quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Controle do Javali

Com críticas ao Ibama pela revogação da Instrução Normativa que permitia o abate do Javali, o deputado Francisco Appio encaminhou proposta ao Secretário Estadual da Agricultura, Gilmar Tietböhl, para que o Estado assuma o controle da praga.



Animal selvagem, sem predador natural, o javali - importado da Europa - multiplica-se rapidamente, causando devastação nas lavouras e danos à fauna e à flora. Produtores rurais faziam o controle, convidando caçadores profissionais - devidamente credenciados pelo IBAMA - para o abate.



Em discurso da tribuna da Assembleia (25/08), o parlamentar denunciou o risco de envenenamento dos animais, o que poderá contaminar águas, alimentos e pessoas.



"Produtores - pequenos, médios e grandes - estão desesperados com a multiplicação dos javalis. São mais de 200 mi cabeças no Estado. Quem vai controlá-los?" perguntaram os produtores nas audiências públicas de Lagoa Vermelha e Vacaria, realizadas no dia 20 de agosto, por iniciativa do deputado Francisco Appio.



Abaixo, a transcrição do discurso (improviso) de quarta 25/08, pela taquigrafia da Assembleia.



“Caros parlamentares, na Região dos Campos de Cima da Serra, o javali é uma praga sem controle. Quero chamar a atenção aqui para a intempestiva portaria do Ibama revogando, na semana passada, a instrução normativa nº 81, que autorizava a Federação de Caça a promover o abate para o controle desse animal, que não tem predador natural, que faz uma devastação nas lavouras, afeta pinheiros, araucárias, Pinus elliotis, promove o assoreamento de rios, de mananciais de pequeno e médio portes, causa grandes estragos e está sem controle.

O que o Ibama acaba de fazer, deputado Marquinho Lang, é de uma irresponsabilidade sem precedentes na história, e por um canetaço de um gestor que provavelmente não conhece a forma fantástica como esse animal – importado da Europa, ainda asselvajado, não se conseguiu domesticá-lo – se multiplica. Hoje a população já passa de 200 mil cabeças, que estão nas florestas, nas matas e nas lavouras.

Essa intempestiva revogação da portaria está causando uma gravíssima ameaça à saúde pública. Alguns colonos, alguns produtores, no desespero de não ter como controlar e de não poder abater, porque a lei não lhes permite – só aos caçadores profissionais devidamente registrados –, ameaçam envenenar esses animais, ameaçam colocar veneno nos pontos de circulação, o que pode significar daqui a pouco a contaminação dos nossos mananciais, dos alimentos e do ser humano.

Ou revogam rapidamente essa portaria ou a Secretaria da Agricultura, secretário Gilmar Tietböhl – que nos honra acompanhando esta sessão pela TV Assembleia –, promove imediatamente uma virada nessa situação, em nome da sanidade animal, dos nossos rebanhos e da sanidade vegetal, ou teremos a ameaça do javali para o homem.

Esse animal feroz, para que tenham ideia, Sras. e Srs. Telespectadores, produz três ninhadas por ano, e cada uma delas de sete a oito filhotes. Então, imaginem a proliferação dessa praga, que logo mais poderá duplicar sem nenhum tipo de controle. A Federação de Caça e os produtores de alimentos não só dos Campos de Cima da Serra como das demais regiões do Estado alertam que esse é um problema de saúde pública que precisa ser enfrentado pelas autoridades dos três níveis: Município, Estado e União.

Nas audiências públicas promovidas pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo na sexta-feira passada em Lagoa Vermelha e Vacaria, ficou claro que o Ibama cometeu um grande equívoco. Por outro lado, também está claro que o instituto pode promover a remoção desse equívoco retroagindo em relação à instrução normativa nº 81” .



Últimas do www.twitter.com/franciscoappio



LAGOA VERMELHA e BARRACÃO não podem esquecer os deputados federais que priorizaram Emendas de Bancada para a BR470. Garantiram as obras.

DNIT nunca colocou recursos e até atrapalhou quando perdeu dois anos para Licitar o lote Lagoa/Pontão. Afirmei isso ao Eng. Casa (DNIT) na 2ª .

O MESMO DNIT estadualizou a 470SUL(Barretos/Nova Prata) e não tem coragem de reverter a Medida Provisória 82. Vereador Rosalino testemunhou.

FURTO/ROUBO DE JÓIAS capitaliza quadrilhas que assaltam bancos e traficam drogas. Tenho Projeto para cadastrar quem compra/venda de jóia usada.

DIGA EM CASA QUE VOCÊ É DOADOR (Ranzolin/Lucchese). O slogan criado pelos dois corre no "pé de orelha". Que tal uma campanha no Rádio/ TV?

LEMBREI esta criação na homenagem feita ao Dr. Fernando Lucchese na Assembleia e na homenagem do Nedel (Câmara de Vereadores) na terça (24).

TRANSPORTADORES escolhem nesta quinta (26), os DESTAQUES DO TRC, incluindo premiação das melhores reportagens. Estarei lá no Setcergs.

JOBIM chamou JOSÉ CARLOS DE NARDI, o General de Farroupilha para comandar o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. Assume dia 6 setembro.

NA ZH de hoje (p. 37) DE NARDI (Medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia Legislativa) explica como será o policiamento de fronteira.




Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim