quinta-feira, 28 de julho de 2011

Sem Juízo, por Marcelo Semer: ....fascismo: a serpente rompe a casca do ovo....

Sem Juízo, por Marcelo Semer: ....fascismo: a serpente rompe a casca do ovo....: "Ninguém presta atenção ao alerta de Adorno: “pensar e agir para que Auschwitz nunca mais acontecesse” O artigo que segue é de autoria ..."

Racismo na Noruega

 

Noruega ensina que racismo não pode ser visto como folclore

Marcelo Semer
De São Paulo
Se existe algo que o massacre na Noruega pode nos ensinar é que racismo, machismo e xenofobia não devem ser tratados como mero folclore.
Entre as palavras e as ações há um longo caminho, mas sempre pode existir alguém disposto a percorrê-lo.
Sarah Palin, candidata republicana a vice-presidente e musa do ultra-conservador Tea Party, dizia que a deputada democrata Gabrielle Giffords era um dos "alvos a serem abatidos" na política norte-americana.
Tratava-se de uma metáfora, mas um atirador em Arizona, a levou ao pé da letra. A tentativa de abater o alvo, uma das vozes contra a política hostil aos imigrantes, resultou em seis mortes em janeiro último, na cidade de Tucson.
Não há hoje quem não tema as possíveis consequências políticas de uma Europa economicamente em frangalhos -a lembrança da mistura depressão-fascismo do século XX ainda é suficientemente viva para suscitar este temor. Mas parece não ser o bastante para afastar a xenofobia, agora focada na repulsa ao Islã e a imigrantes que vem da África e Ásia.
A recente era da globalização só funcionou enquanto serviu como uma segunda colonização.
Os países periféricos foram instados a abrir seus mercados, homogeneizar suas normas, privatizar e internacionalizar suas empresas estratégicas, criando mercados alternativos ao já saturados no hemisfério norte.
Mas o mundo tornou-se global apenas em uma direção, pois as fronteiras voltaram a se fechar de forma ainda mais vigorosa, com a construção de grandes muros e o recrudescimento das leis de imigração - imigração esta que em outros tempos supriu com mão de obra barata, serviços que nacionais se recusavam a cumprir.
Pouco se pode fazer, é verdade, para impedir de todo ações repentinas de vingadores que se sentem representantes de uma nova cruzada, propondo salvar o mundo com toscas visões.
Mas estimular o discurso do ódio certamente não é uma delas.
O alarmismo com a fé diversa, o maltrato com o forasteiro e o diferente, o apego extremado a valores moralistas, são o caldo de cultura próprio para gerar ações excludentes, que tanto podem reverter em atentados quanto desembocar em políticas de Estado. Afinal, o que pode ser mais terrorista que o Holocausto?
Se a história se repete, como profetizava Marx, o receio é que nos abata mais uma vez como tragédia. Parafraseando Martin Luther King, parece ser o caso de nos preocuparmos tanto com o silêncio dos bons, quanto com o grito dos maus, este cada vez mais ensurdecedor.
O Brasil não vive o momento depressivo que se espalha pela Europa e Estados Unidos, fruto dos desvarios neoliberais, que maximizaram os mercados e o lucro e minimizaram as regulações.
Ao revés, vive anos de crescimento que resultaram em inesperada mobilidade social, mas isto também é motivo para cautela.
À incorporação de direitos civis a grupos minoritários, como homossexuais, instaurou-se uma brigada da moral, com forte apelo religioso. À incorporação ao mercado consumidor de uma classe emergente, recém-saída da linha de pobreza, levantou-se reação de quem se sente invadido em espaços até então exclusivos, entre faixas de automóveis e assentos de aviões. Ao pujante crescimento do Nordeste, esboça-se uma xenofobia de cunho separatista.
Aqui, como na Europa, devemos temer, sobretudo, aos que se propõe a nos higienizar ou recuperar valores tradicionais, que apenas remontam a mais exclusão.
O antídoto ao fascismo é o exercício da democracia e a preservação da dignidade humana como vetor de políticas sociais.
Só se abate o preconceito acreditando na igualdade.

Marcelo Semer é Juiz de Direito em São Paulo. Foi presidente da Associação Juízes para a Democracia. Coordenador de "Direitos Humanos: essência do Direito do Trabalho" (LTr) e autor de "Crime Impossível" (Malheiros) e do romance "Certas Canções" (7 Letras). Responsável pelo Blog Sem Juízo

--
Grupo de Debates Brasil-Política
Desde – 30 de março de 2005

Página do grupo: http://groups.google.com.br/group/brasil-politica
Enviar mensagem: brasil-politica@googlegroups.com
Entrar no Grupo: brasil-politica+subscribe@googlegroups.com
Cancelar assinatura: brasil-politica+unsubscribe@googlegroups.com
Regras do Grupo: http://groups.google.com.br/group/brasil-politica/web/regras-do-grupo-brasil-poltica

Edison Evaristo
Moderador do Grupo Brasil-Política
e_evaristobr@yahoo.com.br
__._,_.___

Império da Zona Norte




Samblog - clicRBS


Posted: 25 Jul 2011 08:30 AM PDT
Vai soar amanhã à noite o apito para o início do Festival de Samba-Enredo do Império da Zona Norte, com 10 sambas inscritos (leia aqui). E a disputa começa com uma alteração em relação ao anunciado anteriormente, logo após o sorteio da ordem de apresentações, divididas em duas noites.
Os sambas de números 5 e número 9, que se apresentariam respectivamente nos dias 26 de julho e 2 de agosto, trocaram de datas. Ficou assim:
26 de julho
SAMBA 1 — Marcelo Demétrio, Gustavinho Oliveira, Bigode e Tinga
SAMBA 2 — Rodrigo Cunha e Marcos Pujol
SAMBA 3 — Juan Martins, Jair Soares Júnior e Valdonir dos Santos
SAMBA 4 — Tabajara Ortiz e Wilson Silva
SAMBA 9 — José Júnior, Fernando Silva e Douglas Geyer Pereira
2 de agosto
SAMBA 6 — Valdir Alves
SAMBA 7 — Estevão e Nego Beto do Cavaco
SAMBA 8 — Cassius Martins, Ciganerey, Gustavo Barros, Juliano Centeno e Victor Alves
SAMBA 5 — J.C Coelho, Sérgio Many, Cezinha Oliveira, J.Alberto e Rogério Acioli
SAMBA 10 — Xocolate, Alexandre Belo, Zeca Swuinguinho e Biscoito do Cavaco
O evento terá início a partir das 20h30min, com entrada franca, na quadra do Império da Zona Norte (Avenida Sertório, 1021).
>
Quer ganhar uma camiseta do enredo 2012?
Pois bem, em parceria com o Samblog, a escola vai sortear uma camiseta alusiva ao enredo de 2012 (O Império Contra-Ataca) a quem está acompanhando o Festival de Samba-Enredo.
Para participar, só é necessário arriscar um palpite! Envie um e-mail para samblog@clicrbs.com.br até as 20h deste terça-feira (dia 26 de agosto) dizendo qual samba você acha que será o vencedor. A camiseta será sorteada entre os samblogueiros que, ao fim da disputa de samba-enredo, tiverem acertado no palpite. Em caso de fusão de sambas, concorre quem tiver apostado em qualquer um dos dois.
As camisetas do enredo também já estão à venda na quadra da escola, por R$ 30. Em breve a gente divulga o desenho aqui.
FacebookTwitterOrkutYahoo MessengerShare
Posted: 25 Jul 2011 07:00 AM PDT
A disputa vai se afunilando nos Imperadores do Samba. No último sábado, foram cortadas mais quatro obras na segunda eliminatória do Festival da escola (leia aqui sobre a etapa anterior:
— Samba 2: Xocolate, Alexandre Belo e Zeca Swuinguinho
— Samba 14: Márcio Rodrigues, Márcio Pessi, Mestre Juca e Rafael Tubino
— Samba 18: Jaílson Barbosa, Duda do Cavaco, Tom Astral, Fabão da Tijuca, Wander Timbalada e Mariano Araújo
— Samba 26: Tinga, Gustavinho, Marcelo Ferreira e Bigode
Como a escola havia disponibilizado sua harmonia, o intérprete Vinícius Machado cantou 11 dos 12 sambas que se apresentaram. A parceria da obra de número 2 levou a própria harmonia, com Belo ao microfone. Em breve, a escola disponibilizará vídeos gravados no sábado (aliás, você viu como foi a primeira eliminatória? Está tudo aqui).
Na próxima etapa, dia 30 de julho, outros quatro sambas serão eliminados e quatro sobreviverão para a grande final, no dia 6 de agosto.
>
Troféu Internet
Não esqueça que mesmo os sambas eliminados podem chegar à final. Uma novidade do festival é a classificação por voto popular. Até o dia 31 de julho, você pode votar na enquete publicada no blog do Festival. Além do troféu, o samba preferido dos internautas estará automaticamente classificado.
FacebookTwitterOrkutYahoo MessengerShare
You are subscribed to email updates from Samblog
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610

Mensagem l

Jornal Negritude nº 34

jornal-negritude-n-34

Crime contra a Natureza na Praça Daltro Filho de Vacaria RS















Alto Risco

Gays, lésbicas e travestis pobres no Rio: entre a cruz e a espada

Ser gay, lésbica, bissexual, travesti ou transexual (LGBT) e, ainda por cima, pobre implica em uma situação de alto risco, como demonstra a espantosa realidade nas comunidades pobres do Rio e da Baixada Fluminense.

Wilson H. da Silva,
da redação


• Uma reportagem intitulada “Gays são caçados nas favelas do Rio pelo tráfico e pela milícia”, escrita pelo jornalista Mahomed Saigg para o “O Dia”, do Rio de Janeiro, no dia 5 de julho, deu nomes e rostos para uma realidade que, apesar de constantemente denunciada, muitas vezes é menosprezada: ser parte da comunidade LGBT neste país é sinônimo de situação de risco.

Um risco muitas vezes letal, como há décadas o Grupo Gay da Bahia vem denunciando através de pesquisas que demonstram que o Brasil detém o vergonhoso recorde de ser o país onde mais se matam homossexuais: desde 1980, já foram contabilizadas 3.300 mortes, o que significa que um membro da comunidade LGBT é assassinado a cada dois dias.

Ao contrário do que a propaganda oficial e as ilusões alimentadas por alguns setores do movimento nos querem fazer acreditar, a tendência não está diminuindo: em 2008, foram 189 assassinatos; em 2009, 198 mortes; e, em 2010, o número saltou para 254.

A “novidade”, ainda mais sórdida, revelada pela reportagem (baseada em uma pesquisa feita pela ONG Conexão G, localizada na Maré) é que, nas comunidades empobrecidas, a comunidade LGBT está sendo cercada e brutalizada por todos os lados (pelas milícias paramilitares, pelos narcotraficantes e pelos agentes das malfadadas Unidades Pacificadoras), o que tem provocado uma situação ainda pior: todos os dias pelo menos um homossexual é agredido e muitos deles são mortos, literalmente, com requintes de crueldade.

O terrível quadro descrito pelo repórter foi baseado em relatos e histórias pra lá de reais. Cabe citar algumas delas.



Leia matéria na integra no site do PSTU:

http://pstu.org.br/opressao_materia.asp?id=13099&ida=0

Pra Nunca Mais Chorar - Cover de Vanusa

Polêmica na Câmara de Vereadores de Vacaria RS

LEGISLATIVO

LEGISLATIVO.
A seção de terça feira certamente vai ficar na história do nosso legislativo; mas na história das seções lamentáveis e indesejáveis. O motivo é a briga pela presidência da casa, acontece que o vereador Mario Almeida, o Mario bala do DEM se recusa a votar em Antonio Almeida do PPS por uma razão muito simples; o acordo feito lá no começo dessa legislatura foi feito por vereadores de oposição ao prefeito, mas três dos vereadores de oposição passaram para o lado do prefeito em troca de emprego para esposas, parentes e apadrinhados. Mantendo sua linha de oposição Mario Bala não vota em quem defende o atual prefeito. Essa atitude provocou a ira dos vereadores Antonio e Amadeu, que a usarem a tribuna ofenderam Mario Bala com palavras de baixo calão, um vocabulário jamais visto na tribuna da casa, sendo a seção transmitida via internet, essa seção vai ficar na história como mais um episódio lamentável do nosso legislativo. O pior de tudo isso, é que essas ofensas, e essa fúria não têm o objetivo de defender o povo, defender projetos, mas de defender interesses pessoais, de defender empregos dos parentes e os desmandos do atual prefeito. O povo tem o direito de saber tudo que passa na casa e assim escolher pessoas com educação e comprometidas com o progresso e com a ética, a moral e o os bons costumes. Afinal pagamos mais de 4.500 todo mês para que os vereadores representem nossa comunidade.

Noticias da Prefeitura de Porto Alegre RS

        A MANCHETE

Prefeitura faz manutenção de vias prejudicadas pela chuva

Após a intensa precipitação de chuva ocorrida nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) intensificou as operações de manutenção e tapa-buracos nas vias onde o pavimento foi mais prejudicado. Entre hoje, 22, e a próxima segunda-feira, 25, período em que não há previsão de chuva, equipes vão trabalhar para melhorar a qualidade do asfalto nas principais ruas e avenidas onde houve mais acúmulo de água e, por consequência, rompimento do pavimento. Serão 14 equipes de trabalho, com cronograma previsto inclusive para o domingo. Leia mais...
        DESTAQUES

Linha da Pequena Empresa estará no Morro Santana

A partir de segunda-feira, 25, o ônibus Linha da Pequena Empresa estará no Morro Santana. O atendimento será das 9h às 17h, junto à Paróquia Santa Ana (rua Emílio Otto 98). Adaptado pela Carris, o ônibus vai aos bairros para facilitar o acesso às formalidades necessárias à abertura de pequenos negócios, obtenção de microcrédito, alvarás e licenças municipais. Os interessados também recebem assessoria em pequenos grupos e têm a possibilidade de concretizar a formalização como empreendedor individual. Leia mais...

Prefeito sanciona lei que cria Secretaria dos Direitos Animais

O prefeito José Fortunati sanciona segunda-feira, 25, a lei que cria a Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda), durante solenidade às 14h30, no Salão Nobre do Paço Municipal. A proposta de criação da pasta, que tem como objetivo estabelecer e executar políticas públicas destinadas à saúde, proteção, defesa e bem-estar animal, foi aprovada na Câmara Municipal em 27 de junho. Para Fortunati, a nova secretaria irá aglutinar e potencializar o trabalho que a prefeitura já desenvolve relacionado ao bem-estar animal. Leia mais...

Orquestra Villa-Lobos insere alunos pela música

Proporcionar a crianças e a jovens inclusão social por meio do acesso ao conhecimento musical e a vivências artísticas, promovendo a auto-estima e a coletividade, estabelecendo interação com elementos da cultura local e ampliando possibilidades de participação na sociedade são os objetivos do grupo, oriundo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, resultado de projeto de educação musical e social desenvolvido na comunidade. Os jovens são provenientes do projeto desenvolvido na Lomba do Pinheiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e o Instituto Cultural São Francisco de Assis. Leia mais...

Uniforme do Inter divulgará Porto Alegre na Copa Audi

Com a frase “Come to Porto Alegre - Brazil 2014” estampada na camiseta, os jogadores do Sport Club Internacional disputarão a Copa Audi, dias 26 e 27, em Munique, na Alemanha. Os uniformes especiais de jogo e a camiseta promocional, convidando para visitar a Capital, foram apresentados hoje, 22, pelo prefeito José Fortunati e o segundo vice-presidente do clube, Dannie Dubin. Participaram do lançamento o secretário extraordinário da Copa 2014, João Bosco Vaz, e o diretor-executivo de marketing, Jorge Avancini. Leia mais...
        EVENTOS

Marca da cidade para a Copa deve ser lançada em novembro

A prefeitura deverá apresentar a marca de Porto Alegre para a Copa do Mundo de 2014 em novembro, durante a Semana ARP da Comunicação, promovida pela Associação Riograndense de Propaganda. O anúncio foi feito hoje, 22, no Paço Municipal, durante reunião da Câmara Temática de Marketing, Cultura e Eventos do Comitê Organizador da Copa na Capital. Durante o encontro, a agência de publicidade Novacentro apresentou estudo com sugestões de marca visual e slogan que divulguem a cidade internacionalmente. Leia mais...

Sesc confirmado como candidato a campo de treinos da Copa

O prefeito José Fortunati e o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, assinaram hoje, 22, pré-contrato para confirmar o Sesc Campestre como candidato a Campo Oficial de Treinamento (COT) da Copa de 2014. O documento será encaminhado à Fifa, que definirá três centros na Capital e na Região Metropolitana, entre os cinco espaços apresentados pela prefeitura. Além do Sesc, estão listados o Estádio Passo D"Areia, o projeto Arena do Grêmio e a Ulbra, já formalizados, além da PUCRS, que deverá assinar em breve. Leia mais...

Parceria com Telebrás visa a Plano de Banda Larga

A visita do presidente da Telebrás, Caio Bonilha, à Procempa na manhã de hoje, 22, resultou em assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre as duas empresas. Além de prever intercâmbio de conhecimentos, compartilhamento de softwares e desenvolvimento de sistemas,  o termo poderá estar sendo o antecessor de contrato para uso da rede da Procempa no Programa Nacional de Banda Larga. “Porto Alegre está muito bem atendida pela rede da Procempa e nos interessa muito usar essa capilaridade no município para atender as metas do PNBL”, disse Caio. Leia mais...
        SERVIÇOS

HPS faz campanha de doação de sangue

O Hospital de Pronto Socorro realiza amanhã, 23, uma campanha de doação de sangue para o Hemocentro da Capital. A partir das 8h30, um ônibus estará estacionado em frente do HPS. As coletas serão das 9h ao meio-dia. À tarde, começam às 13h30, e as senhas serão distribuídas até 16h. Os doadores devem ter entre 18 e 65 anos, pesar acima de 50 quilos e apresentar um dos seguintes documentos: carteira de identidade, profissional, habilitação ou passaporte. Confira outras observações para doar sangue...

Sarampo: vacinação é prorrogada até o dia 29

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a campanha de vacinação contra o sarampo, iniciada em 18 de junho, e que seria encerrada hoje, 22, foi prorrogada por mais uma semana.
Até o dia 29, pais ou responsáveis podem levar seus filhos de um ano a menores de sete para serem imunizados, em qualquer unidade de saúde. Porto Alegre já alcançou o índice de 74,81% de crianças vacinadas, o que corresponde a 73.201 doses aplicadas. A meta é atingir 95%.
        VEJA A PREVISÃO DO TEMPO        VEJA IMAGEM DE SATÉLITE        VEJA PAUTAS PARA AMANHÃ

Editado pela Supervisão de Comunicação Social
E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926
Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.