sexta-feira, 14 de maio de 2010

Campanha contra a Violência Sexual Infantil

SSP participa da campanha contra a violência sexual infantil
13/05/2010 13:11


No Rio Grande do Sul, foi instituído a data de 17 de maio como o Dia Estadual de Luta contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, conforme a Lei Estadual nº 11.642 de 2001. A data integra a Campanha de Luta contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, promovida pela Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, por meio do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O Governo do Estado, por intermédio do Programa Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil, está articulando uma série de atividades para integrar a programação da campanha. Coordenado pela Secretaria da Justiça, o Programa é desenvolvido em parceria com as secretarias da Educação, Saúde, Segurança Pública, Infraestrutura e Logística, Turismo e com o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca).

Dentro da Campanha de Luta contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, será realizado um Painel de Sensibilização. O evento ocorrerá no dia 19 de maio, a partir das 14h, no auditório da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), localizado na av. Mauá, 1.050, em Porto Alegre. São 70 vagas e as inscrições podem ser feitas no local ou pelo telefone (51) 3288-6616. Confira abaixo a programação:

14h - Apresentação do documentário Canto de Cicatriz, de Laís Chaffe (2005).

15h50min - Palestra: A complexidade do fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescentes, com Maria Regina Fay de Azambuja, procuradora de Justiça do RS.

15h30min - Palestra: A violência sexual contra crianças e adolescentes na perspectiva do crime, com o delegado de Polícia Christian Nedel, do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca).

16h10min - Debate com a plenária.

17h - Encerramento.

HISTÓRICO

Maio é marcado pelo enfrentamento à exploração sexual infantil no país, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio. A data foi escolhida em menção ao crime ocorrido em 1973, na cidade de Vitória, Espírito Santo, que ficou conhecido como o "Crime Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos, que foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta. Apesar de hediondo, este ato criminoso até hoje está impune. A intenção é destacar a data para mobilizar toda a sociedade.

Fonte: www.estado.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim