segunda-feira, 6 de junho de 2011

Museu

Quarta-feira, 11 de Maio de 2011 18:14

Corpo da mensagem




Claudia AlexandreAssessoria de Imprensa
comunicacao@museuafrobrasil.org.br

Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera - Portão 10
São Paulo / SP - Brasil - 04094 050
Fone: 55 11 5579 0593//  11 7881-2688
http://www.museuafrobrasil.org.br/

Projeção de mulher herero receberá visitantes em exposição no Museu Afro Brasil

Quem visitar a Exposição Hereros Angola, de Sérgio Guerra, a partir de quinta-feira, dia 12, no Museu Afro Brasil, se surpreenderá ao encontrar uma mulher herero, do grupo Muhakona, recepcionando os visitantes. A intenção é garantir a interação com o ambiente da exposição. O inusitado desta tecnologia, conhecida como vikuit, é que além de projetar a imagem para fora da tela, ainda é possível o contato com a sonoridade da língua nativa. 
A exposição traz uma série de imagens, vestimentas e objetos deste povo que vive entre Huíla e Namibe, em Angola, mostrando a paixão do fotógrafo e publicitário Sérgio Guerra, pela cultura africana. A viagem resultou em mais de 10 mil imagens, sendo 200 delas selecionadas pelo curador Emanoel Araujo, para esta exposição.

Serviço
Exposição Hereros de Angola
Local: Museu Afro Brasil- Organização Social de Cultura
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera – portão 10
Data: 12 de maio a 24 de julho – terça a domingo, das 10 às 17h.
Entrada gratuita

Sobre o Museu Afro Brasil -  O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, é um espaço de preservação e celebração da cultura, memória e da história do Brasil na perspectiva negro africana, assim como na difusão das artes clássicas e contemporâneas, populares e eruditas, nacionais e internacionais.
Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, foi inaugurado em 23 de outubro de 2004 e possui um acervo de mais de 5 mil obras. Parte destas obras, cerca de 2.100, foram doadas à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo pelo artista plástico e curador, Emanoel Araujo, idealizador e atual Diretor-Curador do Museu. A biblioteca do museu, cujo nome homenageia a escritora, "Carolina Maria de Jesus", possui cerca de 6.800 publicações com especial destaque para a coleção de obras raras sobre o tema do Tráfico Atlântico e Abolição da Escravatura no Brasil, América Latina, Caribe e Estados Unidos. A presença negra africana nas artes, na vida cotidiana, na religiosidade, nas instituições sociais são temas presentes na biblioteca.
O museu mantém um sistema de visitação gratuita para todas as exposições e atividades que oferece; um Núcleo de Educação com profissionais que recebem grupos pré-agendados, instituições diversas, além de escolas públicas e particulares. Através do Núcleo de Educação também mantém o programa "Singular Plural: Educação Inclusiva e Acessibilidade", atendendo exclusivamente pessoas com necessidades especiais e promovendo a interação deste público com as atividades oferecidas.
Em 2009, a Associação Museu Afro Brasil, que administra o museu tornou-se uma das Organizações Sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura.  A gestão compartilhada do Museu Afro Brasil atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.

Secretário de Estado da Cultura: Andrea Matarazzo
Diretor Curador: Emanoel Araujo
Diretor Executivo: Luiz Henrique Marcon Neves
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº
Parque Ibirapuera- Portão 10
São Paulo- SP - Brasil
CEP: 040094-050
Fone: 55 11 3320-8900
Assessoria de Imprensa: Claudia Alexandre
Contato: comunicacao@museuafrobrasil.org.br
www.museuafrobrasil.org.br


Fotos

Fazer o download de tudo
  • Sergio Guerra - Hereros 2.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim