segunda-feira, 26 de julho de 2010

Teatro


Dia 29/07, quinta-feira, à partir das 19h, no Teatro Municipal de Niterói, "O Mentiroso", adaptação do clássico de Jean Cocteau para esquete. Venha nos prestigiar!
Grupo "O Berro"!
Elenco: Maria Ana Caixe, Elaine Dias, Ray Cenna.
Direção: Virgínia Castellões.
Adaptação e Concepção Cênica: Maria Ana Caixe

Sinopse:

O Esquete, na verdade, é um monólogo adaptado da obra “O Mentiroso” ou Le menteur de Jean Cocteau. A história, transformada em esquete, é a síntese da essência desta obra genial que perpassa pela própria metalinguagem do teatro, através dos paradoxos e semelhanças entre a verdade e a mentira, segundo o conflito de consciẽncia do personagem, o Mentiroso, a respeito destas questões. Ou seja, a história expressa os conflitos e as dissimulações de alguém que mente, por qualquer motivo, e alega não ter controle, em tese, sobre este impulso, como se uma força externa o fizesse mentir.

No meio do palco, ao fundo e perpendicularmente uma moldura de um espelho fictício, separa dois personagens: “Boneco” e o “Reflexo” caracterizados de marionetes, presos a elásticos, em plano anterior, representando a dualidade e os paradoxos existentes nos pensamentos do personagem “central”, o Mentiroso, que, por sua vez, está em primeiro plano, à frente das marionetes, isto é, do “Boneco” e do “Reflexo”., manipulando um genuíno boneco de marionetes idêntico àqueles personagens, o que demonstra a separação e proximidade do plano consiente/realístico ao inconsciente/surreal.

O texto é conduzido de maneira a desafiar o público, colocando em cheque a veracidade das nossas estórias e versões cotidianas. “O Mentiroso” argumenta sobre as possíveis mentiras contadas por todos nós e espectadores, com a intenção de justificar as suas “mentiras”.

No momento final do espetáculo, os três personagens se deparam, finalmente, com o conflito e as sutilezas reais existente entre a verdade e a mentira, questionando tal ambivalência e, por conseguinte, uma possível conscientização deste paradoxo. É isto aí, Pessoal!!


Esperamos vocês.

Beijos,

Maria Ana.

-----Anexo incorporado-----

_______________________________________________
Cartaoberro mailing list
Cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.br
http://serverlinux.revistaoberro.com.br/mailman/listinfo/cartaoberro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim