segunda-feira, 1 de março de 2010

Terremoto no Chile





Presidente eleito admite: estragos são maiores do que o imaginado
Dom, 28 Fev, 08h08



Por Redação Yahoo! Brasil


PUBLICIDADE

O presidente eleito do Chile, Sebastian Piñera, alertou que os danos do terremoto que atingiu o Chile no sábado são piores do que se pensava inicialmente. "Quero alertar os chilenos que a magnitude e o impacto deste terremoto e desta calamidade são muito mais profundos e muito mais sérios do que nós pensávamos", disse Piñera.


Ele afirmou que o número de mortos - estimado em 708 até o início da noite de domingo - deve subir quando novas informações chegarem das regiões mais atingidas pelo terremoto de 8,8 graus.


Ele pediu que o governo restaure a ordem pública, que, segundo ele, piora "com o passar das horas". Saques e vandalismo estão ocorrendo no sul, "agravando as consequências do terremoto", afirmou Piñera. "As soluções têm de vir agora", afirmou.





Piñera, que deve assumir a presidência do país em 11 de março, elogiou a decisão do governo de declarar zonas de catástrofe e disse que se reuniria ainda hoje com a presidente Michelle Bachelet. Ele disse que o governo atual é responsável pela resposta imediata ao terremoto, mas que ele terá a tarefa da recuperação no médio prazo.


O presidente eleito afirmou que sua agenda para o governo terá de ser repensada na esteira do tremor. O programa de reconstrução que começou a preparar prevê obras para recuperar hospitais e clínicas, escolas, estradas, pontes e moradias, afirmou. Ele pediu que o setor privado ajude os atingidos pelo terremoto e nos esforços de reconstrução.





Cronograma mantido
A mudança de comando presidencial no Chile, prevista para 11 de março está mantida, apesar dos danos do forte terremoto de sábado, declarou hoje o presidente do Senado, Jovino Novoa.


Novoa supervisionou os prejuízos no Congresso Nacional, em Valparaíso, onde será realizada a cerimônia de posse do líder eleito, o conservador Sebastián Piñera, que receberá o governo da presidente socialista Michelle Bachelet.


Membro da mesma coalizão política de Piñera, o presidente do Senado disse no domingo que "o salão de honra está em perfeitas condições para a mudança de comando".


Porém, o ministro secretário-geral da Presidência, José Antonio Viera-Gallo, ressaltou que a solenidade deveria ser rápida.


O ministro propôs que o ato se limite a "transferência dos símbolos do poder e ao ingresso das novas autoridades" e que as comemorações e despedidas fiquem para depois.





Com informações da Agência Estado e da EFE



Saiba mais:

Réplica de terremoto sacode capital chilena
Número de mortos ultrapassa 700
Tsunami atinge regiões do Pacífico
Chile tem histórico de fortes terremotos
Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim