terça-feira, 18 de maio de 2010

SUS em Porto Alegre

Sossella se reúne com prefeito Fortunati e busca solução para Central de Regulação do SUS


Dificuldade de comunicação e acesso à central de regulação do serviços de Porto Alegre prejudica municípios do interior



O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, deputado Gilmar Sossella esteve reunido com o colega de partido e prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. Na audiência realizada no Paço dos Açorianos na tarde desta segunda-feira (17), Sossella propôs esforço conjunto em busca de solução dos problemas enfrentados pelos municípios do interior com relação a Central de Regulação do SUS da Capital.



Líder municipalista, Sossella informou ao prefeito que os problemas com a Central de Regulação foram diagnosticados nas audiências públicas realizadas em Caxias do Sul , Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas, Ijuí, Alegrete, Santa Cruz do Sul e Santa Rosa. Conforme relatos dos gestores municipais da saúde pública, os municípios enfrentam problemas de acesso e comunicação com a central de regulação do SUS sob a responsabilidade do município de Porto Alegre.



O prefeito José Fortunati imediatamente manteve contato com o secretario municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli e solicitou que a secretaria organize um grupo de trabalho para analisar o assunto e depois discuta propostas em conjunto com Comissão de Saúde e Meio Ambiente.



O deputado Gilmar Sossella destaca que o objetivo do trabalho será o de repassar as dificuldades enfrentadas pelos municípios e coletar informações sobre o funcionamento da central:



“Vamos conhecer melhor o funcionamento da Central de Regulação do município de Porto Alegre e repassar as demandas coletadas nas audiências públicas pelo interior. Queremos solucionar um problema que afeta a saúde pública em nosso Estado e afeta a vida e saúde do cidadão”, destacou Sossella ao final da reunião ocorrida no gabinete do prefeito José Fortunati.



Foto: Antonio Grzybovski

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim