domingo, 27 de março de 2011

Moacir Scliar Poderá Ser Enredo dos Bambas da Orgia

Samblog - clicRBS


Posted: 26 Mar 2011 08:47 AM PDT
Quem assistiu o Jornal do Almoço da quarta-feira passada, ficou com uma pulga atrás da orelha. Dona Judith, viúva de Moacyr Scliar, falou no ar que seu marido, falecido no início do mês, poderia ser homenageado pelos Bambas da Orgia no Carnaval 2012.
A proposta é da chapa de Cleomar Rosa, que deve contar a história do gaúcho que se tornou Imortal da Academia Brasileira de Letras caso vença as eleições para a presidência da escola, previstas para abril.
Uma reunião seria realizada nesta sexta entre Dona Judith e Edgar Damião, candidato a vice de Cleomar. Caso o enredo fosse mesmo para a avenida, contaria com apoio da administração municipal.
Posted: 26 Mar 2011 01:56 AM PDT
Nunca é bom fazer prognóstico antes do tempo, mas pelo que se viu no encerramento da segunda noite de desfiles em Uruguaiana, a favorita ao título seria Cova da Onça.
Apesar de ter apresentado algumas falhas, não foi a única, o que equilibraria a disputa no que tange a erros na avenida. Claro, o tira-teima fica para este sábado, quando as oito escolas do Grupo Especial repetem suas apresentações.
E, como o Samblog tem sido bairrista nos posts sobre Uruguaiana, vamos de novo destacar talentos nossos que passaram pela avenida. Kaubi, intérprete da União da VIla do IAPI, dividiu os microfones da harmonia com o carioca Ito Melodia. Na foto abaixo, o flash é em Andy Lee, diretor de harmonia da Imperatriz Dona Leopoldina e músico do carro de som da Grande Rio.

Posted: 26 Mar 2011 12:57 AM PDT
A chuva que escaldou Os Rouxinóis assim que a escola entrou na avenida não esfriou os ânimos da escola, que desfilou com garra e empolgação.
O esquenta da entidade já previa que seria um desfile de superação para homenagear o mestre-sala juvenil Renan Rosado, que morreu recentemente depois de levar uma descarga elétrica enquanto trabalhava no barracão:
— Passamos por grandes dificuldades neste Carnaval. Nosso trabalho é grandioso e válido, porque estamos aqui na pista para fazer um espetáculo. Este Carnaval tem o nome de um grande carnavalesco. Onde estiver, estará nos olhando. E vai fazer com que esta escola desfile com garra, com o coração nos pés e na boca — declarou o presidente da entidade.
Posted: 26 Mar 2011 12:01 AM PDT
Bastou os Rouxinóis colocarem o pé na avenida para desabar uma forte chuva em Uruguaiana. 
Enquanto a escola e o público se molhava na avenida, dentro da cabine da Gaúcha foi uma correria para salvar os equipamentos da água.
O repórter Elias Costa não perdeu tempo e veio rapidinho vestir uma capa de chuva que tinha na manga para não ser surpreendido.  
Posted: 25 Mar 2011 11:50 PM PDT
Não, o intérprete e o mestre de bateria da Imperatriz Dona Leopoldina não trocaram o laranja e preto pelo azul e branco dos Bambas da Orgia. São as cores dos Bambas da Alegria que vestiram a dupla na segunda noite de desfiles de Uruguaiana.
Renan, que já integrou o carro de som da escola de Uruguaiana nos últimos Carnavais, veio com o primeiro microfone. Cachorrão se integrou à coordenação de bateria.
Mas, apesar de talentosos, eles não foram os únicos destaques do desfile dos Bambas da Alegria. A escola entrou na avenida tentando se firmar entre as favoritas. A entidade investiu forte, contratou mão de obra de Parintins para dar movimento aos seus carros e trouxe componentes do Uruguai e da Argentina. O resultado foi um desfile para cima ebriga, deve passar da Marduque, que fez um desfile negativamente surpreendente na noite anterior.
Posted: 25 Mar 2011 09:39 PM PDT
Depois de prestigiar o programa Gaúcha Entrevista na tarde desta sexta-feira, transmitido ao vivo de Uruguaiana, o presidente da Câmara dos Deputados, o gaúcho Marco Maia, fez uma visita à cabine da Gaúcha na passarela do samba, de onde Cláudio Brito comanda a cobertura do Carnaval fora de época da cidade.
Acompanhado do prefeito Sanchotene Felice e do presidente da Assembleia, Adão Villaverde, o terceiro homem mais importante da República de política e, claro, de Carnaval.
Ele está agora acompanhando a segunda noite de desfiles da folia temporã da Fronteira. Sua comitiva deixa a cidade neste sábado.  
Posted: 25 Mar 2011 09:20 PM PDT
Apesar de alguns destaques serem importados para o Carnaval de Uruguaiana, não faltam exemplos dos que podem ser considerados da terra. Como o carioca Emerson Dias, intérprete da Acadêmicos de São Miguel.
Desde que conheceu a folia do Rio Grande do Sul, não quis mais ficar de fora. Na Capital e em Uruguaiana, marca presença. Este ano, julgou bateria do Carnaval de Porto Alegre. Mas só porque foi chamado para substituir outro jurado de última hora. Se não estivesse no módulo de julgamento, estaria em alguma arquibancada, frisa ou camarote.
Em Uruguaiana, a mesma coisa. Em 2010, ele saiu no carro de som da Apoteose do Samba. Este ano, é o compositor e intérprete da Acadêmicos de São Miguel, que abriu os desfiles do Grupo Especial neste sábado. Se não estivesse com o microfone, estaria à beira da pista acompanhando a folia.
— Eu amo Carnaval. Não tem como ficar de fora. E aqui tem um clima muito bom. A cidade vive isso daqui — declarou Emerson, que é integrante do carro de som da Grande Rio.   
Aliás, do desfile da São Miguel, destaque mesmo para o samba. Foi o ponto alto da avenida. A apresentação da escola foi mediana, com alegorias e fantasias apresentando defeitos.  
Posted: 25 Mar 2011 08:14 PM PDT
Para Luiz Armando Vaz, comentarista da Rádio Gaúcha, não basta o comentário preciso e informação em primeira mão. Além isso, o Vaz prima pela elegância.
 Para 2011, preparou um traje especial. Com a camiseta roxa e dourada da Rádio Gaúcha, vestiu um conjunto feito sob medida. O tecido é azul para combinar com a cor do manto da Gaúcha. A gola de padre dá um toque de sambista ao modelo, assim como o sapato azul-marinho, em verniz. O chapéu panamá, é claro, não poderia faltar.
Não foi a primeira vez que Vaz desfilou elegância na Fronteira. Em 2008, trouxe até chapéu importado para Uruguaiana. Lembra? (veja aqui)
Posted: 25 Mar 2011 06:49 PM PDT
Só no Carnaval de Uruguaiana temos temperaturas de outono. Mas não é desse clima que estou falando. É do clima que contagia a cidade, que encanta quem vem de fora.
Em todas as janelas e sacadas, há pessoas acompanhando de camarote os desfiles, como mostra a foto. Isso sem falar da avenida cheia.
Durante o dia, em todas as ruas se respira Carnaval. Camisetas de escolas estão por toda a parte, lojas tocam samba-enredo, vitrines são decoradas com motivos carnavalescos, sotaques de sambistas de misturam.  
Posted: 25 Mar 2011 03:08 AM PDT
Há imagens que explicam melhor do que qualquer palavra, como a foto acima, que mostra o buraco aberto no desfile da Ilha do Marduque logo na entrada da avenida. Uma alegoria da escola deu problema e só andou com ajuda de uma “mulinha”, como são chamados os pequenos guindastes que ajudam na colocação de destaques nos carros.
Como o problema ocorreu a certa distância do primeiro módulo de jurados, é provável que a evolução não seja comprometida por essa falha no julgamento da primeira noite de desfile da escola. Mas a inversão de alas que tiveram que passar para frente da alegoria até que fosse encontrada uma solução deve acarretar penalidades em quesitos como enredo.
Uns cantam, outros encantam

Mais do que arrancar elogios do público e da imprensa local, o casal de mestre-sala e porta-bandeira Marcelinho e Gisa (que na Capital desfila pela Imperatriz Dona Leopoldina) foi encantando a avenida conforme evoluía. O vigor do canto da torcida suavizava enquanto arquibancadas, frisas e camarotes observavam a dupla dançar. 
O desfile teve ainda outras figuras que são destaque no Carnaval de Porto Alegre, como a presença marcante de Ana Marilda Bellos e o bailado de Lilian Pereira com o estandarte do Marduque. Juarez Gutierrez, presidente da Vila Isabel, trocou o azul escuro da escola de Viamão pelo azul claro da camiseta da coordenação da escola.
You are subscribed to email updates from Samblog
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim