quarta-feira, 5 de maio de 2010

Lei da Gaita

Sossella: músicos e tradicionalistas prestigiam projeto de lei da gaita


O projeto de lei de autoria do deputado Gilmar Sossella que denomina a gaita como instrumento musical símbolo do Rio Grande do Sul já tramita no Parlamento gaúcho. A proposição foi protocolada nesta terça-feira (4) e poderá receber emendas dos demais deputados antes de ser apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça.



O deputado Gilmar Sossella elaborou o projeto de lei com base na Constituição Estadual. Conforme o artigo 220, o Estado estimulará a cultura em suas múltiplas manifestações e deverá proteger as manifestações culturais dos diferentes grupos da sociedade. Além do amparo legal, Sossella acrescenta base histórica ao projeto de lei que visa homenagear inúmeros gaiteiros e gaiteiras de todo Estado. Na justificativa, o parlamentar do PDT destaca:



“Talvez, um pouco por terem pressentido a valiosa característica de singularidade no acordeão, os gaúchos, tão ciosos de uma pretensa identidade singularmente própria em relação ao resto do País e do mundo, escolheram a gaita como instrumento representativo da própria música regional do Estado.”



Presentes ao ato de protocolo ocorrido na sala da presidência do Parlamento gaúcho, músicos tradicionalistas e o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, enalteceram a importância do projeto do deputado Gilmar Sossella . Veja os depoimentos:



“A música leva a cultura verdadeira para qualquer lugar do mundo. E a gaita merece ser um símbolo do nosso Estado”

Oscar Fernande Gress – presidente MTG


“Deus queira que esse projeto seja aprovado porque a gaita, como o quero-quero do Rio Grande, também é um símbolo do nosso Estado. Ela leva alegria a todos os nossos lares.”

Gildinho – Os Monarcas


“Tenho 20 anos da minha vida dedicados a música e a gaita gaúcha. Fiz da gaita minha vida, e fiz da vida minha gaita. O deputado Sossella vem de formar oficial, selar essa identificação que o público já tem por esse instrumento. De modo que eu acho que o jesto do deputado revela mais uma vez a identificação dos gaúcho com a sua cultura, seu posicionamento, a personalidade que nos forja como povo de luta e de dedicação ao nosso Estado e isso vem coroado com esse instrumento que também se identifica com todos esses valores que são do nosso povo.”

Daniel Hack – Os Serranos



“O deputado Sossella está de parabéns, pois esse projeto vem a premiar esse instrumento maravilhoso, não somente para os músicos aqui do Sul, mas toda comunidade de músicos, instrumentistas, cantores, e toda atividade cultural do RS. Em uma música quando falta o acordeon, parece que falta um pedaço na gente.”

Daniel Torres - cantor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim