terça-feira, 20 de julho de 2010

Maçã Gaúcha

Faltam recursos para subsidiar o seguro da maçã, e os produtores estão preocupados com a próxima safra. O seguro agrícola para a proteção dos pomares enfrenta enormes dificuldades por falta de recursos, da dotação federal de 450 milhões apenas um terço dos recursos foi disponibilizado para as seguradoras, isso quer dizer que a maioria dos produtores de maçã e boa parte dos produtores de uva não terão seus pomares protegidos na próxima safra.



Reunidos na Confraria da Maçã, em Vacaria, no último sábado (17/07) cerca de duas dezenas de produtores elaboraram um documento que será encaminhado ao Ministério da Agricultura. A AGAPOMI oficializará esta posição mobilizando lideranças políticas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina junto ao Ministério da Agricultura solicitando audiência com o ministro para que este encaminhe nota ao Ministério do Planejamento tratando do assunto.



A colheita da maçã foi encerrada, mas não totalmente comercializada, o setor ainda enfrenta problemas de preço no mercado devido à baixa cotação da fruta não compensando os custos de sua comercialização. A Confraria da Maçã tem mobilizado setores da sociedade mostrando a importância da divulgação da fruta e de suas propriedades nutracêuticas, campanhas serão feitas junto a restaurantes e hotéis visando a ampliação da oferta de maçã aos turistas. A grande dificuldade atualmente é a da colocação de frutas de qualidade em postos de venda nas BR’s 116 e 285, nas travessias urbanas de Vacaria, onde normalmente atravessadores apresentam maçãs de má qualidade por causa do preço.



Por outro lado, a maçã na merenda escolar está incentivando escolas a ampliarem a oferta de frutas aos alunos, através da Lei Estadual 13.369/2010 que já está em vigor e sendo regulamentada pelo Estado. Nas próximas horas a Governadora Yeda Crusius deverá sancionar o Projeto de Lei 235/2009, dos deputados Francisco Appio e Jerônimo Goergen, que instituiu o Corredor Fitossanitário que protegerá os pomares do Rio Grande do Sul contra possíveis pragas oriundas de pomares da Argentina, Uruguai ou Chile. Nenhuma fruta ingressará no país ou transitará pelo Estado sem uma rigorosa fiscalização fitossanitária. O prazo fatal para a sanção da lei encerra no dia 22 de julho de 2010.



Acesse www.appio.com.br e veja a Lei 13.369/2010 e o PL235/2009 na íntegra







Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim