quinta-feira, 29 de abril de 2010

Emancipações de Municipios

Relator na Comissão de Assuntos Municipais de pelo menos trinta processos de emancipação, o deputado Francisco Appio saúda os anos 90, iluminados pela Reforma do Estado (Governo Britto) e pelas Emancipações (novos municípios). Nos Campos de Cima da Serra, a resistência estava em Vacaria, Lagoa Vermelha e Antônio Prado.



Antônio Prado impediu a emancipação de Santana e perdeu a grande chance de dar autonomia ao distrito, forte na economia e estratégico para o asfaltamento da RS437 (Vila Flores) e RS448 (Antônio Prado). O compromisso do governo da época era de garantir acesso a todos os municípios, posto de saúde e ginásio de esportes.



Com este apelo tentamos e conseguimos emancipar Campestre da Serra, Monte Alegre dos Campos e Muitos Capões, os três desmembrados de Vacaria, com sucesso. São comunidades autônomas, mas jamais perderam a ligação comercial, social e política com o município mãe.



"Construímos politicamente uma relação harmoniosa, sem traumas e conflitos, na separação do patrimônio, direitos e deveres. As emancipações fortaleceram a área rural, e nenhuma delas regrediu, pelo contrário, mostram elevados índices de desenvolvimento. Vejam o caso de Muitos Capões (que fará a Festa do Pinhão, sexta, sábado e domingo) tem uma das mais altas rendas per/capita do Estado, grande produção agrícola, destaca-se em fruticultura (maçãs e uvas) e na produção de carne bovina. Tem boas escolas, atividades de lazer, e, principalmente, um ótimo serviço de saúde, dentro dos limites que um município pode oferecer. Superou o trauma do tornado de 2005, recuperou prédios e casas e apresenta-se com uma fotografia moderna e acolhedora, a meio caminho entre Lagoa Vermelha, Vacaria e Esmeralda".



Mara Barcellos, a mulher que administra Muitos Capões pelo sexto ano, revela-se grande liderança regional, presidindo a Amucser (Associação de Municípios dos Campos de Cima da Serra) e com habilidade uniu a comunidade e ampliou a oferta de serviços dos prefeitos anteriores (Jamir Zanotto, Rogério Hoffmann e Agamenon Lemos).



Clique aqui e veja mais sobre a Festa do Pinhão e Muitos Capões







Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim