sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Imprensa internacional se preocupa com Copa e Olimpíadas no Rio

42 minutos atrás
Por Isis Nóbile Diniz, da Redação Yahoo! Brasil

PUBLICIDADE
Os ataques de bandidos e a operação de polícias e das Forças Armadas contra os traficantes, no Rio de Janeiro, desde domingo (21), chama a atenção da imprensa internacional. Os jornais ressaltam que a capital fluminense, então conhecida mundialmente como Cidade Maravilhosa, sediará a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Um dos diários que mais dá destaque ao problema é o espanhol "El País". A página principal do site do veículo, nesta sexta-feira (26), traz como manchete "Lula envolve as três Armas na guerra contra os narcotraficantes no Rio". Além de ter link direto para uma galeria de fotos, a matéria principal é finalizada com citação de que a vida imitou a arte, em uma alusão ao filme "Tropa de Elite 2", do cineasta José Padilha. O tom do texto é de torcida para que a polícia consiga conter a ofensiva dos criminosos e o governo ponha fim à violência do narcotráfico no Rio.

O argentino "El Clarín", como o espanhol, cita que o presidente "Lula Inazio (sic) Lula da Silva" autorizou que os militares entrassem em ação, e lembra que o país será sede dos jogos olímpicos. No decorrer da matéria, explica o que está acontecendo e dá os números de mortos.

Para o americano "New York Times", os ataques no Rio de Janeiro não são tão importantes nesta sexta-feira (26) se comparados a outras notícias internacionais - menos que os três adolescentes náufragos encontrados no Pacífico ou a questão econômica de Portugal. O problema carioca ganhou um destaque pequeno, no final da página "Mundo" no site do periódico. Uma notinha abordando que é o quinto dia de violência é tida como suficiente.

O também americano "The Wall Street Journal" caprichou mais que o conterrâneo - inclusive nas fotos. Em matéria fechada para os assinantes diz que a violência no Rio de Janeiro aumentou. "Elevando as preocupações sobre a capacidade da cidade litorânea em manter os visitantes seguros quando hospedar a Copa e os Jogos Olímpicos", escreveu o veículo. Também contou que a televisão mostra as cenas de tiro ao vivo e que um adolescente morreu atingido por uma bala perdida. Para completar, uma galeria de fotos das cenas de guerra.


Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim