terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Arte Marcial Coreana

Polícia Civil forma agentes do Denarc em arte marcial coreana14/12/2010 13:08

A Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), está formando turma de seis servidores no Hapkido, arte marcial de origem coreana. Entre eles, estão dois delegados e quatro agentes, prestes a concluir os quatro estágios do treinamento. O grupo já superou as etapas de faixa branca, azul e vermelha, conquistando a última graduação, a preta.
A entrega do certificado de faixa preta - emitido pela Korea Hapkido Federation no Brasil - aos alunos João Bancolini, Cleomar Marangoni, Volnei Lima, Nathália Oyara Martins Rocha, Alex Fabiano Barbosa da Silva e Cláudio Gaiger Vanzetto, ocorre nesta quarta-feira (15), às 10 horas, na Avenida Presidente Franklin Roosevelt, nº 88, Bairro Navegantes, na Sala de Imprensa do Departamento.
Os agentes praticam esta luta há quase três anos e serão os primeiros policiais, faixas pretas Hapkido que estão juntos desde o início do curso. Várias instituições policiais do país possuem em seu quadro policiais formados em outras modalidades, porém um grupo que inicia e se gradua juntos é o primeiro. Os treinamentos ocorrem nas dependências do DENARC entre duas a três vezes por semana, onde há duas academias com tatames e demais equipamentos necessários para a prática.
Importância do Hapkido no trabalho policial
Trazida pelos coreanos na década de 70 ao Brasil, a técnica é especializada em defesa pessoal com a utilização de objetos, desde uma simples caneta a armas diversas e considerada uma das artes marcais mais eficazes.
De acordo com o delegado João Bancolini, diretor do Denarc e um dos formandos, além do preparo físico que todo policial deve ter, o desenvolvimento da técnica apurada “dará condições ao policial de dominar fisicamente um ou mais indivíduos usando a técnica e força necessária, causando quase nenhuma lesão”. Segundo Bancolini, o Hapkido também desenvolve auto-domínio, segurança e serenidade, imprescindíveis ao policial e capacitando-o para enfrentar situações diversas".
Fonte: Ascom PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim