terça-feira, 6 de abril de 2010

Consulta Popular

Governadora lança, nesta terça-feira a Consulta Popular 2010
06/04/2010 04:44


A governadora Yeda Crusius lança, nesta terça-feira (6), às 11h, a Consulta Popular 2010/2011, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, honrando, mais uma vez, o compromisso firmado com os municípios gaúchos. Na ocasião, serão anunciados os valores destinados ao processo deste ano, assim como a data da votação antecipada para o mês de junho, em função das eleições. O Governo do Estado pretende aplicar, até o final da atual gestão, um total de R$ 400 milhões no processo de participação popular.

Desde o primeiro dia de Governo, Yeda priorizou a Consulta Popular por considerá-la ferramenta de acesso direto para solucionar as necessidades dos municípios e da população. Administrou os passivos financeiros existentes, estabeleceu, via Coredes, o entendimento com as prefeituras, e, na medida em que consolidou o ajuste fiscal, foi liberando recursos, segundo critérios de atendimento das demandas mais antigas. O Governo resgatou, desta forma, a credibilidade no processo, fazendo com que aumentasse a participação popular.

A Consulta Popular do Governo do Estado tem se notabilizado por mobilizar comunidades gaúchas e proporcionar investimentos em áreas sociais e que fomentem o desenvolvimento regional. Através de consulta feita diretamente aos moradores das cidades gaúchas, são apontadas as necessidades de municípios e regiões, como investimentos em hospitais, construções de ginásios, compra de tratores e arados, que são fundamentais para aberturas de estradas e na colheita, entre outros investimentos.

Votação
A expressiva participação de quase um milhão de eleitores que votaram na Consulta Popular em 2009 deve ser ampliada neste ano. Em 2007, o número era de 369.417 votantes, significando 5,6% dos aptos a escolher as prioridades para sua região. No último ano, esse índice quase triplicou, registrando 14,18%, ou seja, quase 1 milhão de eleitores.

Destaca-se a região do Médio Alto Uruguai, que apresentou o maior acréscimo de participação, passando de 15.495 votantes, em 2007, para 45.532 em 2009, representando 45,94% dos eleitores aptos. O Corede Celeiro foi outro que teve um aumento importante de participação da população, elegendo as demandas necessárias ao desenvolvimento dos municípios. O número de votantes subiu de 15.417, em 2007, para 39.156 no último ano.

As Assembleias Regionais Preparatórias da Consulta têm inicio no próximo dia 12, em Soledade, no Corede Alto da Serra do Botucaraí, e estão previstas para se encerrarem no dia 10 de maio.

Fonte: www.estado.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim