segunda-feira, 17 de maio de 2010

Clara Nunes



-> Clara Nunes - Foto: WEB
Clara Nunes nasceu em Paraopeba, MG, em 12 de agosto de 1943. Em 1952, ainda menina, Clara venceu seu primeiro concurso de canto organizado em sua cidade, interpretando "Recuerdos de Ypacaraí". Após ir morar em Belo Horizonte, ainda adolescente, passou a cantar em vários programas nas rádios da capital mineira, até que um dia venceu a etapa mineira do concurso "A Voz de Ouro ABC", com a música "Serenata do Adeus". Na final nacional do concurso, realizada em São Paulo, Clara Nunes obteve o terceiro com a canção "Só Adeus". A partir daí, já contratada pela Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, começou a se apresentar como crooner em clubes e boates na capital mineira, sendo considerada, por três anos seguidos, a melhor cantora de Minas Gerais, inclusive passando a ter um programa exclusivo na TV Itacolomi. Em 1965 foi para o Rio de Janeiro e passou a apresentar-se na TV Continental, no programa de José Messias. Ainda nesse ano, após teste, foi contratada pela Odeon, que, em 1966, lançou seu primeiro LP, A voz adorável de Clara Nunes, em que interpreta boleros e sambas-canções. Em 1968, gravou Você passa e eu acho graça (Ataulfo Alves e Carlos Imperial), que foi seu primeiro sucesso e marcou sua definição pelo samba, ritmo com o qual consagrou-se como uma das mais admiradas interpretes brasileiras. Em abril de 1983, no auge da carreira, Clara sofreu um choque anafilático, durante uma cirurgia de varizes, e veio a falecer após 28 dias de agonia. Clique no título da música e reviva o talento e força de interpretação da "guerreira" Clara Nunes:
Abrigo de Vagabundos / Adeus a Noite / A Deusa dos Orixás / Adeus Rio / A Favorita / A Flor da Pele / Afoxé pra Logun / Ai de Quem / Ai quem me dera / Alvorada no Morro / Alvorecer / Alvoroço no Sertão / Amei Tanto / Amor Desfeito / Amor Perfeito / Amor quando é Amor / Anjo Moreno / A Noite / Apenas um Adeus / Apesar de Você / Arlequim de Bronze / Aruandê Aruanda / As Forças da Natureza / As vezes faz bem chorar / Bafo de Boca / Baianada / Banho de Manjerico / Basta um Dia / Bela cigana (com João Nogueira) / Brasileiro Profissão Esperança 1 / Brasileiro Profissão Esperança 2 / Canaviá / Canção de Sorrir e Chorar / Candongueiro / Canseira / Canto das Três Raças / Casinha Pequenina / Castigo / Cheguei a Conclusão / Cinto Cruzado / Clarice / Coisa da Antiga / Coisa da antiga (com Roberto Ribeiro) / Como é grande e bonita a natureza / Congada / Contentamento / Conto de Areia / Convite / Coração Leviano / Coração Valente / Coroa de Areia / Corpo e Alma / De Esquina em Esquina / De Vez em Quando / Deixa Clarear / Derramando Lágrimas / Desencontro / Deusas dos Orixás / É Baiana / É doce morrer no Mar / É Favela / Encontro / Enredo / Esperança Perdida (dueto) / Espuma Congelada / Esse meu Cantar / Estranho Amor / Fado Tropical / Fala Viola / Feira de Mangaio / Feitio de Oração / Foi Ele / Fuzuê / Gente Boa / Graças a Deus / Grande Amor / Guerreira / Guerreiro de Oxalá / Homenagem a Olinda / Homenagem a Velha Guarda / Ijexa / Ilu Aye / Iracema / Jardim da Solidão / Jogo de Angola / Juízo Final / Lama / Macunaima / Mãe África / Magoada / Mandinga / Menino Velho / Meninos Deus / Mente / Meu Cariri / Meu Lema / Meu Sapato já furou / Meu Sofrer / Meus Tempos de Criança / Minha Festa / Minha Gente do Morro / Minha Missão / Minha Partida / Misticismo da África ao Brasil / Moeda / Morena da Angola (com Chico Buarque) / Morena do Mar / Morrendo Verso em Verso / Mulata do Balaio / Na Linha do Mar / Nação / Nanae Nana Naiana / Ninguém / Ninguém tem que achar ruim / Novamente / Novo Amor / Obcessão / O Bem e o Mal / O Mais que Perfeito / O Mar Serenou / O que é que a Baiana tem / O Último Bloco / Opção / Oricuri / Outro Recado / Palhaço / Participação / Partido - com Clementina de Jesus / Pau de Arara / Perdão / Poema do Desencontro / Porta Aberta / Portela na Avenida / Prá Esquecer / Punhal / Puxada da Rede do Xaréu 1 / Puxada da Rede do Xaréu 2 / Quando eu vim de Minas / Que é que eu faço / Que seja bem feliz / Quem me ouvir cantar / Rancho da Primavera / Regresso / Retrato Falado / Risos e Lágrimas / Rolou / Rosa 25 / Rua da Aurora / Sabiá / Sagarana / Samba da Volta / Seca no Nordeste / Sem companhia / Sempre Mangueira / Senhora das Candeias / Serrinha / Sindorerê / Sofrimento de quem ama / Sonata de quem é feliz / Sucedeu assim / Tempo a Bessa / Tempo Perdido / Tenha Paciência / Ternura Antiga / Tributo aos Orixás / Tristeza Pé no Chão / Tu que me deste teu cuidado / Tudo é Ilusão / Último Pau de Arara / Umas e Outras / Vai Amor / Valeu pelo Amor / Valsa de Realejo / Vapô de São Francisco / Você não é como as flores / Você Passa e eu Acho Graça / Vontade de Chorar / Zambelê
Versão para impressão Enviar por e-mail

-----Anexo incorporado-----

_______________________________________________
Cartaoberro mailing list
Cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.br
http://serverlinux.revistaoberro.com.br/mailman/listinfo/cartaoberro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim