sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Zona Leste de Porto Alegre RS

Segurança Pública na zona leste de Porto Alegre é debatida entre Estado e comunidade
09/09/2010 21:56
No início da noite desta quinta-feira (09), o Governo do RS, por meio de representantes das secretarias de Obras Públicas, Habitação, Saúde, Educação, Planejamento e Gestão, Extraordinária da Copa 2014, contando com a coordenação do chefe da Casa Civil, Bercílio Luiz da Silva e a presença do secretário da Segurança Pública, Edson de Oliveira Goularte, promoveu uma reunião com associações de moradores, entidades religiosas e filantrópicas e líderes das polícias militar e civil, responsáveis pelas comunidades localizadas na zona leste de Porto Alegre. O encontro ocorreu nas dependências da CORAG – Companhia Riograndense de Artes Gráficas, junto à Academia da Brigada Militar, próxima ao Presídio Central e em posição estratégica em relação aos bairros que compõem a área em questão: avenida Aparício Borges, trecho da 3ª Perimetral que liga os setores leste e sul da Capital.
A questão Segurança Pública foi a primeira a ser debatida no encontro, ocasião em que o secretário Goularte afirmou que “o RS avançou bastante na principal reivindicação da comunidade, ou seja, a recomposição dos efetivos da Brigada Militar e Polícia Civil!”. Goularte lembrou que 962 novos brigadianos já estão nas ruas de Porto Alegre, mas é necessário que sejam incorporados mais 1.878, através de concurso público já autorizado pela governadora Yeda Crusius, e mais 1.800 que passarão a integrar o chamado “banco de concursados”. Da mesma forma, frisou ele, acontece com a Polícia Civil, que acaba de formar 595 novos escrivães e inspetores, e está selecionando mais 500; além dos 200 delegados que estarão aptos ao serviço a partir de 23 de outubro.
Programa de Prevenção à Violência no Morro da Cruz
Durante a abertura de espaço às manifestações populares, um representante da Associação dos Moradores do Morro da Cruz reivindicou a construção de um espaço para lazer e prática de esportes no bairro. Segundo ele, “os jovens e crianças que lá residem, quando necessitam de um lugar para recreação ou prática de atividades esportivas, se deslocam de ônibus até o Parque Farroupilha, ou descem o morro até o bairro Intercap, distante dali, mas o lugar mais próximo para isso”.O secretário Goularte esclareceu que, em Porto Alegre, o bairro Rubem Berta vai receber um ginásio poliesportivo, dentro dos critérios que norteiam o Programa de Prevenção à Violência, gestado pelo Governo do RS, assim como o Guajuviras, em Canoas e Canudos, em Novo Hamburgo. Entretanto, a partir de hoje, o Morro da Cruz, passa a integrar o planejamento do PPV, que fará o estudo de viabilidade da obra: terreno, estrutura, capacidade de acolhimento, opções de lazer, etc...
Na reunião desta noite estiveram presentes, comandantes e representantes dos Batalhões de Polícia Militar (BPM) 11º, 19º, 20º e 21º, delegados das DPs 15ª, 16ª, 21ª e 23ª, além de representantes do Instituto Geral de Perícias (IGP) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Da comunidade, compareceram representantes das Associações de Moradores da Vila Pitinga, Morro da Cruz, Madre Tereza de Jesus, Espírita Recreativa e Educacional Solidariedade, Cruz de São Francisco, Casa do Menino Jesus de Praga, Casa de Apoio ao Deficiente, Instituto Espírita Irmãos de Boa Vontade, Seicho-no-Ie, Lugar de Amor e outras Organizações Não Governamentais (ONGs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim