sábado, 10 de abril de 2010

Sindicato dos Jornalistas





• Antes de imprimir esse e-mail, lembre-se da Amazônia •


Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul
Rua dos Andradas, 12/133 - 13 andar Porto Alegre/RS
Tel.: (51) 3228.8146 | 3226.0664 | 3226.1735
http://www.jornalistas-rs.org. br/
http://twitter.com/ jornalistasrs



Assessoria de comunicação: Bibiana Nunes






Abertas as inscrições para o Congresso Estadual dos Jornalistas


Estão abertas as inscrições para o 34.º Congresso Estadual dos Jornalistas que ocorre nos dias 14 e 15 de maio, no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo. A expectativa é de que o encontro deve reunir cerca de 300 pessoas entre profissionais e estudantes.

A proposta é discutir o tema “O Jornalismo a Serviço da Sociedade e a Defesa da Profissão”. As informações sobre o evento e a programação já estão disponíveis no site www.jornalistas-rs.org.br . Os interessados em participar já poderão efetuar as suas inscrições através do link disponibilizado no próprio site.

Pela segunda vez ocorrendo no interior do Estado, o Congresso, que em 2008 foi realizado em Santa Maria, desta vez chega ao Vale dos Sinos, uma das regiões com grande concentração de profissionais e três cursos de jornalismo.

O diretor e delegado regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, Antônio Barcellos, aposta num grande público. Os participantes poderão fazer uma reflexão sobre o Jornalismo hoje, o papel da academia e a sua influência para o jornalismo a serviço da sociedade e as implicações da decisão do STF para o futuro do jornalismo.



Apresentação de Teses para o Congresso
até o dia 03 de maio de 2010.
Inscrições antecipadas até 07 de maio
http://www.jornalistas-rs.org. br/congresso estadual.htm


Promoção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais
do Estado do Rio Grande do Sul

Data: 14 e 15 de maio de 2010

Local: Centro de Eventos da FENAC S/A
Novo Hamburgo/RS
Público Alvo
Profissionais e estudantes da área de Comunicação Social.
Realização
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS
Rua dos Andradas, 1270/13º - sala 133 Porto Alegre - RS
www.jornalistas-rs.org.br
(51) 3228.8146 - 3226.0664 - 3226.1735



Aula Magna de Jornalismo do IPA aborda cobertura do terremoto no Chile
Repórter chileno e enviado especial do Grupo Record RS contam experiências do registro de catástrofes. O evento ocorre na segunda-feira (12/04), às 19h15, no Auditório da Biblioteca da Unidade Central (Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80), é aberto ao público e tem entrada franca.
Informações para a imprensa com Vanessa Mello (MTB 11069)
imprensa@metodistadosul.edu.br

Veja mais no www.jornalistas-rs.org.br














Jornalismo ainda vale a pena?

No dia 7 de abril, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS publicou o seguinte texto no site:

Hoje se comemora o Dia do Jornalista. Não haverá foguetes, festejos ou sessões especiais no Legislativo porque, tradicionalmente, nossa data transcorre com a discrição devida e entendida pelo próprio jornalismo.

Mas o dia de hoje pode ser transformado em mais um momento para avaliação, tendo por base a questão-título desta nota. Jornalismo ainda vale a pena? É uma dúvida que se revela a cada dia entre os recém formados e os estudantes de jornalismo. Não bastasse a exploração monetária, ainda fomos golpeados com o famigerado processo que acabou por desobrigar o diploma de jornalismo para o exercício da profissão.

Embora estejamos lutando pela recuperação da garantia de formação profissional, engajados numa campanha nacional liderada pela Fenaj, nossa postura profissional está acima. Temos uma profissão qualificada como poucas e que nos exige intensa dedicação, conhecimento e ética para o pleno exercício do jornalismo. Somos testemunhas oculares e estamos escrevendo a própria história, a cada instante, a cada dia. E a história por vezes se apresenta por linhas tortas – veja o referido processo do diploma – e nem sequer consegue a unanimidade entre os envolvidos, tanto que muitos profissionais se revelam favoráveis ao fim do diploma.

Pois aqui também está a mágica do jornalismo. Por vezes, ver-se envolvido diretamente na história, e ter a qualificação para dar continuidade à sua missão.

Contudo, uma certeza de que a qualidade do profissional se sobressai entre os mandos e desmandos impostos pelo poder. O jornalismo puro tem continuidade, cada dia mais firme e forte, perante os sistemas de comunicação atuais e como elemento de composição nas novas tecnologias que estão surgindo e se expandindo.

Sejamos jornalistas de fato, sem esquecer o papel do jornalista de direito e que a nossa unidade será o único caminho das nossas conquistas coletivas.

Parabéns Jornalista, pelo seu dia.

Curso de português para sindicalizados

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS firmou convênio com o professor Landro Oviedo para a turma única do Curso Básico de Português, que será realizada de abril a maio de 2010. O curso terá 40 horas-aula e os sindicalizados pagarão R$ 160,00, já com desconto. Esse valor já inclui a apostila exclusiva. Contatos:landrooviedo@uol.com. br

Santiago vem ensinar a desenhar

De nascimento, Neltair Rebés Abreu se notabilizou no Brasil a partir de seus desenhos. O chargista recebeu o apelido na faculdade de Arquitetura por ser natural da cidade de Santiago do Boqueirão e o adotou como pseudônimo nos jornais estudantis durante os tempos de forte censura política. E é Santiago mesmo quem dará o curso de Charge na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS entre os dias 17 de abril até 8 de maio, sempre aos sábados das 9 às 12 horas.

por Roberta Mello
Mais informações: www.jornalistas- rs.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim