sexta-feira, 16 de julho de 2010

Roda Viva


João Grandino Rodas
Reitor da Universidade de São Paulo

O Roda Viva discute nesta segunda-feira os problemas da universidade pública, da vida universitária e do ensino superior no país.

Nos meses de maio e junho, greves de funcionários, professores e alunos paralisaram as três universidades públicas paulistas. A UNICAMP (Universidade de Campinas) e a UNESP (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho) pararam 49 dias; enquanto na USP (Universidade de São Paulo) a paralisação foi de 57 dias. A pauta de reivindicação era de reajustes salariais, planos de carreira e conflitos entre instituições e sindicatos.

João Grandino Rodas é formado em Música, Educação, Direito e Letras. Ele tem uma carreira acadêmica de 45 anos na Universidade de São Paulo, onde, em janeiro deste ano, assumiu a Reitoria com a missão anunciada de introduzir mudanças administrativas e quebrar o ciclo de greves vivido pela instituição.

A USP, maior e mais prestigiada universidade da América Latina, tem este ano um orçamento de quase R$ 3 bilhões, com 85% da verba comprometida com a folha de pagamento de funcionários e professores.

Participam como convidados entrevistadores:
Gilberto Dimenstein, ontegrante do conselho editorial do jornal Folha de S. Paulo, autor de livros educacionais e criador da Cidade Escola Aprendiz; Mônica Teixeira, coordenadora Geral da TV UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo; Mário Sérgio Cortella, professor titular da pós-graduação em educação da PUC de São Paulo e Flávia Tavares, repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo.

Colaboradores:
Sonia Bertocchi, educadora (http://twitter.com/SoniaBertocchi); Luiz Lima, desenvolvedor de Software (http://www.flickr.com/photos/llima/); Roberto Belisário, divulgador ciêntifico (http://www.twitter.com/robelisario) e Carlos Lordelo, repórter do suplemento PONTOEDU, do jornal O Estado de S. Paulo (http://twitter.com/estadaopontoedu).

Apresentação: Heródoto Barbeiro

O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h00.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva
Para cancelar o recebimento dos emails do Roda Viva, por favor, acesse:
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva/comenteeparticipe-cancelar.asp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim