sexta-feira, 16 de julho de 2010

Conselhos Comunitários

Conselhos comunitários melhoram situação dos presídios
15/07/2010 16:04

“O trabalho incansável dos Conselhos de Comunidade melhora consideravelmente a situação dos presídios do Rio Grande do Sul!” A afirmação é do superintendente dos Serviços Penitenciários, Mario Santa Maria Junior, durante palestra proferida nesta quinta-feira (15), no 7º Encontro dos Conselhos de Comunidade, que está sendo realizado no Plenarinho da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre, e vai até o dia 17.

Mario Junior acrescentou que muitos problemas como telhado, esgoto, fiação elétrica, pintura e outras pequenas obras, que demandariam mais tempo devido às licitações, os Conselhos de Comunidade resolvem rapidamente, com o apoio da sociedade civil.
O superintendente ressaltou ainda, que as ações voluntárias dos conselhos são importante na busca da reinserção social dos detentos, através de cursos e trabalho nos presídios.

O secretário de Segurança Pública, Edson Goularte, salientou as demandas diárias que afligem o sistema prisional, e enfatizou que o Estado vem fazendo muito para melhorar a falta de vagas nos presídios. Segundo Goularte, “as soluções não vem prontas, é preciso buscar, construir as soluções”. Concluiu, acrescentando que 29 obras emergenciais foram necessárias para minimizar os problemas de vagas e melhorar a habitabilidade dos presos.

Meio bilhão para os presídios

O diretor do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), Airton Michels, anunciou que o órgão está aportando meio bilhão em recursos para os estados, para construção de unidades prisionais com o objetivo de acabar com presos em delegacias. Ressaltou, no entanto, que o Rio Grande do Sul é um dos poucos estados que não tem presos em delegacias, mas adiantou que, mesmo assim, disponibilizará verba para o Estado, em razão da necessidade de mais vagas. Na opinião dele, “a dificuldade para ressocializar detentos é um problema não só no Brasil, mas no mundo todo”. Finalizou, elogiando o trabalho dos conselhos de comunidade em todo o RS.

Participaram do ato de abertura do evento, o presidente do Conselho Penitenciário do RS, Gilberto Brito; o presidente da Federação dos Conselhos de Comunidades, Sérgio Luce; a corregedora Márcia Papaléo, representando o corregedor-geral de Justiça, Marcelo Rodrigues; o subprocurador-geral de Justiça, Luiz Carlos Zukalcas, a promotora de Justiça, Cynthia Jappur; a presidente do Conselho de Comunidade de Porto Alegre, Simone Messias, além de conselheiros penitenciários e conselheiros de comunidade.

Fonte: Ascom Susepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim