]"Dia seguinte, minha matéria foi publicada. Todas as minhas críticas aos norte-americanos haviam sido apagadas e todas as minhas fontes ignoradas. O Times até, em editorial, sugeria que o piloto fosse, sim, suicida. Adiante, relatórios oficiais dos EUA e depoimentos de oficiais da Marinha americana confirmaram o que eu escrevera. Mas o Times não levou essas informações aos leitores. Foi quando pela primeira vez tive contato com o Independent. Já não acreditava no Times - e absolutamente não acreditava em Rupert Murdoch". Leia o texto completo.


América Latina: por que no Brasil é diferente?

[Por Venício Lima/ Carta Maior]Ao contrário do que ocorre em outros países na América Latina, aqui não se conseguiu avançar na regulação do setor da comunicação. Os dois governos do presidente Lula esbarraram nessa barreira histórica e, não há indicações, até agora, de que o governo Dilma conseguirá vencer os "poderosos interesses" mencionados pelo Ministro das Comunicações. Leia o texto completo.





Entrevistas


Antonio Candido: O socialismo é uma doutrina triunfante


[Por Joana Tavares/ Brasil de Fato]Crítico literário, professor, sociólogo, militante. Um adjetivo sozinho não consegue definir a importância de Antonio Candido para o Brasil. Considerado um dos principais intelectuais do país, ele mantém a postura socialista, a cordialidade, a elegância, o senso de humor, o otimismo. Antes de começar nossa entrevista, ele diz que viveu praticamente todo o conturbado século 20. E participou ativamente dele, escrevendo, debatendo, indo a manifestações, ajudando a dar lucidez, clareza e humanidade a toda uma geração de alunos, militantes sociais, leitores e escritores. Tão bom de prosa como de escrita, ele fala sobre seu método de análise literária, dos livros de que gosta, da sua infância, do começo da sua militância, da televisão, do MST, da sua crença profunda no socialismo como uma doutrina triunfante. Confira a entrevista completa.


A Pública: uma agência de jornalismo para investigações
[Por Aline Scarso/Brasil de Fato]Em entrevista, a jornalista Tatiana Merlino fala sobre a proposta de trabalho da Pública, agência de jornalismo brasileira que Julian Assange, editor do site Wikileaks, anunciou como parceira para publicar os documentos da embaixada dos Estados Unidos que envolvem o Brasil. A iniciativa de montar a agência partiu das jornalistas Tatiana Merlino, Natalia Viana e Marina Amaral, que se juntaram para fazer jornalismo investigativo sem as amarras editoriais da grande imprensa. Leia a entrevista completa.



Expediente


Núcleo Piratininga de Comunicação
.

Rua Alcindo Guanabara, 17, sala 912 - CEP 20031-130

.

Tel. (21) 2220-5618

.

www.piratininga.org.br / npiratininga@uol.com.br

.

Coordenação: Vito Giannotti



Esta mensagem está truncadaExibir mensagem completa Apagar ResponderResponder EncaminharSpamMoverImprimir Ações PróximaAnteriorApagar ResponderResponder EncaminharSpamMoverImprimir Ações PróximaAnterior

Nova Geração

Posted: 22 Jul 2011 12:00 PM PDT
A iniciativa que nasceu em março, depois de uma conversa pelo msn agora vai desfilar estampada por aí. Já está à venda a camiseta oficial do grupo Nova Geração.
— Tudo começou num papo entre mim, o passista Carlos Henrique (Império da Zona Norte) e a porta-estandarte Laura (Praiana). Tivemos a ideia de nós, novos, nos unirmos, nos ajudarmos e também trocarmos experiências, sempre respeitando o trabalho dos outros — explicaTatielle, primeira porta-estandarte do Estado Maior da Restinga e presidente do grupo que reúne a gurizada do Carnaval de Porto Alegre.
O preço é R$ 22 e a camiseta pode ser adquirida pelo telefone (51) 9154-2286.
Em breve, o pessoal mesmo vai escrever contando sobre o que têm feito e apresentando todo o grupo de jovens carnavalescos.
FacebookTwitterOrkutYahoo MessengerShare
Posted: 22 Jul 2011 12:49 AM PDT
Foi sorteada ontem à noite a ordem das apresentações do Festival de Samba-Enredo do Império da Zona Norte. Cinco obras sobem ao palco na primeira eliminatória e outras cinco na segunda, conforme as datas abaixo:
26 de julho
1º — Marcelo Demétrio, Gustavinho Oliveira, Bigode e Tinga
2º — Rodrigo Cunha e Marcos Pujol
3º — Juan Martins de Athayde de Lima, Jair Borges Soares Júnior e Valdonir Rosa dos Santos
4º — Tabajara Ortiz e Wilson Silva
5º — J.C Coelho, Sérgio Many, Cezinha Oliveira, J.Alberto e Rogério Acioli
2 de agosto
1º — Valdir Alves
2º — Estevão e Nego Beto do Cavaco
3º — Cassius Martins, Ciganerey, Gustavo barros, Juliano Centeno e Victor Alves
4º — José Júnior, Fernando Silva e Douglas Geyer Pereira
5º — Xokolate, Alexandre Belo, Zeca Swuinguinho e Biscoito do Cavaco
O júri será composto por nove integrantes: Urso (presidente do Conselho), Walmir Oliveira e Júlio Lemos (diretores de Carnaval), Sandro Ferraz (intérprete), Jr. Aruanda (mestre de bateria), Marco Moraes (presidente), Rubens Menezes (vice-presidente), Rodrigo Gusen (diretor de harmonia) e Alexandre Sabino (alegorista e aderecista, jurado dos grupos de Acesso em 2011)
O evento, na Toca dos Leões Alados (Avenida Sertório, 1021) terá início às 20h30min, com entrada franca. Enquanto não soa o apito para o início da disputa, ouça todos os concorrentes, escolha o seu favorito e vá para a quadra torcer. E fique ligado no Samblog, porque vem uma promoção por aí.
FacebookTwitterOrkutYahoo MessengerShare
You are subscribed to email updates from Samblog
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610

Sofia Cavedon - PT: Vereadores entregam balanços do Câmara na Comunida...

Sofia Cavedon - PT: Vereadores entregam balanços do Câmara na Comunida...: "foto tonico alvares/cmpa Vereadores da Capital entregaram, na tarde desta segunda-feira (1º/8), ao prefeito José Fortunati (PDT), balanço..."

Oriundi

da mensagemSe você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link


Ano 8 - Número 398 - sexta-feira, 29 de julho de 2011




--------------------------------------------------------------------------------
Cittadinanza in Brasile: la posizione del Governo italiano [it]
“La risposta che a nome del Governo il Sottosegretario agli Esteri Stefania Craxi ha dato all’interpellanza urgente relativa agli arretrati e ai tempi di esame delle pratiche di cittadinanza in Brasile è stata francamente deludente. Sono spiacente di dovere arrivare a questa co...
Clique aqui e leia a matéria completa...





Approvato l’accordo di integrazione tra straniero e Stato [it]
È stato approvato ieri (28) dal Consiglio dei ministri, su proposta del ministro dell’Interno Roberto Maroni e del ministro del Lavoro e delle Politiche Sociali Maurizio Sacconi, il decreto presidenziale che disciplina l’'Accordo di integrazione tra lo straniero e lo Stato&rsqu...
Clique aqui e leia a matéria completa...





In Veneto 600.000 stranieri, 25.000 in più dell'anno scorso [it]
Alla fine del 2010 gli stranieri presenti in Veneto erano circa 600.000, 25.000 in più rispetto all’anno precedente. Di questi, circa 500.000 risultavano residenti, ed altri 100.000 presenti regolarmente ma non residenti (come i lavoratori stagionali) oppure irregolari (ad esempio pe...
Clique aqui e leia a matéria completa...





Storia linguistica dell'emigrazione italiana nel mondo [it]
Libro a cura di Massimo vedovelli, Carocci editore 2011 ...
Clique aqui e leia a matéria completa...





Al via il Programma Boomerang 2011 per emiliano-romagnoli all'estero [it]
Pubblicato il bando per percorsi formativi mesi di ottobre e novembre. Domande indirizzate al Cides entro il 2 settembre. Riservato a giovani tra i 18 e i 35 anni. ...
Clique aqui e leia a matéria completa...





Lombardia e Pernambuco firmam acordo de cooperação [pt] [it]
O governador Eduardo Campos recebeu na manhã desta quinta-feira (21/07), uma delegação de empresários da Lombardia, liderada pelo vice-presidente da região e assessor para Indústria, Artesanato, Construção e Cooperação, Andrea ...
Clique aqui e leia a matéria completa...





UNEB oferece intercâmbio em universidades italianas [pt]
A UNEB (Universidade do Estado da Bahia) vai abrir inscrições, entre os dias 8 e 19 de agosto, para intercâmbio científico cultural nas universidades italianas de P...
Clique aqui e leia a matéria completa...


2ª edição do selo Ospitalità Italiana em São Paulo será lançada em agosto [pt]
A Italcam (Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura) e o Sebrae-SP lançam no dia 1º de agosto, a partir das 19h, no Colégio Dante Alighieri, a 2ª edição do Selo de Qualidade Ospitalità Italiana, que reconh...
Clique aqui e leia a matéria completa...


Secretaria da Cultura do PR tomba obras do escultor ítalo-paranaense João Turin [pt]
Três bens históricos foram tombados pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. O conjunto da obra do escultor ítalo-paranaense João Turin (1880-1949), a Capela São Bonifácio, em Maringá, e o Palacete dos Garcia, em Londrina, passam a faz...
Clique aqui e leia a matéria completa...


Agência Nacional Italiana de Turismo promove evento em Porto Alegre [pt]
Porto Alegre foi uma das três capitais brasileiras escolhidas pela Agência Nacional Italiana de Turismo (Enit) para sediar o evento "Italia comes to you!". A atração foi criada para divulgar e consolidar a imagem do país europeu como destino turís...
Clique aqui e leia a matéria completa...



Jornalismo feito com paixão
Giornalismo fatto con passione


www.oriundi.net

--------------------------------------------------------------------------------


Busca de certidões na Itália - Agenzia Brasitalia – Ricerche Genealogiche, Traduttori ed Interpreti
Agência dirigida por Imir Mulato, especializada em pesquisas genealógicas e busca de certidões na Itália para fins do reconhecimento da cidadania italiana. E-mail: imirmulato@agenziabrasitalia.it Site: http://www.agenziabrasitalia.it


DEISI QUINTANA – Tradutora pública e intérprete comercial
Traduções simples e juramentadas para legalizações de documentos, cidadania, certificados e currículos; trabalhos acadêmicos, artigos, manuais e livros; contratos e documentos para empresas; acompanhamento em negócios. Matrícula JUCERGS 117. Informações: Fone 55-51-30228984 / 55-51-92965248. E-mail: deisiq@terra.com.br .


EDULINGUA – Escola de italiano para estrangeiros - Aulas 2011
O valor da matrícula é apenas 998 euros para o curso de quatro semanas, ou 898 euros se a matrícula for feita com um mês de antecedência. Incluídos, no preço, o alojamento em apartamentos duplos, a participação em eventos e excursões que fazem parte do programa. São oferecidas outras modalidades de cursos. Informações: Edulingua - Laboratorio di lingua e cultura italiana, Via E. Mattei, 69 - 62022 Castelraimondo (MC) ITALIA. Tel. +39 0737.642308 - Fax. +39 0737.642494. E-mail: info@edulingua.it - www.edulingua.it


LÍNGUA 2 - Centro de Traduções – Italiano, espanhol, inglês, francês, alemão e português [pt] [it]
Atua ativamente no mercado de traduções, versões, transcrições e revisões, desde 1997. Documentos juramentados ou não, técnicos, literários; acompanhamentos em reuniões empresariais. Endereço: Rua Padre Chagas, 66/606 - CEP: 90570-080 - Porto Alegre – RS – Brasil - Tel. 55 51 3346 5038. secretaria@lingua2.com.br ; orcamento@lingua2.com.br www.lingua2.com.br


--------------------------------------------------------------------------------

Negócios
Governador manifesta interesse em instalação de fábrica da Fiat na Paraíba [pt]

Gastronomia
Massa para pizza – especial para forno à lenha [pt]


Storie di Famiglia
Família Berté [pt]

Ensino
Italiano per turismo: Curso gratuito em Porto Alegre [pt]


Rotas Italianas
Le Grotte di Frasassi: o fantástico e surrealista mundo subterrâneo da Itália [pt]

Vinhos&Vini
Un brindisi sotto i Portici per Calici di Stelle 2011 a Bolzano [it]


Cidadania Italiana
Parecer favorável à cidadania com documentos supridos judicialmente [pt]

Eventos
Segunda edição do Palco Itália Itinerante percorre cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo [pt]


Artigos
2011, o ano da Itália no Brasil [pt]

Libro di Storia
Il festival canoro delle tradizioni e dell’allegria [it] [pt]





--------------------------------------------------------------------------------

E-mails dos Leitores

Spett.le Direzione et Redazione,qualora ne foste interessati vi informo,a nome dell'Associazione Trevisani nel mondo che il 30 luglio p.v.avremo l'Assemblea Generale presso l'Auditorio del Comune di Farra di Soligo(Tv) dalle ore 9,30-13...e l'Adunata internazionale dei Trevisani-Veneti-Triveneti sul Cansiglio Domenica 31 luglio,presiederà la s.Messa il VIcario Generale di Treviso,Mons.Giusppe Rizzo e il pomeriggio si svolgerà un programma CulturaMusical diretto dal cantante Renz ... [ clique aqui e leia na integra ]

Don Canuto Toso - canutotoso@alice.it



Gostaria de solitar desta vez a publicação de convite para IX ENCONTRO DA FAMILIA MEZZOMO - Será em IBIRAIARAS RS.
Pedro Mezzomo - Delegado da Câmara Italo-Braslieira de Ind. e Com do PR


Clique aqui e leia mais mensagens dos leitores



O site ORIUNDI não se responsabiliza pelas informações publicadas na seção E-mail dos Leitores

Escreva para oriundi@oriundi.net e indique seus amigos para receber este informativo.
Clique aqui para suspender o recebimento do Informativo Oriundi.

Controle de Qualidade

Laboratório do Central é aprovado pela segunda vez no controle de qualidade01/08/2011 11:26

O Laboratório do Presídio Central de Porto Alegre (PCPA) recebeu, pela segunda vez consecutiva, a aprovação no Controle de Qualidade Externo (IPB-Lacen/RS) de acordo com o Plano Nacional de Controle da Tuberculose - PNCT, Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública - CGLAB, em julho.
Implantado em 2010, o Laboratório de Diagnóstico de Tuberculose e HIV do PCPA seguiu a padronização e adequação aos protocolos de controle de qualidade junto ao Laboratório Central do Estado - Lacen. Segundo as técnicas responsáveis pela triagem de porta de entrada de tuberculose e HIV do sistema prisional, são feitos entre 40 e 50 exames de HIV por dia, por meio do teste rápido, que leva 20 minutos para o resultado no ambulatório.
São responsáveis pela coleta do sangue cinco técnicas de enfermagem que atenderam cerca de seis mil análises para diagnóstico de tuberculose e mais de 10 mil exames para detectar o HIV, até agora. Mais de 500 análises para diagnóstico de tuberculose e 700 para HIV são feitas por mês.
A soldado e química industrial Izoneide Tanise Carazzo e a biomédica Luciana Pinto Reginato são as responsáveis pela análise da tuberculose. Para Izoneide, o trabalho integrado entre laboratório e ambulatório, desde o diagnóstico ao tratamento, garantiu manter a qualidade no serviço oferecido. O laboratório conta com uma cabine de segurança biológica, onde se manipulam as lâminas e culturas para fazer o procedimento da análise, além de três geladeiras, uma estufa autoclave e dois microscópios.
Os exames são feitos somente no laboratório do PCPA. Está interligado com outras 12 casas prisionais situadas em Porto Alegre, Charqueadas, além de Montenegro e Venâncio Aires. De acordo com o Mutirão Carcerário, do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, realizado em 2011, o laboratório é modelo no País.
Texto e foto: Assessoria Susepe
Edição: Redação Secom




Airton Michels recebe secretário da Segurança de Santa Catarina
01/08/2011 12:04

O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, recebeu na manhã desta segunda-feira (1º) uma visita institucional de autoridades da segurança pública catarinense. Liderada pelo secretário da Segurança Pública de Santa Catarina, César Augusto Grubba, a comitiva também contou com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nazareno Marcineiro, e com o  chefe da Polícia Civil de Santa Catarina, delegado Aldo Dávila.
Texto e Foto: Cristiano Oliveira




Uruguaiana terá Feirão Caixa da Casa Própria nos dias 2 e 3 de agosto
01/08/2011 16:36

A terceira cidade do interior do Estado a receber a Edição Especial do Feirão Caixa da Casa Própria será Uruguaiana. Nos dias 2 e 3 de agosto servidores das instituições vinculadas à Secretaria de Segurança Pública (IGP, Susepe, Polícia Civil e Brigada Militar) serão atendidos por técnicos responsáveis pela análise e liberação de financiamentos, com vantagens exclusivas para servidores da SSP. A Agência Móvel da Caixa estará na Rua Senador Salgado Filho, nº: 321, Bairro São Miguel.
Por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal, servidores da Segurança Pública podem financiar imóveis novos e usados com os mesmos subsídios do programa Minha Casa Minha Vida, com a vantagem de que os interessados podem estar com restrição cadastral. O financiamento é destinado a servidores com renda bruta familiar de até R$ 4.360.
O desconto é feito na folha de pagamento e pode comprometer até 30% da renda familiar bruta mensal. A próxima cidade a sediar o Feirão Caixa da Casa Própria será Santa Maria, de 6 a 8 agosto, na Rua Armando Ceccin, nº: 946, Bairro João Goulart
Texto: Alexandra Camargo Saraiva
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Oficina de Teatro

Oficina de Teatro-Fórum inicia, sábado, dia 6 de agosto às 14:30h na Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre.

Divulgue a idéia! Participe! Apóie!

Núcleo Musical

Comentário

Debora Dorneles Lima comentou seu status.
Debora escreveu: " Infelizmente algumas mulheres preferem fazer uma uniao puramente por interesse,a estudar e fazer por si. E o mais imprecionante e' que as familias apoiam isso."

Paulo Furtado: Como é Bom ser Jovem

Paulo Furtado: Como é Bom ser Jovem: "As vezes paro para pensar Sinto como é bom ser jovem Poder ver a vida diferente Com muitos sonhos e esperanças Viver a vida com alegria ..."

Restinga

Samblog - clicRBS


Posted: 23 Jul 2011 01:04 AM PDT
Referência quando se fala em escola de comunidade, referência quando se fala em bateria, referência quando se fala em energia…. Em tudo o que faz, o Estado Maior da Restinga é um referencial. E vem desenvolvendo um projeto para virar referência também na arte de bailar, no futuro da arte de bailar.
Desde outubro de 2010, funciona da quadra da Tricolor da Zona Sul o Bailado do Cisne, que ministra aulas de mestre-sala, porta-bandeira e porta-estandarte para crianças e adolescentes a partir dos seis anos.
— Temos hoje mais de 30 alunos. E muitos deles fora da comunidade. Todos podem participar, mas os jovens passam por um acompanhamento do rendimento escolar — explica Chula, primeiro mestre-sala da escola, com contrato firmado até 2014.
Parte dos integrantes do Bailado do Cisne também estão no grupo show. Sempre que a escola faz apresentações, os casais se revezam e alunos substituem um dos  casais oficiais.
As aulas são sempre aos sábados, das 16h às 20h, com intervalo para um lanche doado pela diretoria e preparado pela ala de baianas. Além de Chula, de quem partiu a iniciativa, participam do projeto Guislaine Pereira e Priscilla, primeira porta-bandeira da Restinga. Quem quiser aderir, pode comparecer na quadra a partir das 14h30min ou entrar em contato pelos telefone (51) 9269-5779 ou 8478-7205.
<
Jean e Arielly agora são Restinga
Entre os integrantes do projeto Bailado do Cisne, estão Jean Michel e Arielly Lima, recém-contratados como terceiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola. Até o Carnaval passado, a dupla defendeu as cores da Imperatriz Dona Leopoldina na avenida, também com o terceiro pavilhão. Jean, aliás, é filho do carnavalesco Chico Passos.

>
Restinga vai com oito casais para a avenida
Depois de vir com duas alas de baianas no Carnaval 2011, agora a Restinga se prepara para colocar oito casais de mestre-sala e porta-bandeira na avenida no Carnaval  2012.  Além do primeiro, do segundo e do terceiro casal, outros cinco casais – os mesmos que integram o grupo show — desfilarão com a escola.
FacebookTwitterOrkutYahoo MessengerShare
Posted: 22 Jul 2011 06:39 PM PDT
O mar vermelho e branco se agita neste sábado, dia 23, para a segunda eliminatória do Festival de Samba-Enredo dos Imperadores do Samba.
A partir das 21h, começam a ecoar os primeiros acordes dos 12 sambas que seguem na disputa pela classificação. A abertura do evento terá apresentação da banda Pagode Sabor da Cor. A entrada é franca, mas a escola está empenhada em uma campanha do agasalho. Leve, portanto, a sua contribuição.
>
Confira os sambas na voz do intérprete Vinícius Machado
Uma das inovações do Festival dos Imperadores e que está dando o que falar país afora é a iniciativa da escola de disponibilizar sua harmonia aos concorrentes. Para a primeira eliminatória, o intérprete Vinícius Machado ensaiou 15 dos 16 sambas apresentados, já que uma parceria optou por levar seu intérprete.
Perdeu sábado passado? Espie abaixo como foi a apresentação das obras classificadas (os sambas 7 e 18 não estavam disponíveis). O pessoal da Sinfônica publicou os vídeos no perfil da bateria no Youtube. As letras e a gravação oficial você encontra no destaque publicado na lateral direita do Samblog.
>
SAMBA 2
Xocolate, Alexandre Belo e Zeca Swuinguinho

>
SAMBA 4
Deko Santana, Josemar Manfredini e Ciganerey

>
SAMBA 5
Bira Pernilongo, Fred Inspiração e Willian Tadeu

>
SAMBA 6
Hugo Fiscal

>
>
SAMBA 7
Júlio Ferreira e Júnior Carioca
VÍDEO INDISPONÍVEL
>
>
SAMBA 13
Marcelo Demétrio, Samir Trindade e Leandrinho Big Boys

>
SAMBA 14
Márcio Rodrigues, Mestre Juca, Márcio Pessi e Rafael Tubino

>
<
SAMBA 18
Jaílson Barbosa, Duda do Cavaco, Tom Astral, Fabão da Tijuca, Wander Timbalada e Mariano Araújo

VÍDEO INDISPONÍVEL
>
>
SAMBA 26
Tinga, Gustavinho, Marcelo  Ferreira e Danilo Alegre Garcia (Bigode)

>
SAMBA 27
Vinícius Brito, Vinícius Maroni, Fábio Santiago e Saimon

>
SAMBA 28
Jorginho Harmonia, Sardinha, Júnior Duarte e Fernando

>
SAMBA 29
Victor Nascimento e Roberto Nascimento

FacebookTwitterOrkutYahoo MessengerShare
You are subscribed to email updates from Samblog
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.

Aluno Vence Concurso

José Antonio dos Santos da Silva – JOSÉ ANTONIO DOS SANTOS DA SILVA, Negro em Movimento no Sul - Filho de Ogun   18/07/2011
"Como Vencer a Pobreza e a desigualdade"
REDAÇÃO DE ESTUDANTE CARIOCA VENCE CONCURSO DA UNESCO COM 50.000 PARTICIPANTES
Imperdível para amantes da língua portuguesa, e claro também para Professores. Isso é o que eu chamo de jeito mágico de juntar palavras simples para formar belas frases. REDAÇÃO DE ESTUDANTE CARIOCA VENCE CONCURSO DA UNESCO COM 50.000 PARTICIPANTES
Tema: 'Como vencer a pobreza e a desigualdade'
Por Clarice Zeitel Vianna Silva
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro – RJ
'PÁTRIA MADRASTA VIL'
Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência. .. Exagero de escassez... Contraditórios? ? Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL.
Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade.
O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada - e friamente sistematizada - de contradições.
Há quem diga que 'dos filhos deste solo és mãe gentil.', mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe. Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil, está mais para madrasta vil. A minha mãe não 'tapa o sol com a peneira'. Não me daria, por exemplo, um lugar na universidade sem ter-me dado uma bela formação básica.
E mesmo há 200 anos atrás não me aboliria da escravidão se soubesse que me restaria a liberdade apenas para morrer de fome. Porque a minha mãe não iria querer me enganar, iludir. Ela me daria um verdadeiro Pacote que fosse efetivo na resolução do problema, e que contivesse educação + liberdade + igualdade. Ela sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra... Sem nenhuma contradição!
É disso que o Brasil precisa: mudanças estruturais, revolucionárias, que quebrem esse sistema-esquema social montado; mudanças que não sejam hipócritas, mudanças que transformem! A mudança que nada muda é só mais uma contradição. Os governantes (às vezes) dão uns peixinhos, mas não ensinam a pescar. E a educação libertadora entra aí. O povo está tão paralisado pela ignorância que não sabe a que tem direito. Não aprendeu o que é ser cidadão. Porém, ainda nos falta um fator fundamental para o alcance da igualdade: nossa participação efetiva; as mudanças dentro do corpo burocrático do Estado não modificam a estrutura. As classes média e alta - tão confortavelmente situadas na pirâmide social - terão que fazer mais do que reclamar (o que só serve mesmo para aliviar nossa culpa)... Mas estão elas preparadas para isso? Eu acredito profundamente que só uma revolução estrutural, feita de dentro pra fora e que não exclua nada nem ninguém de seus efeitos, possa acabar com a pobreza e desigualdade no Brasil. Afinal, de que serve um governo que não administra? De que serve uma mãe que não afaga? E, finalmente, de que serve um Homem que não se posiciona? Talvez o sentido de nossa própria existência esteja ligado, justamente, a um posicionamento perante o mundo como um todo. Sem egoísmo. Cada um por todos. Algumas perguntas, quando auto-indagadas, se tornam elucidativas. Pergunte-se: quero ser pobre no Brasil? Filho de uma mãe gentil ou de uma madrasta vil? Ser tratado como cidadão ou excluído? Como gente... Ou como bicho?

Premiada pela UNESCO, Clarice Zeitel, de 26 anos, estudante que termina faculdade de direito da UFRJ em julho, concorreu com outros 50 mil estudantes universitários.

Ela acaba de voltar de Paris, onde recebeu um prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) por uma redação sobre 'Como vencer a pobreza e a desigualdade'

A redação de Clarice intitulada `Pátria Madrasta Vil´ foi incluída num livro, com  outros cem textos selecionados no concurso. A publicação está disponível no site da Biblioteca Virtual da UNESCO.

Favor divulguem, aos poucos iremos acordar este"BraSil".

–––––
Responda a este e-mail para adicionar um comentário à postagem.
__._,_.___

Noticias da Prefeitura de Porto Alegre RS

Segunda-feira, 18 de Julho de 2011 18:44

Corpo da mensagem

        A MANCHETE

Obras do Socioambiental alteram o trânsito na Loureiro da Silva

A partir de amanhã, 19, o Dmae realiza mais uma etapa do Projeto Socioambiental: travessia do Emissário Terrestre sob a Loureiro da Silva. Essa obra permitirá a interligação da Estação de Bombeamento de Esgotos na Ponta da Cadeia, junto à Usina do Gasômetro, com o emissário terrestre. Para fazer a travessia, será necessário bloquear totalmente o tráfego de veículos na Loureiro da Silva, no sentido bairro-Centro, entre a Vasco Alves e a Edvaldo Pereira Paiva, a partir das 9h de terça-feira, 19, até as 17h de 30 de julho, sábado. O sentido inverso da Loureiro da Silva, Centro-bairro, ficará liberado ao tráfego. Leia mais...
        DESTAQUES

Dmae fará manutenção preventiva na Estação Ouro Preto

Com o objetivo de garantir o abastecimento de água na região atendida pela Estação de Bombeamento Ouro Preto e prevenir problemas de operação durante o verão, quando o consumo é maior, o Dmae vai realizar manutenção preventiva, mecânica e elétrica, na Estação que fica na Rua Ouro Preto, 867, Jardim Lindóia. Para executar o serviço, será necessário interromper o abastecimento de água amanhã, 19, a partir das 8h, nos seguintes bairros: Boa Vista (parte), Cristo Redentor, Jardim Floresta, Jardim Itú-Sabará, Jardim Lindóia, Jardim São Pedro, Mario Quintana, Passo D´Areia, Protásio Alves, Rubem Berta, Sarandi, São Sebastião, Vila Floresta e Vila Ipiranga. Leia mais...

Prefeitura anuncia entidade para gerenciar Hospital Independência

O prefeito José Fortunati e o secretário de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, anunciam em coletiva de imprensa amanhã, 19, às 14h30, no Salão Nobre do Paço Municipal, a entidade vencedora do edital de chamamento público que irá gerenciar o Hospital Independência. O Hospital Independência atenderá 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Será especializado em ortopedia e traumatologia e contará com 90 leitos de internação e dez de UTI, totalizando cem leitos. A entidade está fechada desde abril de 2009.

Coleta automatizada: concluída instalação de contêineres

O DMLU e a Conesul Soluções Ambientais, empresa responsável pela coleta automatizada do lixo orgânico, disponibilizaram mais de mil contêineres nas 212 ruas da área-piloto de terça-feira, 12, até o amanhecer desta segunda-feira, 18. “Sabemos que ainda há ajustes a serem feitos nos próximos dias. O importante é que já se nota a cidade mais limpa”, explica Mário Moncks, diretor-geral do departamento. Entre os ajustes e as adaptações que o DMLU pretende trabalhar nesse primeiro momento está a distância (um metro) que os automóveis devem guardar de cada contêiner ao estacionar, para que o braço automático do caminhão coletor possa alcançar o contêiner na hora da coleta. Leia mais...
        EVENTOS

Começa venda de ingressos para o Festival de Inverno

Os ingressos para os shows começaram a ser vendidos hoje, 18, em dois locais: bilheteria dos teatros Renascença e Bourbon Country. Os shows previstos para o Bourbon têm ingressos comercializados apenas na bilheteria do teatro. Os espetáculos serão apresentados em três locais: Bourbon Country, Teatro de Câmara e Teatro Renascença. A primeira atração é Lobão, na segunda-feira, 25, a partir das 21h, no Bourbon Country. No mesmo local, dia 26, também às 21h, se apresenta Pedro Aznar. O último espetáculo acontece em 23 de agosto. Soledad Villamil faz apresentação às 21h, no Bourbon Country. Veja a programação e preços

Cavalhada realiza etapa Bairros do 5º Congresso da Cidade

As lideranças comunitárias, empresariais, representantes do terceiro setor e moradores do bairro se reunirão nesta noite, 18, a partir das 19h, no Centro Regional Sul e Centro Sul (antigo Cecopam , na rua Arroio Grande, n.º 50 – bairro Cavalhada). Os encontros moderados têm o objetivo de definir Motes e Metas para a comunidade e estão sendo realizados nos 82 bairros até julho. Cavalhada tem 15.403 habitantes, representando 1,13% da população do município. A taxa de analfabetismo é de 3,3% e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 7,2 salários mínimos. Leia mais...

Coletiva de arte destaca o lúdico no processo de criação

A exposição Poiein Ludus, Poiein Faber inaugura amanhã, 19, às 19h, na galeria de arte do Dmae. O grupo de artistas formado por André Winn, Carolina Marchese, Erika Romaniuk, João Genaro, Karen Campos, Luana Alt, Morgana Ávila, Thiago Reis e Vini Albernaz afirma que a essência da exposição é a poética do lúdico e do trabalho. As obras evocam dois modos distintos de exercer a liberdade necessária para desenvolver os processos de criação: o primeiro aponta para a vontade de jogar (brincar). O outro modo traz a energia do trabalho (produção) contida na tenacidade. A mostra pode ser visitada até 17 de agosto. Leia mais...
        SERVIÇOS

Mais dois casos de gripe A na Capital

A Secretaria de Saúde confirmou hoje, 18, mais dois casos de H1N1 em residentes da Capital. Agora, são dez casos confirmados. Dos novos, um é morador do bairro Restinga, masculino, com quatro meses, não vacinado, fazendo uso de Oseltamivir, internado. O outro é residente do bairro Passo das Pedras, masculino, 6 anos, não vacinado, internado. A pneumologista Elaine Ceccon alerta que, para prevenção de doenças como resfriados e gripes, as recomendações são lavar as mãos com frequência, evitar compartilhar copos e talheres, cobrir com um lenço descartável a boca e o nariz sempre que tossir ou espirrar. Leia mais...

Linha da Pequena Empresa está no Partenon a partir de hoje

O atendimento ocorre junto à Igreja São Jorge (Bento Gonçalves, 2948), das 9h às 17h. Adaptado pela Carris, o ônibus vai aos bairros para facilitar o acesso de empreendedores às formalidades necessárias à abertura de pequenos negócios, obtenção de microcrédito, alvarás e licenças municipais. Os interessados também recebem assessoria em pequenos grupos e têm a possibilidade de concretizar a formalização como empreendedor individual. A Linha da Pequena Empresa resulta de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS). Leia mais...

Smam revitaliza praça no Morro Santana

A Secretaria do Meio Ambiente finalizou hoje, 18, as obras de revitalização da Praça Carlos Fonseca Amador, no Morro Santana, onde foi constatada a depredação de vários equipamentos. Equipe da secretaria consertou o telamento da quadra de esportes e do recanto infantil, trocou as tabelas de basquete, substituiu brinquedos de recreação infantil e pintou bancos. O secretário-adjunto, André Carús, que esteve na praça em junho com a equipe de Assessoria Comunitária para averiguar os problemas, pediu que a população ajude a cuidar da área verde. “Os atos de vandalismo devem ser denunciados por meio do telefone 156”, disse. Leia mais...
        VEJA A PREVISÃO DO TEMPO        VEJA IMAGEM DE SATÉLITE        VEJA PAUTAS PARA AMANHÃ

Editado pela Supervisão de Comunicação Social
E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926
Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.