terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Viva Favela

 

REVISTA MULTIMÍDIA VIVA FAVELA

Início

Não conseguiu visualizar esse email?
Clique Aqui.


Não é possível pensar o Rio de Janeiro, sem pensar as favelas cariocas. E as favelas têm uma história complexa, rica e contraditória com as outras áreas da cidade. Amadas e rejeitadas, as favelas são cantadas em prosa e verso como as alegrias do Rio, o orgulho carioca, e ao mesmo tempo foram objeto de abandono e discriminação em relação a diversas conquistas da cidade. O principal direito negado às favelas foi o direito à segurança. No Rio de Janeiro, desenvolveu-se algo que não aconteceu a nenhuma outra cidade do Brasil, e só aconteceu a raríssimas cidades do mundo: territórios urbanos no coração da metrópole foram dominados por grupos armados ilegais e mantiveram-se sob seu domínio por mais de duas décadas. A partir de 2009, a cidade começou a vivenciar uma nova experiência de segurança pública: a retomada de territórios das mãos de grupos ilegais para o controle do Estado. Já são 19 UPPs e, a cada uma delas, novas questões, desafios e ângulos se apresentam. As UPPs mobilizam todo o Rio, e não somente as populações que vivem dentro das comunidades retomadas. As UPPs, na verdade, mobilizam o Brasil, e especialistas em diversas partes do mundo se interessam sobre o que está acontecendo no Rio. Muito tem sido escrito, filmado e fotografado sobre as UPPs, especialmente pelas grandes mídias. Mas raramente, como nessa seleção de artigos, seus autores são jovens de favelas, e correspondentes de expressões comunitárias de diferentes áreas da cidade e do Brasil. Os artigos, vídeos e coleção de fotos que apresentamos resultam de olhares críticos, indagadores e criativos sobre o processo que tem gerado tanto interesse. Raramente um panorama de tal diversidade tem sido mostrado.
Curadoria
Pacificação

Olhares da favela sobre as UPPs

As UPPs vistas por dentro, por quem conhece a favela, e não por quem apenas “entrou” na comunidade para cobrir um fato passageiro, como é a maior característica da mídia diária nos grandes veículos. Os artigos, o vídeo e as fotos a seguir têm o compromisso e a experiência de quem vive a favela no dia a dia.
Video

por |
Maracanã |
RJ

Cidade não pacificada

O que acontece com as favelas e territórios que ainda não foram retomados das mãos de grupos armados, ou onde as UPPs ainda não foram totalmente instaladas ou as áreas que se encontram abandonadas no direito à segurança? Esses artigos servem para nos lembrar que a maioria do Rio ainda vive na angústia e na insegurança.

Policiamento comunitário pelo Brasil

As UPPs inspiram reflexões sobre as relações entre polícia e sociedade em outras partes do Brasil. Em Poços de Caldas, a importância da comunicação entre vizinhos; em São Paulo, a adoção de um modelo japonês de policiamento comunitário; e em Barra Bonita (SP), jovens discutem a política de pacificação no Rio de Janeiro.
 Galeria

por |
Jardim das Acácias |
SP

Artigos de opinião

Visões de dois moradores de comunidades pacificadas sobre os desafios desta nova política de segurança.

Não quer mais receber a Revista Multimídia Viva Favela? Ainda não é assinante e quer receber a revista (bimestral)? Clique aqui para cadastrar/descadastrar seu e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim