sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Encontro com o Professor

Ministério da Cultura e FIAT apresentam:








José Clemente Pozenato







Gisele de Santi

Data: 20/10/2011
às 19h30min

Local: StudioClio
(José do Patrocínio, 698)



Entrada Franca!







Ouça o Encontros na Gaúcha





Visite nosso site!




Na próxima quinta-feira, 20 de outubro, Ostermann recebe o escritor José Clemente Pozenato, autor do livro O Quatrilho. A canja musical fica por conta de Gisele de Santi. É quinta que vem, às 19h30min, no StudioClio, com entrada franca. Até lá!


Saiba um pouco mais

O professor e escritor gaúcho, José Clemente Pozenato, nasceu na cidade de São Francisco de Paula. Autor de diversos ensaios e artigos em livros, revistas e jornais, é membro da Academia Sul-Brasileira de Letras e da Academia Rio-grandense de Letras.

Pozenato é Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e, em 1966, tornou-se professor de Literatura Brasileira na Universidade de Caxias do Sul. Sua carreira literária teve início um ano depois, quando participou da coletânea de poesia Matrícula, com os poetas Oscar Bertholdo, Jayme Paviani e Ary Trentin. Em poesia publicou ainda: Vária Figura, Carta de viagem, Meridiano e Cànti rùsteghi (cantos rústicos). Mapa de viagem é o título de sua poesia reunida, editada no ano de 2000. Em 1974, publicou o ensaio O regional e o universal na literatura gaúcha, premiado pelo Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul, seguindo-se a ele outros ensaios sobre literatura.

Em 1985, iniciou a carreira de ficcionista, com a publicação da novela policial O caso do martelo e do romance O quatrilho, uma narrativa centrada na primeira geração de filhos de imigrantes italianos no Sul do Brasil. O romance foi levado ao cinema em filme dirigido por Fábio Barreto e concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1996. Em 1989, publicou a novela policial O caso do loteamento clandestino e no mesmo gênero, em 2000, O caso do e-mail. Nesse mesmo ano lançou o romance A cocanha e, em 2006, publicou A babilônia, que encerrou a trilogia da imigração italiana.

Na categoria do conto publicou, em 1998, O Limpador de fogões. Já em 1999, lançou uma coletânea de crônicas com o título de Conversa solta. É autor também de literatura infantil, com as obras O jacaré da lagoa, de 1991, e Pisca-tudo, publicado em 2001. Na atividade pública, integrou o Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Caxias do Sul e, por duas vezes, o Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. Foi também Secretário de Cultura de Caxias do Sul 2006 e coordenador do curso de mestrado em Letras da Universidade de Caxias do Sul.

José Clemente Pozenato recebeu o título de cidadão caxiense em 1991 e foi eleito Personalidade do Livro, pela Câmara Rio-Grandense do Livro, em 1995. Em 2007 recebeu o título de Cavaliere na Ordem do Mérito da República Italiana.

Canja musical
Gisele De Santi revela-se uma cantora e compositora de segurança e maturidade notáveis. Trabalhando na música desde os 14 anos, quando compôs sua primeira canção chamada Outono, a cantora foi reconhecida na edição de 2010 do Prêmio Açorianos, nas categorias intérprete e revelação, além de receber indicações a melhor compositor e melhor disco do ano de MPB. Gisele De Santi é, também, o nome do seu primeiro CD, produzido por Gilberto Ribeiro Jr., coproduzido por Fabrício Gambogi e pós-produzido por Leo Bracht. As composições, todas autorais, passeiam pelos mais diversos estilos: bossa-nova, blues, jazz, chamamé, samba-rock, embora nunca de forma exatamente tradicional, muito mais como se retrabalhasse o gênero de forma pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim