quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Segurança nas Escolas

Governo gaúcho estuda viabilidade de alarmes monitorados em escolas estaduais
14/09/2010 22:46

O Governo do Estado estuda a viabilidade de instalar alarmes monitorados em escolas públicas ligadas diretamemte ao Centro de Operações da Brigada Militar. A questão foi discutida durante reunião realizada, nesta terça-feira (14), entre o secretário da Educação, Ervino Deon, o comandante do policiamento da Capital, Coronel Antero Batista e diretoras de escolas estaduais localizadas em áreas de risco.

"Não podemos mais conviver com esta insegurança em algumas escolas da Capital. Temos que contar com a comunidade que mora próxima às escolas para auxiliar a polícia denunciando qualquer irregularidade ou a presença de pessoas suspeitas circulando perto das instituições", explicou Deon.

Para o comandante do policiamento da capital (CPC), coronel Batista, os constantes assaltos às instituições de ensino são proporcionados, na grande maioria, por morador do bairro ou ex-aluno que conhece o dia a dia da escola. "É gente do bairro, que sabe o andamento e a funcionalidade da escola, seus horários e os locais de maior vulnerabilidade", ressaltou.

Uma medida que será adotada para reforçar a segurança é a aproximação do policiamento a pé nas escolas, inclusive com o ingresso do PM nas dependências da instituição. "Vamos colocar o PM da rua andando pelas redondezas das escolas e, em algumas vezes, até entrar no pátio e observar como está a situação", afirmou o coronel Batista

Dentro do projeto Escola Segura, a partir desta quarta-feira (15), 13 escolas da Capital receberão vigilância armada 24 horas, inclusive nos finais de semana. Esta é uma das providências adotadas pelo Estado, juntamente com a liberação de R$ 4,3 milhões em obras para construção de muros, grades e reforço na iluminação de 28 escolas situadas nos bairros da Capital em situação de risco social, mapeados pela Polícia Civil e Brigada Militar.

Fonte: www.estado.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim