segunda-feira, 28 de março de 2011

Feriado Nacional do dia de Zumbi dos Palmares

Anexos de =?iso-8859-1?Q?Jos=E9_Antonio_dos_Santos_da_Silva?= incluídos abaixo]

Ano IX - Nº 05 - Informativo Eletrônico Paulo Paim Notícias 3/2011 – Notícias
Vai a Plenário projeto que torna o Dia da Consciência Negra feriado nacional
Descrição: Descrição: Vai a Plenário projeto que torna o Dia da Consciência Negra feriado nacional Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra pode se transformar em feriado nacional. A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (23), substitutivo da Câmara dos Deputados a projeto de lei do Senado (PLS 520/03) que cria a data, mas não o feriado. Relator da matéria, o senador Paulo Paim (PT-RS) quer consagrar o dia à rejeição a todo tipo de preconceito.
Atualmente, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra já é reconhecido e comemorado como feriado estadual em 225 cidades brasileiras de 11 estados, incluindo três capitais (São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá). Coube à Câmara alterar o PLS 520/03 para declarar feriado nacional o dia dedicado a homenagear a história do líder negro Zumbi dos Palmares.
- Queremos consagrar esse dia à discussão do preconceito não só contra o negro, mas contra as mulheres, os idosos, as crianças - ressaltou Paim ao ler o parecer favorável ao substitutivo da Câmara.
Ainda na sua argumentação, o relator ressaltou a importância de se equiparar o Dia Nacional da Consciência Negra "a outras datas essenciais para a sociedade brasileira, como o 21 de abril, dedicado a Tiradentes e às causas libertárias; o 7 de setembro, marco da independência nacional; e o 15 de novembro, em que se celebra o fato de maior relevância da história da República".
Zumbi dos Palmares (1655-1695) morreu em combate em 20 de novembro. Considerado um herói da resistência contra a escravidão no Brasil, ele foi líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, o maior da história do Brasil, que durou mais de 60 anos e chegou a abrigar, segundo historiadores, cerca de 20 mil pessoas.
O PLS 520/03 será votado ainda pelo Plenário do Senado e, sendo aprovado, será encaminhado à sanção presidencial.
Simone Franco - Valéria Castanho / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fale Conosco: Gabinete do Senador Paulo Paim
Tel.: (61) 3303.5232 Fax.: (61) 3303.5235 - End.: Praça dos Três Poderes – Anexo I 22º Andar Cep.: 70165-900 – Brasília/DF


__._,_.___
Anexo(s) de =?iso-8859-1?Q?Jos=E9_Antonio_dos_Santos_da_Silva?=
1 de 1 arquivo(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim