terça-feira, 10 de maio de 2011

Segurança Nas Fronteiras

Reunião em Posadas define carta de intenções para segurança nas fronteiras09/05/2011 20:09

O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, participou nos dias 6 e 7 de maio, de encontro entre órgãos da área segurança pública gaúcha, de províncias da Argentina, do Uruguai e do Paraguai, para discutir ações nas áreas de fronteira entre os países. O encontro, realizado em Posadas, capital da província de Misiones, na Argentina, deu início às conversações para eventuais acordos de cooperação entre os órgãos com o fim de combater todo o tipo de crime nas regiões fronteiriças, sobretudo o tráfico de drogas e de armas.

Os participantes do encontro - além do secretário gaúcho, estiveram presentes representantes da Chefia de Polícia do Paraguai, das Secretarias de Segurança das províncias argentinas de Misiones e Corrientes, entre outros nomes - estabeleceram uma carta de intenções buscando condições tecnológicas e operacionais para o controle das fronteiras, além de firmar o início de relacionamento entre as polícias na região.

Michels disse que representantes das áreas operacionais das polícias já vêm se encontrando para tratar de questões específicas. Ele também anunciou para breve a criação, no Rio Grande do Sul, de um gabinete de gestão integrada entre os órgãos de segurança, especificamente para tratar das questões de fronteira.

Um novo encontro entre os secretários deverá ser marcado para os próximos dias. Além de Airton Michels, estiveram em Posadas o comandante-geral da Brigada Militar, Sérgio Abreu, e o chefe de Polícia, Ranolfo Vieira Júnior. Durante a visita à Argentina, o secretário da Segurança Pública foi agraciado pela Polícia da Província de Misiones com a medalha Pablo Aregati - segundo governador das Ilhas Malvinas, que nasceu na região missioneira argentina.

Texto: Renato Araújo
Edição: Palácio Piratini (51) 3210.4305

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim