quinta-feira, 24 de março de 2011

Carnaval de Uruguiana

Samblog - clicRBS


Posted: 23 Mar 2011 02:30 AM PDT
Todos os caminhos levam a Uruguaiana a partir desta quinta-feira. É quando soa o apito para o início do Carnaval fora de época da Fronteira. Na disputa pelo título do grupo especial, cruzarão a Avenida Presidente Vargas as escolas Acadêmicos de São Miguel, Imperadores do Sol, Apoteose do Samba, Deu Chucha na Zebra, Bambas da Alegria, Os Rouxinóis, Ilha do Marduque e Cova da Onça.
Quem não tem ingressos, ainda pode comprar (reveja aqui). Quem não puder ir até a Fronteira, pode acompanhar as três noites de folia pela Rádio Gaúcha, que transmite o espetáculo com Cláudio Brito no comando no programa, dividindo a ancoragem com Odir Ferreira. Reportagem de Elias Costa e Júlio Ferreira. Luiz Armando Vaz e Vinicius Brito fazem os comentários da transmissão, que terá ainda participações de Danilo Andrade.
Como sempre, além dos talentos da terra, o Carnaval de Uruguaiana traz estrelas de fora. Destaques do Rio e da Capital estão em todas as escolas. Confira abaixo um pouco do que será visto de quinta a sábado.  
>
Cova da Onça
A Cova tenta o bicampeonato com estreia ao microfone: o carioca Ito Melodia. O intérprete da União da Ilha do Governador participa pela primeira vez do Carnaval de Uruguaiana. No carro de som, vem também Kaubi, intérprete da União da Vila do IAPI, e Andy Lee, diretor de harmonia da Imperatriz Dona Leopoldina e integrante do grupo de cordas da Grande Rio.
Renata Santos, madrinha de bateria da Mangueira, estará à frente da Furiosa. O pavilhão vermelho e branco será novamente conduzido por Sidcley e Gleice Simpatia, do Salgueiro. O enredo é “Arroz: do Império do Meio ao Pampa Gaúcho, o grão que vale ouro”.
//
Ilha do Marduque
Para garantir nota máxima em mestre-sala e porta-bandeira, a azul e branco do bairro Mascarenhas veio à Capital buscar Marcelinho e Gisa, da Imperatriz Dona Leopoldina. O enredo da escola, intitulado “O Sonho do Beija-Flor”, é uma homenagem a atual escola campeã do Carnaval carioca. De lá vem o intérprete, Jorginho da Beija-Flor.
//
Os Rouxinóis
Escola com mais títulos em Uruguaiana (são 28), a verde e branco tentará quebrar o jejum de quatro Carnavais sem título com a voz potente de Wantuir, da Grande Rio. A musa Viviane Araújo deve cruzar a avenida com a escola. Com o enredo “Carrosel de Folias”, a escola contextualizará a dança na cultura brasileira. O desfile também promete ser emocionante: haverá uma homenagem a Renan Rosado, mestre-sala juvenil da escola que morreu em fevereiro depois de um incidente no barracão.
//
Bambas da Alegria
A escola tenta conquistar seu primeiro título no Grupo Especial com o enredo “Do Egito ao Canaã – No sol da liberdade, a paz do amanhã”. Ao microfone, uma voz conhecida dos porto-alegrenses: Renan Ludwig, da Imperatriz Dona Leopoldina, será o intérprete da azul, vermelho e amarelo. No ano passado, ele dividiu o microfone com Nêgo. Este ano, pode ter como companheiro Luizinho Andanças, do Porto da Pedra, embora a vinda do carioca não esteja confirmada. Para defender seu pavilhão, os Bambas da Alegria trouxeram o mestre-sala Bira, da São Clemente, e a porta-bandeira Ruth, da Vila Isabel.
//
Deu Chucha na Zebra
Para cantar a origem da capoeira, a preto e branco contratou novamente o intérprete Diego Nicolau, que assina o samba da escola em parceria com Rafael Tubino, diretor de Carnaval da União da Vila do IAPI. A dupla, aliás, também compôs o samba da escola de Porto Alegre no Carnaval 2011. À frente da bateria, a Chucha terá novamente Viviane Rodrigues, madrinha de bateria da Vila. O título do enredo é “N’golo, a dança da zebra virou capoeira”.
//
Apoteose do Samba
A escola voltou ao primeiro grupo embarcando no universo da religião e do misticismo. Quem dará voz ao enredo “O místico Mistério de Ser Místico” é o intérprete Leonardo Bessa, integrante do carro de som do Salgueiro e que nos últimos três Carnavais desfilou na Marduque. É ele, em parceria com o jornalista Gláucio Guterres, que assina o samba da agremiação para este Carnaval. O pavilhão será defendido por  Marcelinho e Shaiane, 3º casal de mestre-sala e porta-bandeira da União da Ilha do Governador.
//
Imperadores do Sol
Caçula de Uruguaiana, a escola faz seu segundo Carnaval no grupo de elite da cidade. Seu intérprete deve ser anunciado ainda hoje. A escola entraria na avenida com Serginho do Porto, que faltando três dias para o início dos desfiles declinou por não ter entrado em acerto financeiro. Ele é o autor do samba-enredo. Seu tema é a dança: “Da Música à Dança: Uma Paixão que Encanta”.
//
Acadêmicos de São Miguel
Convocado de última hora para julgar bateria no Carnaval de Porto Alegre, o carioca Emerson Dias será a voz da escola que tenta se firmar no Grupo Especial. O intérprete, que no ano passado desfilou com a Imperadores do Sol, é também integrante do carro de som da Grande Rio. O pavilhão da escola será conduzido por Feliciano e Naninha, da carioca Alegria da Zona Sul. O enredo da São Miguel, que aposta num tema afro, é “Sou Justiceiro e Grito por Liberdade”.
You are subscribed to email updates from Samblog
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim