quarta-feira, 14 de abril de 2010

Eleições 2010

Trata-se de um debate necessário para enfrentar a tática eleitoral de forma consciente, desde já adianto que tenho acordo com as posições expressadas no texto e seria de fundamental importância , que os militantes, ativistas, simpatizantes refletissem e exigissem, do lugar aonde atuam e acreditam , uma postura consequente nesse processo de acordo com os interesses da maioria da nossa população.
As eleições passam e a miséria , opressão e exploração ficam, temos que inverter esse jogo.

Onir
GT-Quilombola MNU-rs
Membro da Coordenação Estadual do MNU-rs

O PERPETUO, FALSO E DISSIMULADO PROJETO DAS ELITES E DE SEUS APANIGUADOS.

“Os candidatos da direita, dos grupos econômicos, os que tratam seus mandatos como empresa pessoal, manipuladores e mentirosos, não merecem os votos populares de verdadeiros socialistas, democratas, pobres e negros.”

Nenhum cidadão deve votar neste ou naquele candidato, por dever de gratidão. O dinheiro arrecadado pelo estado, investindo em realizações, melhorias e direito para a maioria, sobretudo para a população pobre e preta é uma obrigação dos gestores, dos políticos e do estado. Por reconhecimento, é outra coisa!

Avaliar criticamente qual a historia e a contribuição real dos candidatos para a sociedade, coletividade, comunidade ou grupo, é a primeira tarefa do eleitor politizado e consciente. Diziam os apoiadores, que Getulio Vargas, era o pai dos pobres, em contrapartida entre os opositores politizados, o presidente petebista era acusado de mãe dos ricos. Que dava uma mão para a massa despossuída eleitora do PTB, e com as duas para as elites oligarcas do PSD. Quem é mais generoso para com seus rebentos, a mãe ou o pai?

Alguns militantes do MN, hoje, tentam vender uma imagem semelhante do presidente Lula, como o pai dos negros. A essa afirmação, retrucamos parafraseando a oposição getulista, “e mãe dos brancos”. Em ambos os casos, observamos um grande marketing eleitoral em torno de realizações de impacto, mas muito abaixo das necessidades das populações-alvo, não constituindo ou representando a importância que um e outro alardearam. Os ganhos, pela proporção da dedicação de ambos presidentes e épocas, tiveram maior repercussão, para os setores para quem foram identificados como mãe, não como pai.

Isto significa que ao lado de um pequeno avanço para a maioria dos cidadãos e eleitores pobres e pretos mais necessitados, houve um grande avanço para a minoria rigorosamente branca e mais afortunada. Seria por deficiência do sistema político eleitoral, ou por manipulação da propaganda e marketing eleitoral? Ambas as coisas, seguramente. Os políticos, partidos, governantes e assessores só se interessam por eleição, a governabilidade, a reeleição e alternância no poder. A população para eles, é só estatística, com raras exceções.

Alguns de esquerda inclusive, diriam: “É melhor o pouco do que nada!”, ou “Isto é o possível!” Pouco pra quem cara pálida, a quanto tempo e a que custo? Ou, “possível por que, se a minoria de sempre, continua ganhando infinitamente mais que os primeiros?

Se por um lado, os tucanos, os DEM e os políticos e partidos de direita seguem com programas privativistas, beneficiando os afortunados, transferindo dinheiro de todos os cidadãos, para seu grupo racial e social, os mais ricos, seus familiares e apaniguados, concentrando cada vez mais, o poder econômico e político em detrimento da maioria da nação. O outro lado promete diferente, mas favorece os mesmos, para não atrair a ira desse setor poderoso, formador de opinião, especialmente a classe média interesseira, em busca de ascensão a qualquer custo, que ideologicamente compra e é fiel, ao projeto dos dominantes, esperando enriquecer um dia.

Ambos enganam a população, praticando um vale tudo eleitoral como propaganda, impedindo (com apoio dos jornalões e da grande mídia televisada), a maioria do povo, receber informação e ter tempo para conhecer e avaliar a verdade das noticias. Sonegando, mentindo, distorcendo e enganando todos com o bombardeio de falsidades e manobras 24 horas por dia.

Ao lado do marketing e propaganda eleitoral de partidos, políticos e governos, a imprensa burguesa é hoje, sem nenhum medo de errar, a grande manipuladora de informações, contraria aos interesses populares, e a favor dos interesses dos grandes grupos econômicos, dos interesses das oligarquias da direita e da economia capitalista nacional e internacional.

Há um consenso entre a burguesia nacional que já dura 60, 70 anos, que se tornou senso comum entre a oportunista classe média: “O que o que é bom para o grande capital americano e europeu, é bom para o Brasil,” porque para eles sobram as franjas e os restos (do espólio apropriados pelo imperialismo), que lhes são suficientes de qualquer modo, pois lhe permitem um conforto e privilégios que a maioria do povo não possui. Deste modo, por que se preocupar com um projeto político de nação? Sugam, como vampiros e escravocratas, o sangue e as energias do povo e do pais, sem lhe dar nada em troca. Se a situação apertar fogem para as metrópoles, pra Lua ou marte.

O importante é o enriquecimento pessoal individualista, dos mais espertos e dos mais aptos. Que se danem os outros 140 milhões de brasileiros. Os 40, 50 milhões de ricos e burgueses e remediados (a serviço de quem se encontram Kamel, Magee, Magnole e Demóstenes Torres), não misturam uma só gota de seu sangue, preservam seu patrimônio e o arianismo. Em nome da Democracia pra ganharem dinheiro e sob alegação de um republicanismo, imobilista e falso, que nos lembra os privilégios das monarquias demagógicas e absolutista.

São um monte de dissimulados e mentirosos. Sem um programa ou um compromisso que desmistifique, e combata essas praticas, subordinando os mandatos (considerados empresa pessoal pelos políticos) ao controle de coletivos populares, nenhum candidato merece os votos de verdadeiros socialistas, democratas, pobres e negros. Reginaldo Bispo-Coordenador Nacional do Movimento Negro Unificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim