sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Consulta Popular

Consulta Popular online estará disponível a partir do dia 22 de novembro
11/11/2010 19:27
O Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (11), no Espaço do Fórum Democrático na Assembleia Legislativa, um novo canal de acompanhamento da Consulta Popular. Por meio da internet, todo cidadão poderá consultar e acompanhar os investimentos e empenhos realizados com a Consulta Popular, demanda a demanda, a partir do ano de 2004.

A Secretaria de Relações Institucionais (SRI) foi a responsável pela operacionalização da proposta, desenvolvida em parceria com a Companhia de Processamentos de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) e a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage). O acompanhamento em tempo real era uma antiga solicitação dos Conselhos Regionais e Municipais de Desenvolvimento (Coredes e Comudes), das prefeituras gaúchas e de toda sociedade civil organizada.

De acordo com o coordenador operacional da Consulta Popular, André Petry, o programa permite o acompanhamento da execução financeira, com empenho realizado, ou seja, quando o gasto é autorizado, utilizando os recursos do Tesouro do Estado. "As demandas que ainda não possuírem empenho, o seu acompanhamento será informado na forma tradicional, através da área operacional da Consulta Popular na SRI, bem como através dos interlocutores da Consulta Popular nos respectivos órgãos do Estado".

O secretário de Relações Institucionais Pedro Feiten afirma que o objetivo da criação desse novo canal é possibilitar à comunidade que elege as demandas, o acompanhamento e a execução delas. "Queremos, com isso, garantir ainda mais transparência ao processo e fazer com que a Consulta Popular se torne cada vez mais participativa".

O evento contou com as presenças do chefe da Casa Civil, Bercílio Silva, do secretário Relações Institucionais Pedro Feiten, e dos ex-secretários que passaram pela SRI, além de representantes e coordenadores dos Coredes, interlocutores e Comissão Geral da Consulta Popular. A consulta estará disponível aos cidadãos, a partir do dia 22 de novembro, por meio dos sites www.sri.rs.gov.br ou www.consultapopular.rs.gov.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim