segunda-feira, 31 de maio de 2010

Morte de Denis Hopper





31/05/2010 10h09 - Atualizado em 31/05/2010 10h09
Slash e Katy Perry fazem homenagens a Dennis Hopper
Ator e diretor morreu no sábado, aos 74 anos, de câncer de próstata.
'Vejam ‘Veludo azul’. Meu Dennis Hopper favorito', sugeriu cantora.
Do G1, com agências internacionais

imprimir Não é só no cinema que o ator e diretor Dennis Hopper era idolatrado. Músicos fizeram uma homenagem ao ícone da contracultura americana. Ele morreu no sábado (29), aos 74 anos, cercado por parentes, em sua casa em Venice, no subúrbio de Los Angeles.

Slash, ex-guitarrista do Guns N’ Roses, escreveu no Twitter (serviço de microblog), lembrando o ator de "Sem destino" (no título original, "Easy rider") e “Apocalipse Now”:

“Você não dá valor para os grandes até que eles se vão. Descanse em paz, Dennis Hopper”.

A cantora Katy Perry recomendou via Twitter um filme com o ator, um dos mais famosos de sua carreira:

“Vejam ‘Veludo azul’. Meu Dennis Hopper favorito”

O produtor britânico Paul Epworth, que já trabalhou com Bloc Party, concorda com Perry:

“Muito triste postar ‘descanse em paz’ Dennis Hopper. Obrigado pelos personagens que você criou, especialmente ‘Mad Frank’ (de ‘Veludo azul’). Seu gênio fará falta”.

Hopper sofria de câncer na próstata e morreu de complicações decorrentes da doença. Segundo a agência de notícias EFE, o ator recebia tratamentos contra o câncer desde outubro, por meio de um programa especial da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles.

Dennis Hopper deixa quatro filhos. O funeral do ator está sendo organizado.

Divórcio conturbado
Lutando contra o câncer há tempos, sua condição de saúde piorou em setembro, mas Hopper continuou a trabalhar até o fim de sua vida, tanto na série norte-americana de TV "Crash" (baseada no filme homônimo, de 2008), quanto na produção de um livro de fotografias (um de seus principais hobbies, ao lado da pintura e da escultura).

Seus últimos meses de vida foram marcados pelo divórcio conturbado de sua quinta esposa, a atriz Victoria Duffy.

De acordo com a revista "US Magazine", o motivo que levou Duffy a pedir o divórcio do ator, em janeiro, foi uma discussão sobre testamento e o valor que ela receberia após a morte de Hopper.


Dennis Hopper, morto neste sábado (29), ao lado de
sua ex-mulher, Victoria Duffy: últimos meses de vida
foram marcados por divórcio conturbado. (Foto: AP)Dentre seus casamentos, que marcam uma vida agitada (com vício em drogas e álcool), está uma união com a cantora Michelle Phillips, do grupo Mamas and the Papas, em 1970. O casamento durou oito dias e segundo ela declarou à época à revista "Vanity Fair", terminou devido ao tratamento "brutal" a que era submetida.

Em declaração polêmica acerca de seu estilo de vida, o ator chegou a revelar que gostava de "cheirar carreiras de cocaína do tamanho do braço para continuar podendo beber galões de álcool".

Veja galeria de fotos da trajetória do ator e diretor


"Sem destino"
Dennis Hopper dirigiu e atuou em "Sem destino", de 1969, road movie que é considerado sua obra-prima e pilar da contracultura e do movimento hippie na década.

"Nós olhávamos para toda a década dos 60 e ninguém havia feito um filme com alguém fumando maconha sem sair por aí e matar um punhado de enfermeiras", disse Hopper à "Entertainment Weekly", em 2005. "Eu queria que 'Sem destino' fosse uma cápsula do tempo sobre aquele período."


Dennis Hopper e sua filha Galen, em homenagem
realizada em Hollywood em março. (Foto: Reuters)Segundo a crítica, "Sem destino" mudou a história do cinema norte-americano ao abrir caminho nos anos 1970 para uma nova geração de diretores em Hollywood, como Coppola e Martin Scorsese.

Obra no cinema
Hopper teve uma carreira prolífica, que durou mais de 50 anos. Ele surgiu ao lado de James Dean em "Rebelde sem causa" e "Assim caminha a humanidade", nos anos 1950. Também atuou em "Apocalypse now", de Francis Ford Coppola, e "Veludo azul", de David Lynch.

O ator também viveu vilões em filmes de grande orçamento na indústria do cinema, como em "Velocidade máxima" e "Waterworld".

Ele recebeu duas nomeações para o Oscar: uma pelo roteiro de "Sem destino", e outra pela atuação como um técnico de basquete alcoólatra em "Hoosiers", de 1986.

Em março, já com a saúde bastante debilitada, o astro recebeu uma homenagem de Hollywood por sua trajetória no cinema: uma estrela na Calçada da Fama, localizada no coração da cidade que é berço do cinema dos EUA.


O ator e diretor Dennis Hopper, de 'Easy rider', morto neste sábado (29), em foto de 2009 (Foto: Reuters)imprimir

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim