quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Javali

Para evitar a proliferação da praga do “javali”, a ASSOCIAÇÃO GAÚCHA faz recomendações para o bom andamento e  continuidade da  Portaria 183/2010, da Secretaria da Agricultura do RS,  que regulamenta  o controle  do Javali Asselvajado.

1.     O ABATE dos Javalis Asselvajados deverá ocorrer nas propriedades rurais onde exista autorização expressa do proprietário.

2.     Serão usadas armas de fogo, de acordo e em atendimento a legislação vigente, e o seu usuário deve estar totalmente legalizado.

3.     O ABATE com as técnicas e métodos adequados, priorizando a sua segurança e evitando a prática de crueldade.

4.     O transporte dos JAVALIS abatidos será feito de forma velada, se ainda com couro, a peça deverá estar coberta evitando exposição. As peças carneadas deverão estar com os pés/cascos ou cabeça para facilitar sua identificação.

5.     A carne dos animais abatidos não poderá ser comercializada.

6.     O trânsito da equipe até o local do abate deverá ser de forma discreta. Recomendamos que não haja inscrições em reboques de cães ou carros, tais como “Equipe tal... ou Grupo de Caça ao Javali.... Caça legalizada de Javali”.

7.     Deverá evitar a postagem de fotos, vídeos e tudo mais relacionado ao abate de javalis em redes como Youtube, Orkut, etc...
                                                                                    
AGAJA-RS - Associação Gaúcha de Controle do Javali Asselvajado
                                                                                                        


Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim