sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Grileiros

Grileiro da Cutrale e laranjas da mídia
Altamiro Borges, Sao paulo, terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Preparando o clima para o início das investigações da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do MST, que será um dos principais palanques da oposição demo-tucana em 2010, a TV Globo voltou à carga com as fortes cenas da destruição dos pés de laranja da empresa Cutrale, no interior paulista, em setembro passado. Com base num outro vídeo bastante suspeito da Policia Civil de São Paulo, nove ativistas dos sem-terra foram presos na semana passada, inclusive três dirigentes petistas, acusados de participarem de “furtos, depredações e atos de vandalismo”.

O bombardeio midiático é violento. Quando da destruição dos laranjais, até Luiz Carlos Bresser Pereira, ex-ministro nos governos Sarney e FHC, estranhou a virulência dos ataques. “Não vou defender o MST pela ação, embora esteja claro para mim que ele é uma das únicas organizações a, de fato, defender os pobres no Brasil. Mas não vou também condená-lo ao fogo do inferno. Não aceito a transformação das laranjeiras em novos cordeiros imolados pela ‘fúria de militantes irracionais’”. Indignado com a cobertura da mídia, ele criticou duramente “o noticiário televisivo que omitiu que a fazenda [da Cutrale] é fruto de grilagem contestada pelo Incra”.

Respostas do MST são ofuscadas

Agora, com a prisão espalhafatosa e arbitrária das lideranças rurais, a mídia hegemônica volta à ofensiva. A crítica é implacável, apesar do próprio MST já ter reconhecido publicamente o equívoco daquela iniciativa. Numa entrevista à revista CartaCapital, no final do ano passado, João Pedro Stedile, da coordenação nacional do movimento, foi taxativo. “A destruição dos pés de laranja foi um erro. Deu margem para que o serviço de inteligência da PM, articulado com a TV Globo, desmoralizasse o MST”. Para ele, o equívoco decorreu do desespero das famílias de sem-terra acampadas na região, que vivem em condições desumanas e sem qualquer infra-estrutura.

Já com relação às imagens de depredação e furtos na fazenda, usadas para justificar a prisão das lideranças, o dirigente do MST rejeitou as acusações da polícia. “Isto é mentira. As famílias não fizeram nada daquilo. Foi uma armação entre a polícia e a Cutrale. Depois da saída das famílias, chamaram a imprensa. Desafiamos a organizarem uma comissão independente para investigar quem desmontou os tratores e entrou nas casas dos empregados”. Ele lembra que os sem-terra foram retirados à força do local em dois caminhões da Cutrale, sendo filmados e revistados.

Revista Veja arquiva reportagem

Em todo este estranho episódio, a mídia venal revela que tem lado nos conflitos de classe – que defende abertamente os interesses dos barões do agronegócio. Com as cenas exibidas à exaustão para jogar a sociedade contra o MST, as redes “privadas” de televisão e os jornalões oligárquicos demonizam os sem-terra e endeusam a poderosa Cutrale. Neste esforço, eles deixam, inclusive, de repercutir denúncias antigas contra a empresa. Em maio de 2003, por razões desconhecidas – talvez em mais uma ação mercenária –, a insuspeita revista Veja publicou elucidativa reportagem sobre a Cutrale. Agora, ela simplesmente arquivou a bombástica matéria.

Na ocasião, ela revelou que a empresa é uma das mais ricas e poderosas do mundo. “O brasileiro José Luís Cutrale e sua família detêm 30% do mercado global de suco de laranja, quase a mesma participação da Opep no negócio de petróleo”. A produção mundial de laranjas e de derivados se reduzia a duas regiões do planeta – no interior de São Paulo e na Flórida, nos EUA. “A Cutrale vende suco concentrado para mais de vinte países, entre os quais os Estados Unidos, todos os da Europa e a China. Seus clientes são grandes companhias do padrão da Parmalat, da Nestlé e da Coca Cola, dona de uma das empresas de suco de laranja mais populares dos Estados Unidos”.

“A agressividade gerencial da Cutrale”

Segundo a revista, este poderoso império foi erguido de forma suspeita. “O principal segredo do negócio consiste em adquirir a fruta a preço baixo – preço de banana, brincam os fornecedores –, esmagá-lo pelo menor custo possível e vender o suco a um valor elevado”. Em 2001, o governo FHC chegou a investigar a altíssima lucratividade da Cutrale (nos anos 1980, ela teve taxas de retorno na ordem de 70%, um fenômeno raro). “Uma autoridade da Receita Federal relatou a Veja que a estratégica para elevar a lucratividade do grupo passa por contabilizar parte dos resultados por intermédio de uma empresa sediada no paraíso fiscal das Ilhas Cayman. Com isso, informa a autoridade da Receita, a Cutrale conseguiria pagar menos impostos no Brasil”.

A revista também criticava a “agressividade gerencial da família Cutrale”, que já virou “lenda no interior paulista. Os plantadores de laranja no Brasil têm poucas opções para escoar a produção. Há apenas cinco grandes compradores da fruta e Cutrale é o maior deles. Por essa razão, acabam mantendo com o rei da laranja uma relação que mistura temor e dependência. Por um lado, eles precisam que ele compre a produção. Por outro, assustam-se com alguns métodos adotados pela Cutrale para convencê-los a negociar as laranjas por um preço mais baixo”. Vários produtores relataram à revista a brutal pressão para baixar preços ou mesmo para adquirir suas fazendas, inclusive com sobrevôos ameaçadores de helicóptero e outros métodos terroristas.

Uma coleção de processos na Justiça

Um fato gravíssimo ocultado pela mídia nos dias atuais de ódio ao MST é que Cutrale coleciona processos na Justiça por desrespeito aos direitos trabalhistas, crimes ambientais, pressão contra os lavradores e porte ilegal de armas. Na reportagem de maio de 2003, a revista citava que “essa linha dura já rendeu à Cutrale discussões legais sobre formação de cartel. De 1994 para cá, ela já foi alvo de cinco processos no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), autarquia encarregada de preservar a concorrência... Jamais sofreu uma punição”.

A revista Veja e o grosso da mídia hegemônica simplesmente esqueceram estas irregularidades. Para satanizar o MST, a imprensa endeusa a Cutrale. Os sem-terra são os bandidos e o poderoso empresário, um santo. As emissoras “privadas” de televisão e os jornalões sequer explicam aos ingênuos que as terras no interior paulista não pertencem legalmente à empresa. Elas fazem parte do lote chamado Núcleo Monções, que possui cerca de 30 mil hectares pertencentes à União. Ou seja, elas foram griladas – roubadas – pela Cutrale. Em 2007, a Justiça Federal cedeu a totalidade do imóvel ao Incra. Mas a empresa permanece na área com base em ações judiciais protelatórias.

A mídia faz escândalo com a destruição de dois hectares de laranjas em setembro, numa área que seria usada no plantio de alimentos para os acampados, mas não informa que desde que a Cutrale começou a monopolizar o produto, milhares de pequenos e médios agricultores já abandonaram, de 1999 a 2006, cerca de 280 mil hectares de pés de laranja em São Paulo. “Mas a TV Globo e o helicóptero da PM nunca se importaram”, ironiza Stedile. Diante da riquíssima família Cutrale, que tem uma fortuna avaliada em US$ 5 bilhões, os colunistas da mídia são realmente laranjas!

Colheita de Maçãs em Lages SC

Homenagens marcam a abertura da Colheita de Maçãs em Lages

O pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e coordenador Técnico do Programa Nacional de Prevenção e Controle da Cydia pomonella, Adalécio Kovaleski, será homenageado durante a Solenidade de Abertura Oficial da Colheita da Maçã Safra 2009/2010, que acontece no próximo dia 12 de fevereiro, em Lages (SC).

A Cydia pomonella é a principal praga da macieira no mundo. No Brasil, foram identificados focos da praga em áreas urbanas de cidades produtoras como Vacaria (RS), Lages (SC) e Caxias do Sul (RS). Num esforço para que a praga não chegasse aos pomares comerciais, há 12 anos está em execução o Programa Nacional de Prevenção e Controle da Cydia pomonella,executado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho e participação de diversas entidades (confira lista abaixo).

Além do pesquisador Adalécio Kovaleski, também serão homenageados Alceu Rodrigues, da Cidasc; Luiz Borges Júnior, Sócio benemérito da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) e Paulo Antônio Locatelli, da Yakult S/A Indústria e Comércio, pelos incansáveis e essenciais trabalhos realizados à frente do Programa de Erradicação da Cydia pomonella, no Município de Lages.

O Programa de Erradicação da Cydia pomonella é o único programa preventivo brasileiro nesta linha que tem obtido excelentes resultados. Segundo o pesquisador Kovaleski, a chegada da praga aos pomares comerciais poderia arruinar a fruticultura brasileira ao atingir as rosáceas, como maçãs, peras, ameixas, nectarinas, pêssegos e marmelos.

O Programa Nacional de Erradicação da Cydia pomonella é coordenado pelo MAPA e conta com a parceria das seguintes instituições: Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Embrapa Uva e Vinho, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Secretaria Municipal de Agricultura de Vacaria, Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Lages.

O chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Lucas Garrido, acompanha a abertura Oficial da Colheita da Maçã Safra 2009/2010, que acontece às 10h, do dia 12 de fevereiro, no Auditório da Associação Empresarial de Lages, localizada na Avenida Belizário Ramos 2276, no Centro de Lages.

Resultados do Programa de Erradicação:

Foram erradicadas e substituídas mais de 90 mil plantas hospedeiras da praga.
Até o momento, foram aplicados no programa menos de R$ 8 milhões de reais, um valor muito baixo em relação ao enorme benefício que o programa representa diretamente para a fruticultura brasileira e indiretamente para a economia brasileira.
Em 1997, quando iniciou a erradicação, foram capturados cerca de 22,5 mil insetos em mil em 1080 armadilhas nas áreas urbanas infestadas. Na safra 2007/2008, dez anos após, foram capturados apenas 51 insetos em mais de cinco mil armadilhas e na safra atual apenas 44 insetos foram capturados até agora. Não houve capturas da praga em áreas comerciais de maçã. Ainda continuam as remoções de hospedeiros nas áreas com captura.

Futuro

Mesmo com a praga erradicada, é necessário o constante monitoramento através de armadilhas em áreas urbanas e comerciais. O monitoramento é fundamental para identificar eventuais focos da praga e tomar as medidas necessárias para a erradicação.


Foto: Pesquisador Adalécio Kovaleski


--
Viviane Zanella
Jornalista - MTb 14004
Assessoria de Comunicação
Embrapa Uva e Vinho
Rua Livramento 515
95700-000 Bento Gonçalves, RS
Fone: 54-3455-8084
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Atenção: Antes de imprimir, pense no seu compromisso com a natureza.

Operação Retomada

Operação Retomada prende 24 pessoas no Litoral e Grande Porto Alegre
11/02/2010 18:06


Agentes da Delegacia de Tramandaí, com o apoio da 23ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), da Corregedoria-Geral (COGEPOL), Grupamento de Operações Especiais (GOE), Delegacias de Imbé, Santo Antônio da Patrulha e Brigada Militar realizou, na madrugada desta quinta-feira (11), a Operação ‘Retomada’. As ações, que abrangeram as cidades de Tramandaí, Cidreira, Santo Antônio da Patrulha, Canoas e Gravataí, contou com um efetivo de cerca de 200 servidores e cumpriu 34 mandados de prisão e 32 de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário. Durante a operação foram presos 17 homens e sete mulheres, ouvidos e encaminhados à Penitenciária Modulada de Osório e Presídio Regional de Montenegro, respectivamente. Foram lavrados quatro flagrantes por tráfico de drogas e porte ilegal de arma e apreendidos cinco veículos, TVs, celulares, aparelho de som, DVD Player, maquita, notebook, capacetes de moto, câmera de monitoramento, aparelho de telefone fixo, revólveres, espingarda, drogas e dinheiro.

Segundo o coordenador das ações e titular da DP de Tramandaí, delegado Paulo Perez, a ação visou combater o avanço do tráfico de drogas que procurava dominar esses municípios.

Fonte: Ascom PC – Operação Verão Legal RS

A Guiana Acessa o Blog do Jornal Negritude




Parabéns! Você só teve a sua primeira visita de Guiana.




Visite Guiana na Wikipedia

Notícias da Prefeitura de Porto Alegre RS

A MANCHETE
Novas vans Tapa Buracos iniciam manutenção de vias
CARNAVAL 2010
Esporte dá Samba abre a segunda noite de desfiles
Smic atua nas imediações do Porto Seco
Bailes de salão entre as opções do feriado
Procempa garante tecnologia no sambódromo
Cultura chinesa é o tema da Restinga
DESTAQUES
Blitz autua 23 condutores irregulares
Jogador Taison encontra crianças da Vila Chocolatão
MAIS SERVIÇOS
Abertas inscrições para o projeto Quartas na Dança
Dmae faz manutenção em estação no sábado
PREVISÃO DO TEMPO
Conheça a previsão para os próximos dias
TEMPO HOJE
Veja imagem de satélite
VEJA PAUTAS PARA AMANHÃ
Confira as atividades da prefeitura previstas para 12 de fevereiro



Notícias da prefeitura na imprensa

Clique nos links abaixo para ter acesso a todas as notícias sobre a prefeitura veiculadas em jornal, TV, rádio e Internet:

Notícias em Jornal Notícias em TV Notícias em Rádio Notícias na Internet




Todas as Notícias

A MANCHETE
Novas vans Tapa Buracos iniciam manutenção de vias

Com investimento de R$ 500 mil, foi assinada hoje, 11, a ordem de início de ampliação dos serviços de manutenção e conservação de vias da Capital, com mais três vans Tapa Buracos. As equipes farão reparos com a aplicação de asfalto pré-misturado a frio, o que permite a realização do serviço em dias de chuva leve, com o pavimento úmido. Para o prefeito José Fogaça, que assinou o contrato, a adoção de uma tecnologia mais avançada gera mais economia e eficiência nos serviços. Leia mais...

CARNAVAL 2010
Esporte dá Samba abre a segunda noite de desfiles

A escola mirim da Secretaria de Esportes vai desfilar sábado, 13, a partir das 20h30, com o tema enredo "Amo meu planeta! Crianças clamam por um mundo melhor". Além do carro alegórico da SME, outros três desfilarão na passarela do samba: um carro da Smam, um do DMLU e outro do Dmae, com temas ligados às suas atividades. A expectativa é de que, neste ano, o desfile reúna cerca de 4 mil crianças. Leia mais...

Smic atua nas imediações do Porto Seco

Uma área de aproximadamente 300 metros de distância no entorno do Complexo Cultural do Porto Seco foi demarcada pela equipe de fiscalização. Para coibir o comércio de ambulantes não regularizados, 20 fiscais da Smic atuarão permanentemente no local até quarta-feira, 17. Hoje, 11, uma equipe volante já trabalha no Porto Seco, com apoio da Brigada Militar. Leia mais...

Procempa garante tecnologia no sambódromo

Para auxiliar a segurança do Carnaval, serão instaladas seis câmeras de videomonitoramento, duas móveis e quatro fixas. Para a organização do evento, a Procempa disponibiliza 15 computadores e 16 ramais de telefone, além de transmitir ao vivo, pela Internet, os desfiles de amanhã, 12, sábado e domingo para quem não acompanhar a festa no Porto Seco. Os desfiles poderão ser vistos nos sites da Procempa, do Carnaval, da Secretaria da Cultura, do PortoWeb e no portal da prefeitura. Leia mais...

Bailes de salão entre as opções do feriado

Pelo Estação Folia, turistas que estiverem na Capital poderão participar de bailes de salão entre sábado, 13, e segunda-feira, 15, nos clubes Caixeiros Viajantes, Lindóia e Farrapos, sempre às 23h. A animação ficará por conta da Hawai Show Band e do bloco Farra Folia. Para facilitar o acesso à programação dos clubes, os visitantes poderão adquirir antecipadamente seus ingressos por meio da rede hoteleira e de agências de viagem. Leia mais...

Cultura chinesa é o tema da Restinga

Com o samba-enredo “Restinga é do tamanho da China”, a escola vai encerrar os desfiles do Carnaval 2010. Para contar um pouco da história da milenar cultura chinesa, a Estado Maior da Restinga apresentará na avenida do Porto Seco os principais símbolos, monumentos e construções do país. Os 2 mil integrantes desfilarão em 20 alas e cinco alegorias. Na bateria, o toque de 250 integrantes. Leia mais...

DESTAQUES
Blitz autua 23 condutores irregulares

Em blitz na avenida Loureiro da Silva, agentes de fiscalização da EPTC realizaram 126 vistorias e 23 autuações, com dez veículos recolhidos (seis motos e quatro carros), além de duas carteiras de habilitação retiradas. Nos dias de Carnaval, a EPTC e a Brigada Militar farão blitze com bafômetros em pontos estratégicos da Capital com a intenção de reduzir acidentes e fazer com que as leis de trânsito sejam respeitadas. Leia mais...

Jogador Taison encontra crianças da Vila Chocolatão

Amanhã, 12, às 14h, o Projeto Amigos da Bola estará na Casa Marista da Juventude, bairro Vila Nova, onde será realizada uma atividade de integração reunindo 30 crianças e adolescentes que vivem na Vila Chocolatão. Durante o encontro, um jogador profissional de origem humilde fala sobre sua trajetória de vida. Nesta edição, participa o atleta do Sport Club Internacional, Taison Freda. A iniciativa é da comunidade, em parceria com a Fasc. Leia mais...

MAIS SERVIÇOS
Abertas inscrições para o projeto Quartas na Dança

Grupos e companhias de todos os estilos, modalidades e linguagens interessados em participar têm até 26 de fevereiro para entregar a ficha de inscrição. Os espetáculos devem ser de companhias profissionais do Rio Grande do Sul e ter duração mínima de 45 minutos. Os projetos devem conter a sinopse do espetáculo, ficha técnica e informações relativas à cenografia e iluminação. Outras informações pelo fone 3289-8065. Leia mais...

Dmae faz manutenção em estação no sábado

A manutenção corretiva na Estação de Bombeamento de Água Bruta Moinhos de Vento, no bairro Floresta, terá início às 16h. Para realizar o serviço, será necessário suspender o abastecimento de água em 16 bairros, o que deverá ser normalizado domingo, 14, podendo demorar mais nas áreas altas e nas pontas de redes. Outras informações pelo fone 115. Leia mais...

PREVISÃO DO TEMPO
Conheça a previsão para os próximos dias
Clique aqui

TEMPO HOJE
Veja imagem de satélite
Clique aqui

VEJA PAUTAS PARA AMANHÃ
Confira as atividades da prefeitura previstas para 12 de fevereiro

Clique aqui




Editado pela Supervisão de Comunicação Social
E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926
Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.

Sossella Solicita Apoio a ARI


Sossella solicita apoio da ARI para campanha em defesa da vida

Foto: Antonio Grzybovski



O deputado Gilmar Sossella (PDT) esteve reunido com a Associação Riograndense de Imprensa. Recebido pelo presidente Ercy Torma e pelos jornalistas Batista Filho, Ayres Cerutti, Enio Rochemback e Verdi Fassini, o parlamentar do PDT expôs detalhes da campanha “Em defesa da vida” que está sendo desenvolvida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente.



Em sua exposição, Sossella pediu apoio da ARI para que a entidade auxilie na divulgação das ações e ajude a promover a conscientização dos motoristas para que se “se beber álcool, não dirija”. Conforme Sossella, “precisamos conscientizar jovens e adultos que a mistura do álcool e direção afeta a vida e a saúde de muitas pessoas. Só em fevereiro já foram realizados 804 testes de embriaguez, com aplicação de 50 multas e 25 prisões”, destaca o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente conforme dados do Núcleo de Comunicação Social-PRF-RS.



O presidente Erci Torma anunciou apoio da ARI para a mobilização em defesa da vida e sugeriu que seja criado em mecanismo de fiscalização específico para combater o uso do álcool no trânsito. A sugestão se amplia para uma visita ao Rio de Janeiro onde está sendo desenvolvido um programa nesse sentido.



O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente acolheu a sugestão e anunciou que estará colocando o assunto em discussão na próxima reunião da comissão:



“Precisamos agir rápido para evitar novas mortes no trânsito e o registro de inúmeros casos em que pessoas sofrem seqüelas pelo resto da vida, vítimas de motoristas imprudentes que misturam álcool e direção”, destaca Sossella.

Ginásio de Esportes

Governadora autoriza início das obras de ginásio de esportes do PPV em Esteio
12/02/2010 10:01


Em Esteio, onde autorizou o início das obras do ginásio poliesportivo do bairro Primavera, nesta quinta-feira (11/02), a governadora Yeda Crusius afirmou que o Rio Grande do Sul está focado em ações relacionadas ao esporte. "Ter ginásios como este é permitir desenvolver a pessoa através do esporte e da convivência. Isto promove a autoestima e a formação das pessoas, afastando-as da violência", disse. Yeda acompanhou o início da construção no pátio ao lado da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Sirley Vargas Ferraz. A medida integra o Programa de Prevenção da Violência (PPV). O secretário da Segurança Pública, Edson Goularte, acompanhou o ato.

Serão investidos R$ 550 mil na construção do prédio, que deve ser finalizado em 120 dias. Yeda lembrou que, desde o início do governo, todas as secretarias trabalham unidas em torno do PPV para a construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida. "Ele é um programa completo, com ramificação internacional", frisou. Entre as metas do PPV, está o aumento do número de visitadores do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e o asfaltamento de estradas em áreas carentes.

De acordo com a governadora, o ajuste das contas públicas permitiu mais investimentos em saúde, educação e infraestrutura. Yeda comemorou ainda a contratação de 3.583 mil novos policiais militares e anunciou que 40 deles serão alocados em Esteio. Ao prefeito da cidade, Gilmar Rinaldi, a governadora afirmou: "O PPV só existe porque os prefeitos toparam participar e expor seus índices de violência."

O empreendimento esportivo terá uma quadra coberta com arquibancadas, quatro salas de atividades múltiplas, palco, sanitários e vestiários, que estarão disponíveis integralmente à comunidade, inclusive nos finais de semana. "Hoje damos início à construção de ginásio coberto, que vai promover a articulação e a convivência deste bairro", completou Yeda.

O PPV beneficia bairros carentes de cidades que detêm altos indicadores de violência, por meio da prática de esportes, aliada a melhorias das estruturas de lazer, saúde e segurança. As ações do programa integram jovens das comunidades em projetos socioeducativos e culturais. No bairro Primavera, moram 8,5 mil pessoas. São seis o número de visitadores do PIM e 14 Equipes de Saúde da Família (ESF). O PPV faz parte do Programa Estruturante Nossas Cidades.

Fonte: Site do Governo do Estado

Revista Veja

11 de fevereiro de 2010
------------------------------------------------

Caro leitor, aqui estão os destaques de VEJA desta semana.

VEJA.com - veja@abril.com.br


***********************************************

Edição da semana (nº 2152 - 17 de fevereiro de 2010)

[Especial]
-----------
Como perder e (atenção) manter o peso
O segredo está na eterna vigilância: não descuidar jamais dos novos hábitos, sem transformá-los, no entanto, em uma camisa de força. Para quem está em paz com a balança, permitem-se até alguns pecadilhos à mesa.
http://veja.abril.com.br/170210/como-perder-atencao-manter-peso-p-082.shtml

Índice da edição
http://veja.abril.com.br/170210/sumario.shtml

[Entrevista]
-----------
Nick Hornby fala sobre como iPod e internet mudaram o mundo pop
http://veja.abril.com.br/170210/pensador-pop-p-013.shtml

[Corrupção]
----------
Arruda tem prisão decretada sob a acusação de obstruir a Justiça
http://veja.abril.com.br/170210/sem-cargo-prisao-p-042.shtml

[Europa]
-----------
Crise grega e o pesadelo do euro
Restaurar a confiança internacional exigirá cortes.
http://veja.abril.com.br/170210/grecia-abala-confianca-euro-p-056.shtml

[Celebridades]
--------------
O Rio de Janeiro não está dando conta
Da luta por carros blindados e motoristas bilíngues.
http://veja.abril.com.br/170210/apagao-luxo-p-062.shtml

[Internet]
------------
Google e a construção de banda larga ultrarrápida
http://veja.abril.com.br/170210/mais-rapido-que-flash-p-076.shtml

[Cinema]
----------
Filme O Lobisomen revive funde o desejo à repulsa.
http://veja.abril.com.br/170210/monstro-cada-homem-p-092.shtml

[Televisão]
----------
Minutos de sabedoria na novela das 8
Viver a Vida é a primeira novela de autoajuda.
http://veja.abril.com.br/170210/minutos-sabedoria-p-098.shtml

[Guia]
----------
Especialistas escolhem a melhor cachaça
Existe há 400 anos no país, mas só agora ficou 'chic'.
http://veja.abril.com.br/170210/cachaca-para-degustar-p-078.shtml

[Lya Luft]
-----------
Bruxos, vampiros e avatares
http://veja.abril.com.br/170210/bruxos-vampiros-avatares-p-018.shtml

[Roberto Pompeu de Toledo]
--------------------------
No encalço de Chiu-Fang Kao
http://veja.abril.com.br/170210/encalco-chiu-fang-kao-p-102.shtml

***********************************************

[Destaques on-line]
-------------------

[Carnaval]
------------------
• Quiz: Quanto você sabe da história da maior celebração popular brasileira?
http://veja.abril.com.br/testes/historia-samba-enredo.shtml

• Acervo digital: a festa nas páginas da revista, desde 19 de fevereiro de 1969.
http://veja.abril.com.br/blog/acervo-digital/carnaval/carnaval-o-rio-de-janeiro-e-onde-a-festa-acontece

[Reportagens]
------------------
• 10 musas inesquecíveis das escolas de samba
http://veja.abril.com.br/blog/10-mais/diversao/as-10-grandes-musas-da-festa-do-carnaval-brasileiro/

• 10 micos resultado da empolgação carnavalesca
http://veja.abril.com.br/blog/10-mais/diversao/os-10-micos-mais-memoraveis-do-carnaval-no-brasil/

• 10 maiores festas de Carnaval do mundo
http://veja.abril.com.br/blog/10-mais/turismo/as-10-cidades-com-festas-de-carnaval-mais-famosas/

• 10 blocos com os nomes mais curiosos do país
http://veja.abril.com.br/blog/10-mais/diversao/os-10-nomes-mais-divertidos-de-blocos-de-rua-do-rio/

*************************************************

[Você sabe definir o papel de um bom senador?]
----------------------------------------------

Participe de uma pesquisa realizada por VEJA.com
sobre a função e o desempenho de nossos senadores.
Os dados resultantes da pesquisa poderão ser usados em futuras reportagens.
http://www.questmanager.com/questmanager_survey/(S(r4et13q0r2i1hl3kg2saal55))/survey.aspx?cod=93bfdbea-693b-4d85-a6e8-64fcf3147b19&cpc=0&cod4=2764

***********************************************
Colunistas

[Blog]
-------
Reinaldo Azevedo
Arruda vai para a cadeia. É o lugar certo
http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/

[Radar on-line]
---------------
Lauro Jardim
Carnavalesca
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/

[Coluna]
---------
Augusto Nunes
Dilma transforma Governador Valadares em Juiz de Fora
http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/

[Sustentável é pouco]
----------------------
Denis Russo Burgierman
Ataque dos apaches
http://veja.abril.com.br/blog/denis-russo/

[De Paris]
-----------
Antonio Ribeiro
Viva o contribuinte brasileiro!
http://veja.abril.com.br/blog/de-paris/

[Cenas Urbanas]
----------------
Tony Bellotto
Singing in the rain
http://veja.abril.com.br/blog/cenas-urbanas

[Chegada]
----------
Renato Dutra
Malhação no Carnaval
http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/


*************************************************
[Blogs da redação]
-------------------
[Futebol]
----------
Blog da Copa
Última convocação: é com esse time que Dunga vai
http://veja.abril.com.br/blog/copa-2010/

[História]
------------
Acervo Digital VEJA
Ronaldinho: craque de 2002 vira dúvida para 2010
http://veja.abril.com.br/blog/acervo-digital/

[Internet]
------------
Vida em Rede
Em vídeo, como o Twitter foi criado
http://veja.abril.com.br/blog/vida-em-rede/

[Variedades]
----------
Dez mais
As séries médicas de maior sucesso na televisão
http://veja.abril.com.br/blog/10-mais/

***********************************************

http://www.veja.com.br

Acesse http://veja.abril.com.br/pst/newsletter para cancelar o envio deste e-mail
Nosso serviço de cadastramento solicitará seu e-mail e senha. Se não souber a senha, digite seu e-mail e clique no item "Esqueci minha senha". Uma senha provisória será enviada para sua caixa postal para possibilitar o acesso ao serviço.

Operação Monarca

Operação Monarca da Polícia Civil em Passo Fundo resulta em 17 prisões
12/02/2010 11:34


Agentes policiais, comandados pelo delegado Adroaldo Schenkel, titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Passo Fundo, desencadearam, na manhã desta sexta-feira (12/02) a Operação Monarca para cumprimento de prisões preventivas e mandados de busca, naquele município.

A ação teve como objetivo coibir o tráfico de drogas na cidade e região norte do Estado, como também os furtos e roubos de veículos e as extorsões praticadas contra os proprietários de veículos furtados/roubados. Os policiais cumpriram mandados de prisões preventivas e de busca que resultaram em 17 pessoas presas, além da apreensão de veículos, armas, objetos roubados e furtados e drogas.

Segundo o delegado Adroaldo Schenkel, as investigações iniciaram há seis meses pela Defrec e foram identificados pelo menos 22 veículos furtados e roubados, a maioria com extorsão dos proprietários para a devolução. Ele explica que outro ramo da quadrilha agia no tráfico de drogas, com distribuição em Passo Fundo e Região.

Durante o período de investigações, foram flagradas entregas de drogas nas cidades de Lagoa Vermelha, Sananduva, Tapera e Ibirubá. Os chefes das duas ramificações da quadrilha estão entre os presos. Um homem, de 38 anos, conhecido por Gargamel, responsável pelos furtos, roubos e extorsões de veículos e outro, de 27 anos, vulgo Bob, responsável pela parte do tráfico de drogas.

Foram presos preventivamente por envolvimento em tráfico de drogas, além de Bob, outros sete indivíduos e mais quatro mulheres, com idades que variam de 20 a 49 anos. Juntamente com Gargamel, foram presos outros quatro homens, com idade entre 18 e 38 anos, por envolvimento em extorsão, furtos e roubos de veículos.

Todos os presos já possuem decreto judicial de prisão preventiva e foram encaminhados ao Presídio Regional de Passo Fundo. De acordo com o delegado, um adolescente também está envolvido, mas já havia sido recolhido ao CASE há uma semana.

Participaram da Operação Monarca policiais de todas as Delegacias de Polícia (DP) de Passo Fundo, e das Regiões de Soledade, Cruz Alta, Erechim, Lagoa Vermelha e Carazinho, num total de 106 policiais civis, comandados por oito delegados, em 32 viaturas.

Fonte: Ascom/ PC

Falta de Comunicação do IPTU

* Não foi comunicado segundo informações o recadastramento dos Isentos do IPTU na cidade de Vacaria RS, aos interessados pela Prefeitura. A não ser que publicaram no site da Administração mas deveriam ter comunicado a todos os órgãos de imprensa, talvez tenham informados ao "queridinhos da mídia".
Paulo Furtado
Editor

A Mutilação no Trabalho

JUSTIÇA DO TRABALHO RECONHECE QUE A EMPRESA BR. FOODS VEM GERANDO UMA LEGIÃO DE LESIONADOS EM RAZÃO DAS PRECÁRIAS CONDIÇÕES DE TRABALHO


Segundo a Juíza do Trabalho de Joaçaba, Dra. Lisane Vieira, “a empresa não vem promovendo medidas suficientes e adequadas à eliminação dos fatores de risco para desenvolvimento de LER/DORT”.



A Juíza do Trabalho, que atua na Vara de Joaçaba desde março de 2008 ressaltou que já “instruiu e mais de 300 ações indenizatórias em razão de doenças adquiridas e/ou agravadas pelas condições de trabalho que estavam submetidas, a grande maioria em razão de patologias conhecidas por LER/DORT”.



Para a magistrada trabalhista a empresa vem gerando uma “legião de lesionados comprovada nos autos através das relações de benefícios previdenciários”.



A decisão consignou que a atual situação da empresa que se nega a adotar pausas de recuperação de fadiga, nos termos do item 17.6.3 da NR 17, quando diversas empresas já as vem adotando, configura “inquivocamente, que a requerida vem praticando, em sua Unidade de Capinzal, concorrência desleal/dumping social”.





O Procurador do Trabalho Guilherme Kirtsching da Procuradoria do Trabalho em Joaçaba ressaltou que “as atuais condições de trabalho são absolutamente incompatíveis com a saúde física e psíquica dos trabalhadores. Cerca de 20% dos trabalhadores da empresa ré vem sendo acometidos de doenças ocupacionais, em razão da inadequação do meio ambiente de trabalho. Há um enorme contingente de jovens empregados acometidos de doenças ocupacionais, com agravos à saúde incompatíveis com esta faixa etária. Existem casos de jovens com 19 anos já acometidos de doenças ocupacionais. Estamos, portanto, a consumir produtos fruto de sofrimento humano, em grave e direta afronta aos princípios constitucionais que asseguram à dignidade humana, à saúde e a vida. A adoção de pausas de recuperação de fadiga, nos termos da NR 17, a redução do tempo de exposição e a adequação do ritmo de trabalho também são medidas indispensáveis e que também são objeto da ação civil pública”.



A Vara do Trabalho de Joaçaba concedeu, a pedido do Ministério do Trabalho, tutela antecipada nos autos da ACP de nº 1327-2009-012-1200-0, para que a empresa Br. Foods – estabelecimento de Capinzal observe- as seguintes obrigações de fazer:



a) conceda a seus empregados pausas de recuperação de fadiga de 8 minutos a cada 52 de efetivo trabalho, assegurando local adequado para fruição das pausas.



b) abstenha-se de proceder a prorrogação da jornada legal;



c) notifique as doenças ocupacionais comprovadas ou objeto de suspeita, utilizando-se, inclusive, do instrumento do nexo técnico epidemiológico.



O Juízo Trabalhista de Chapecó culminou multa diária por eventual descumprimento, no importe de R$ 10.000,00.

Glória Empata com o Cruzeiro em Porto Alegre RS


Glória perde muitos gols mas empata com o Cruzeiro


Jogo foi muito truncado (foto:Rádio Fátima) Faltou objetividade e tranquilidade para o time do Glória nesta quinta-feira em Porto Alegre diante do Cruzeiro. Foram pelo menos cinco chances de marcar o gol, sendo que em duas ocasiões o lateral Thiago Machado estava completamente livre. O Cruzeiro também desperdiçou oportunidades. Em uma delas após uma falha do goleiro do Glória o centroavante do adversário tocou a bola para fora de forma impressionante. Final: 0 a 0.
A partida foi marcada também pela expressiva quantidade de faltas. Quatro atletas do Leão da Serra receberam cartão amarelo.
O forte calor provocou um desgaste muito grande no Glória. Três jogadores do sistema defensivo foram substituídos por causa do cansaço.
O Glória volta a jogar neste sábado,13/02, às 19h, contra o Lajeadense no Altos da Glória.
Glória: Márcio,Thiago Machado,Valdemar(Cirilo), André Alagoano(Jucimar),Fabrício(Edimar), Ivanildo, Márcio Souza, Léo Maringá, Rodrigo Couto, Lucas e Silvano.
Cartões amarelos: Valdemar, Fabrício, Rodrigo Couto e Jucimar.
Os jogadores treinam nesta sexta-feira,12/02, e já concentram para o jogo contra o Lajeadense.
Acesse: www.fatima.am.br/gloria

Guiné-Bissau Acessa o Blog do Jornal Negritude




Parabéns! Você só teve a sua primeira visita de Guiné-Bissau.




Visite Guiné-Bissau na Wikipedia

Contatos das Assessorias da SSP

Contatos das Assessorias de Comunicação Social da SSP
12/02/2010 16:06


Para facilitar e tornar mais ágil o trabalho dos profissionais de imprensa que buscam informações da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS) e seus organismos vinculados (Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto-Geral de Perícias e Superintendência dos Serviços Penitenciários), principalmente aos finais de semana e feriados, informamos os telefones celulares funcionais das respectivas assessorias, bem como telefones convencionais e e-mails para outras demandas durante a semana.

Solicitamos aos profissionais da mídia para que busquem sempre com as assessorias a intermediação de demandas junto às fontes de cada instituição. Ressaltamos também que ao pé da página inicial do site da SSP ( www.ssp.rs.gov.br ), no banner Cadastre-se, pode ser efetuado o registro para recebimento do mailing diário de notícias da Secretaria.

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA ( www.ssp.rs.gov.br )
Coordenador de Comunicação: Jornalista Amilton Belmonte.
Fone: (51) 3288-1919/3288-1994 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celular funcional: (51) 8445-8670 *
e-mail: comunicacao@ssp.rs.gov.br

* Aparelho programado para receber apenas chamadas identificadas

POLÍCIA CIVIL ( www.pc.rs.gov.br )
Coordenador de Comunicação: Delegada Patrícia Tolotti Rodrigues
Fones: (51) 3288-2380/3288-2381 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celulares funcionais: (51) 8445-9454 e 8445-9748
e-mail: imprensa@policiacivil.rs.gov.br

BRIGADA MILITAR ( www.brigadamilitar.rs.gov.br )
Coordenador de Comunicação: Tenente-Coronel Valmor Araújo de Mello
Fones: (51) 3288-2930/3288-2932 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celulares funcionais: (51) 8501-6577 e (51) 8501-6575
e-mail: pm5-imprensa@brigadamilitar.rs.gov.br

SUPERINTENDÊNCIA DOS SERVIÇOS PENITENCIÁRIOS ( www.susepe.rs.gov.br )
Assessor de Imprensa: Jornalista Marco Antonio Vieira
Fone: (51) 3288-7285/3288-7289 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celular funcional: (51) 8443-6887
e-mail: imprensa@susepe.rs.gov.br

INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS ( www.igp.rs.gov.br )
Assessor de Imprensa: Jornalista Maria da Graça Kreisner
Fone: (51) 3288-5165 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celular funcional: (51) 8445-8627
e-mail: comunicacao@igp.rs.gov.br

Falta de Ambulâncias em Vacaria RS

* Recebemos uma denuncia de uma moradora do Loteamento São Francisco, que solicitou uma Ambulância da SAMU e no Centro Médico Municipal informaram que não poderiam atender essa senhora, pois as ambulâncias estavam todas no Rodeio Crioulo. A senhora estava passando mau segundo informações e tem problemas nos rins. Isso não pode acontecer deveriam ter deixado uma ambulância a disposição da população, pagamos impostos e a comunidade deve ser pelo menos respeitada e ter a sua disposição um serviço de urgência, que é uma ambulância.
Paulo Furtado
Editor

Destaques do Dia






Destaques do Dia
Ordem de início de obras do Ginásio de Esportes do PPV em Esteio
Governadora Yeda Crusius, acompanhada do secretário de Obras, José Carlos Breda, do secretário da Administração e Recursos Humanos, Elói Guimarães e Coffy Rodrigues, durante visita às obras do Ginásio de Esportes do Projeto de Prevenção da Violência (PPV), em Esteio.

Local: Esteio - RS
Data: 11/02/2010
Foto: Jefferson Bernardes / Palácio Piratini
Código: 33464

Secretário da Agricultura recebe convite para a 7º EXPOSALM
O secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, João Carlos Machado recebe do prefeito de Salvador das Missões, Sr.Olavo Haas e comitiva, convite para a 7º EXPOSALM.

Local: Porto Alegre - RS
Data: 11/02/2010
Foto: Vilmar da Rosa / SEAPPA
Código: 33473

Governo do Estado auxilia a população dos municípios atingidos pelos temporais
Governo do Estado auxilia a população dos municípios atingidos pelos temporais dos últimos meses. A agricultora Liselóte Simonette teve seus documentos danificados pelas chuvas.

Local: Marques de Souza - RS
Data: 11/02/2010
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Código: 33472

Yeda Crusius recebe o prefeito de Forquetinha
Governadora Yeda Crusius, acompanhada do deputado Claudio Diaz, recebe o prefeito de Forquetinha, Waldemar Laurido Richter, para tratar do acesso asfáltico ao município.

Local: Porto Alegre - RS
Data: 11/02/2010
Foto: Antonio Paz / Palácio Piratini
Código: 33469

Governo do Estado auxilia a população dos municípios atingidos pelos temporais
Governo do Estado auxilia a população dos municípios atingidos pelos temporais dos últimos meses.

Local: Marques de Souza - RS
Data: 11/02/2010
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Código: 33470

Ordem de início de obras do Ginásio de Esportes do PPV em Esteio
Governadora Yeda Crusius, durante cerimônia de assinatura de ordem de início de obras do Ginásio de Esportes do Projeto de Prevenção da Violência (PPV).

Local: Esteio - RS
Data: 11/02/2010
Foto: Jefferson Bernardes / Palácio Piratini
Código: 33466

Yeda Crusius assina protocolo de intenções da RS-010
Governadora Yeda Crusius, durante ato de assinatura de protocolo de intenções da RS-010 - Rodovia do Progresso - entre Governo do Estado e prefeituras, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).

Local: Porto Alegre - RS
Data: 11/02/2010
Foto: Antonio Paz / Palácio Piratini
Código: 33474

Obras em Ginásio



PPV
Governadora autoriza início das obras de ginásio de esportes em Esteio
Serão investidos R$ 550 mil na construção do prédio, que deve ser finalizado em 120 dias. Infraestrutura
Daer começa serviços de recuperação em pontes e rodovias na Região Central
Empresa Brasília Guaíba Obras Públicas S/A executará os serviços em caráter emergencial. Investimento previsto é de R$ 4,8 milhões. Estradas
Governadora discute obras na RS-421 com representantes de Forquetinha
De acordo com a governadora, a licitação para contratar a empresa que construirá a estrada já está em andamento. Logo após, serão iniciadas as obras. Segurança
Estado amplia policiamento nas rodovias para evitar acidentes no Carnaval
O reforço, com 150 viaturas e 788 policiais militares, abrange principalmente os deslocamentos aos litorais Norte e Sul e à Serra. Serão utilizados 56 etilômetros. Consulta Popular
Governo repassa R$ 110,7 mil para programa florestal
Recurso, em parcela única, refere-se à Consulta Popular de 2006 e tem contrapartida de R$ 35.750,00 da associação, que integra 20 municípios.

Carnaval 2010 em Vacaria RS


Clubes e blocos que farão o CARNAVAL 2010 em Vacaria



Clube Guarani
Casal presidente: Fernando Lucena Maciel e Marluci Bueno Maciel
Rainha do Carnaval da entidade: Maria Eduarda Ferreira
Rei Momo Infantil: Ronie de Souza Maciel
Rainha Infantil: Ane Caroline de Abreu Longhi
Madrinha da Bateria: Thaís Luz de Miranda
Número de Blocos: 6 mais a Bateria
Nome dos Blocos: Bombons da Orgia, Metralha, Jaluka, Detonação, Tropa de Elite e Vamo Caí Pá Dentro.
Números de participantes em cada Bloco: Aproximadamente 40 pessoas e mais 60 componentes da bateria.

O Clube Guarani realizará 4 bailes de Carnaval e 2 matinées com a Banda Sensação do Baile que também animará o Baile Municipal do Carnaval que acontece no dia 12 de fevereiro. O telefone para contato na entidade índia é: 3231 – 1292.

O ingresso para as noites de Carnaval custam R$ 15 e o pacote de todas as noites custam R$ 50.

Clube Realce II
Casal presidente: Dirceu Conrado e Janete Fernandes
Rainha do Carnaval da entidade: Juciane Lima Stack
Número de Blocos: 3
Nome dos Blocos: Vira Copos, Beber, Cair, Levantar e Beijo e Me Liga. Com exceção desse último bloco que tem aproximadamente 150 componentes e tem como Rainha a Natacha Ribeiro da Silva, os outros três terão cerca de 50 componentes cada um.

O Clube Realce II que participa do Carnaval Vacariense pelo segundo ano consecutivo, realizará a festa momesca nas 4 noites. Com Baile e Carnaval. A animação será da Banda 2001 e Vento Norte.

Quem estiver com a camiseta do clube não paga o ingresso nos bailes de Carnaval. Maiores informações podem ser obtidas com o Cristiano no fone: 8144-3217 ou no telefone do clube 3231-2392 ou ainda com o Dirceu no celular 9966-8150.

Clube Recreativo e Cultural União da Glória
Casal presidente: Darci Maria dos Santos e Aparecida dos Santos
Rainha do Carnaval do Clube: Graziele Venâncio Silva.
Madrinha da Bateria: Aline dos Santos Oliveira.
Número de Blocos: 4
Nomes dos Blocos: Perdidos na Folia, Unidos do Beco, Ala das Baianas e Ala da Comissão de Frente.

Segundo informações de Pedro Gilberto Kojac, diretor-social do clube, o número de componentes em cada bloco deve aproximar-se de 80 pessoas.

O Clube União da Glória realizará 4 bailes de Carnaval e 2 matinées infantis animados pela Banda Unidos da Glória. Informações podem ser obtidas através do fone: 3231 – 1075 com Pedrinho Kojac.

Clube Reviver da Terceira Idade
Casal presidente: José Lemos de Jesus e Italina Lemos de Jesus.
No último dia 28, foi realizada na sede social do Clube Reviver da Terceira Idade, a apresentação das seis candidatas que concorreram ao título de Rainha do Carnaval 2010 daquela entidade.

A escolha da soberana aconteceu na tarde do domingo, dia 31 e a escolhida foi Alice Rossi. A 1ª Princesa é Nadir Dondé e o título de Miss Simpatia ficou com Odete Maria Andreis.

O Clube Reviver realizará o baile de Carnaval no próximo sábado, dia 13, quando na oportunidade também será realizada a coroação da Rainha do Carnaval do clube.

Os dois matinées que o Clube da Terceira Idade fará será no domingo à tarde, dia 14 e na terça-feira à tarde, dia 16.

A animação da festa estará por conta da Banda “Os Sentinelas”. Informações podem ser obtidas através do fone: 3231 – 2786.

Segundo informações de José Lemos de Jesus, por enquanto o Clube Reviver tem dois blocos confirmados para o Carnaval 2010, sendo que um deles é o das Baianas, bloco esse que já é tradicional da entidade.

Clubes no Desfile de Rua
O Desfile de Rua do Carnaval 2010 de Vacaria terá somente a participação dos Clubes União da Glória, Clube Guarani e Realce 2.

Desfile de Rua
O Desfile de Carnaval acontece no próximo sábado, dia 13, a partir das 21h, na Passarela do Samba na Rua Ramiro Barcelos.

Na oportunidade a prefeita em exercício, Vera Marcelja, entregará a chave da cidade para o Rei Momo Municipal Adelar Silistre e a Rainha Municipal do Carnaval Maria Elisabete Rodrigues Ribeiro na foto quando recebeu a faixa de soberana do Carnaval da então Rainha Camila da Silva Barcellos.


Data: 11/02/2010 - 16:36
Fonte: Adelar Gonçalves/Rádio Esmeralda FM

Órgãos de Segurança no Carnaval


Órgãos de segurança iniciam operações especiais

A PRF de Vacaria espera um fluxo superior a 11 mil veículos nas rodovias da região nesta sexta.


Operação Carnaval quer garantir a segurança no trânsito Com a chegada do Carnaval, órgãos ligados aos direitos das crianças e adolescentes estão intensificando as atividade e campanhas afim de preservar o bem estar e a segurança de menores de 18 anos.

Em Vacaria, uma lei municipal de 2007, estabelece que é proibida a entrada e permanência de jovens até 15 anos de idade, sem o acompanhamento dos pais ou responsáveis, em bares, casas noturnas, festas e similares, que comercializam bebida alcoólica. Para isso, a Polícia Civil estará promovendo ações de conscientização junto aos presidentes de clubes. De acordo com o Delegado Regional, João Estavão Mazini, o objetivo é esclarecer dúvidas sobre o cumprimento da lei e a forma de fiscalização.

Os pais ou responsáveis dos menores poderão autorizar por escrito uma pessoa adulta para acompanhar os filhos. O documento deverá conter obrigatoriamente o nome do pai, da mãe ou do responsável legal, bem como o endereço, telefone para contato e nome da pessoa que acompanha.

A criança ou adolescente encontrado em desacordo com a lei, será entregue pelo Conselho Tutelar aos pais, aplicando medidas protetivas, caso seja necessário. O órgão estará atendendo em regime de plantão, através do telefone 9973-0488.
A Brigada Militar estará intensificando as atividades. A operação Carnaval, que também será desenvolvida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) prevê barreiras, com a utilização de bafômentos e a identificação de pessoas nas ruas.

As estatísticas rodoviárias indicam que 1/3 dos acidentes de trânsito acontecem por falta de atenção. O mesmo levantamento mostra que 75% das ocorrências de maior gravidade ocorrem em trechos de reta, onde o motorista sente confiança para cometer abusos ao volante. E apesar das recomendações constantes desde o início da Lei Seca, a PRF já prendeu em flagrante mais de 16 mil pessoas reprovadas no bafômetro, que insistiram na mistura álcool e direção.

Nas rodovias dos Campos de Cima da Serra, a 6ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal já montou um esquema especial de reforço de policiamento e fiscalização intensa para coibir a imprudência e garantir a segurança dos usuários das rodovias BR-116 e BR-285. Vinte e oito policiais tiveram folgas suspensas para atuar em escalas extras durante a operação que encerra somente na quarta-feira de cinzas. Com a aquisição de novos equipamentos, totalizando seis etilômetros de última geração, todas as viaturas dos postos da PRF de Vacaria e Lagoa Vermelha estarão equipadas com bafômetros para coibir o trânsito de motoristas alcoolizados. A fiscalização também estará alerta para as ultrapassagens em locais proibidos, para as condições de segurança dos veículos e para o correto uso do cinto de segurança, inclusive no banco traseiro.

A PRF de Vacaria espera um fluxo superior a 11 mil veículos nas rodovias da região nesta sexta-feira, 13/02. Portanto, fica como dica aos motoristas que planejem sua viagem para os horários de menor movimento, evitando sair após as 15 horas.


Tags: Brigada Militar, PRF Conselho Tutelar, Carnaval , Polícia Civil
Rádio Fátima AM (Jornalismo), 12/02/2010, 08h16

Cotas no STF

Plenária de Articulação da Campanha Nacional AFIRME-SE! Pela manutenção da política de cotas no STF.

Plenária Estadual de Mobilização e Articulação da Campanha Nacional "AFIRME-SE!"

Proposta de retirar um documento do RS e articular a presença de uma delegação gaúcha na Audiência de julgamento da Política de Cotas no STF - Supremo Tribunal Federal de 03 à 05 de maio de 2010, em Brasília/DF.

O objetivo do evento é ajudar a organizar a Campanha de repercussão nacional a partir da mobilização de entidades e militantes que lutam em defesa das ações afirmativas no Brasil. O Supremo Tribunal Federal entre 3 e 5 de março, através de uma audiência pública, iniciará as discussões que irão pôr em xeque a legitimidade constitucional das cotas nas Universidades Públicas.

A Campanha afirme-se! Tem como propósito despertar a sociedade brasileira para o ataque iminente que põe em risco a continuação de políticas que beneficiam os setores historicamente excluídos e marginalizados do país. Caso o Supremo Tribunal Federal julgue inconstitucional a adoção dessas ações afirmativas, as cotas serão retiradas das universidades públicas o que será uma grande derrota para o movimento negro, quilombolas, indígenas, movimento gay e até o Estatuto da Igualdade Racial estará sendo ameaçado.

Contexto:

O sistema de cotas surgiu nos EUA, na década de 60, no período de lutas intensas por ações afirmativas naquele país. Influenciados por líderes como Marthin Luther King a comunidade negra norte-americana conseguiu adotar a reserva de vagas nas universidades brancas e segregadas dos Estados Unidos. Entretanto, após denúncias de que as cotas estavam aumentando a desigualdade racial e a legitimidade republicana, a Suprema Corte pôs fim ao regime cotista.

No Brasil, as políticas de ação afirmativa foram sistematizadas após a promulgação da Lei nº 3.708 como fruto de inúmeras mobilizações e reivindicações do movimento negro organizado. Entretanto, essa conquista histórica está sendo posta em ataque por processos que estão em trâmite no Supremo Tribunal Federal. O principal argumento utilizado pelos autores dos processos é o seguinte: a reserva de cotas com o intuito de aumentar a participação de negros nas universidades brasileiras viola a Constituição federal, que garante, no artigo 206, "igualdade de condições para o acesso" à escola e ensino gratuito "em estabelecimentos oficiais". Por isso, a Campanha Afirme-se! – Pela Manutenção no STF das Políticas de Ação Afirmativa espera contar com o apoio do movimento social na plenária de articulação e mobilização, para que juntos possamos lutar contra esse ataque aos direitos conquistados pela população que sempre esteve à margem das benesses do Estado.

Acesse, divulgue, repasse e colabore: http://afirmese.blogspot.com



Data: 19 de fevereiro (sexta-feira)

Local: Sala Salzano Vieira da Cunha – 3º andar – Assembléia Legislativa do Estado do RS.

Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro – Porto Alegre/RS

Horário: 18 horas.



Contatos:

51.91792404

53.99491618

Obs.: Favor divulgar em suas listas de conta.

Asé.

José Antonio dos Santos da Silva

WWW.joseantoniodossantosdasilva.blogspot.com





José Antonio dos Santos da Silva
51.91792404 - Claro
53.99491618 - Vivo
61.99935991 - Vivo
11.61516805 - Oi

www.joseantoniodossantosdasilva.blogspot.com

Assessoria da Imprensa da Prefeitura de Vacaria RS

* Temos percebido que Administração está com uma péssima Assessoria de Imprensa, nos parece que somente privilégios alguns órgãos de imprensa, os veículos pequenos e alternativos são ignorados de informação, talvez seja a retaliação para os que criticam e questionam a atual Administração Municipal. Como sempre quem puxa o saco do poder é beneficiado com verbas publicitarias, com convites para festas e jantares. Coisas do PT local.
Paulo Furtado
Editor

Bolsa-Família são Cancelados em Vacaria RS

Mais de 200 benefícios do Bolsa-família são cancelados em Vacaria

Famílias que não atualizaram seus dados cadastrais perderam direito a receber o benefício.

O governo federal cancelou cerca de 710 mil benefícios do programa Bolsa-família em todo o Brasil, devido ao fato de os beneficiários não terem atualizado seus dados cadastrais, procedimento que é realizado a cada dois anos.
Só em Vacaria, mais de 200 famílias deixam de receber os recursos provenientes do programa. Além disso, o Tribunal de Contas da União investiga outros 840 beneficiários do município, a fim de verificar se eles se enquadram no que é solicitado para fazer parte do programa.
Os requisitos que devem ser cumpridos pelas famílias para fazer parte do programa incluem manter os filhos na escola, a agenda de saúde em dia e manter atualizados dados como renda, endereço e escola dos filhos.


Rádio Fátima AM (Jornalismo), 10/02/2010, 09h04

Prestação de Contas do Rodeio

Prestação de contas do rodeio deverá ser feita em março

A informação foi dada pelo patrão do CTG Porteira do Rio Grande durante entrevista ao programa Ponto Crítico

O patrão do CTG Porteira do Rio Grande reafirmou nesta quarta-feira,10/092, que a última edição do rodeio foi realmente de integração como já havia dito em Porto Alegre quando do lançamento da festa no Palácio Piratini.
Luis Shons ressaltou que tanto a iniciativa privada como o poder público entenderam a proposta da atual patronagem. Revelou que no ínicio da organização do rodeio foram enfrentadas muitas dificuldades devido às condições financeiras da entidade e as dívidas de eventos anteriores.
Shons avaliou, durante entrevista ao programa Ponto Crítico, que alguns aspectos foram ressaltados como, por exemplo, a pontualidade nos horários dos concursos, a segurança, espaço da CIC no Pavilhão Jair Soares e a qualidade das músicas do festival.
O patrão acredita que até março seja feita a prestação de contas desta edição.
Luis Shons também defendeu que seja contratado um administrador para o CTG Porteira do Rio Grande. Para ele o volume de serviço exige dedicação exclusiva para as atividades diárias da entidade.
O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços Antonio Joildo da Silva salienta que o sucesso da festa se deve a capacidade de envolvimento das entidades.
O Secretário de Desenvolvimento, Tecnologia e Trabalho Alessandro Dalla Santa Andrade entende que ocorreu um entendimento entre os governos que resultaram em importantes ações no parque.
A prefeitura realizou uma pesquisa de satisfação dos visitantes da festa. Foram encaminhados 200 questionários.



Rádio Fátima AM (Jornalismo), 10/02/2010, 10h35

Cruzeiro de Porto Alegre RS


Esporte Clube Cruzeiro (Rio Grande do Sul)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cruzeiro

Nome Esporte Clube Cruzeiro
Alcunhas Leão da Montanha
Estrelado
Fundação 14 de julho de 1913 (96 anos)
Estádio Montanha (Colina Melancólica) (anterior)
Estrelão (atual)
Capacidade 20.000 (anterior)
1.500 (atual)[1]
Presidente Dirceu de Castro
Treinador Fabiano Daitx
Patrocinador Rede Agafarma de Farmácias
Competição Campeonato Gaúcho - 2ª Divisão
Copa FGF
Website cruzeiropoa.com.br



Uniforme
titular



Uniforme
alternativo


editar
O Esporte Clube Cruzeiro é um clube brasileiro de futebol, sediado em Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul. Foi o primeiro clube gaúcho a excursionar pela Europa, no ano de 1953.

Índice [esconder]
1 História
2 Títulos
2.1 Estaduais
2.2 Outras Conquistas
2.3 Basquete
2.4 Futebol de Salão
3 Rankings
4 Ver também
5 Referências
6 Ligações externas
7 Referências


[editar] História
O Cruzeiro foi fundado no dia 14 de julho de 1913. Uma agremiação que desbravou o mundo e originou as categorias de base no Rio Grande do Sul. Inicialmente, fora sugerido o nome de "14 de Julho" para o novo clube, devido ao dia de sua fundação. Porém, um dos fundadores sugeriu que se chamasse Cruzeiro.

O primeiro estádio do clube foi a Vila Cruzeiro, que estava localizada na Estrada do Mato Grosso (atual Avenida Bento Gonçalves, no Bairro Partenon). Em 1920 o Cruzeiro mudou-se para o Caminho do Meio, estádio onde ficou durante 18 anos. No ano de 1929, depois de ter conquistado a cidade por duas vezes, 1918 e 1921, conquistou o Estado, na sua primeira participação (participou, depois, dos campeonatos de 1961 a 1965, 1968 a 1973, 1976 a 1979).

O Cruzeiro teve na sua história altos e baixos. Nos primeiros 50 anos de sua existência, foi um clube que incomodava os grandes times, chegando a ser reconhecido como a terceira força de Porto Alegre, atrás apenas de Grêmio e Internacional.

Outro período áureo foi o pioneirismo gaúcho em excursões para a Europa[2], Ásia e o Oriente Médio, na virada do ano de 1953 para 1954. Depois de 11 dias viajando de navio jogaram contra times considerados grandes, como Real Madrid (segurou o empate em 0 a 0)[2], Lazio, Fenerbahçe, Besiktas e Galatasaray SK, além da Seleção de Israel (foi o primeiro time brasileiro a jogar em Israel) e da Turquia. Tiveram resultados positivos. Jogaram 15 partidas, venceram sete, empataram quatro e perderam outros quatro, marcando 28 e sofrendo 20 gols. Voltando com um aproveitamento de 55,55%. A excursão foi tão capacitada que o clube voltou no ano de 1960 à terra dos desbravadores. Nesta viagem, jogaram contra times como Sevilla, Bayern Hof, Dínamo de Zagreb e outros, além de seleções como Tchecoslováquia, Seleção Olímpica Dinamarca e Bulgária. E voltaram com um aproveitamento parecido, 54,16%, jogando 24 partidas, com 11 vitórias, seis empates e sete derrotas, marcando 39 gols e sofrendo 35. Com essa campanha, conseguiu um título, o Torneio de Páscoa de Berlim, um campeonato importante para a época, o primeiro título intercontinental de futebol de um clube gaúcho. Para exemplificar como a segunda excursão foi satisfatória, os dirigentes do Randers, um dos adversários na excursão, enviaram uma carta ao Cruzeiro onde eles afirmavam que nunca iam esquecer do time que tinham o derrotado.

No dia 7 de março de 1941, o Cruzeiro inaugurou o Estádio da Montanha (no bairro Medianeira), então o maior da cidade[2], derrotando o São Paulo FC por 1 a 0, gol de Gervásio, com mais de 20.000 pessoas presente.

Na década de 1940 o clube faz seu grande esforço de crescimento. Em 1944 contratou o técnico húngaro Emeric Hirchl, que trouxe consigo a famosa dupla de atacantes italianos Flamini e Lombardini, que já haviam atuado pela seleção nacional e haviam atuado na Argentina e na Lazio, da Itália.[2] Antigos dirigentes do clube costumavam dizer que, se o Internacional não estivesse em uma fase tão boa na primeira metade dos anos 1940, talvez hoje o Cruzeiro fosse um terceiro time grande na cidade.[2]

Além desses títulos, o Cruzeiro conta na sua galeria com o primeiro Torneio Internacional de Páscoa de Mar del Plata, na Argentina, em 1961, e sagrou-se o primeiro Campeão da Taça Governador do Estado em 1970.

A decadência do clube começou no final da década de 1960, quando o presidente Rafael Peres Borges vendeu o Estádio da Montanha para a construção de um cemitério (batizado com o nome do Papa João XXIII e localizado próximo ao Estádio Olímpico Monumental, do Grêmio, no bairro Medianeira). O último jogo do Cruzeiro na Montanha ocorreu no dia 8 de novembro de 1970, com vitória do Cruzeiro por 3 a 2 sobre o Liverpool do Uruguai. Muitos torcedores deixaram o local chorando.[2]

Na década de 1970, o clube construiu o Estádio Estrelão (na Avenida Protásio Alves, bairro Protásio Alves), seu estádio atual, inaugurado em abril de 1977. Em 1979 o futebol profissional do clube entrou em recesso, só voltando em 1991.

Em 2008, o Cruzeiro disputa duas competições: a Segunda Divisão Gaúcha e a Copa FGF. Na primeira, o Cruzeiro fez uma boa campanha na primeira fase, com 15 pontos em 10 jogos. Entretanto, na segunda fase, o time da Capital decepcionou e não ganhou nenhum jogo dos 14 a serem disputados, ficando na lanterna da chave e adiando por mais um ano a subida de divisão. Neste mesmo ano, nas categorias de base, o clube chegou à final do Campeonato Gaúcho de Juniores, sendo derrotado pelo Internacional por 3-2 no placar agregado (2-0 e 0-3). Na Copa Lupi Martins, o Cruzeiro conseguiu se classificar à segunda fase, fazendo 20 pontos em 16 jogos e ficando em quinto do grupo; nas oitavas de final, entretanto, foi eliminado pelo Novo Hamburgo, com o placar agregado de 4-1 (1-1, 3-1).

[editar] Títulos
[editar] Estaduais
Campeonato Gaúcho: 1929.
Campeonato Citadino de Porto Alegre: 3 vezes — 1918, 1921 e 1929.
[editar] Outras Conquistas
Torneio Triangular de Porto Alegre: 1943.
Taça Cidade de Porto Alegre:*** 1947.
Torneio Extra da Cidade de Porto Alegre:*** 1943.
Torneio da Páscoa de Berlim - Alemanha:*** 1960.
Torneio Internacional de Mar del Plata:*** 1961.
Torneio Início de Porto Alegre: 3 vezes — 1943, 1951 e 1962.
Taça Governador do Estado: 1970.
[editar] Basquete
Campeonato Gaúcho de Basquete (Masculino): 12 vezes — 1945*, 1948*, 1949*, 1950*, 1951*, 1952**, 1953**, 1956**, 1968**, 1970**, 1972** e 1973**.[3]
* Federação Atlética do Rio Grande do Sul - FARGS.
** Federação Gaúcha de Basketball - FGB.

[editar] Futebol de Salão
Campeonato Gaúcho de Futebol de Salão: 2 vezes — 1958 e 1959.
[editar] Rankings
Ranking do Campeonato Gaúcho

Posição: 22º
Pontuação: 311 pontos
Ranking que pontua as equipes que participaram do Campeonato Gaúcho de Futebol entre 1961 (ano de sua unificação) e 2009.

[editar] Ver também
Lista de clubes de futebol do Brasil
Referências
↑ CBF
↑ 2,0 2,1 2,2 2,3 2,4 2,5 "Aqui jaz o Cruzeiro", Divino Fonseca, Placar número 890, 22/6/1987, Editora Abril, pág. 49
↑ Campeões Gaúchos de Basquete
[editar] Ligações externas
Página oficial do Cruzeiro de Porto Alegre
Referências
↑ CBF
↑ 2,0 2,1 2,2 2,3 2,4 2,5 "Aqui jaz o Cruzeiro", Divino Fonseca, Placar número 890, 22/6/1987, Editora Abril, pág. 49
↑ Campeões Gaúchos de Basquete



Fonte: wikipédia

Locais da Câmeras de Monitoramento em Vacaria RS


Reunião define locais das câmeras de monitoramento

Vinte câmeras serão instaladas pela cidade de Vacaria a fim de colaborar com o trabalho dos órgãos de segurança.


Reunião do GGI aconteceu nesta quarta-feira. O Gabinete de Gestão Integrada de segurança esteve reunido no 10º BPM. Na oportunidade foram definidos os locais onde serão instaladas as vinte novas câmeras de monitoramento. Os equipamentos deverão entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre deste ano .
A prioridade é instalar as câmeras nos bairros Jardim dos Pampas, Monte Claro e Imperial, nas BRs 116 e 285, no cemitério Santa Clara e na estação rodoviária.
O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada, major Gilmar Vieira, falou que as próximas medidas a serem tomadas incluem a abertura do processo licitatório.
Já o comandante do 10º BPM, major Vilmar Araldi, destacou na oportunidade que a instalação das câmeras de monitoramento possibilitará maior segurança nos bairros de Vacaria.
E quanto a instalação nas BRs, o chefe da 6ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Rodrigo Pizzolato, lembrou que as câmeras oportunizam não só uma maior segurança aos comerciantes as margens das rodovias, mas também possiblita registros com mais fidelidade sobre acidentes.
As vinte novas câmeras de monitoramento serão instaladas através do Programa Nacional de Segurança com Cidadania, onde o governo federal está liberando para Vacaria em torno de R$ 1 milhão.


Rádio Fátima AM (Jornalismo), 11/02/2010, 09h05

Cruzeiro 0 x 0 Glória

* Escutei o jogo do Glória em Porto Alegre pela Rádio UCS FM, segundo os comentaristas o Cruzeiro formou uma grande equipe e trabalha muito com a categoria de base. O Glória ainda segundo informações ainda está devendo na produtividade tática e técnica, mas acho que se classifica nesta fase mas não é fácil, o começo muito atrasado na temporada, e não sei se não pode custar caro para a equipe dos Altos da Glória esse mau planejamento.
Paulo Furtado
Editor

Qualidade da Água questionada em Vacaria RS

Qualidade da água é foco de reclamações

Moradores têm procurado Rádio Fátima para alertar sobre problemas relacionados à cor e gosto do produto

O Departamento de Jornalismo da Rádio Fátima tem recebido inúmeras reclamações sobre a qualidade da água em Vacaria. Os relatos dão conta de cheiro forte e alterações na cor do produto.
De acordo com o gerente da Corsan, Alberto Paganella, a alta temperatura dos últimos dias propiciou condições para o proliferamento de algas, o que causou as alterações na água. Segundo ele, a companhia já está trabalhando para restabelecer a qualidade e em até 48 horas, o produto já estará nas condições normais. Mesmo assim, a Corsan garante que a água é própria para o consumo e que não há qualquer recomendação que impeça a utilização para qualquer fim.

Tags: água qualidade Corsan
Rádio Fátima AM (Jornalismo), 11/02/2010, 09h32