quinta-feira, 15 de julho de 2010

Espetáculo


Oi, caros. Envio informações sobre retorno do trabalho Bundaflor, Bundamor - desdobramento com Luciano Tavares e Eduardo Severino em Porto Alegre

Foto tirada na Universidade Mayor do Chile no espaço sem nome por Roberto Garrido

Abração e até lá.

Edu Severino



Bundaflor, Bundamor/ 2008 – Porto Alegre/RS/Brasil



Bundaflor Bundamor retorna aos palcos da cidade na sala 209 na Usina do Gasômetro nos dias 17 e 18 de julho, sábado e domingo e 25 de julho, domingo às 19h. A obra que será mostrada em Porto Alegre é um desdobramento do espetáculo estreado em 2008. Este desdobramento foi mostrado em Santiago/ Chile no evento Sindicato da Performance2 em janeiro de 2010 com financiamento do Programa de difusão cultural e intercâmbio do Ministério da Cultura com o projeto Intercâmbio Brasil/Chile e na cidade de São Paulo no Teatro da Dança no projeto Bem Casado da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em abril de 2010. Fazem parte deste desdobramento os coreógrafos/ bailarinos Eduardo Severino e Luciano Tavares.



A obra discorre sobre a Bunda. Utilizamos como inspiração para a pesquisa coreográfica, textos do livro do historiador francês Jean Luc Henning, “A breve história das nádegas”. Bundaflor, Bundamor propõe um olhar diferenciado a essa parte do corpo humano, atentando para a sua constituição, o seu desenho e as suas possibilidades motoras. A bunda brasileira, formada graças à herança genética africana, é massa carnal rebolante que mostra a nossa alegria mestiça, em algumas manifestações mais originais.

Eduardo Severino e Luciano Tavares abordam com humor o imaginário brasileiro, brindando nos movimentos de seus corpos para além da banalização dos elementos que compõem o real e o simbólico desse universo.

“Como dizia Drummond, é o milagre de ser duas em uma, plenamente, e bunda é a bunda, redunda. E bem como viu Jean-Luc Henning em sua Breve história das nádegas, a bunda é barroca, sim: a bunda é barroca. Curva e plenitude”.





Ficha Técnica:


Concepção coreográfica e intérpretes: Eduardo Severino e Luciano Tavares



Trilha musical: “Não me diga adeus”/Aracy de Almeida; “Melô de piripiri”/Gretchen.



Pesquisa musical: Luciano Tavares



Mixagem: Jorge Foques



Figurino: elenco



Fotos: Roberto Garrido



Operação de Luz e som: Luciana Hoppe



Realização: Eduardo Severino Cia. de dança



Serviço:



Local: Sala 209 – Usina do Gasômetro

Dias: 17, 18, sábado e domingo e 25, domingo, de julho

Horário: 19h

Ingresso: inteira – R$ 15,00 e meia R$ 8,00(estudantes, melhor idade e classe artística)





A Cia. formada em 2000, a Eduardo Severino Cia de Dança, mostrou seu repertório de nove espetáculos desnvolvidos desde sua formação em outros continentes e paises, Carolina do Norte/USA, Rosário/Argentina, Montevidéo/Uruguai, Assuncion/Paraguai, Hannover/Alemanha, Antuérpia/Bélgica, Santiago/Chile assim como nas diversas capitais e interior do Brasil, recebeu várias premiações e desenvolve uma ampla trajetória de pesquisa em dança, e atualmente administra a Sala 209 do Centro Cultural Usina do Gasômetro no Projeto Usina das Artes onde desenvolve seu trabalho de produção e apresentação artística, aulas regulares, ações coletivas disponibilizando o espaço para que outros artistas/cias. desenvolvam e mostrem seus trabalhos. Em 2007, idealizou a Mostra Movimento e Palavra, reunindo expoentes de várias gerações da dança contemporânea gaúcha e que está na sua 6° edição, faz parte do grupo de artistas/Cias que compõe o Cooperação Sul, desdobramento do Coletivo de artistas de dança da sala 209, coletivo que acaba de receber o Prêmio Joaquim Felizardo pela Secretaria da Cultura do Município de Porto Alegre pelas ações que vem desenvolvendo. Recentemente Eduardo Severino fez residência artística no Estúdio Nave com Adriana Grechi e Estudio Oito Nova Dança com Luciane Favoreto e outros artistas como Beti Bastos e Lívia Seixas na cidade de São Paulo com o projeto”Reciclagem e Aprimoramento” financiado pelo Fumproarte/POA de Formação, criação e pesquisa. A Cia. desenvolve a criação de nova obra ‘Glórias do Corpo”com financiamento do Edital Fumproarte/2009 para montagem e desenvolvem projeto de Intercâmbio entre Santiago/Chile, Montevidéu/Uruguai e Porto Alegre/Brasil.



Em seus nove anos de vida, a companhia realizou nove obras – “Planetário” (2000), Alma Tonta (2001), “Lixo, Lixo Severino” (2002), “Ato Bruto” (2003), “A mão mansa do afeto” (2003), “IN/Compatível?” (2005), “Y KÛÁ - O silenciar de um rio”(2006), a remontagem das obras “Lixo, Lixo Severino” e “Planetário” com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2006/2007 e Bundaflor Bundamor em 2008.







http://eduardoseverinociadedanca.wordpress.com

http://.eduardoseverinociadedanca.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim