segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Retirada da Santa da Catedral de Vacaria RS - Jornal Pioneiro de Caxias do Sul

Religião | 26/12/2010 | 16h07min

Imagem de santa em Vacaria deve ser colocada definitivamente entre igreja e casa paroquial

Estátua de Nossa Senhora da Oliveira foi removida do alto de igreja porque estava causando rachaduras

Kelly Isis Pelisser | kelly.pelisser@pioneiro.com
Compartilhar6

Depois de 58 anos no alto da Catedral Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, a imagem da santa padroeira do município foi removida na sexta-feira. A santa em concreto de cinco metros de altura, estava causando rachaduras no prédio da igreja.
Leitores enviaram fotos da remoção da estátua para o canal Leitor-Repórter. Confira! Você também pode participar

A operação, com uso de um guincho, se iniciou na quinta, às 10h, e só foi concluída às 13h de sexta. Conforme o pároco da Catedral, Monsenhor Germino Pagno, a princípio, engenheiros acreditavam que a estátua devia pesar cinco mil quilos.

Mas, depois constatou-se que o peso chegava a cerca de 10,8 mil quilos. Na época, a santa foi colocada em partes no alto da igreja.

— A estátua estava comprometendo a estrutura da igreja. Há uma rachadura de cima a baixo nas paredes. Como a igreja não tem vigas de sustenção e a imagem não estava lá originalmente na construção do templo, definimos pela remoção — explica o Monsenhor.

A imagem, que estava numa altura de 22 metros, foi instalada em 14 de fevereiro de 1952 devido a uma promessa de um morador da cidade, Nicolau Chedid. A santa foi colocada provisoriamente ao lado das escadarias da igreja na calçada.

Depois, ela ficará num espaço entre o templo e a casa paroquial, onde será construído um pedestal, revestido em pedra moura. A partir dessa semana, segundo o pároco, será avaliado como se dará a reforma das paredes rachadas da igreja. 
Fonte: Pioneiro de Caxias de Sul RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim