sexta-feira, 23 de abril de 2010

Casa da Mulher Negra


Faltam 09 dias para Marcha Zumbi + 10!

Nóis trupica, mais nóis vai !!!

Marcha Zumbi + 10 marca o mês da Consciência Negra com manifestação no dia 16 de novembro em Brasília

Coordenados por uma Articulação Nacional composta por várias organizações do movimento negro, milhares de negros e afrodescendentes participarão da Marcha Zumbi + 10, dia 16 de novembro, em Brasília, para enfatizar a continuidade das lutas políticas contra o racismo e as desigualdades a que está submetida a população negra no Brasil.

Em 1995, o movimento negro saiu às ruas para denunciar a ausência de políticas públicas do Estado Brasileiro para a população negra. Dez anos depois, as organizações negras têm como objetivos exigir o reconhecimento da necessidade de Reparação como eixo principal de combate ao racismo e o acompanhamento às orientações da Declaração e do Programa de Ação da III Conferência Mundial contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e intolerância, promovida pela ONU em 2001, na África do Sul.

Para os organizadores da Marcha, ir à Brasília, em 16 de novembro, significa chamar a atenção para a conjuntura atual de exclusão do povo negro, onde do total de 53 milhões de pobres no Brasil, 68 % são de negros e negras.

Com um índice de 2% de jovens negros e afrodescendentes com acesso a cursos superiores, outra bandeira de luta da Marcha é exigir ações afirmativas no sistema educacional, como a reserva de cotas nas universidades públicas e a real aplicação da Lei 10 639 que obriga a inclusão da temática História e Cultura Afro-Brasileira, no currículo oficial da rede de ensino.

Os coordenadores de Zumbi + 10 pretendem que o Ato tenha a participação de toda a sociedade, exigindo um país sem racismo, justo e igualitário, com a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, a titulação e regularização fundiária das terras das comunidades quilombolas, políticas que assegurem os direitos das mulheres negras, da juventude, defesa das religiões de matriz africana, valorização das diversas expressões e manifestações culturais do povo negro brasileiro e recursos para o financiamento e execução de políticas públicas de promoção da igualdade racial.

Além da manifestação popular, estão previstos encontros políticos e audiências no Palácio do Planalto, Ministérios e Congresso Nacional. A expectativa dos coordenadores da Marcha Zumbi + 10 é ser recebida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em audiência já solicitada no Gabinete Presidencial.

Esclarecimentos e Informações da Executiva Nacional





Esclarecimentos e Informações Complementares Marcha Zumbi + 10, Pela Cidadania e Pela Vida.



A proposta da Marcha Zumbi + 10 circula desde 2003 e começou a ser divulgada em atividade no Geledés – Instituto da Mulher Negra, em São Paulo, no dia 18 de maio do mesmo ano. A partir de então diversas entidades construíram a reunião de 03 e 04 de julho de 2004, no Hotel Manhattan, em Brasília, que contou com a participação de representantes de todas as forças políticas do Movimento Negro Contemporâneo e de quase todos os estados brasileiros. A Marcha foi lançada nesta reunião, onde foi reafirmado o protagonismo do Movimento Negro. Os resultados dessa reunião foram amplamente divulgados através do jornal ÍROHÌN e dos grupos participantes. Desde esse momento, foi apontada a data do dia 16 de novembro de 2005 para a realização da mobilização, uma vez que o dia 20 de novembro cairá em um domingo.



A deflagração desse processo desencadeou a realização de inúmeras reuniões e encontros políticos, inclusive passeatas no dia 20 de novembro de 2004, como nos casos de São Luís, Recife, Ituiutaba , Vitória, entre outras que lançaram manifestos rumo a Brasília. Em janeiro de 2005, o ÌROHÌN e Maria Mulher – Organização de Mulheres Negras, do Rio Grande do Sul, realizaram oficina sobre a Marcha Zumbi + 10 no Fórum Social Mundial. É importante ressaltar que essa oficina contou com a participação expressiva de militantes do Movimento Negro, sendo reafirmada a data de 16 de novembro de 2005 para a realização da Marcha.



Nos últimos dez anos, por força da pressão realizada pela diversidade das organizações e entidades do Movimento Negro, não se pode negar um avanço na institucionalização da temática. Várias instâncias foram criadas em diferentes níveis de governo. Ressalta-se, no entanto, que os resultados concretos na vida das pessoas são insignificantes. Reponta aqui e ali no orçamento da União uma ou outra rubrica envolvendo a temática racial, mas são gastos de pequena monta e que se perde nas atividades-meio. Essa realidade é verificada pelas pesquisas produzidas pelo IBGE, órgão do Executivo Federal. Nesses últimos dez anos o governo federal regularizou e titulou 31 (trinta e uma) comunidades negras rurais quilombolas, sendo 28 (vinte e oito) de 1995 a 2002 e 03 (três) de 2003 a 2005, num universo de mais de 04 (quatro) mil comunidades. Talvez seja esta a informação ilustrativa que mostra a distância entre o discurso e a ação efetiva.



O campo da saúde desde o governo passado, talvez seja o campo que mais avançou num diagnóstico institucional. No entanto, sem a pressão política de uma mobilização como a Marcha, não chegaremos ao posto de saúde dos bairros periféricos.



Na área de segurança pública nenhuma política foi realizada e nossos jovens continuam sendo assassinados em todo o Brasil, ou enchendo as cadeias. Só em Salvador, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, mais de 630 jovens (homens e mulheres) foram assassinados no período de janeiro a setembro de 2005. Também se repetem essas ações em todo o Brasil, chegando a influir na curva demográfica da população de 16 a 24 anos, segundo dados do IBGE.



A Marcha é uma ação política de combate ao racismo e visibilidade da população negra e beneficia toda a população brasileira, em especial a população negra. Como resultado da ação espera-se uma resposta efetiva do Estado brasileiro de políticas públicas concretas que possam alterar o quadro desumano e degradante a que está submetido à população negra.

Fazendo Acontecer.



A Coordenação Nacional da Marcha é composta por entidades que participam de seu processo de mobilização. Optou-se por ser uma coordenação horizontalizada por entendermos ser esta uma forma mais democrática de atuação política num processo de mobilização. O ÍROHÌN, desde a reunião de 03 e 04 de julho de 2004, cumpriu um papel de Secretaria-Executiva Provisória da Marcha, animando e repassando as informações ao conjunto do Movimento Negro. Desde agosto de 2005, em reunião da Coordenação Nacional, o ÍROHÌN foi efetivado como Secretaria-Executiva, dividindo a coordenação com o coletivo de estudantes negros ENEGRESER, ambas sediadas em Brasília.



Participam também da mobilização da Marcha entidades como Casa de Cultura da Mulher Negra, CEERT, Criola, Centro de Cultura Negra do Maranhão, Articulação de Mulheres Negras Brasileiras, Ceafro, Erêgege,Geledés,Rede Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos, estudantes de coletivos universitários, Instituto Mariama de Padres, Bispos e Diáconos Negros, Terreiros de Candomblé e Umbanda, Kwanza, Coordenação Nacional de Comunidades Negras Rurais Quilombolas – Conaq, entre outras.



O processo preparatório da Marcha Zumbi + 10 teve como estratégias de mobilização a criação de fóruns e coletivos de entidades negras, como em Teresina, Maranhão, Paraíba, Recife, Mato Grosso do Sul, Brasília, Goiânia, Triângulo Mineiro, Belém, Paraná, Fórum de Mulheres Negras do Rio Grande do Sul, Fórum de Mulheres Negras do Amapá, entre outros. Diversas atividades de organizações e entidades do Movimento Negro têm gerado a interface direta com a população negra em seus locais de moradia e trabalho, tendo como diferencial o envolvimento de indivíduos e lideranças comunitárias não atuantes até o momento na militância negra, o que possibilita uma ampliação da consciência negra brasileira.



Concretizando Idéias.



Apesar das perceptíveis dificuldades financeiras para o deslocamento até Brasília,a expectativa é a de fazer acontecer na Esplanada dos Ministérios, uma manifestação expressiva.

Em sua terceira reunião nos dias 22 e 23 de outubro em Brasília, a Coordenação Nacional,decidiu,com base em avaliação dos participantes,uma escala de prioridades de apoio para que as delegações dos estados que participaram das mobilizações possam chegar até Brasília.,segundo, é claro, as necessidades de cada Estado e as vulnerabilidades específicas.

A produção de seis programas de rádio em mil emissoras de rádios comunitárias,já começaram a ser veiculadas. São spots temáticos: violência, mulher, mercado informal e desemprego, mobilização, saúde e Estatuto da Igualdade Racial.

Após a Marcha um documentário em formato de vídeo e cartilha com a avaliação e reivindicações serão disponibilizados , para que possam servir como instrumentos de formação para a militância e de pressão por políticas públicas nos três níveis de governo.



As ações operacionais da Marcha Zumbi + 10, Pela Cidadania e Pela Vida:



A concentração acontecerá na Catedral, na Esplanada dos Ministérios, às 9h do dia 16 de novembro.

Trezentas cruzes serão fincadas no gramado da Esplanada dos Ministérios, simbolizando o genocídio do povo negro. A Marcha realizará ato público abrindo espaço para a oratória política e manifestações culturais.



Foram protocoladas solicitações de audiência com a Presidência da República, Congresso Nacional e Ministérios. Além da entrega de documentos às autoridades do Legislativo e Executivo,

Corpo de Bombeiros, PM, Serviços de Saúde e outros órgãos oferecerão o suporte que o evento requer.



Já efetuamos o pagamento de 160 leitos no alojamento do Departamento de Educação Física, Esportes e Recreação – DEFER/GDF.( para os motoristas descansarem para o retorno)

Há disponibilidade de 240 leitos em alojamentos já reservados para delegações que retornarão nas manhã do dia 17.Já providenciamos o pagamento de chuveiros para participantes que não poderão arcar com despesas de pousadas ou hotéis.



Estaremos concretizando até o dia do evento:

Palco amplo, som, iluminação;

Toldos para praça de alimentação.

Carros de som, trio elétrico, faixas, banners.



Estamos aceitando doações para o evento

Se você deseja colaborar deposite a quantia mínima de R$ 50,00 na conta Agência 3240-9 do Banco do Brasil a conta corrente de número 18431-4 em nome de Maria Mulher Organização de Mulheres Negras.

Contatos e informações:

irohin@terra.com.br.

Informe com antecedência para Secretaria Executiva o total de pessoas na sua caravana ou a quantidade de ônibus. Não esqueça de comparecer no balcão da executiva para identificação.



Estamos na reta final



Se você reside em Brasília e quiser colaborar no evento, dedique algumas horas de trabalho voluntário na Secretaria Executiva entre em contato :irohin@terra.com.br.



Instruções para os Participantes.



Instruções para as diversas organizações das cidades e estados que irão participar da Marcha via terrestre:



Listagem das pessoas dos ônibus que participarão da marcha com Carteira de Identidade, CPF, telefone, CEP, endereço e o nome do responsável pela coordenação do ônibus. Cada ônibus deverá ter um responsável.Encaminhe a listagem para a Polícia Rodoviária Federal. com o trajeto de sua cidade até Brasília.Envie também uma cópia por e-mail, fax ou correio para a Executiva Nacional ..Elabore faixas da Marcha Zumbi + 10 identificando sua entidade e Estado para afixar do lado de fora do ônibus e para participação durante o percurso.

Procure não criar problemas para seu grupo, não se atrasando nas paradas.

Muitas os) participantes estão comprando passagem individual de ida e volta nas rodoviárias de suas cidades.



Via Aérea.
Segundo agentes de Viagens não existem vagas para o dia 15 e para o dia 16 só a partir das 10:45 hs.

Os melhores preços em aberto continuam sendo da Cia Aérea Gol.

A Executiva não fechou pacote nem acordos com nenhuma Cia Aérea.As reservas deverão ser realizadas na própria Gol ou procure um agente de viagem na sua cidade ou região.

Caso possua condições financeiras não deixe para comprar seu ticket na última hora.

Fretamento de Vans ou Grupos em Carros de particulares
Verifique se o proprietário possui seguro e se o automóvel está apresenta boas condições para viagem.
Crianças deverão viajar no banco traseiro

Lembretes importantes
Menores só poderão viajar acompanhados dos pais e portando Certidão de Nascimento ou RG escolar.

Autorizações para viajar sem os pais deverão ser retiradas no Juizado da Infância e Juventude de sua região.

Cuidado com compra de lanches em bares de estrada.

Cuidado na utilização de sanitários durante o percurso.

Procure não consumir bebida alcoólica em demasia durante o trajeto.

Tome muita água.Em Brasília o clima requer atenção para quem tem problemas de pressão alta.

Anote:



Táxis com 30% de desconto:



3325-3030

3321-3030



A Secretaria Executiva está negociando preços mais em conta para os participantes que desejam ficar em hotéis:



Contatos e informações:

irohin@terra.com.br;




Pousadas – Brasília- Média da diária R$ 40,00

POUSADA 47

SHIGS 703 BLOCO A CASA 47
ASA SUL - BRASILIA - DF
Tel: 3223-5718



POUSADA ANJOS

SHIGS 703 BLOCO C CASA 55
ASA SUL - BRASILIA - DF
Tel: 3223-0549



POUSADA AZUL MAQUITUBE

SHIGS 707 BLOCO A CASA 23
ASA SUL - BRASILIA - DF
Tel: 3244-6793



Pousada do Sol

SHIGS 703 Bloco K Casa 03
Asa Sul - Brasília - DF
Tel: 3224-9703



POUSADA FELICIDADE

HIGS 703 BLOCO P CASA 60
ASA SUL - BRASILIA - DF
Tel: 3223-1454



POUSADA FLOR DO CERRADO

SHIGS 705 BLOCO M CASA 67
ASA SUL - BRASILIA - DF
Tel: 3443-3310



POUSADA G29

SHIGS QUADRA 704 BLOCO G CASA 29
ASA SUL - BRASILIA - DF
Tel: 3223-4824



Pousada Imperial

SCRN 714/715 Bloco G Lote 5
Asa Norte - Brasília - DF
Tel: 3340-0074



POUSADA JK

SHIGS 703 BLOCO G CASA 67
ASA SUL - BRASILIA - DF
Tel: 3323-9998





Pousada Nosso Lar

Higs 703 Bloco B Casa 48
Asa Sul - Brasília - DF
Tel: 3225-1901



POUSADA TERRAVIVA (REPRESENTANTE)

SRTVN 702 ED. RADIO CENTER SALA 3058
ASA NORTE - BRASILIA - DF
Tel: 3303-21100



POUSADA VITÓRIA

SHIGS 703 BLOCO J CASA 36
ASA SUL - BRASILIA - DF
Tel: 3323-4151



POUSADA VITÓRIA II

SHIGS 703 BLOCO Q CASA 03
ASA SUL - BRASILIA - DF
Tel: 3223-4671



POUSADA W3 SUL

POUSADA W3 SUL
ASA SUL - BRASILIA - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim