quarta-feira, 7 de julho de 2010

Boletim do Diplo - Le Monde

Internet - Boletim 56 - 25/8/2008


Jornalismo Crítico | Equipe | Copyleft | Contato | Escreva | Edição Impressa | Assinaturas

--------------------------------------------------------------------------------
CADERNO BRASIL / PAÍS:


ENERGIA & FUTURO
O petróleo e o tempo
Estaremos ricos, com a descoberta dos imensos campos de petróleo do "pré-sal"? Ficarão para trás os problemas da falta de recursos financeiros? Tudo dependerá de decisões políticas que serão tomadas nos próximos meses. Questão crucial: que ritmo de exploração atende aos interesses da sociedade? (Por André Ghirardi)



AUTORITARISMOS
De costas para Rondon
O ataque de certos ideólogos militares à demarcação da reserva Raposa-Serra do Sol afronta o pensamento e obra do marechal. Ele valorizava a existência de Nações Autônomas indígenas; não a mera assimilação de indivíduos ao mercado de trabalho, como querem agora generais e empresários (Por Ricardo Cavalcanti-Schiel)


CADERNO BRASIL: TENDÊNCIAS


GEOPOLÍTICA
Ai dos que crêem no Império
Ainda que muito breve, a guerra entre Geórgia e Rússia revelou algo chocante para o pensamento convencional. Menos de vinte anos após vencerem a Guerra Fria, os EUA já perderam a condição de poder mundial solitário. Na verdade, deixaram até mesmo de ser superpotência... (Por Immanuel Wallerstein)



GEOPOLÍTICA
Guerra e Paz
Grande derrotada da Guerra Fria, a Rússia conservou, porém, seu arsenal nuclear e potencial militar e econômico. Será a principal questionadora da nova ordem mundial, conforme a equação do norte-americano Morgenthau. Por isso, a guerra na Geórgia não reproduz o passado: ela anuncia o futuro (Por José Luís Fiori)



CADERNO BRASIL: AMÉRICA DO SUL



PARAGUAI
O quebra-cabeças de Fernando Lugo
Eleito por seu compromisso com mudanças, o novo presidente paraguaio precisa colocar o Estado a serviço das maiorias — o que inclui reforma agrária e tributária. Mas enfrentará enorme resistência das elites e sua base parlamentar é dividida e frágil. Saberá mobilizar a sociedade, para romper impasses? (Por Carlos Iaquinardi Castro)



BOLÍVIA
No referendo, o sinal para a virada
Ao discursar no início do ano, vice-presidente boliviano, Álvaro García Linera, antecipava: uma consulta popular poderia ser ponto de bifurcação para mudanças profundas. Diplô Brasil publica a fala, que vê o país envolto em revolução radical — porém pacífica, democrática e inclusiva (Por Álvaro Garcia Linera)



CADERNO BRASIL: IDÉIAS



CULTURA PERIFÉRICA
Na Bienal do Livro, um roteiro alternativo
Debate sobre literatura periférica e um punhado de editoras, universitárias e semi-artesanais, valeram a visita. Aí persistiu o encanto de uma feira que foi indispensável — mas chega aos 40 anos um tanto decadente e deselegante. Talvez por apostar no gigantismo, e se render à lógica de mercado (Por Eleilson Leite)



CULTURA
Bom senso e bom gosto
Segundo fórum regional de debates sobre o Plano Nacional de Cultura volta a atrair — agora em Fortaleza — centenas de produtores. Participantes sugerem reduzir o peso do eixo Rio-São Paulo, expressam posições divergentes sobre direitos autorais e questionam sentidos da Lei Rouanet (Por Marília Arantes)



PALAVRA 42

Nota do Editor
Por Rodrigo Gurgel
Aqui

Notas sobre contos machadianos
Nem tudo da farta produção de Machado de Assis, quase uma centena e meia de narrativas breves, merece ser lido
Aqui

A traição da pátria e outras suposições literárias
Os escritores estrangeiros são recebidos aqui — e não há diferença se bem ou mal: eles são sempre mais importantes — com um tipo de sorriso bastante comum
Aqui

Um portal de papel
Solaris é uma revista-portal que não pode ser encontrada em livrarias ou nas bancas – porque ela é mais uma ação viral que uma publicação
Aqui

As histórias da história de Biafra
"Meio sol amarelo", de Chimamanda Ngozi Adichie, põe a história da tragédia de Biafra no mapa da geração Google
Aqui



Boletim de atualização de Le Monde Diplomatique-Brasil -- edição internet. A retransmissão é bem-vinda. Para passar a receber regularmente, clique aqui.





--
Antonio Martins
Skype: antoniomartins-brasil

Editor
Le Monde Diplomatique
www.diplo.org.br


-----Anexo incorporado-----


_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas2.rits.org.br
http://listas2.rits.org.br/mailman/listinfo/boletimdiplo

Comentário do Leitor

Para: jornalnegritude@yahoo.com.br
douglas deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Estupro em Floripa envolvendo Filho do dono da RBS...":

safado manda ele fazer isso com um cara esse desgraçado sem carater e só uma criança ainda não tem cabeça foi na onda de beber mais ser estrupada é uma covardia faz isso com um cara seu tarado safado quero só ver se vai haver punição a esqueci é filho de delegado ui axo q vai ficar empune desgraçados justiça brasilera e merda e a mesma coisa !!!!



Postado por douglas no blog Jornal Negritude em 5 de julho de 2010 22:50

Primeira Vez do Indio

Poa, 05/07/10



Desejo que tenhas uma ótima noite.



Beijos.



Deise Nunes.





Um índio foi ao bordel e disse:

- Índio qué mulhé. Índio tem dinheiro!
A dona do bordel perguntou:
- Índio tem experiência? Já fez antes?
Índio apressado respondeu:
- Índio primeira vez.
A dona do bordel ponderou:
- Então, índio vai no mato, procura um buraco numa árvore, aprende como se faz e depois volta aqui.
Uma semana depois, o índio voltou ao bordel:
- Índio qué mulhé. Índio tem dinheiro. Índio já aprendeu.
A dona do bordel, então, mandou o índio subir para um quarto, no qual, já havia uma moça esperando por ele.
O índio subiu, entrou no tal quarto e mandou a mocinha tirar a roupa e ficar de quatro.
Depois, pegou um pedaço de pau e começou a espancar as nádegas dela. Aos gritos, a dita cuja pergunta:
- Índio tá maluco? O que você está fazendo?


Ele responde:- Índio tá vendo primeiro se tem formiga no buraco!

Bruno se Entrega Polícia


Goleiro Bruno, do Flamengo, se entrega à polícia no Rio
19 minutos atrás



Por Rodrigo Viga Gaier

PUBLICIDADE
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O goleiro Bruno, do Flamengo, se entregou à polícia nesta quarta-feira no Rio de Janeiro e deverá ser indiciado como mentor e mandante do desaparecimento de sua ex-namorada Eliza Samudio, disse o delegado Felipe Ettore, da Divisão de Homicídios.


O jogador se apresentou à Polinter, no bairro do Andaraí, na zona norte do Rio, no final da tarde, e foi transferido para a delegacia de homicídios, na Barra da Tijuca, onde será interrogado. Luiz Henrique Romão, conhecido como "Macarrão" e amigo do jogador, também se entregou.


"Pode ser que depois do interrogatório eles sigam para Minas Gerais, onde foi aberto o primeiro inquérito. Tudo isso vai depender de negociações e conversas com a polícia de Minas", disse uma fonte policial à Reuters.


Agentes das polícias do Rio de Janeiro e de Minas Gerais estão na cidade mineira de Vespasiano em busca do corpo de Eliza.


O local foi indicado por um menor de 17 anos, primo de Bruno, que foi até Minas Gerais para auxiliar nas investigações.


A prisão temporária do jogador e de "Macarrão" foi pedida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro após o depoimento do menor, que teria contado detalhes sobre o desaparecimento da ex-namorada de Bruno.


Eliza afirmara ter tido um filho, fruto de um relacionamento com o goleiro do Flamengo.


O adolescente foi levado pela polícia na terça-feira após ser encontrado na casa do goleiro, depois que um tio dele revelou o envolvimento do sobrinho no sumiço de Eliza.


No depoimento, o menor contou que ele e Romão sequestraram Eliza no Rio de Janeiro e a levaram em um carro de Bruno para Minas Gerais, onde o jogador tem um sítio.


Segundo os investigadores que acompanharam o depoimento, o rapaz relatou que deu uma coronhada em Eliza, provocando sangramento. Ele afirmou que ela foi morta, mas que o golpe com o revólver não teria sido o motivo da morte.


O adolescente negou qualquer envolvimento de Bruno no caso.


Exame de DNA feito no sangue encontrado na caminhonete do jogador confirmou que quatro das cinco amostras coletadas eram de Elisa.


QUEIXA EM OUTUBRO


Em outubro do ano passado, Eliza prestou queixa em uma delegacia do Rio de Janeiro contra o goleiro, alegando que tinha sido sequestrada, agredida e obrigada a tomar medicamentos abortivos.


Um exame de urina da modelo só foi analisado pela polícia técnica na semana passada, oito meses após a denúncia.


O primeiro exame detectou a presença de substâncias abortivas na amostra, mas a polícia destacou que a combinação de fumo e cerveja poderia acusar a presença das mesmas substâncias.


Um exame de contraprova foi solicitado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o resultado divulgado na terça-feira acusou a presença de piperitina, que pode ser encontrada em alguns chás abortivos.

O resultado, no entanto, descartou a presença de calmantes e sedativos, contrariando o que havia denunciado Eliza em outubro do ano passado.

A mulher de Bruno, Dayane Rodrigues, também teve prisão decretada pela Justiça fluminense e foi detida nesta manhã em Belo Horizonte.

Inter empata com Cerâmica


Inter e Cerâmica empatam sem gols no Beira-Rio
No intervalo do jogo-treino, meia D'Alessandro brigou com lateral adversário

Inter empata com Cerâmica em jogo-treino
Crédito: Divulgação
Inter empata com Cerâmica em jogo-treino
Crédito: Divulgação
O jogo-treino entre Inter e Cerâmica terminou empatado em 0 a 0 na tarde desta quarta-feira. Os dois times se enfrentaram no Beira-Rio, em Porto Alegre. Cerca de 400 torcedores acompanharam a partida, mais uma em que o ataque colorado passou em branco.

O técnico Celso Roth testou dois times contra a equipe de Gravataí. Nos primeiros 45 minutos, escalou o time considerado titular. Tinga reestreou com a camisa do Inter na vaga de Guiñazu, que sofreu uma pancada na panturrilha no amistoso contra o Peñarol e foi poupado.

No 4-3-2-1, o zero fica no placar

O Inter começou no esquema 4-3-2-1 com Pato Abbondanzieri; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Sandro, Wilson Mathias, Tinga, Giuliano e D'Alessandro; Alecsandro. A etapa inicial foi bastante movimentada. Aos 5 minutos, Kleber cruzou e Alecsandro desviou com um carrinho de dentro da área. A bola passou perto da trave.

Logo depois, D’Alessandro chutou por cima, com perigo. Aos 33, D’Alessandro cruzou e Alecsandro quase marcou. O goleiro teve que se esticar todo para desviar a bola para escanteio. Giuliano, em seguida, obrigou o goleiro a trabalhar depois de grande jogada de ataque.

D'Alessandro tenta trocar futebol pela luta livre

No intervalo, D'Alessandro partiu para a briga com o lateral Negueti, do Cerâmica. Bolívar precisou segurar o argentino para evitar que a confusão se alastrasse no gramado do Beira-Rio.

No segundo tempo, outro time e mesmo placar

O time do Inter voltou com outra formação para o segundo tempo. Apenas Tinga permaneceu na equipe, para ganhar ritmo. O Colorado foi escalado com Muriel; Daniel, Ronaldo, Fabiano Eller e Juan; Derley, Glaydson, Tinga e Andrezinho; Taison e Leandro Damião.

Tinga deixou o jogo-treino para a entrada de Edu aos 18. Ao todo, o volante atuou por 63 minutos e mostrou que está em boa forma. Oscar, Bruno Silva e Thiago Humberto entraram na sequência, nos lugares de Glaydson, Daniel e Andrezinho, respectivamente. As mudanças, porém, não surtiram efeito e apesar de dominar a equipe do Cerâmica, o Inter - outra vez - não anotou gol.

O jogo-treino foi o último teste do Inter antes da retomada do Brasileirão. O time reestreia na competição na próxima quarta-feira, contra o Guarani, em Campinas. O grupo colorado seguirá treinando no Beira-Rio até o começo da próxima semana. A viagem para São Paulo está programada para terça-feira.

Fonte: Correio do Povo

Fúria faz a Final com a Holanda



Espanha vence Alemanha e Mundial terá um novo campeão
Reuters - 46 minutos atrás
Recomendar! 0 EnviarCompartilharImprimirCompartilhar esta página
Twitter
Facebook
Delicious
Digg
Orkut
DURBAN (Reuters) - A Espanha fará a final com a Holanda e a Copa do Mundo terá um campeão inédito. A atual campeã europeia derrotou a Alemanha por 1 x 0 nesta quarta-feira e se classificou para a decisão de um Mundial pela primeira vez.

Os espanhóis dominaram a partida em Durban e foram recompensados com um gol do zagueiro Carles Puyol, de cabeça, aos 28 minutos do segundo tempo.

A Alemanha, destaque da Copa da África do Sul após aplicar goleadas em Inglaterra e Argentina, disputará o terceiro lugar com o Uruguai no sábado.

A Espanha iniciou a partida com uma mudança no time titular. O atacante Pedro Rodríguez substituiu Fernando Torres, que não vinha jogando bem.

Já a Alemanha optou por Piotr Trochowski no lugar de Thomas Muller, suspenso pelo segundo cartão amarelo durante a goleada de 4 x 0 sobre a Argentina nas quartas de final.

A Espanha teve mais posse de bola e criava mais chances. Na primeira delas David Villa, autor de cinco gols na Copa, recebeu passe na área, mas chegou atrasado e desviou em cima do goleiro alemão.

O time de Vicente Del Bosque continuava melhor e no começo da segunda etapa tinha 11 chutes contra apenas dois da Alemanha, que não conseguiu repetir o bom futebol apresentado nas goleadas anteriores.

Quando a Alemanha se apresentava mais ao ataque, a Espanha conseguiu marcar. Após cobrança de escanteio, Puyol subiu mais alto que os zagueiros e cabeceou firme para abrir o placar.

Os alemães foram à frente em busca do empate e a Espanha perdeu uma chance incrível de contra-ataque com Pedro que, sozinho, se enrolou com a bola e perdeu a oportunidade.

Nos últimos minutos, a Espanha, que ganhou a Eurocopa de 2008 também sobre a Alemanha por 1 x 0, tocou bola no ataque à espera do apito final.

Fonte: Yahoo

Ouvidoria da Brigada Militar na Serra

Corregedoria-Geral da BM instala Ouvidoria na Serra
06/07/2010 08:51


A Corregedoria-Geral da Brigada Militar, por meio de sua Ouvidoria, juntamente com o Comando Regional da Serra estará com uma equipe na sede no Comando Regional, na Rua Dr. Montauri, nº 1110, Caxias do Sul/RS nos dias 06, 07, 08 e 09 de julho de 2010, das 12h30min às 18h30 min. A finalidade é possibilitar que a comunidade daquela região possa encaminhar eventuais reclamatórias decorrentes de infrações penais e/ou administrativas praticadas por Militares Estaduais.

Toda e qualquer comunicação será reduzida a termo, em documento próprio, mantendo-se em sigilo o nome do comunicante, quando este solicitar, e será devidamente apurada de acordo com a legislação vigente. Com esta medida, a Corregedoria-Geral da Brigada Militar entende estar mais próxima da comunidade com o propósito de exercer o controle interno da atividade policial militar, zelando pela preservação da hierarquia e da disciplina mediante o acompanhamento e a fiscalização dos procedimentos policiais e da conduta dos Militares Estaduais.

De outra forma, aqueles que preferirem poderão entrar em contato por meio do seguinte endereço eletrônico: ouvidoria@brigadamilitar.rs.gov.br, relatando objetivamente os fatos, apontando dia, hora, nomes e outros dados que entenderem esclarecedores. A Corregedoria-Geral zela pelo correto exercício da atividade policial militar, com respeito aos direitos e garantias individuais assegurados ao cidadão.

Fonte: Ascom/ BM

Estudante Preso

Polícia Civil prende estudante de direito com 40 kg de maconha
06/07/2010 09:17

Agentes da 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (DIN) do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), após um mês de investigações, localizaram no início da noite dessa segunda-feira (05/07) um veículo Meriva, suspeito de ser clonado. O carro estava no interior de um estacionamento situado na Rua Filadélfia com Avenida São Pedro, em Porto Alegre. Ao vistoriarem o veículo os policiais localizaram, em uma mochila no porta-malas, 95 tijolos de maconha, totalizando 40,5 kg.

Segundo o delegado Márcio Zachello, da 1ª DIN, os policiais diligenciaram nas imediações e localizaram o responsável pela droga armazenada, um homem, de 25 anos, estudante de Direito. O suspeito foi conduzido ao Denarc, onde foi autuado por tráfico de drogas e recolhido ao Presídio Central de Porto Alegre. As investigações prosseguem, visando responsabilizar os demais envolvidos no delito investigado.

Fonte: Ascom/ PC

Medalha do Mérito Farroupilha


* image001.jpgimage001.jpg

Ao receber a Medalha do Mérito Farroupilha, na segunda-feira (05/07), na Assembleia Legislativa, o empresário Raul Randon revelou a sua atual e grande paixão ao discursar em agradecimento. Depois das carretas e bitrens Randon, do queijo tipo Grana Padano, do vinho RAR e das maçãs da RASIP (queijo, uva e maçãs que são produzidas em Vacaria e Entorno) é o Projeto Florescer que embala os sonhos do grande empreendedor.



Reconhecido pela sua capacidade de trabalho, liderança e grande visão econômica e social, Randon dedica-se a ampliar o projeto que alia educação e prepara para o trabalho centenas de adolescentes. Até então restrito aos filhos dos funcionários de suas empresas, o Projeto Florescer está fazendo parcerias com outros projetos sociais.



Em Vacaria, por exemplo, está sendo implantada a unidade educativa no antigo Colégio São Francisco, dos Irmãos Maristas, através de suas fundações. Coordenado pela Irmã Edna, o projeto funciona ao lado de outro que dá trabalho para adultos e idosos.



“Um dos entraves do acesso dos jovens ao mercado de trabalho é a legislação trabalhista”, reclamou Raul Anselmo Randon, reconhecendo que poucas empresas dão oportunidade a quem tem menos de 16 anos. E contratar jovens entre 16 e 18 anos também é complicado.



Vinculado ao setor dos transportes, lembrou que não há escolas ou faculdades para caminhoneiros. Citando números divulgados na Transpo-Sul, realizada na semana passada na Fiergs, comentou que o país incorpora 130 mil caminhões novos por ano, exigindo igual soma de motoristas especializados.



“São máquinas importantes que necessitam de pessoas bem treinadas e com grande conhecimento para serem operadas. No entanto não existem escolas para motoristas”, reclamou.



Nos próximos oito anos serão incorporados à frota nacional mais um milhão de caminhões, que somados aos dois milhões e trezentos mil atuais, circularão pelas mesmas estradas, de poucos investimentos. Nas cidades, na maioria das vezes, não há Plano Diretor que possibilite o acesso de caminhões, obrigando a implantação de terminais de cargas para a distribuição por pequenas unidades urbanas.





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Queima de Campo

Foi aprovado por 9 votos a 1 o Parecer Favorável (Relator Francisco Appio ), ao Projeto de Lei 208/2009 (Dep. Alceu Moreira ), que implanta a queima controlada das pastagens nos Campos de Cima da Serra. Pelo projeto, “a queima será admitida, mediante projeto técnico, autorização da autoridade ambiental e normas de precaução”, sendo considerado restritivo, para impor combate às queimas clandestinas.



“Na verdade, o que acabamos de aprovar é a admissibilidade para a tramitação do Projeto de Lei 208, para combater as queimas clandestinas”, assegura o Relator Francisco Appio .



Autor da Emenda 32, votada em 2002 e suspensa pelo Tribunal de Justiça, o parlamentar ressaltou em seu minucioso Parecer de 23 laudas, que agora existem novas condições para exame da matéria, com a criação dos órgãos estaduais e municipais do meio ambiente.



Segundo Appio, ao longo da tramitação nas demais comissões (Meio Ambiente e Agricultura), o projeto poderá ser aperfeiçoado para atender ao interesse público de preservação do meio ambiente, compatível manejo de pastagens na agricultura e pecuária, de modo sustentável e ecologicamente protegido.



A queima de campo é efetuada nas pastagens dos Campos de Cima da Serra, para limpar a palha seca, decorrente das geadas e até neve do inverno. O gado não consegue chegar ao pasto novo da primavera se não houver a “sapecada”, a queima rápida e superficial, que não danifica o solo, como comprovam e tranquilizam estudos de biólogos da Universidade de Caxias do Sul.



Para conhecer o Parecer, acesse o site www.appio.com.br



Leia as últimas do www.twitter.com/franciscoappio



CAXIAS prestigiou Raul Randon (Medalha do Mérito Farroupilha), mas no final os caxienses tiveram que engolir maçã, queijo e vinho, de Vacaria.

DEPOIS das carretas, maçã, queijo e o vinho RAR a nova "menina dos olhos" do Raul Randon é o Projeto Florescer (educação/trabalho para jovens).

VÃO DESCOBRIR depois (prefeitos e partido) que o tamanho do PP se mede pela coragem dos estaduais. Principalmente quem não tem cargos.

FEDERAIS (com bola cheia) com uma mão para Deus e outra para o diabo. Bem coligados vão eleger 6 ou 7. E não votam no Parlamento Gaúcho.

SALVEM OS ESTADUAIS (isolados pelo partido e pelo Governo), ameaçados de perder duas cadeiras. Foram os mais fiéis aos interesses do Estado.

YEDA (estava lá) confirma cada vez mais entre eleitores que levam em conta seriedade, gestão e interesse público e está virando o jogo.

ANA AMÉLIA LEMOS transitou bem na posse da Diretoria da FECOMÉRCIO com as cabeças coroadas do PP, Bernardi, Otomar, Pedro Bala e Pedro W.

J.CASTILHOS, G.Vargas, P.Alves, Ernesto Alves homenageados em seu tempo. É hora de lembrar quem trabalhou na integração de nosso tempo.

"REBITE não é pior coisa na estrada", José Carlos Fleck na Transpo-Sul. Tem crack no meio. Quem se droga não dura muito, mata ou morre.

DAER contratou o projeto de engenharia que está sendo elaborado por consultoria especializada. É a antiga estrada Ernesto Alves.





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Estatuto da Igualdade Racial

ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL: AVANÇO
OU RETROCESSO1




Depois de dez anos de tramitação, finalmente foi aprovado pelo Senado Federal (23/06) o Estatuto da Igualdade Racial. Entre a ida e a vinda do Senado para a Câmara o texto aprovado é muito diferente do projeto original proposto pelo senador Paulo Paim (PT/RS). Para muitos o que saiu do Senado é um retrocesso, uma imagem pálida e distorcida do texto original. Para outros, a aprovação do Estatuto é um avanço na promoção da igualdade racial no país. Quem está com a razão?

Antes de analisar a desconstrução do Estatuto da Igualdade Racial, realizada primeiro na Câmara e depois no Senado, cabe dizer que a discriminação sofrida por negros/as no Brasil se deve a uma estrutura racial existente em nossa sociedade que mantém privilégios e alimenta a exclusão e as desigualdades sociais. A população negra tem maiores dificuldades de acessar bens e serviços públicos, o mercado de trabalho, o ensino superior e gozar plenamente dos seus direitos. Dois terços dos pobres no Brasil são negros. Metade da população negra no Brasil vive abaixo da linha da pobreza. Um jovem branco no Brasil tem três vezes mais probabilidade de chegar a universidade do que um jovem negro.

O Estatuto da Igualdade Racial tinha como objetivo propor medidas concretas a fim de reduzir essas enormes disparidades. Assim, a proposta original adotava medidas no campo da saúde, educação, territórios quilombolas, meios de comunicação, acesso à justiça, adoção de políticas de cotas, etc. A Câmara dos Deputados já havia retirado importantíssimas disposições do Estatuto. A bancada ruralista na Câmara, assim como tenta arduamente destruir a legislação ambiental brasileira, extirpou todo o capítulo sobre a regularização dos territórios quilombolas do Estatuto. A Câmara também retirou a seção sobre os direitos da mulher afro-brasileira e a previsão de cotas para atores negros/as nos programas televisivos e em peças publicitárias. A nossa televisão vai continuar a retratar nossa sociedade como loura e de olhos azuis. Os Estados Unidos com uma população negra proporcionalmente muito menor que a nossa possui uma representação negra em programas televisivos e filmes muito maior que a brasileira.

As mudanças feitas na Câmara foram aprofundadas pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO) na devolução do Projeto ao Senado. O DEM representa a posição de uma elite branca e conservadora, que combate qualquer ação de promoção da igualdade racial no país. Cabe dizer, que o DEM ajuizou uma ação no STF contra a demarcação dos territórios quilombolas e contra as cotas nas universidades públicas.

O relatório do senador Demóstenes nega a existência de raça e com argumentos grosseiros retira toda a referência à palavra raça do Estatuto. Essa aberração foi aprovada pelo plenário do Senado, indo contra toda a legislação internacional ratificada pelo Brasil nesse tema. O Brasil ratificou a Convenção Internacional sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial em 1969 e, em 2001, adotou a Declaração e o Programa de Ação de Durban, que estabelece várias obrigações ao Estado Brasileiro para o combate à discriminação racial e ao racismo.

O Estatuto sem raça do senador Demóstenes Torres, com o aval do senador Paulo Paim e do governo federal, eliminou toda a previsão de cotas no ensino superior e nos partidos políticos. Rejeitou o conceito de reparação e compensação previsto do Estatuto, retirou o artigo que tratava de operacionalizar a política nacional de saúde da população negra e excluiu a proposta de incentivos fiscais a empresas que mantenham uma cota de no mínimo 20% de trabalhadores negros. Ou seja, todas as disposições substantivas foram excluídas do Estatuto, na Câmara e depois no Senado. Disposições relacionadas a questões culturais como a capoeira foram mantidas. Negro jogando capoeira, batucando e no campo de futebol pode. Negro na universidade, proprietário e como deputado/a no Congresso Nacional não pode.

É triste ver a elite branca comemorando a aprovação do Estatuto "sem cotas", "sem mencionar raça", "sem quilombos". E viva a democracia racial brasileira defendida em um Senado dominado por representantes brancos em um país de maioria negra, que devido ao racismo, vivenciam uma cidadania restrita e privada de direitos.

Brasília, 30 de Junho de 2010

Fonte: Instituto de Estudos Socioeconômicos - Inesc

Destaque Vermelho



DESTAQUES DA EDIÇÃO DE
HOJE DO PORTAL VERMELHO

TV Vermelho

British, o óleo derramado e o despreparo para lidar com acidentes

Campanha milionária da Nike dá zebra e azara craques da Copa


Dilma: educação é prioridade para o Brasil


Primeira versão havia sido aprovada
em encontro do PT
Eleições 2010
PT substitui programa de governo de Dilma apresentado ao TSE

Ao registrar a candidatura de Dilma, o PT apresentou documento com as "diretrizes programáticas" da candidatura. Nele, estavam contempladas questões que incomodam a direita. Horas depois, o PT substitui o texto por um outro sem as propostas ditas "polêmicas".


Meio ambiente
Aldo Arantes e o Código Florestal: Um relatório polêmico
Dia da Independência
Embaixador da Venezuela prevê vitória de Chávez nas eleições
Propaganda enganosa
Campanha de Serra mente sobre FAT e Seguro Desemprego
Sindical
Direção Plena da CTB declara apoio da central a Dilma


Dilma Rousseff sai na frente


Altamiro Borges
FAT e seguro-desemprego: Serra mente!

Augusto César Petta
O que é sindicalismo classista?

Bruno Padron "Porpeta"
Futebol pela revolução

Marco Albertim
Palmares é uma poça de lama*

Gilson Caroni
Argélia, um 3 de julho para não ser esquecido

Venicio A. de Lima
Dunga e a arrogância histórica da Globo



Esta é uma mensagem automática, favor não responder

Destaques do Vermelho é um serviço diário gratuito do www.vermelho.org.br

Coletiva

Polícia Civil realiza coletiva na 1ª DP
06/07/2010 13:19


O delegado de Polícia Paulo César Jardim, titular da 1ª Delegacia de Polícia (DP), realizará nesta quarta-feira (07/7) coletiva para divulgar a conclusão do inquérito sobre o jovem que morreu eletrocutado na Capital. A coletiva será às 10h na sede da 1ª DP, localizada na Rua Riachuelo, 613, no Centro de Porto Alegre.

O jovem, de 21 anos, aluno da Escola Estadual Paula Soares, morreu na noite do dia três de abril deste ano na Avenida João Pessoa, próximo à Universidade Federal do Rio Grande do Sul ao levar um choque de 110 volts.

Fonte: Ascom/ PC

Caso de Florianópolis

07 de julho de 2010 | N° 16389
AlertaVoltar para a edição de hoje
FLORIANÓPOLIS
Polícia aguarda resultado de exames

A polícia de Santa Catarina aguarda os resultados de dois exames que estão sendo feitos pelo Instituto-geral de Perícias (IGP) para dar andamento às investigações sobre um caso de abuso sexual contra uma adolescente de 13 anos, em Florianópolis.

O exame toxicológico na garota vai identificar a substância ingerida por ela naquela noite, em que teria sido abusada por dois garotos de 14 anos. E uma perícia nos computadores apreendidos nas casas dos suspeitos vai analisar diálogos mantidos pela internet.

O fato ocorreu no dia 14 de maio, no apartamento de um dos garotos, no centro da capital catarinense. A 6ª Delegacia de Polícia, com apoio da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), concluiu a investigação na sexta-feira e enviou o auto de apuração ao Juizado da Infância e Juventude.

Ontem, o presidente da Associação dos Delegados de Polícia daquele Estado, Renato Hendges, rechaçou as críticas de que teria ocorrido atraso na conclusão do auto de apuração de ato infracional (nome dado ao procedimento equivalente a um inquérito quando envolve adolescentes) já entregue à Justiça.

– Temos de respeitar a apuração, que corre sob segredo de Justiça. Detalhes não podem ser revelados porque o Estatuto da Criança proíbe. Em momento algum a polícia deu cobertura ou atrasou qualquer ato ou procedimento em relação a esse caso – disse.
Fonte: Zero Hora

Rede Globo

Depois, o canal pediu "desculpas pela péssima maneira como foram abordados os paraguaios".
"Não foi nossa intenção ofender ninguém. Prezamos os respeito a todos os povos"

Hipocrisia pura. e deslavada.


http://www.youtube. com/watch? v=80OzeCc6Bfk&annotation_id= annotation_ 354302&feature=iv

Em 5 de julho de 2010



A brutal agressão da Globo ao Paraguai

Mauro Carrara

Se a América Latina é forte, resistente, mais ainda é o Paraguai.

Em inúmeras ocasiões, sofreu ataques pesados dos vizinhos cobiçosos.

Eliminaram suas linhas de comunicação com o mundo. E o país restou sem saída para o mar.

Como em outras partes do coração do cone sul, no entanto, desenvolveu comunidades sustentáveis e harmônicas nas reduções jesuíticas, espaço da colaboração fraterna entre o europeu esclarecido e o indígena do interior do continente.

Eram esses agrupamentos civilizados que sofriam ataques bárbaros dos "Bandeirantes", aventureiros que viviam de fazer escravos, mas que acabaram sacralizados como heróis na mitologia brasileira, especialmente a paulista.

No século 18, a grande obra da potências européias foi a des

Depois, o canal pediu "desculpas pela péssima maneira como foram abordados os paraguaios".
"Não foi nossa intenção ofender ninguém. Prezamos os respeito a todos os povos"

Hipocrisia pura. e deslavada.


http://www.youtube. com/watch? v=80OzeCc6Bfk&annotation_id= annotation_ 354302&feature=iv

Em 5 de julho de 2010



A brutal agressão da Globo ao Paraguai

Mauro Carrara

Se a América Latina é forte, resistente, mais ainda é o Paraguai.

Em inúmeras ocasiões, sofreu ataques pesados dos vizinhos cobiçosos.

Eliminaram suas linhas de comunicação com o mundo. E o país restou sem saída para o mar.

Como em outras partes do coração do cone sul, no entanto, desenvolveu comunidades sustentáveis e harmônicas nas reduções jesuíticas, espaço da colaboração fraterna entre o europeu esclarecido e o indígena do interior do continente.

Eram esses agrupamentos civilizados que sofriam ataques bárbaros dos "Bandeirantes", aventureiros que viviam de fazer escravos, mas que acabaram sacralizados como heróis na mitologia brasileira, especialmente a paulista.

No século 18, a grande obra da potências européias foi a destruição da república comunal cristã dos guaranis.

Como tolerar que aqueles povos da floresta, tão cândidos e belos, fossem também ótimos fundidores, sapateiros, alfaiates, ceramistas, tecelões, relojoeiros, calígrafos e fabricantes de instrumentos musicais?

Esta parte do paraguai guarani, que era também brasileiro e argentino, foi destruída cruelmente. E seus melhores cidadãos, homens e mulheres, foram convertidos em escravos, servidores ou soldados.

A saga do povo paraguaio continua depois, resistindo à tentativa de anexação por parte da argentina.

Entretanto, no século 19, expressivas partes do território acabam cedidas aos vizinhos insaciáveis.

Entre 1865 e 1870, Argentina, Brasil e Uruguai, com suporte do Reino Unido, cercam e atacam ferozmente o Paraguai.

Campos são incendiados. Rios são contaminados.

Ao fim do conflito, mais da metade dos 500 mil paraguaios perderam a vida. Dois terços da população masculina foi sepultada nesses anos de terror.

E boa parte dos território acabou surrupiado por argentinos e brasileiros.

Espetacularmente, o Paraguai resistiu, e manteve-se como nação independente, nação singular.

Ainda hoje, 95% da população fala o guarani. São resistentemente bilíngues, peculiarmente atados a suas raízes, singularmente adeptos da diversidade e da mestiçagem.

Este sofrido, mas valente e belo país, costuma ser alvo de chacotas e insultos, especialmente no Brasil.

Cassetas, planetas, CQCs e outras trupes midiáticas valem-se do preconceito e da discriminação para constituir o chamado humorismo de desqualificaçã o, sempre rasteiro, agressivo e altamente viral.

Se existe nestes midiotas verdadeira adoração servil pelas potências do Norte, há também enorme gosto em escarnecer e provocar o país vizinho. Trata-se de uma espécie de bullying midiático transnacional tão insistente quanto venenoso.

Desta vez, no entanto, o ataque covarde não teve origem nos programas de piadas ruins, mas na emissora Sportv, da poderosa Rede Globo.

Em vez de esmiuçar a excelente campanha do selecionado paraguaio, eliminado da Copa da África do Sul num jogo em que teve um gol legítimo anulado, os globais preferiram o lugar-comum estupidificante para ofender mais uma vez o povo vizinho.

Combinando imagens pinçadas e um texto cheio de ironias rasas, o "jornalista" da Globo chama o Paraguai de "paraíso obscuro do mundo".

Sua poesia de desqualificaçã o segue afiada. Ridiculariza a gastronomia, a economia e a música locais. E chega a zombar das fisionomias dos paraguaios e paraguaias, num indisfarçado exercício de racismo.

Segue, aliás, o discurso ofensivo contra os vizinhos latinoamericanos, potencializado com as recentes agressões do político José Serra ao povo boliviano.

Se o futebol vem sendo propagandeado como instrumento do processo civilizatório, a Rede Globo de televisão o utiliza exatamente com propósito contrário.

Nas mãos e bocas da imprensa brasileira, o esporte bretão torna-se um recurso de perpetuação do preconceito ignominioso e do desprezo pela diferença.

Como brasileiro, me envergonha. Se vale alguma coisa, rogo aos irmãos paraguaios que aceitem nossas desculpas.

É responsabilidade nossa, dos brasileiros de bem, mas tristemente omissos, que a emissora líder continue a cometer desvarios dessa natureza.


Para assistir ao vídeo com a reportagem, clique aqui:
agressiva.. veja aqui
http://il.youtube. com/watch? v=nHGL8pbFWDk

truição da república comunal cristã dos guaranis.

Como tolerar que aqueles povos da floresta, tão cândidos e belos, fossem também ótimos fundidores, sapateiros, alfaiates, ceramistas, tecelões, relojoeiros, calígrafos e fabricantes de instrumentos musicais?

Esta parte do paraguai guarani, que era também brasileiro e argentino, foi destruída cruelmente. E seus melhores cidadãos, homens e mulheres, foram convertidos em escravos, servidores ou soldados.

A saga do povo paraguaio continua depois, resistindo à tentativa de anexação por parte da argentina.

Entretanto, no século 19, expressivas partes do território acabam cedidas aos vizinhos insaciáveis.

Entre 1865 e 1870, Argentina, Brasil e Uruguai, com suporte do Reino Unido, cercam e atacam ferozmente o Paraguai.

Campos são incendiados. Rios são contaminados.

Ao fim do conflito, mais da metade dos 500 mil paraguaios perderam a vida. Dois terços da população masculina foi sepultada nesses anos de terror.

E boa parte dos território acabou surrupiado por argentinos e brasileiros.

Espetacularmente, o Paraguai resistiu, e manteve-se como nação independente, nação singular.

Ainda hoje, 95% da população fala o guarani. São resistentemente bilíngues, peculiarmente atados a suas raízes, singularmente adeptos da diversidade e da mestiçagem.

Este sofrido, mas valente e belo país, costuma ser alvo de chacotas e insultos, especialmente no Brasil.

Cassetas, planetas, CQCs e outras trupes midiáticas valem-se do preconceito e da discriminação para constituir o chamado humorismo de desqualificaçã o, sempre rasteiro, agressivo e altamente viral.

Se existe nestes midiotas verdadeira adoração servil pelas potências do Norte, há também enorme gosto em escarnecer e provocar o país vizinho. Trata-se de uma espécie de bullying midiático transnacional tão insistente quanto venenoso.

Desta vez, no entanto, o ataque covarde não teve origem nos programas de piadas ruins, mas na emissora Sportv, da poderosa Rede Globo.

Em vez de esmiuçar a excelente campanha do selecionado paraguaio, eliminado da Copa da África do Sul num jogo em que teve um gol legítimo anulado, os globais preferiram o lugar-comum estupidificante para ofender mais uma vez o povo vizinho.

Combinando imagens pinçadas e um texto cheio de ironias rasas, o "jornalista" da Globo chama o Paraguai de "paraíso obscuro do mundo".

Sua poesia de desqualificaçã o segue afiada. Ridiculariza a gastronomia, a economia e a música locais. E chega a zombar das fisionomias dos paraguaios e paraguaias, num indisfarçado exercício de racismo.

Segue, aliás, o discurso ofensivo contra os vizinhos latinoamericanos, potencializado com as recentes agressões do político José Serra ao povo boliviano.

Se o futebol vem sendo propagandeado como instrumento do processo civilizatório, a Rede Globo de televisão o utiliza exatamente com propósito contrário.

Nas mãos e bocas da imprensa brasileira, o esporte bretão torna-se um recurso de perpetuação do preconceito ignominioso e do desprezo pela diferença.

Como brasileiro, me envergonha. Se vale alguma coisa, rogo aos irmãos paraguaios que aceitem nossas desculpas.

É responsabilidade nossa, dos brasileiros de bem, mas tristemente omissos, que a emissora líder continue a cometer desvarios dessa natureza.


Para assistir ao vídeo com a reportagem, clique aqui:
agressiva.. veja aqui
http://il.youtube. com/watch? v=nHGL8pbFWDk

Sossella e Licenciamento Ambiental

Fotos: Antonio Grzybovski

Sossella quer debater licenciamento ambiental para empreendimentos rurais

O licenciamento ambiental dos empreendimentos rurais deverá ser debatido pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente. A proposta é do deputado Gilmar Sossella (PDT) que manteve audiência com a direção da Fundação Estadual de Proteção Ambiental – Fepam nesta terça-feira (6).



Acompanhado do vice-presidente da Cooperativa Tritícola Erechim , Nelson Girelli, Sossella foi recebido pela presidente Regina Telli e pelo chefe do departamento Agrosilvopastoril da Fepam, Juarez Jeffmann. A reunião tratou da coleta de informações acerca da regularidade ambiental das atividades econômicas em propriedades rurais.



Conforme Nélson Girelli, a Cotrel está preocupada com o futuro de diversas propriedades rurais do Alto Uruguai que precisarão se adaptar as normas do Código Florestal Brasileiro. A problemática, segundo o vice-presidente, está relacionada com as áreas de preservação ambiental que podem inviabilizar algumas atividades da área rural. Muitas delas possuem empreendimentos, tais como, aviários e chiqueiros, que estão instalados a menos de 30 metros do curso da águas e a 50 metros das nascentes.



Regina Telli e Juarez Jeffmann anunciaram que, em fevereiro de 2010, foi celebrado um convênio entre a Secretaria de Meio Ambiente, Fepam e Emater, para implementação e instrumentalização do licenciamento ambiental em propriedades rurais com até quatro módulos fiscais, de porte mínimo e pequeno. O projeto está sendo testado em propriedades rurais da região Sul, e caso aprovado, será aplicado pela Emater em todas as regiões do Estado.



Ao antecipar o pedido de debate, Sossella argumenta que é preciso ampliar as informações sobre o funcionamento do convênio e garantir recursos que viabilizem a execução de todo processo.



“Queremos contribuir com manutenção das atividades econômicas que geram emprego e renda no meio rural. Acreditamos na importância do convênio e estaremos vigilantes para que o produtor rural seja atendido pelo Estado na execução deste projeto”, afirma Sossella.

Questão do Bailão em Vacaria RS

A questão do Jardim América sobre o bailão no meu ponto de vista só deslocar um grande efetivo de policiamento para um estabelecimento de diversão não resolve tem que fechar aquele local mais não é seguro e coloca em risco a vida da população. Vamos aguardar as ações das autoridades sobre o local.

Noticias da Prefeitura de Porto Alegre


Porto Alegre, terça-feira, 06 de julho de 2010
Imagem do Dia
Foto: Luciana Turela/PMPA
Foto
Não fechamos para obras. Ao instalar redes, Dmae faz só uma abertura, sem destruir ruas e bloquear trânsito
Banco de Imagens
Portal de Gestão

Notícias

A MANCHETE
Porto Alegre em Cena divulga atrações da 17ª edição

DESTAQUES
Começam novas obras do Socioambiental

Isenção retroativa de ISSQN beneficia 2,4 mil taxistas

Com técnica alternativa, obras do Dmae não interferem no tráfego

Carris renova frota com 32 ônibus

EVENTOS
Prefeito nomeia novo titular para EPTC e SMT

Final do Municipal de Handebol será domingo

MAIS SERVIÇOS
Cristiano Fischer é parcialmente bloqueada

Município busca parceria para aplicar a demarcação urbanística

Prefeitura interliga redes de água na Zona Norte

PREVISÃO DO TEMPO
Conheça a previsão para os próximos dias

TEMPO HOJE
Veja imagem de satélite

VEJA PAUTAS PARA AMANHÃ
Confira as atividades da prefeitura previstas para 7 de julho



Notícias da prefeitura na imprensa

Clique nos links abaixo para ter acesso a todas as notícias sobre a prefeitura veiculadas em jornal, TV, rádio e Internet:

Notícias em Jornal Notícias em TV Notícias em Rádio Notícias na Internet


Todas as Notícias
A MANCHETE
Porto Alegre em Cena divulga atrações da 17ª edição

A programação de um dos maiores festivais de teatro da América do Sul será lançada hoje, a partir das 19h, no Solar Paraíso, com a presença do prefeito José Fortunati. Entre 8 e 27 de setembro, estarão reunidos na cidade alguns dos mais respeitados encenadores e artistas do país. O lituano Eimuntas Nekrosius volta à Capital com o célebre romance “O Idiota”, de Dostoievski. Outra atração é Bob Wilson, que traz sua montagem “Happy Days”, de Samuel Beckett. Entre os brasileiros estão Adriana Calcanhotto e Marcelo Jeneci, com “Partimpim Dois” e “Feito para acabar”. Leia mais...
DESTAQUES
Começam novas obras do Socioambiental

Os novos canteiros de obras estão na avenida Diário de Notícias, junto à foz do Arroio Cavalhada. Nos primeiros dias de julho, começaram a ser construídas as estações de bombeamento Cristal e C2. A obra conta também com uma chaminé de equilíbrio formada por duas torres cilíndricas, interligadas por via subterrânea, que protegerá a tubulação contra danos provocados por falta de energia. Também está previsto um mirante voltado para o Guaíba, a 20 metros de altura, que poderá ser visitado pela população. Leia mais...
Com técnica alternativa, obras do Dmae não interferem no tráfego

O método é aplicado há muitos anos na Europa. Denominada “Unidirecional Não-Destrutiva”, a técnica consiste em abrir um buraco no solo com uma perfuratriz e, através dela, lançar a tubulação. “É necessário um planejamento preciso na execução do trabalho, para não provocarmos incidentes. Também consultamos o cadastro da Sulgás, das empresas de telefonia e eletricidade, Dmae e DEP”, disse o engenheiro responsável pela fiscalização das obras, Fábio De Angelis. O sistema está sendo aplicado em obra no Sarandi. Leia mais...
Isenção retroativa de ISSQN beneficia 2,4 mil taxistas

A Secretaria da Fazenda já autorizou 1.504 isenções de ISSQN para taxistas proprietários de único veículo, e outros 926 pedidos foram registrados para análise. O prazo para a solicitação do benefício retroativo a janeiro de 2008 terminou ontem. Entretanto, os profissionais ainda podem pedir a isenção a contar de agora. Segundo a EPTC, há 3,5 mil proprietários de único carro atuando na Capital. "A adesão de 70% dos profissionais é uma vitória para a regularização da categoria", avalia o secretário Urbano Schmitt. Leia mais...
Carris renova frota com 32 ônibus

Os veículos começam a circular na segunda quinzena de julho. São 25 modelos Volvo B7R LE equipados com um aparato moderno, que oferece mais conforto a usuários, motoristas e cobradores, além de sete veículos articulados modelo B12M. Os ônibus contam com ar-condicionado e entradas low-entry, um mecanismo que baixa a parte dianteira do carro para facilitar o embarque e desembarque dos usuários. Para atender às necessidades dos passageiros cadeirantes, os veículos também têm uma rampa de acessibilidade que sustenta até 250 quilos. Leia mais...
EVENTOS
Final do Municipal de Handebol será domingo

Os duelos serão nas quadras do Ginásio Tesourinha. A partir das 9h30, ocorrerá a final feminina entre as equipes Ulbra/Agafarma e MDH. Já a final masculina, entre o Cristo Redentor e ACM, começará às 10h30. Leia mais...
Prefeito nomeia novo titular para EPTC e SMT

O diretor de operações da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Vanderlei Cappellari, foi nomeado hoje pelo prefeito José Fortunati para o cargo de diretor-presidente do órgão e secretário municipal dos Transportes. O ato de nomeação será publicado amanhã no Diário Oficial. Fortunati afirma que ainda aguarda o retorno às funções do engenheiro Romano Bottin e que a nomeação de Cappellari tem o objetivo de dar condições para a continuidade administrativa e operacional do setor. Leia mais...
MAIS SERVIÇOS
Cristiano Fischer é parcialmente bloqueada

O tráfego da via está interrompido no sentido sul/norte, entre as ruas São Josémaria Escriva e Aldo Menotti Sirângelo, até quinta-feira. Os trabalhos são realizados das 9h às 17h. O outro trecho da via está com sentido duplo. Leia mais...
Prefeitura interliga redes de água na Zona Norte

O departamento irá interligar na quinta-feira, a partir das 13h30, a nova rede de água do Loteamento Residencial Parque das Palmeiras na estrutura já existente na esquina das ruas Rudi Schaly e Florença. Será necessário suspender o abastecimento em parte do Rubem Berta. Durante a noite, o fornecimento deverá ser normalizado. Leia mais...
Município busca parceria para aplicar a demarcação urbanística

O morador que comprovar residência há mais de cinco anos numa área de até 250 metros quadrados poderá comparecer ao cartório de registro de imóveis para solicitar a legitimação de sua posse. A medida, prevista na Lei Federal 11.977/09, evita o processo judicial. Para agilizar a aplicação da lei, a Procuradoria-Geral do Município busca uma parceria junto à Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça. "O que o município quer é deixar claro quais são as exigências para o auto de demarcação urbanística", explica o procurador-geral, João Batista Figueira. Leia mais...
PREVISÃO DO TEMPO
Conheça a previsão para os próximos dias

Clique aqui
TEMPO HOJE
Veja imagem de satélite

Clique aqui
VEJA PAUTAS PARA AMANHÃ
Confira as atividades da prefeitura previstas para 7 de julho

Clique aqui


Editado pela Supervisão de Comunicação Social
E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926

Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.

Soldado da BM disse matou por Acidente


Polícia | 05/07/2010 | 11h32min

Soldado da BM caxiense disse que tiro que matou frentista foi acidental
Polícia Civil solicitará à Justiça revólver usado pelo brigadiano
Guilherme A.Z. Pulita | guilherme.pulita@pioneiro.com

O soldado do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) que participou da tentativa de abordagem que resultou na morte do frentista Sidnei Marcelo Gross, 25 anos, alegou, em seu primeiro depoimento à Polícia Civil, que o disparo foi acidental. De acordo com o brigadiano, de 24 anos, Sidnei tentou atropelá-lo com sua moto. Quando se esquivou, seu braço teria batido contra o peito do caroneiro da motocicleta e o revólver calibre 38 teria disparado acidentalmente.

De acordo com os três PMs envolvidos na ocorrência de domingo à noite, Sidnei, seu caroneiro e outros dois jovens em outra moto, teriam furado uma barreira policial armada na Avenida Rubem Bento Alves, no bairro São José.

O delegado Tarcísio Kaltbach, titular do 2º Distrito Policial (2º DP) encaminhará nesta segunda-feira à Justiça um pedido para que o revólver seja entregue à corporação para ser encaminhado à perícia. A arma foi recolhida no domingo pelo comando da BM de Caxias.

Comentários
adelir
Denuncie este comentário
05/07/2010 22:24

o comando da BM tem que rever urgente a maneira de formação de novos policiais! pois não basta realizar concursos, aumentar o efetivo se os mesmos não tem o preparo para atuar nas ruas! pra mim eles so estão tendo aulas de tiros.
ordalino
Denuncie este comentário05/07/2010 18:37

Em que pese a morte deste individuo, mas épreciso que as pessoas aprendam a respeitar aautoridade da policia,quando na atividade.Pois se não para e ainda tenta atropelar um policial em serviço para fugir,entende-se que cidadão de bem não é. então utiliza-se o uso da força. Aqui quando acontece é todo esse alarde,nos estados unidos e outros paises de primeiro mundo e dessa forma que a policia age. e a população sabe bem disso.Por isso que muitos brasileiros se dão mal pelas bandas de lá.



De acordo com o brigadiano, de 24 anos, Sidnei tentou atropelá-lo com sua moto - Porthus Junior / clicRBS

De acordo com o brigadiano, de 24 anos, Sidnei tentou atropelá-lo com sua moto
Foto:Porthus Junior / clicRBS
Comente esta matéria

Fonte: Zero Hora

Uruguai perde para a Holanda



06/07/2010 - 18h12
Vitória da Holanda faz europeus ultrapassarem sul-americanos em títulos
Do UOL Esporte
Em São Paulo


O Uruguai era a última esperança do futebol sul-americano para não perder a supremacia em número de títulos mundiais. Depois da conquista da Itália em 2006, Europa e América do Sul ficaram com nove troféus cada. Com uma decisão europeia assegurada na África, o velho continente retoma o domínio.
MAIS SOBRE A SEMIFINAL

* Com futebol mais pragmático, Holanda chega à sua terceira final de Copa do Mundo
* 'Ex-galácticos' brilham no mata-mata e levam Holanda à final após 32 anos
* Fórum: Comente o que você achou do jogo
* Confira as melhores imagens da partida

A última vez que a Europa superou a América do Sul em número de troféus foi em 1954, quando a Alemanha havia assegurado a terceira conquista do continente, contra duas dos sul-americanos na época.

Depois de 1954, o Brasil venceu duas Copas seguidas, e a América do Sul nunca mais seria ultrapassada pela Europa em número de títulos. Mas também nunca abriria uma diferença maior do que um troféu em relação aos europeus.

Depois de vencer os uruguaios por 3 a 2, a Holanda espera Alemanha ou Espanha na decisão, e assegura por antecipação o décimo título europeu em Copas. Caso os espanhóis avancem, a Taça Fifa terá um campeão inédito pela primeira vez desde 1998, quando a França ganhou o primeiro troféu. Em caso de título holandês, o campeão também será inédito.

Certo mesmo é que o futebol da Europa já alcançou um feito inédito, ao fazer uma final totalmente europeia fora do velho continente pela primeira vez na história das Copas. O curioso é que, nas quartas de final, quatro times sul-americanos tiveram a chance de fazer uma semifinal à Copa América, mas só o Uruguai sobreviveu.
Fonte: Uol Esportes

Brigada Troca de Comando Após Morte em Blitz

Polícia | 07/07/2010 | 07h30min

BM decide trocar comando do policiamento de Caxias do Sul após morte em blitz
Tenente-coronel Luiz Roberto Bonato assume o cargo

O subcomandante da Brigada Militar, coronel Jones Calixtrato dos Santos, comunicou nesta quarta-feira a troca do comando do policiamento em Caxias do Sul. A medida foi tomada dias após a morte de Sidnei Marcelo Gross, 25 anos, atingido por um tiro nas costas durante uma blitz no fim de semana.

O atual comandante, tenente-coronel Julio César Marobin, que realiza cursos de aperfeiçoamento há pelo menos cinco meses, será substituído pelo tenente-coronel Luiz Roberto Bonato.

Ontem, a Polícia de Caxias do Sul solicitou à Justiça a arma do policial militar que matou a vítima. O jovem teria fugido de uma blitz no fim de semana. O objetivo é fazer uma perícia para saber se o tiro foi à queima-roupa ou à distância.

Familiares, frentistas do posto e outro jovem que estava na carona da moto devem ser ouvidos na sexta-feira. Os PMs que participaram da blitz devem ser interrogados na próxima semana.

O soldado apontado como autor do disparo foi afastado do policiamento de rua.
RÁDIO GAÚCHA

Uol Esportes

COPA DA EUROPA
Bom início sul-americano dá lugar a decisão e nova supremacia europeia
Europa vai superar América do Sul em títulos pela primeira vez desde 1954
Ex-galácticos Robben e Sneijder carregam a Holanda no mata-mata
Getty Images

Hall da Fama


Troféu Big 5
A fera do dia


Troféu BBB
Aparecer? Amo


Troféu Ilha de Lost
O perdidão


Sneijder
Sneijder
Foi eleito o melhor pela 4ª vez em 6 jogos. Fez outro gol. Já ganhou com a Inter Liga dos Campeões. Melhor do ano?

Monica Farro
Monica Farro
Aos 45min do 2º tempo, repetiu o golpe de mestre de Larissa Riquelme e também prometeu nudez. Criativa...

Felipe Mello
Felipe Mello
Agora pede para ser ouvido antes de julgado. Como se palavras apagassem o pisão. Falar não vai mudar nada.

Mais lidas

Musa paraguaia divulga fotos de bastidores de seu ensaio nu


Veja os exageros da filosofia "dunguismo" em dez exemplos


Leonardo nega contato com CBF, mas se candidata a novo técnico


Belluzzo muda discurso e aceita dividir Scolari com a seleção


Teixeira promete renovar seleção; veja quem poderá ser convocado


Você viu?

Felipão é o preferido entre técnicos, ex-atletas, dirigentes e comentaristas; Mano e Luxa também agradam



Mick Jagger agora pode apoiar qualquer time; saiba como fazer o pé-frio torcer pelos rivais



Decepcionantes, modernas ou feias. Designer gráfico faz "balanço" das camisas da Copa de 2010

Últimos resultados
06/07 15h30 Uruguai 2 x 3 Holanda
Próximos jogos
07/07 15h30 Alemanha x Espanha
Confira a tabela completa de jogos da Copa
Siga UOL Copa do Mundo: Twitter Celular RSS

Assine o UOL • Receba Outros Boletins • Cancelar Recebimento

UOL Voip: ligue de seu micro para o Brasil e o mundo com preços muito mais baixos

Bruno Foragido da Polícia


Justiça do Rio decreta prisão temporária do goleiro Bruno
Mulher do jogador foi detida nesta manhã em Belo Horizonte
Justiça do Rio decreta prisão temporária do goleiro Bruno
Crédito: Carlos Moraes/Agência O Dia/AE
Justiça do Rio decreta prisão temporária do goleiro Bruno
Crédito: Carlos Moraes/Agência O Dia/AE
Justiça do Rio decreta prisão temporária do goleiro Bruno
Crédito: Carlos Moraes/Agência O Dia/AE

A Justiça do Rio decretou, na manhã desta quarta-feira, a prisão temporária do goleiro Bruno, do Flamengo. O atleta é suspeito de envolvimento no desaparecimento da ex-namorada Eliza Samudio, que tentava provar que ele é pai de seu filho. A mulher do atleta, Dayane Rodrigues do Carmo Souza, foi presa na manhã desta quarta-feira em Belo Horizonte e, segundo a TV Record, 'Macarrão', amigo do goleiro, também já está preso. Agora, o jogador, considerado foragido, pode ser detido a qualquer momento.

Nesta quarta, duas viaturas da Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro estavam na frente da casa do atleta, situada no Recreio dos Bandeirantes. Os policiais aguardavam a chegada do documento que exige a detenção temporária do goleiro e do amigo.

O pedido foi feito logo após o depoimento de primo de 17 anos do jogador que confessou ter participado do desaparecimento de Eliza. A promotoria também deve pedir a apreensão do adolescente. O parente do goleiro afirmou que Eliza morreu em decorrência de uma coronhada na cabeça, quando era levada do Rio ao sítio do goleiro em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A polícia foi à casa de Bruno após uma entrevista de um tio do adolescente a uma rádio. Segundo este homem, um motorista de ônibus, o adolescente estava sendo mantido em cárcere privado na residência do atleta.

A versão contada por este parente é diferente do que foi dito pelo jovem. Segundo o tio, foi o goleiro Bruno que teria mandado entregar o corpo de Eliza a traficantes e por este trabalho teria pago R$ 3 mil. Já a versão do adolescente eximiu Bruno de qualquer responsabilidade no crime.

Conforme a entrevista do tio à rádio, "os advogados do goleiro estariam instruindo os envolvidos no sumiço de Eliza a dizer que ela teve uma discussão dentro do carro com o adolescente, e que acabou levando um soco no rosto, por isso as marcas de sangue no veículo".


Fonte: AE

Opus




Quarta-feira, 07 de Julho de 2010

DUO ASSAD & TURTLE ISLAND QUARTET

Dia 18 de agosto de 2010, Quarta às 21h, no Teatro do Bourbon Country

Ingressos:


Pontos de venda:

- Bilheteria do Teatro do Bourbon Country - Av. Túlio de Rose nº 80 / 2º Piso no Bourbon Country
Horário de atendimento: das 14h às 22h de segunda a sábado.

- Telentrega Ingresso Show - (51) 8401.0555 ou 3299-0800
Horário de atendimento: das 9h às 19h de segunda a sexta.


Ingressos Promocionais:

Galeria Mezanino - R$ 35,00
Galeria Alta - R$ 70,00
Mezanino - R$ 90,00
Platéia Alta - R$ 100,00
Platéia Baixa - R$ 120,00
Camarote - R$ 200,00


Desconto de 10% nos demais ingressos para titulares dos cartões do Clube Premier Bourbon (usuários dos cartões Zaffari Card, Bourbon Card, e Rancho Card).

Desconto de 10% nos mais ingressos para titulares do Cartão do Clube do Assinante Zero Hora.

Desconto de 10% para titulares do cartão TAM fidelidade.

Desconto de 5% para titulares dos Cartões Redecard/Mastercard.

*Descontos não cumulativos.


Classificação etária: 14 anos.

______________________________

IVETE SANGALO

Dia 01 de outubro de 2010, Sexta às 21h, no Gigantinho

A musa tem parada confirmada em Porto Alegre com o show Ivete Tour 2010. E os gaúchos já podem garantir sua passagem para a folia baiana que acontece no Gigantinho dia 1º de outubro. Acompanhada de seus bailarinos e de sua Banda do Bem, a cantora roda o país lançando a nova música de trabalho, “Meu Segredo”, além de interpretar os sucessos como “Festa”, “Cadê Dalila”, “Berimbau Metalizado”, “Poeira”, “A Galera” e “Na Base do Beijo”. Além da nova turnê a cantora se prepara para gravar em Nova Iorque o esperado DVD “Multishow Ao Vivo – Ivete Sangalo no Madison Square Garden”. O show acontece dia 4 de setembro e contará com convidados especiais como o roqueiro colombiano Juanes, Seu Jorge, o astro britânico James Morrison e a dupla porto riquenha Winsin & Yandel. A direção será de Bruce Rodgers, famoso nos Estados Unidos pelos espetáculos no intervalo do Super Bowl, e a iluminação é por conta do premiado designer britânico Patrick Woodroffe, que já assinou produções dos Rolling Stones, Genesis e The Police.

Ingressos:


Pontos de venda:

- Bilheteria do Teatro do Bourbon Country - Av. Túlio de Rose nº 80 / 2º Piso no Bourbon Country
Horário de atendimento: das 14h às 22h de segunda a sábado.

- Telentrega Ingresso Show - (51) 8401.0555 ou 3299-0800
Horário de atendimento: das 9h às 19h de segunda a sexta.


Ingressos Promocionais ATÉ a 2000ª unidade:

Arquibancada - R$60,00
Pista - R$60,00

Demais Ingressos Promocionais:

Arquibancada - R$80,00
Pista - R$80,00
Cadeira - R$130,00
Camarote - R$300,00


Desconto de 50% para titulares do Cartão do Clube do Assinante Zero Hora nos 2000 primeiros ingressos de Arquibancada e Pista. Desconto válido somente pela Telentrega Ingresso Show.

Desconto de 50% para titulares dos cartões do Clube Premier Bourbon (usuários dos cartões Zaffari Card, Bourbon Card, e Rancho Card) nos 100 primeiros ingressos de Arquibancada e Pista.

Desconto de 10% nos demais ingressos para titulares dos cartões do Clube Premier Bourbon (usuários dos cartões Zaffari Card, Bourbon Card, e Rancho Card).

Desconto de 10% nos mais ingressos para titulares do Cartão do Clube do Assinante Zero Hora.

Desconto de 5% para titulares dos Cartões Redecard/Mastercard.


*Descontos não cumulativos.


Classificação etária: 14 anos.

______________________________

Comissão Especial das Rodovias



Formada por parlamentares de todos os partidos políticos, a Comissão Especial das Novas Estradas (114 acessos a municípios), bem como restauração e conservação de rodovias, estradas estaduais pedagiadas e convênios do DAER com municípios, iniciou ontem (06/07) suas atividades, presidida pelo deputado Alexandre Postal.



Na primeira sessão ordinária foi eleito o vice-presidente da Comissão e o relator. Francisco Appio (PP), por 7 votos a 1, foi indicado e eleito para ser o vice, ficando a Relatoria com o Deputado Adroaldo Loureiro (PDT).



O PLANO DE TRABALHO, sugerido pelo deputado Alexandre Postal, prevê audiências públicas na Assembleia Legislativa e nos Coredes Regionais. A primeira será em Porto Alegre , na primeira semana de agosto, com a presença da direção do DAER, Secretaria da Infraestrutura, prefeitos e Coredes, Associações de Prefeitos e Vereadores.



Para os Coredes Nordeste/Campos de Cima da Serra a sugestão do deputado Francisco Appio é de Audiência Pública conjunta em Lagoa Vermelha , no mês de setembro. Na oportunidade, além dos acessos que estão contratados com Monte Alegre dos Campos, Esmeralda, Pinhal da Serra, Capão Bonito do Sul, André da Rocha, Tupanci, Santo Expedito, Charrua, Água Santa, Santa Cecília, Ibiraiaras, São Jorge, Guabiju e Muliterno também serão debatidos os convênios do DAER com os municípios de Protásio Alves, Muitos Capões, Sananduva e, principalmente, a situação da RS470.



- Antiga BR470, trecho Barretos/Turvo/Tupinambá/André da Rocha, foi estadualizada pelos governos FHC/Olívio Dutra em 2002, pela Medida Provisória 82.



- Esta estadualização causou enorme prejuízo à região, pois enquanto a BR470Norte (incluída no PAC) caminha para seu asfaltamento e conclusão no próximo ano, a 470Sul encontra-se no Ministério do Ar.



- DAER e DNIT tentam esboçar interesse pela rodovia, licitando a elaboração de projetos, sem acenar com a contratação da obra.



- A região de Nova Prata, para sair pelo Norte do país (Barracão ou Passo do Socorro), é obrigada a percorrer mais 150 km , por caminho pavimentado.



VEJA MAIS FOTOS EM www.appio.com.br



Leia as últimas do www.twitter.com/franciscoappio



BERGAMASCHI José Francisco nasceu em Vacaria, estudou em Caxias, vive em Porto Alegre , onde receberá o título de Cidadão de POA, em 31/08.

RECEITA FEDERAL vai liberar CNPJ dos candidatos para que possam produzir santinhos, panfletos e cartazes. Quem sabe até o dia 12 de julho.

HOSPITAL SÃO FRANCISCO (Santa Casa) comemora 15 anos de transplantes de corações. E reativa campanha de doadores de órgãos.

RURALISTAS (produtores grandes, médios e pequenos) estão mais tranquilos com as alterações da Reserva Legal.

NOVO CÓDIGO FLORESTAL, projeto do deputado Aldo Rebello (PCdoB) passou na Comissão, vai ao Plenário da Câmara e Senado, depois das eleições.

O CAMINHO DAS NEVES (São Joaquim/Ausentes/Bom Jesus) terá cavalgada dia 24 de julho. Pirata (Rádio Nevasca) promete mais de 5 mil cavalarianos.

QUEIMA-DE-CAMPO CONTROLADA. O PL 208 é mais restritivo e combate queimadas clandestinas. Passou na CCJ e deve ir ao Plenário se o PT deixar.





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Investigação de Crimes em Vacaria Rs

Delegacia de Polícia de Vacaria encerra investigação de crimes graves

Será remetido hoje à Justiça, o Inquérito Policial que apurou a morte de Elisabete Vargas de Andrade. Ela foi encontrada sem vida em sua cama, com ferimentos na cabeça, no último dia 28. A residência da vítima fica localizada na Rua Professora Maria Chaves, 206, bairro Municipal (FOTO).

A Polícia Civil apurou que a morte acontecera 24 horas antes, e que autor da morte foi o próprio primo da vítima, Jonas de Vargas Antunes, vulgo “Funé” e que ele matou Elisabete enquanto ela dormia para subtrair pertences da residência, vendidos posteriormente para adquirir crack.

O autor do crime já está preso por força de Prisão Temporária, mas o delegado de Polícia Carlos Alberto Defaveri já solicitou à Justiça a decretação da Prisão Preventiva, para garantia da ordem pública e da instrução criminal, pois o crime foi de extrema gravidade, causando comoção social.

Por outro lado, outro caso em que não havia autoria conhecida e mereceu bastante trabalho, está sendo encerrado hoje pela DP Vacaria. Trata-se do homicídio de Antônio Volmir de Souza, morto com dois tiros no dia 28 de maio deste ano, na Rua Fernando de Noronha, também no bairro Municipal.

Ele caminhava por aquela via pública por volta das 22h30min, junto com sua companheira, quando foi abordado por um indivíduo que perguntou se ele era do bairro Imperial, atirando em seguida.

As dificuldades maiores na investigação deram-se pelo fato de a única testemunha, companheira da vítima, não reconhecer o autos dos disparos.

Mesmo assim, as investigações feitas pela DP Vacaria chegou a dois adolescentes, de 16 e 17 anos, que confessaram o crime. Um deles já está recolhido na CASE, em Caxias do Sul.

Agora, por se tratar de ato infracional praticado por adolescentes, os procedimentos finais serão feitos pela Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente, com remessa posterior ao Juizado da Infância e da Juventude.


Data: 06/07/2010 - 10:08
Fonte: DP Vacaria e Foto de Adelar Gonçalves/Rádio Esmeralda FM - 93,1

Patrulha Escolar em Vacaria RS

Comissão municipal de segurança avalia trabalho da patrulha escolar
Participaram do encontro professores, pais, alunos e órgãos de segurança

A comissão municipal de segurança escolar esteve reunida com a Brigada Militar para avaliar o trabalho da patrulha escolar que foi implantada em Vacaria há dois meses. O presidente da Comissão Aladim Garcia destaca que o trabalho feito pela Brigada já diminuiu em 90% os problemas envolvendo a falta de segurança em frente às escolas.

A diretora da Escola Estadual Padre Pacífico Irene Sartori Borges destaca que os problemas de brigas e até furtos que vinham ocorrendo nas proximidades do colégio foram solucionados com o trabalho da patrulha escolar.

O responsável pelo projeto Polícia Cidadã da Brigada Militar tenente Artêmio Poltozi afirma que participação da comunidade escolar tem sido importante na busca da solução dos problemas de segurança.

A próxima reunião da comissão municipal de segurança escolar será no dia 17 de agosto na Escola Estadual Bernardina Padilha.

Polícia vai Estar Presente no Bailão

Polícia vai intensificar atividades no Jardim América
Ações conjuntas serão desenvolvidas aos finais de semana

Através de uma iniciativa da Associação de Moradores do bairro Jardim América, Brigada Militar (BM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil e Conselho Tutelar estiveram reunidos para buscar soluções no que se refere aos transtornos causados por brigas e disparos de armas de fogo, que acontecem durante os finais de semana nas proximidades da sinaleira da Avenida Militar.

Os relatos dos moradores dão conta ainda de depredações, tanto ao patrimônio público, como privado. A principal preocupação é com a possibilidade de balas perdidas, pois a maioria das residências localizadas no entorno da Avenida Militar ainda são de alvenaria. Em entrevista à Rádio Fátima, algumas pessoas contaram que são obrigadas a sair dos quartos nos finais de semana para dormir em locais mais protegidos.

Representantes dos órgãos de segurança prometem reforçar o policiamento aos finais de semana, através de operações conjuntas. O chefe da 6ª Delegacia da PRF, Inspetor Rodrigo Aver Pizzolatto salienta que diversas prisões já foram efetuadas no local e por isso a fiscalização e identificação de pessoas será intensificada.

O chefe do serviço de inteligência, Inspetor João Carlos Abreu explica que a Polícia Civil será responsável pela identificação das pessoas que tem acesso aos estabelecimentos comerciais das proximidades, já que o local também registrou diversos homicídios.

O Tenente Artêmio Poltozi, da Brigada Militar destaca que o patrulhamento é realizado aos finais de semana, mas salienta que as rondas também serão intensificadas, a fim de garantir mais segurança.

A comunidade de Vacaria também pode contribuir para garantir a segurança, fazendo denuncias através dos telefones dos 190 da Brigada Militar e o 181 da Polícia Civil.
Fonte: Rádio Fátima

MP pede Prisão do Goleiro Bruno do Flamengo


MP pede prisão de goleiro do Flamengo

1 hora, 36 minutos atrás

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Ministério Público do Rio de Janeiro pediu no final da noite de terça-feira a prisão temporária do goleiro Bruno do Flamengo e de seu funcionário Luiz Henrique Romão, conhecido como Macarrão. Os dois são suspeitos de envolvimento no desaparecimento da ex-namorada do jogador, Eliza Samudio.
PUBLICIDADE

Na manhã desta quarta-feira, a polícia do Rio de Janeiro foi até a casa onde mora o jogador, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro, mas Bruno não foi encontrado.

A mulher do jogador, Dayanne Rodrigues do Carmo Souza, foi presa nesta madrugada em Belo Horizonte.Ela também é suspeita de envolvimento no desaparecimento da estudante.

O pedido de prisão ocorreu após depoimento de um primo do atleta, de 17 anos de idade, que teria contado detalhes sobre o desaparecimento da ex-namorada do jogador.

O adolescente foi levado pela polícia na terça-feira depois que um tio dele revelou o envolvimento do sobrinho no sumiço de Eliza.

No depoimento, o menor contou que ele e Romão sequestraram Eliza no Rio de Janeiro e a levaram em um carro de Bruno para Minas Gerais, onde o jogador tem um sítio.

O jovem acrescentou que estava escondido no porta-malas e que discutiu com Eliza depois de ter sido descoberto por ela no trajeto da viagem.

Segundo os investigadores que acompanharam o depoimento, o rapaz relatou que deu uma coronhada na modelo, provocando sangramento. Ele afirmou que Eliza foi morta, mas que o golpe com o revólver não teria sido o motivo da morte.

O adolescente negou qualquer envolvimento de Bruno no caso.

O goleiro do Flamengo mantém um sítio na cidade mineira de Esmeraldas e nos últimos dias a polícia local esteve na residência de Bruno à procura de pistas e evidências que pudessem ajudar na investigação.

Eliza afirma ter tido um filho, fruto de um relacionamento com o goleiro do Flamengo. Em outubro do ano passado, Eliza prestou queixa em uma delegacia do Rio de Janeiro contra o goleiro, alegando que tinha sido sequestrada, agredida e obrigada a tomar medicamentos abortivos.

Um exame de urina da modelo só foi analisado pela polícia técnica na semana passada, oito meses após a denúncia.

O primeiro exame detectou a presença de substâncias abortivas na amostra, mas a polícia destacou que a combinação de fumo e cerveja poderia acusar a presença das mesmas substâncias.

Um exame de contraprova foi solicitado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o resultado divulgado nesta terça-feira acusou a presença de piperitina, que pode ser encontrada em alguns chás abortivos.

O resultado, no entanto, descartou a presença de calmantes e sedativos, contrariando o que havia denunciado Eliza em outubro do ano passado.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)