sábado, 28 de agosto de 2010

Socialismo e Liberdade


Fundação Lauro Campos - Socialismo e Liberdade
Para remover o seu e-mail de nossa lista escreva para remover@socialismo.org.br
O que não se diz sobre o BC
Cid Benjamin
Há dias, José Serra foi bombardeado pela mídia devido a uma resposta pouco enfática em relação à independência do Banco Central. Pressionado, recuou e assumiu o discurso já feito por Dilma Roussef e Marina Silva, prometendo manter a blindagem do BC. Vale a pena examinar de perto esta suspeita unanimidade
Leia e comente...
TV Cultura: a saga de desmonte do patrimônio público
Débora Prado
Os funcionários da TV Cultura estão preocupados. Não é para menos. Há anos não recebem um reajuste real no salário, nem hora extra, as denúncias de assedio moral são recorrentes e cada vez mais a carteira assinada é substituída pelo famoso PJ (quando o funcionário é obrigado a se tornar uma 'pessoa jurídica' para que num contrato entre 'empresas', o patrão não precise arcar com os direitos trabalhistas). Para piorar, no começo do mês, o colunista do R7 Daniel Castro afirmou que a direção da emissora prepara uma reestruturação que deve gerar mais de mil demissões.
Leia e comente...
Capitalismo verde é sujeira: Marina e Gabeira
Gilberto Felisberto Vasconcellos
Agora todo mundo capitalista deu para ser verde. A General Eletric prega a "ecoimaginação", ou este oxímoro insano: "carvão limpo". Na propaganda ela põe um elefantão cantando "Singing in the rain". O barão da mídia, Murdoch, que está louquinho para derrubar Chávez, declarou: "sinto orgulho de ser verde". É impossível existir capitalismo sem toxina. A mistificação do capitalismo verde é reproduzida por aqui com Gabeira e Marina.
Leia e comente...
Beba água da torneira!
Emanuel Cancella
As multinacionais de bebidas fizeram a cabeça de grande parte do planeta. Com uma campanha milionária, venderam a idéia de que a água da torneira não presta. Nos comerciais, tentam nos encantar. Rios e córregos límpidos são exibidos como origem da água engarrafada. A água mineral é mais saudável, dizem os donos das grandes empresas de refrigerantes, as mesmas que mercantilizam agora a nossa água.
Leia e comente...
Crescimento zero e capital
Alejandro Nadal
A destruição do meio ambiente e o crescimento parece que vão de mão dada. Por essa razão, existe actualmente um movimento importante que propõe um crescimento zero ou até um de-crescimento nas economias do mundo como uma forma de travar a deterioração do meio ambiente. O "decrescimento" é definido como uma redução em termos físicos na produção e consumo através de uma contracção na escala de actividade e não só por incrementos na eficiência.
Leia e comente...
Manipulação midiática
Noam Chomsky
O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes.
Leia e comente...
Steve Keen: um arrepiante modelo matemático sobre o futuro desta crise
Editor de nakedcapitalism
O economista-matemático australiano Steve Keen participou no começo deste mês da Conferência Minsky de teoria econômica, realizada em Boston. O celebrado economista keynesiano-marxista (ou keynesiano "não bastardo", para recuperar a célebre formulação da distinguida discípula filomarxista de Keynes, Joan Robinson) apresentou uma interessante hipótese dinâmica sobre o desenvolvimento da presente crise econômica e financeira capitalista e sobre a previsível evolução da vida econômica rumo a um "capitalismo zumbi".
Leia e comente...
David Harvey fala sobre os rumos do capital (vídeo)
Fundação Lauro Campos
O geógrafo e professor David Harvey, especialista em sociologia urbana, conversou sobre os rumos da economia mundial nesta segunda década do século XXI, caracterizada por crises imprevisíveis.
Leia e comente...
Nepal: Um país sem governo
Tomi Mori
Em tese, o peso do Nepal no cenário mundial não é muito relevante. É um pais pobre, encravado no meio de outros países, fazendo parte de um pequeno grupo de países que, desafortunadamente, não têm costa marítima, como o Laos e a Bolívia, entre outros. Mas o Nepal é famoso por ter em suas terras o monte Evereste a as imponentes montanhas do Himalaia. O Nepal é também a terra natal de Sidharta Gautama, o Buda. Poderíamos parar de falar do Nepal por aqui, mas seria de extrema injustiça já que é, na actualidade, um pais onde ocorre um dos mais profundos e importantes processos políticos da história deste século.
Leia e comente...
O dia em que a guerrilha do presidente Mujica executou o mestre da tortura Dan Mitrione
Breno Altman
O cabo Armando López e o soldado José Misvini pegavam no batente às 4 horas da manhã. Chegavam já uniformizados ao quartel - localizado na rua 8 de outubro, zona nordeste de Montevidéu - um pouco antes do início de seu turno. A rotina não foi alterada no dia 10 de agosto de 1970. Saíram para a ronda de carro, enfrentando um frio cortante. Misvini estava ao volante e dirigia lentamente, à espreita de alguma ocorrência. Desceram a rua Avellaneda até a Lucas Moreno e dobraram à esquerda. Duas quadras depois, entraram na Coronel Lasala, uma ruela perdida da região, muito escura. Deram conta de um Buick verde com capota branca, ano 1948, estacionado sem esmero. A marca, o modelo e a cor correspondiam à descrição de um carro roubado naquela noite, por volta das 20h. Checaram os registros pendurados em uma prancheta. O número da placa era o mesmo.
Leia e comente...

Por favor, não responda a esta mensagem.Para entrar em contato, acesse:www.socialismo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim