quinta-feira, 8 de abril de 2010

DNIT Desvio da BR 285

A ida de engenheiros do DNIT, anunciada para a conclusão dos estudos para o DESVIO da BR285 em Vacaria, é saudada pela maioria interessada em evitar o congestionamento da Avenida Militar e da BR116, no perímetro urbano. Contudo, alguns demonstram preocupação com o isolamento da cidade, como é o caso de Carazinho, afetando o comércio e a prestação de serviços, bem como o desvio de turistas. Na opinião do Deputado Francisco Appio, que acompanha este debate desde 1990, o DESVIO sem MELHORIAS vai afetar drasticamente a economia do município.



"Vacaria não tem culpa de ter sido cortada ao meio por duas rodovias federais e uma ferrovia, sem nenhuma preocupação com as TRAVESSIAS URBANAS. A cidade já estava aí quando fizeram estes entroncamentos e de lá para cá nenhuma melhoria foi feita, exceto duas rotatórias (Júlio de Castilhos/Avenida Militar e Moreira Paz/BR116 no Trevo da Ford)", reclama o parlamentar, que tem cobrado do DNIT a execução do projeto de TRAVESSIAS URBANAS, elaborado no Governo Britto (1996) e que contava com financiamento do BIRD, dispensado pelo seu sucessor Olívio Dutra.



"Os mesmos que abandonaram o projeto e o financiamento estão comandando o DNIT, portanto é justo que cobremos ações urgentes, antes que deixem os cargos no final do ano", adverte o parlamentar. De qualquer forma, a iniciativa do projeto de duas novas alças para desviar a BR285, fora do perímetro urbano, significa um avanço, mesmo que venha contaminada pela suspeita de promessa de ano eleitoral.



O caos aumentou com o crescimento do fluxo de veículos. No mês de fevereiro de 2010, o Polo Vacaria registrou 400 mil passagens de veículos, em suas três praças, um enorme aumento em relação ao mesmo mês de 2009. E cada vez temos mais carros nas ruas (são 665 carros novos por dia, emplacados no RS) mais o comércio de carros usados, provenientes de outros estados.





Alguns comentários, postados nesta semana, em www.twitter.com/franciscoappio



DNIT manda emissários para tratar do Contorno da BR285, desviando a cidade. E das TRAVESSIAS da BR285 e BR116, ninguém vai falar nada?



ACESSO DA HÍPICA/RASIP precisa de rotatória simples. Dever do DAER hoje e DNIT amanhã. A Prefeitura pode ajudar (pedágios rendem bom ISSQN).



TREVO NO NOVO AEROPORTO da Chapada na BR285 é da responsabilidade dos Pedágios. Está no contrato e no cronograma de obras da concessão.



FALTAVAM RECURSOS. Agora tem dinheiro e decisão política, mas RS456 (Esmeralda) não avança. Quem está segurando esta obra, pelo amor de Deus?



TÉCNICA VIÁRIA tem interesse no contrato (não assinou) da RS456 (Muitos Capões/Esmeralda), mas diz que será executado pela Castelar do PR.



PROJETO DE LEI 127/2007 (nossa autoria) dispensa a cobrança dos veículos emplacados nas cidades sedes de pedágios. Nas futuras concessões.



CIDADES SEDES pagam tarifa cheia (pedágios) por pequenas distâncias. Nosso PL 127 ajuda Vacaria, S.Marcos, Caxias, F. Cunha e Farroupilha. Falta votá-lo.



PEDÁGIOS assumiram os perímetros urbanos (Aditivo de 2000) em troca da cobrança bidirecional. Apenas a conservação, nada de melhorias.



NÃO MUDEI em relação aos pedágios. Impedimos a prorrogação, evitamos aumento das tarifas e estamos conquistando as travessias urbanas.



ASSINEI a CPI DO DAER (e a dos Pedágios) para investigar o Aditivo 2000 que ampliou as tarifas (37%), e tirou obrigações dos pedágios.



TRAVESSIAS URBANAS nas rodovias pedagiadas, um antigo projeto do Britto, acaba de ser revitalizado pela Governadora Yeda pelo PL 82/2010.



PROJETO DO BRITTO foi arquivado pelo Olivio em 1999. E o financiamento ajustado com o BIRD, foi dispensado pelo velho "ranço ideológico".





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

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