sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Pedágios no RS

Sossella defende mudança no modelo de pedágios no RS

Na manhã desta quarta-feira (9) o deputado Gilmar Sossella (PDT) se reuniu com lideranças na Assembleia Legislativa em prol da Frente Parlamentar contra a renovação da concessão de pedágios nas estradas gaúchas.
A pauta da reunião foi para planejar ações afim de que o governo estadual assuma uma posição e cumpra a promessa de não renovar com as concessionárias. Na terça-feira (8) o parlamentar participou da reunião da Câmara Temática do Comitê do Conselho de Desenvolvimento e Social do RS (CDES/RS), que contou com a presença da Univias, uma das concessionárias de pedágios no estado.
Gilmar Sossella criticou a proposta da empresa de prorrogar por mais 11 anos a concessão, salientando que os parlamentares precisam ficar atentos para este debate. Informou ainda que na minuta apresentada do relatório final da Câmara Temática sobre o assunto, as conclusões foram as seguintes: a não renovação do Programa Estadual de Rodovias e a notificação da decisão às concessionárias; avaliar alternativas de execução do projeto básico que indique a melhor modalidade que ofereça as vantagens aos usuários; que o valor do pedágio seja proporcional ao limite de benefícios aos usuários; que o novo modelo apresente mecanismos permanentes de fiscalização pública e controle social; a extinção de praças de pedágios em locais de perímetro urbano; e a implantação de novas tecnologias para agilizar o tráfego de veículos nas praças de pedágios.
O deputado defendeu o modelo de pedágio comunitário que cobra 60% a menos dos usuários e realiza melhorias nas estradas. “A Assembleia não pode ficar alheia a essa discussão, temos que nos mobilizar a favor do povo gaúcho que não quer a renovação do contrato com as concessionárias da forma como funciona atualmente”, destacou Sossella.
Além dos deputados estaduais Marisa Formolo (PT), Miriam Marroni (PT), Álvaro Boessio (PMDB), Alceu Barbosa (PDT) e Gilmar Sossella (PDT); estiveram presentes na reunião representantes do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS), representantes da Associação dos Usuários de Rodovias Concedidas (ASSURCON) e representantes do Ministério Público F eder al.

*Com informações de Evelyn Berndt


Foto: Divulgação / Evelyn Berndt
Legenda: Sossella se manisfesta contra a renovação da concessão dos pedágios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim