quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Seugrança nos Bairros da Capital

SP debate segurança com representações sociais de 15 bairros da Capital
14/09/2010 21:15

Em encontro realizado na noite desta terça-feira (14), o secretário-adjunto da Segurança Pública, Rubens Edison Pinto, debateu ações e ouviu reivindicações de representantes de 15 bairros da Capital. O evento aconteceu no Auditório da Emater, no bairro Menino Deus, e teve a presença outros secretários e lideranças do Estado.

De acordo com ele, o governo do Estado está investindo R$ 463 milhões no segmento, até o final deste ano. Por meio de planejamento e seguindo as diretrizes do Programa Estruturante Cidadão Seguro, o foco das ações está concentrado nos projetos de Renovação da Frota de Veículos, Recomposição dos Efetivos, Modernização dos Sistemas de Inteligência, Recuperação de prédios da Segurança e Ampliação de Vagas Prisionais.

Como referencial desses projetos, Edison Pinto enumerou que 8.397 novos servidores foram incorporados à Brigada Militar, Polícia Civil, Superintendência dos Serviços Penitenciários e Instituto-Geral de Perícias, organismos vinculados à SSP. Desse total, 962 PMs somente na Capital. A estimativa, observou Edison Pinto, é de que 14.599 novos servidores sejam incorporados pelo atual governo. Na última semana, novo concurso – para 3.678 vagas de soldado – foi anunciado pela governadora Yeda Crusius.

Conforme o secretário, a qualificação nos recursos humanos também pode ser exemplificada na recente formatura de 585 novos escrivães e inspetores da Polícia, no curso de formação de 200 delegados e no concurso para mais 500 vagas de escrivão e inspetor, cujas provas devem ocorrer em outubro e receberam mais de 8 mil inscrições. Ressaltou que o governo realizou a promoção de 6261 servidores das vinculadas da SSP e vai informatizar a totalidade das Delegacias de Polícia gaúchas, iniciando pela Capital.

Em paralelo, destacou que a SSP já enviou para análise do governo projeto que prevê áreas integradas de atuação para as polícias, tornando mais ágil a distribuição de efetivos e o atendimento de ocorrências e colaborando para uma integração maior entre as instituições da segurança. Rubens Edison Pinto disse, ainda, que o momento é de atuação integrada das polícias em parceria direta com a sociedade. Nesse sentido, citou os telefones 181 (Disque Denúncia) e 190 (Emergências Policiais) como ferramentas ao alcance da sociedade.

Participaram do encontro lideranças dos bairros Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Farroupilha, Floresta, Independência, Marcílio Dias, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Navegantes, Rio Branco, Santa Cecília, Santana e São Geraldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim