sábado, 22 de janeiro de 2011

Chuvas Prejudicam Safra da Maçã

Com a previsão de grandes perdas, em consequência das chuvas de granizo de novembro passado, os produtores de maçãs dos Campos de Cima da Serra completaram a primeira semana da colheita da safra 2011. As chuvas do fim de semana interrompem os trabalhos nos pomares da região. 
Um dos primeiros sinais da diminuição da produção aparece na redução do número de trabalhadores recrutados, fora de Vacaria. Ao contrário dos anos anteriores, quando 15 mil trabalhadores eram contratados para a colheita, agora a contratação da mão-de-obra caiu em pelo menos 30%. 
Em novembro, depois das três grandes chuvas de pedra que atingiram 70% dos pomares da região, a previsão era de uma colheita de pouco mais de 200 mil toneladas. Há quem diga que não chegará a tanto, prevendo-se que  muitas câmaras frias de armazenagem com atmosfera controlada (extração do oxigênio) ficarão vazias. 
O granizo pode ser evitado com telas de proteção, que são importadas e muito caras, reclamam os produtores. Por sua vez, o seguro agrícola cobre apenas as frutas e não indeniza as plantas, que sofrerão consequências nesta e na próxima safra. 
Idealizador do ato simbólico da “Abertura da Colheita da Maçã”, Francisco Appio lembra que a cerimônia era pretexto para atrair autoridades, para conhecerem melhor o Polo de Produção de Frutas em Vacaria e no Entorno (Muitos Capões, Monte Alegre dos Campos, Lagoa Vermelha, Esmeralda, Campestre da Serra, Ipê, Antonio Prado, Bom Jesus, Ausentes e Jaquirana). A maçã também é produzida em Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Flores da Cunha, Nova Pádua, Farroupilha, Pinto de Bandeira, Bento Gonçalves, Protásio Alves, Nova Prata e Veranópolis, cidade reconhecida como berço da maçã gaúcha. 
“Como deputado distrital da região, divulguei, promovi e defendi a fruticultura, pois ela é geradora de empregos, bens e impostos. A fruticultura é responsável por mais da metade da economia regional e bons empregos (câmaras frias, transporte, escritórios), não apenas na colheita. Nos pomares existem bons empregos de administradores e empregados permanentes para limpeza, pulverização, poda e reconversão de plantas. Vagas de tratoristas, operadores de máquinas, agrônomos e técnicos agrícolas, são muito valorizadas e permanentes”, esclarece o parlamentar, autor de diversas publicações sobre a maçã, como:
A MAÇÃ NA COZINHA – VACARIA 160 ANOS – A MAÇÃ NA MERENDA ESCOLAR
 
Acesse http://www.appio.co/m.br e clique nas capas para baixar, copiar ou ler sobre a maçã.


Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim