sábado, 24 de julho de 2010

Debate Segurança Pública

Secretário em exercício debate Segurança Pública com prefeitos de 40 municípios gaúchos
23/07/2010 20:35


Segurança Pública com base em resultados. Com este tema o secretário em exercício da SSP, Rubens Edison Pinto palestrou durante reunião da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT). O encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira (23), no Salão da Sociedade Irmãos da Opa, na cidade de Taquari, distante 94 Km de Porto Alegre. Estiveram presentes os prefeitos e representantes dos 40 municípios que integram a entidade.

Antes da manifestação do secretário, a organização do evento abriu espaço para os representantes da Polícia Civil, Brigada Militar, Ministério Público e Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari. O delegado João Alberto Selig, titular da Delegacia de Polícia Regional (19ª DPR), sintetizou as atividades da corporação na área sob responsabilidade dele, ressaltando as dificuldades ainda existentes quanto ao número disponível de servidores. Logo depois, o coronel Antonio Scussel, comandante do CRPO-VT – Comando Regional de Policiamento Ostensivo – Vale do Taquari, responsável por 38 municípios da região, relatou a queda dos índices de criminalidade, segundo ele “em função do aumento de 392 para 540 novos policiais militares (148), e das 38 novas viaturas disponibilizadas pelo Governo do Estado para serem utilizadas.

No espaço aproximado de 50 minutos e utilizando recursos técnico-visuais, o secretário em exercício da SSP ofereceu uma síntese global das ações de Segurança Pública desenvolvidas nos últimos três anos e meio, segundo ele o “diagnóstico e planejamento de ações integradas”. Rubens Edison Pinto afirmou que “o investimento em Segurança Pública passou a ser prioridade do Governo do Estado a partir do déficit zero alcançado”. E enumerou o enfrentamento dos desafios propostos por meio de projetos de gestão: 15 milhões de reais na contratação de 8.230 novos servidores; mais de 92 milhões e meio de reais investidos na aquisição de veículos (renovação da frota); recomposição de vagas prisionais através da construção e reforma de presídios, além de iniciativas de ressocialização de apenados. Por fim, investimentos em Inteligência com vistas à Copa das Confederações e Copa do Mundo nos anos de 2013 e 2014, respectivamente.

Presídio de Lajeado

Responsável por 60 por cento das vagas prisionais na região do Vale do Taquari, o presídio de Lajeado é motivo de preocupação por parte dos prefeitos, comunidade e de questionamentos da Imprensa de toda a região. Segundo o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (COREDE-VT), o Governo do Estado encaminhou a destinação de uma área para a construção da nova unidade prisional, em parceria com a prefeitura de Lajeado e recursos do Governo Federal. A obra representa a criação de 600 novas vagas para corrigir a defasagem de um presídio com capacidade para 120 detentos e que, no momento, abriga o número de 340. Porém, ocorreu o embargo das obras, em função da uma aldeia indígena instalada nas proximidades, em iniciativa da FUNAI. Além disso, questões ambientais e interesses da população que mora na vizinhança, impedem que o projeto avance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim