quarta-feira, 2 de março de 2011

Instalada Comissão Especial

Instalada Comissão Especial dos municípios sem asfalto
 
Deputado Gilmar Sossella é empossado presidente do grupo
 
 
No final da tarde desta terça-feira (1º), foi instalada na Assembleia Legislativa a Comissão Especial destinada a acompanhar e discutir as obras nos 103 municípios gaúchos sem acesso asfáltico. A cerimônia ocorreu no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha.
 
O deputado Gilmar Sossella (PDT), autor do requerimento, tomou posse como presidente da Comissão. Os deputados Gerson Burmann (PDT) e Altemir Tortelli (PT) foram empossados, respectivamente, vice-presidente e relator.
 
Em seu discurso, Sossella ressaltou o papel da Assembleia em buscar, por meio da pavimentação dos acessos entre os municípios, o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “O Estado possui orçamento de R$ 66 milhões para obras nos municípios sem asfalto. Comparando este valor com a nossa demanda, levaríamos 24 anos para dispor de pavimentação em 100% dos acessos”, declarou.
 
Neste sentido, a Comissão Especial se propõe a discutir alternativas para viabilizar as obras o mais breve possível. Pretende levar ao Executivo o diagnóstico de cada um dos 103 municípios e auxiliar na busca por financiamentos junto ao BIRD, ao BNDES e à Corporação Andina de Fomento (CAF).
 
“Nosso objetivo é realizar audiências públicas no interior do Estado, reunindo as prefeituras conforme as regiões definidas pela Famurs. Visitaremos as cidades e ouviremos os órgãos estatais. Empresários não investem em municípios sem asfalto e, com a efetivação destas obras, crescem as cidades e cresce o Rio Grande do Sul”, defende.
 
Segundo o regimento interno da Assembleia Legislativa, as comissões especiais têm o propósito de analisar matéria relevante não prevista entre as competências das comissões permanentes. A duração é de 120 dias e, ao final, devem apresentar um relatório com vistas a regular legislativamente a matéria analisada ou encaminhar sugestões ao órgão competente.
 
 
Composição da Comissão Especial:
 
Presidente: Gilmar Sossella
Vice-presidente: Gerson Burmann (PDT)
Relator: Altemir Tortelli (PT)
 
Membros titulares: Edegar Pretto (PT), Jeferson Fernandes (PT), Alexandre Postal (PMDB), Edson Brum (PMDB), Adolfo Brito (PP), Chicão Gorski (PP), Ronaldo Santini (PTB), Jorge Pozzobom (PSDB) e Paulo Odone (PPS). 
 
 
Presenças
Acompanharam a cerimônia os parlamentares Alceu Barbosa (PDT), Gerson Burmann (PDT), Ana Affonso (PT), Edegar Pretto (PT), Jurandir Maciel (PTB), Altemir Tortelli (PT) e Adroaldo Loureiro (PDT).
Também estiveram presentes o secretário do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Mota, que na ocasião representou o governador Tarso Genro, o vereador de Porto Alegre Engenheiro Comasseto e o secretário de Planejamento do município, Márcio Bins Ely, prefeitos de São Martinho, de Santa Cecília do Sul e de Eugênio de Castro, vereadores de Nova Boa Vista, o chefe de gabinete do deputado Sossella e coordenador regional do PDT Planalto, Artur Alexandre Souto, além de representantes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública Estadual e da Famurs.
 

Histórico de luta pelos municípios sem asfalto
 
Em 2008, o deputado Gilmar Sossella presidiu na Assembleia Legislativa a Comissão Especial para analisar a ligação asfáltica entre os municípios gaúchos. Na época, 118 não possuíam acesso pavimentado, o equivalente a 24% do território. A luta do parlamentar pelo fortalecimento dos municípios, no entanto, começou em 2003, quando foi eleito para presidir a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
 
Ex-prefeito de Tapejara, município que administrou por dois mandatos, conhece a expectativa das pessoas para progredir e garantir a permanência de investimentos e da própria população em suas cidades. “Nosso compromisso continua até que 100% dos nossos municípios disponham de ligação asfáltica”, garante.
 
 
Crédito das imagens: Mariane Selli
 
 
Mariane Selli
Jornalista – Reg. prof. 14.163
Gabinete Gilmar Sossella
(51) 3210.1290 / (51) 9518.3332
www.gilmarsossella.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim