segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Debate na Record

Confronto marca debate entre candidatos na Record

Com perguntas diretas entre os postulantes à Presidência, diversos temas polêmicos foram abordados

Confronto marca debate entre candidatos na Record
Crédito: Vanderlei Almeida / AFP
O debate entre os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Arruda Sampaio (PSol), realizado na noite deste domingo pela TV Record, foi marcado pelo confronto entre os adversários. Logo no primeiro bloco, com perguntas diretas entre os candidatos, vários temas polêmicos foram abordados.

Plínio questionou Dilma sobre o caso de lobby que derrubou Erenice Guerra da chefia da Casa Civil. “O governo dá autonomia total para a Polícia Federal investigar. O importante é não deixar sem apuração e, se for verificado que uma pessoa errou, ela tem que pagar. Eu não vou varrer nada para debaixo do tapete”, disse Dilma, que destacou ter 25 anos de vida pública limpa.

Marina criticou Serra ao falar de políticas sociais. “No ano passado, no seu governo, foram cortados recursos da área social. A comunicação recebeu R$ 243 milhões e a área social, R$ 217 milhões”, disse, apontando para onde foram os investimentos de São Paulo.

A candidata do PV foi chamada de “demagoga” por Plínio. “As questões fáceis você responde com discurso categórico. Quando é algo polêmico, como a legalização da maconha e do aborto, você foge, tira o corpo”, acusou.


Plínio entrou em conflito com todos os adversários

O candidato do PSol à Presidência aproveitou a possibilidade de fazer perguntas aos adversários na corrida ao Palácio do Planalto para provocar todos os concorrentes. “Dilma, você não está preparada”, disse. Depois, se voltou-se à candidata do PV. “Marina, eu te rotulo. Você é ecocapitalista”, cutucou, dizendo que ela faz um falso discurso de desenvolvimento econômico aliado à preservação.

Marina disse que está preparada para fazer o encontro entre "ecologia e o capitalismo" e que hoje as pessoas devem ter compromisso com a solução e o enfrentamento dos problemas. “Não é questão de coragem apenas, mas de compromisso”, afirmou.

Serra, no segundo bloco, foi questionado pela jornalista Ana Paula Padrão sobre a ausência do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) na sua campanha. Ela ainda citou que até o presidente Lula apareceu na propaganda eleitoral do tucano na televisão, enquanto FHC segue alijado. “Isso que dizem do Fernando Henrique está mal explicado. Eu falo o tempo todo das coisas que fiz no governo dele”, defendeu-se Serra, recordando as suas gestões à frente dos ministérios da Saúde e do Planejamento. Dilma, ao comentar, afirmou: “Ele esconde o presidente que representa a experiência do PSDB”.

Bookmark and Share

Fonte: Correio do Povo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim