sexta-feira, 23 de julho de 2010

Proteção da Maçã

O corredor fitossanitário para proteger os pomares gaúchos de maçã, pêra e derivados contra a ação de pragas é realidade. Nesta semana a Governadora Yeda Crusius sancionou projeto de autoria dos deputados Francisco Appio e Jerônimo Goergen, ambos do PP, que estabelece um sistema prévio de avaliação sanitária sobre a qualidade das maçãs importadas pelo Estado do Rio Grande do Sul.


Ao final do semestre legislativo, o projeto foi aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa e com a sanção governamental transformou-se na Lei nº. 13.491.


O objetivo da proposta sancionada é evitar que eventuais doenças comuns na fruticultura de países como Argentina e Chile afetem a produção gaúcha. “Continuamos importando frutas que podem ser transmissoras de pragas, mas agora temos um corredor fitossanitário para isolar os nossos pomares e protegê-los”, afirmou o parlamentar.


A Cydia Pomonella, que trouxe grandes prejuízos à produção argentina de maçã, tem como principal ação o ataque à polpa da fruta, tornando-a inútil para o consumo humano. "O Brasil é livre da doença. Isso dá à maçã gaúcha um maior respeito, credibilidade e preferência no mercado europeu. Queremos preservar esta condição", afirma Appio. Além deste projeto, Francisco Appio também é autor da lei que incluiu da maçã como alimento obrigatório na merenda escolar da rede estadual de ensino.



CLIQUE AQUI E LEIA A LEI 13.491/2010



Veja a seguir as últimas do TWITER



DISTRITO de Caxias, quase se emancipou nos anos 90. Junto à BR116 (antiga BR2) tem igreja com formato de cabine de caminhão.A festa é lá.



ANA RECH, imigrante italiana, fez fama com a 1ª pousada para tropeiros (precursores dos caminhoneiros) no final do século XIX.



RENAIS CRÔNICOS DE VACARIA reúnem-se domingo com almoço de confraternização, aberto à sociedade apóiadora.Estaremos representados.



SOS CAMINHONEIRO tem manual para entender os pedágios e sugerir (aos novos legisladores) as mudanças necessárias. Em www.appio.com.br



CAMINHONEIROS reúnem-se em Ana Rech , Vacaria, Três Cachoeiras (domingo) e Veranópolis (sábado) para festejar o DIA DO MOTORISTA.



SEGURO AGRÍCOLA levará os produtores de uva e de maçã à sala do Ministro da Agricultura, em breve, com pedido de liberação de mais recursos.




Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Destaque Vermelho

DESTAQUES DA EDIÇÃO DE
HOJE DO PORTAL VERMELHO



O Brasil precisa de uma mulher na presidência, "Ela é Dilmais"

Emoção marca vídeo da reintegração de Renato Rabelo à UFBA




Dilma fala do poder das mulheres na transformação do Brasil



•Lealdade de candidato comunista ao Senado é exaltada no Acre

•Recife: Luciana defende desenvolvimento com sustentabilidade

Hugo Chávez X Álvaro Uribe Conflito diplomático Unasul quer afastar EUA da crise entre Caracas e Bogotá
Com rompimento dos laços entre Venezuela e Colômbia, líderes da América Latina costuram plano para crise. Ideia é tirar imbróglio do âmbito da OEA e levá-lo à Unasul, evitando interferência dos EUA a favor da Colômbia, braço do imperialismo na região.



Conjuntura internacional
Coreia do Norte classifica exercício militar como ameaça Bahia
Campanha de Dilma Rousseff e Jaques Wagner avança no interior
André Tokarski
Juventude, frente essencial da batalha eleitoral Valor Econômico
Dados alarmantes sobre a crise financeira nos Estados Unidos



Ações agressivas dos EUA na Ásia


Milton Alves
28 anos depois, Lula de novo na Boca Maldita no 31 de julho

Venicio A. de Lima
A velha mídia finge que o país não mudou

Cloves Geraldo
"Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo": Vidas Áridas

João Guilherme Vargas Netto
Eleições legislativas

Luciano Siqueira
A pouca cultura nossa de cada dia

Zillah Branco
Responsabilidade social





Esta é uma mensagem automática, favor não responder

Destaques do Vermelho é um serviço diário gratuito do www.vermelho.org.br

Comite de Pepe Vargas








Muricy

Gostei da indicação de Muricy Ramalho como técnico da Seleção Brasileira, para os que não lembram ele esteve em Vacaria quando treinava em o Inter em 2005 em dois jogos em nossa cidade. Vamos aguardar os resultados

Dilma

TODO MUNDO SECANDO
DILMA E LULA EM PERNANBUCO HOJE
23/07/2010



VAMOS FAZER AQUELA CORRENTE

PARA SECAR ELA E O LULA EM

PERNAMBUCO, E QUE OS DOIS

SÓ FAÇAM M... POR LÁ, DE

PREFERÊNCIA TROPEÇANDO EM SUAS

PRÓPRIAS MENTIRAS, VAMOS TORCER

PARA QUE CAIA MUITA NEVE HOJE

POR LÁ, E QUE AS RUAS FIQUE

INTRANSITÁVEIS! HOJE NADA VAI DAR
CERTO PARA ELES!

Comissão de Saúde


BALANÇO DO SEMESTRE

Comissão de Saúde e Meio Ambiente: preocupação com o SUS e Código Ambiental

Por: Gilmar Eitelwein - MTB 5109 / Agência de Notícias
Data: 23/07/2010

Edição: Sheyla Scardoelli - MTB 6727 Foto: Marcos Eifler / Ag. AL



A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) focou suas discussões em temas sensíveis à maioria da população gaúcha, neste primeiro semestre de 2010. A instituição da chamada ‘diferença de classe’, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, na avaliação dos parlamentares, pode implodir o Sistema Único de Saúde (SUS), e a obrigatoriedade da reserva legal, determinada pelo novo Código Ambiental, centralizaram as atenções do órgão técnico e seus integrantes. A comissão também lutou pela aplicação da Emenda Constitucional 29, que obriga os estados a investir 12% do orçamento na saúde.



Foram criados vários grupos de trabalho para mediar soluções para as crises nos hospitais e problemas no atendimento à população, além de esforços para alterar itens do novo Código Ambiental que acarretam prejuízos aos pequenos agricultores, especialmente a reserva legal e o plantio de matas ciliares.



Soluções para as dívidas fiscais dos hospitais privados de caráter filantrópico, participação no comitê de luta contra o crack, debates sobre o ato médico, bacias hidrográficas, saúde ambiental e desenvolvimento sustentável também mereceram a atenção da comissão e seus representantes neste período.



“Entre os temas prioritários, destaco a questão ambiental, através da reformulação do Código Ambiental, a regulamentação da Emenda 29 e o prejuízo à maioria da população diante da possibilidade do pagamento da diferença de classe pelo SUS”, afirma o presidente da comissão, deputado Gilmar Sossella (PDT).



Código Ambiental

Sossella afirma que é preciso defender o meio ambiente, mas ao mesmo tempo ter cuidado para que não se inviabilize a pequena agricultura. “Das 440 mil propriedades rurais existentes no estado, noventa por cento delas (400 mil) são pequenas”, cita o parlamentar, saudando as alterações conquistadas junto ao Ministério do Meio Ambiente, principalmente na ampliação do conceito de agricultura familiar (de até 30 hectares de área para quatro módulos - em média de 80 a 100 hectares ). Outras conquistas apontadas: a garantia de manutenção do plantio nas encostas e várzeas e a possibilidade de somar as APPs (Áreas de Proteção Permanente) para a Reserva Legal.



Quanto à Emenda 29, o Sossella critica a postura do governo estadual que, na elaboração de seu orçamento, computa gastos do IPE (Instituto de Previdência do Estado) e Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) nos recursos para a saúde, buscando, assim, alcançar a exigência constitucional. “Não é universal nem gratuito, então não pode ser computado nos investimentos da saúde”, afirma.



Quanto à chamada ‘diferença de classe’ no SUS, a CSMA reuniu-se em Brasília com o ministro Carlos Ayres Brito, do STF, quando entregou um memorial sobre processos existentes no Rio Grande do Sul (a cidade de Agudo foi a primeira a sofrer ação, impetrada pelo Cremers). “O ministro nos disse que o caso é grave e merece estudo profundo. Tenho confiança que iremos reverter esta situação”, informa Sossella.



Segundo semestre

O parlamentar aponta a necessidade de regulamentar o conceito de filantropia, para que se possa resolver o problema da dívida dos hospitais; a consolidação de uma legislação sobre os medicamentos fitoterápicos, com a consequente criação de um laboratório público; e uma atenção aos garimpos da região de produção de ametista, para que estes possam se adequar às novas tecnologias e não corram o risco de serem fechados.



Além destes temas, no próximo semestre a comissão manterá o foco na discussão da Emenda 29, principalmente quando da formulação do orçamento estadual para 2011, e na derrubada das ações (contra vários municípios) que resultam no fim do modelo de atendimento universal assegurado pelo SUS.



Roteiro

Algumas audiências, reuniões e seminários organizados pela comissão neste ano:

* 24/3 - Audiência pública sobre o Ato Médico;
* 26/3 - Audiência sobre Economia, Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, em Uruguaiana.
* 26/3 - Audiência sobre Reserva Legal, em David Canabarro;
* 7/4 - Seminário sobre o Dia internacional da Saúde;
* 5/5 - Audiência sobre liberação da Certidão de Regularidade pelo Conselho Regional de Farmácia, exigida pela Vigilância Sanitária;
* 13/5 - Audiência sobre o fechamento do Hospital São José, em Dom Feliciano ;
* 18/5 - Audiência para debater soluções para as dívidas fiscais dos hospitais privados de caráter filantrópico, com a União ;
* 2/6 - Seminário ‘Mar de Dentro’, sobre as agências de bacias hidrográficas no RS;
* 7/6 - Audiência sobre a Auditoria 8236, realizada pelo Denasus, na Secretaria Estadual de Saúde;
* 30/6 - Audiência Extraordinária sobre a ‘diferença de classe’ no SUS;
* 11/6 – Audiência em Encantado, sobre Suinocultura;
* 5/7 - Audiência sobre câncer de próstata.
* 13/7 - Seminário sobre Meio Ambiente e Defesa Civil;
* 14/7 - Audiência sobre a situação do Hospital Psiquiátrico São Pedro.

GTs e Congressos

A CSMA também participou de congressos e seminários e formou grupos de trabalho (GTs) para acompanhar e intermediar soluções em temas como dívidas dos hospitais, diferença de classe no SUS, Central de Regulação de Serviços de Porto Alegre, saúde ambiental (tema que integra também os Geads do Fórum Democrático), política integral de saúde da criança, judicialização de medicamentos (pelo Ministério Público), comitê contra o crack, venda do terreno da Fase (PL 388), alterações no Código Ambiental.

Fotos Inauguração Comitê de Juçara Dutra



Fotos do site www.jucaradutra.com.br

Marina Silva

Anonimato eleitoral'

A candidata à Presidência pelo PV, Marina Silva, publicou um artigo em seu site na noite de quinta-feira criticando os adversários José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) por terem declinado de convite para participar do 1º Debate On-line.

“Como se não bastasse terem reduzido o leque das candidaturas e das propostas com a exclusão de Ciro Gomes do processo eleitoral, agora querem inibir o próprio eleitor de conhecer, por meio dos debates, as visões, as propostas e as trajetórias dos candidatos à Presidência da República. (...) Me disponho desde já a participar de uma sabatina sobre as minhas propostas de governo, se os organizadores do debate cancelado assim o desejarem”, afirmou a candidata.

Para Marina, Serra e Dilma "querem criar no Brasil o anonimato eleitoral, em que o anônimo passa a ser o cidadão brasileiro, privado de ter acesso ao que cada candidato pensa para o país."
Fonte: Yahoo

Muricy Ramalha Novo Técnico da Seleção

Muricy Ramalho aceita convite para dirigir Seleção; agora depende do Flu
23 de Julho de 2010 12:20
145 Recomendações

* Recomendar
* Comentar

Por Redação Yahoo! Brasil



Após passar a manhã reunido com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, em um clube de golfe carioca, o atual comandante do Flu, Muricy Ramalho, ainda não confirma ser o novo treinador do Brasil.

Segundo declaração do técnico ao término da reunião, ele aceitou o convite, e agora vai entrar em contato com o seu atual clube para definir a situação.

O ponto alto da carreira de Muricy Ramalho foram os três títulos consecutivos do Campeonato Brasileiro pelo São Paulo (2006, 2007, 2008). Depois de ser eliminado na Libertadores com o clube do Morumbi, o treinador deixou a equipe e pouco tempo depois foi para o arquirrival Palmeiras, no qual não logrou sucesso e foi dispensado.

No Fluminense, o técnico, que tem um salário estimado de R$ 450 mil por mês, teve um começo difícil, mas conseguiu implantar seu padrão de jogo no clube carioca e, após uma sequência de bons resultados, chegou à liderança do Brasileirão deste ano ao derrotar o Cruzeiro por 1 a 0 na última quinta-feira.

Babaca de Stallone Critica o Brasil













Reprodução/iHola!
Sylvester Stallone
Após gravar cenas do filme "Os Mercenários" no Brasil, Sylvester Stallone fez declarações nada agradáveis sobre o país. De acordo com a "Variety", durante a divulgação do filme no Comic-Con 2010, em San Diego, nos Estados Unidos, o ator foi sarcástico em relação à receptividade dos cariocas.

"Gravar no Brasil foi bom, pois pudemos matar pessoas, explodir tudo e eles diziam obrigado. Diziam 'obrigado, obrigado e leve um macaco'. Pudemos explodir vários prédios e todos ficaram felizes e ainda trouxeram cachorros-quentes para aproveitar o fogo", disse.

DEPOIS DE 'CALA A BOCA GALVÃO', 'CALA A BOCA STALLONE' GANHA O TWITTER


O ator, que já havia deixado escapar problemas com a equipe de filmagem do país, comentou ainda sobre a seguraça do local. "Os policiais de lá usam camisetas com uma caveira, duas armas e uma adaga cravada no centro [fazendo referência ao BOPE]; já imaginou se os policiais de Los Angeles usassem isso? Já mostra o quão problemático é aquele lugar", completou.

"Os Mercenários" tem a participação da atriz brasileira Giselle Itié, que em recente conversa com o TE CONTEI falou sobre o clima nos bastidores das filmagens e a preparação para o personagem: "O Stallone é incrível. Me senti super em casa. Ele deixa o ator super livre pra criar o personagem. Foi ótimo. Eu tive que interpretar uma personagem que vivia numa ditadura. Não tinha como ser assim, saudável. Mas eu já engordei tudo o que tinha emagrecido de novo!".


Sylvester Stallone em ação durante filmagens de 'Os Mercenários', no Rio de Janeiro (Gil Rodrigues/ Photo Rio News)

Além de Stallone e Giselle, "Os Mercenários" tem participação de Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger, Mickey Rourke e Dolph Lundgren. Durante sua estadia no Brasil, Sylvester Stallone filmou cenas do longa-metragem em Mangaratiba, Rio de Janeiro. O filme tem previsão de estreia em agosto deste ano.



LEIA TAMBÉM
DJ DE 50 CENT DIZ QUE BRASIL É CONHECIDO POR MULHERES, AIDS E FUTEBOL


Fonte: Yahoo