sexta-feira, 19 de novembro de 2010

173 Anos da Brigada Militar

Nos 173 anos da BM, Yeda assina 863 promoções, entrega 116 viaturas e recebe a 1ª medalha Zilda Arns
18/11/2010 15:07

Na cerimônia dos 173 anos da Brigada Militar, comemorados nesta quinta-feira (18), com a entrega de 116 novas viaturas para 83 municípios, a governadora Yeda Crusius assinou ato importante para a corporação: a promoção de 863 praças da BM. "Zeramos, hoje, toda a lista de promoções da Brigada, não há nenhuma área que não tenha recebido promoção", afirmou Yeda, após receber aplausos no ato realizado na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre.

E um reconhecimento ao apoio dado pelo Governo à Brigada e à prevenção de forma sistêmica, por meio do Programa de Prevenção da Violência (PPV), o comandante geral da BM, coronel João Carlos Trindade, distinguiu a governadora com a entrega da primeira medalha Zilda Arns, honraria instituída neste ano.

Yeda parabenizou a BM pelo aniversário. Ao receber a medalha criada para valorizar a memória e o trabalho da médica sanitarista Zilda Arns, destacou uma filosofia da também fundadora da Pastoral da Criança: "Prevenir é a melhor arma". Segundo a governadora, a prevenção passa pela Brigada Militar e "é a arma da paz, da inserção e da inclusão". Em seu discurso, falou do cenário de falta de recursos, equipamentos e falta de confiança na corporação, observado no início do seu governo. Agora - disse Yeda - a BM está valorizada. "Zeramos muitas coisas: déficits, faltas e insuficiências. Tive o privilégio de governador o Rio Grande do Sul sabendo que a meta para quatro anos seria cobrir o Estado com o trabalho, a honra e o valor da Brigada Militar", afirmou a governadora.

Demais avanços
Trindade aproveitou o evento para comemorar também os últimos avanços obtidos, como o aumento do efetivo, de 22 mil para mais de 27 mil brigadianos, concurso aberto para mais 3,6 mil soldados e a redução da criminalidade. "Governadora, a senhora é a responsável por hoje não faltar fardamento, combustível, manutenção e viaturas novas. Isso só se faz com trabalho e cuidado", disse Trindade. Mas o mais significativo, na avaliação do comandante, foi o resultado "zero mortes em enfrentamentos". Isto é, depois de 20 anos, pela primeira vez, em 2010, nenhum PM foi morto em ação de enfrentamento. "Isso é resultado de treinamento", frisou o coronel.

O secretário da Segurança, Edson Goularte, saudou a BM e ressaltou a presença ativa da corporação nos 496 municípios do Rio Grande do Sul e os seus altos índices de credibilidade. "A segurança pública está melhor e mais bem vista pela sociedade, e a Brigada Militar é protagosnita nesse desempenho".

MedalhasA governadora e o comandante da BM ainda entregaram 98 medalhas de distinção a personalidades por serviços relevantes à ordem pública e mérito. Na relação dos agraciados estavam, por exemplo, o secretário Edson Goularte, o secretário adjunto da Segurança, Rubens Edison Pinto, os secretários da Transparência e Probidade Administrativa, Francisco Luçardo, da Administração e Recursos Humanos, Eloi Guimarães, e o chefe de Gabinete da governadora, Luciano Delfini.
Fonte: www.estado.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim