segunda-feira, 5 de abril de 2010

Fundação Lauro Campos

Fundação Lauro Campos - Socialismo e Liberdade





Para inserir ou remover o seu e-mail: www.socialismo.org.br/portal/informativo





























Espaço público não é mercadoria















Leandro Uchoas

Fórum Social UrbanoHá algum tempo o Rio de Janeiro não via algo assim. Na tarde de 22 de março, pouco a pouco, chegavam a um enorme galpão, na zona portuária, homens e mulheres de traje informal. Após alguns minutos, a sede da Ação da Cidadania estava repleta daquelas pessoas raras que desejam modificar o mundo através de sua união. De estudantes sedundaristas a parlamentares, o auditório lotado ouvia atento à mesa, composta por personalidades como o urbanista estadunidense David Harvey e a professora da Universidade de São Paulo (USP) Ermínia Maricato, entre outros. As ricas abordagens dos
temas urbanos se seguiriam pelos cinco dias do evento. O sucesso do Fórum Social Urbano (FSU) surpreendeu até mesmo aos principais organizadores.


Leia e comente...

 










Megaeventos podem transformar Rio em 'cidade de exceção'















Aline Durães

Carlos VainerQue projeto de cidade estamos desenvolvendo? Os debates acerca dos rumos do Rio de Janeiro como sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 levam em consideração a vontade popular? Para responder a essas e outras questões, urbanistas, pesquisadores e sociólogos de várias partes do mundo organizaram, de 23 a 26 de março, no Centro do Rio, o "Fórum Social Urbano".


Leia e comente...

 











Sociedade civil se mobiliza contra a "cidade neoliberal"















Maurício Thuswohl

Fórum Social UrbanoSegundo a Carta do Rio, aprovada no Fórum Social Urbano, as empresas transnacionais e as agências multilaterais, assim como seus ideólogos e representantes políticos, têm um modelo próprio de cidade ideal: "É a cidade globalizada, associada aos mercados globais por fluxos e hierarquias e submetida aos interesses daqueles poucos que controlam e regulam os mercados desde seus escritórios nas metrópoles centrais".


Leia e comente...

 











Teoria do valor-trabalho














Sergio Granja

Karl MarxO Capital pode ser considerado, a justo título, a obra prima de Marx.  Nele, a teoria do valor-trabalho constitui a pedra de toque da crítica marxista da economia política.  Numa carta a Engels, de 1858, Marx apresenta um esquema do projeto de seu livro e pontifica que o valor de uma mercadoria é em substância a quantidade de trabalho socialmente necessária para a produção dessa mercadoria.  A correspondência de Marx e Engels é rica em análises e conclusões sobre a economia política do capitalismo.  Não se trata apenas de cartas de Marx para Engels, mas
também de Engels para Marx e de um e do outro para terceiros.



Leia e comente...

 












A gênese do Capital, segundo Rosdolsky













Carlos Nelson Coutinho


Roman RosdolskyQuando morreu, em 1883, Marx havia publicado apenas uma parte relativamente exígua de sua enorme produção teórica. Se deixarmos de lado sua vasta e dispersa atividade como jornalista, dispunha-se apenas (e, em muitos casos, somente em bibliotecas de difícil acesso, já que os livros estavam há muito esgotados) de A sagrada família (1845), A miséria da filosofia (1847), O Manifesto Comunista (1848), Contribuição à crítica da economia política (1859), do Livro I de O capital (1867) e de alguns opúsculos econômicos e
políticos.



Leia e comente...

 












Honduras: os riscos para o exercício do jornalismo














PL


HondurasCom cinco profissionais de imprensa assassinados só neste mês de março, Honduras se converteu hoje num dos países de maior risco para o exercício do jornalismo. Os crímes mais recentes ocorreram no fim de semana no departamento de Olancho, onde sicários massacraram José Bayardo Mairena e Víctor Manuel Juárez, minutos depois de concluirem um espaço noticioso na Rádio Súper 10, da localidade de Catacamas.


Leia e comente...

 











Soldado Moncayo: "As FARC são uma realidade que não se pode negar"















Telesur

Cabo Pablo Emilio MoncayoO cabo Pablo Emilio Moncayo expressou ao chegar ao aeroporto de Florencia, que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) são uma realidade que não se pode negar. Moncayo agradeceu à missão humanitária, sobretudo a Piedad Córdoba e aos governos do Equador, Venezuela e Brasil pela ajuda que tornou possível sua libertação. Não mencionou o Governo colombiano.


Leia e comente...

 











Perguntas de um trovador que sonha















Silvio Rodríguez

Silvio RodriguesSilvio Rodríguez, expoente da música cubana surgida com a Revolução Cubana, é um dos cantores cubanos contemporâneos de maior relevo internacional, criador juntamente com Pablo Milanés, Noel Nicola, Vicente Feliú e outros músicos do movimento da Nova Trova Cubana.  Reproduzimos o poema dele:  Perguntas de um trovador que sonha.


Leia e comente...

 











Índia: Mulheres ao poder














Néstor Marín

ÍndiaA Índia está a ponto de se converter no primeiro país do mundo onde as mulheres terão garantido, por lei, um terço dos assentos em todos os órgãos legislativos do país.  O projeto de ley logrou vencer um primeiro obstáculo em princípios de março, ao obter a aprovação do Senado (Rajya Sabha), e embora ainda deva ser aprobado pela Lok Sabha ou Câmara baixa, seus defensores já cantam vitória.



Leia e comente...

 












Crianças de Chernóbil, uma aposta na vida














Vivian Collazo Montano


Acidente nuclearNa madrugada de 26 de abril de 1986, no reator número quatro da central de Chernóbil, na Ucrânia, se produziu o maior acidente da história nuclear. Os efeitos da rádioatividade superaram todas as previsões e a verdadeira magnitude dos danos são ainda imprecisos. Milhares de pessoas da Ucrânia, Rússia e Bielo-rússia, as repúblicas ex-soviéticas mais afetadas, morreram desde então e milhões ficaram contaminadas pela chuva de isótopos radioativos.  Entretanto, as sequelas da catástrofe perdurarão durante várias gerações.


Leia e comente...


 

Por favor, não responda a esta mensagem.

Para entrar em contato, acesse:

www.socialismo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim