sábado, 27 de março de 2010

Sindicato dos Jornalistas




Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul
Rua dos Andradas, 12/133 - 13 andar Porto Alegre/RS
Tel.: (51) 3228.8146 | 3226.0664 | 3226.1735
http://www.jornalistas-rs.org. br/

http://twitter.com/jornalistasrs


Assessoria de comunicação: Bibiana Nunes




Maioria dos jornalistas do RS são contra sindicalização de não diplomados

O Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), onde cada um dos 31 Sindicatos de Jornalistas filiados à Federação o compõem, reúne-se em Brasília neste sábado, dia 27. Estarão em pauta questões como a prestação de contas, calendário para eleição da próxima direção da entidade e a proposição de sindicalização de não-diplomados.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS enviou e-mail aos seus associados que mostraram-se, em sua maioria, contra a sindicalização dos não diplomados.

Veja o resultado:

NÃO são favoráveis à sindicalização de não diplomados - 91,02%
SÃO favoráveis à sindicalização - 5,13%
"em cima do muro" - 3,85%


Para os presidente da entidade, José Nunes "os profissionais gaúchos estão em sintonia com a visão do Sindicato”.

Foto: Arfio Mazzei




Porto Alegre reverencia duplamente
Telia Negrão

Jornalista e ativista do movimento feminista receberá homenagem da Prefeitura Municipal e o título de cidadã honorária porto-alegrense.

Na semana em que Porto Alegre comemora seus 238 anos, Telia Negrão será reverenciada com dupla homenagem. Nascida no Mato Grosso do Sul e passado grande parte de sua vida no Paraná, a jornalista, cientista política, ativista do movimento feminista - e vivendo na capital gaúcha desde 1991 - receberá nesta sexta-feira, 26, às 19 horas, da Câmara dos Vereadores o título honorífico de Cidadã de Porto Alegre.

Logo após, às 20h30min - (no Cais do Porto (Avenida Mauá, Portão 6/7 - Bar da Bienal) - Telia Negrão estará recebendo a Medalha Cidade de Porto Alegre. Esta solenidade é realizada todos os anos durante a Semana de Porto Alegre (conforme o Decreto 6.202) e premia as pessoas ou entidades que tenham se distinguido por relevantes serviços em prol do desenvolvimento cultural, social, científico ou econômico da C idade.



Dênis de Moraes lança livro em Porto Alegre no dia 30 de março

O Grupo Cepos traz a Porto Alegre um dos grandes pensadores da Comunicação Social do país, Dênis de Moraes. O professor participa do Cepos Debates no dia 30 de março, onde faz o lançamento do livro organizado por ele, Mutações do visível: da comunicação de massa à comunicação em rede, da editora Pão e Rosas. O evento acontece no Sindicato dos Bancários, em Porto Alegre, às 19 horas.



Corsan abriu inscrições para concurso público, incluindo uma vaga para Jornalista diplomado

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) abriu nesta terça-feira (23) as inscrições para provimento de 12 cargos por concurso público. No total serão 28 vagas para os empregos de Engenheiro Ambiental (2); Engenheiro de Automação (2); Engenheiro Cartográfico (1); Engenheiro Civil (10); Engenheiro Eletricista (1); Engenheiro Eletrônico (1); Engenheiro Mecânico (2); Engenheiro Químico (4); Geógrafo (2); Jornalista (1); Médico do Trabalho (1); Técnico em Enfermagem do Trabalho (1).

A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul saúda os realizadores do concurso que colocaram como exigência para a vaga de Jornalista o ensino superior completo em Jornalismo e o registro no respectivo órgão de classe.

As inscrições serão realizadas pela internet no site da Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos (www.fdrh.rs.gov.br) de 23 de março a 6 de abril. O edital de concursos 01/2010, na sua íntegra, estará disponibilizado nos sites www.fdrh.rs.gov.br ewww.corsan.com.br



Mais informações:
http://www.jornalistas-rs.org. br/






Conselho de Representantes define os rumos da FENAJ para 2010

O Conselho de Representantes da FENAJ, composto por um representante de cada um dos 31 Sindicatos de Jornalistas filiados à Federação, reúne-se em Brasília no dia 27 de março (sábado). Estarão em pauta questões como a prestação de contas e o calendário para eleição da próxima direção da entidade. Um dos temas que mais tem atraído atenções, porém, é a proposição de sindicalização de não diplomados.


Não diplomados: sindicalizar ou não
O debate que mais mobiliza as entidades sindicais nos últimos dias, porém, é o da sindicalização de não diplomados, provocado por decisão favorável da direção do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Até o momento, entre as entidades que já expuseram suas posições sobre o tema, o Sindicato de Santa Catarina – também por decisão de sua diretoria - é o único que acompanha o paulista.

Senador insiste para que PEC dos Jornalistas seja votada logo

O senador Antonio Carlos Valadares, líder do PSB, fez hoje veemente apelo aos integrantes da Mesa Diretora do Senado para que seja imediatamente colocada na pauta de votação do plenário a Proposta de Emenda Constitucional 33/2009, de sua autoria, que resgata a exigência de diploma para o exercício do Jornalismo.

A PEC dos Jornalistas, como é conhecida já foi aprovada em 2 de dezembro do ano passado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e encaminhada à Mesa Diretora do Senado, mas até agora aguarda entrada na pauta do plenário. Como se trata de emenda constitucional há necessidade de dois turnos de votação para ser aprovada pelo Senado e então seguir para avaliação da Câmara dos Deputados.


Entidades e Frente buscam acelerar instalação de Comissão Especial da PEC 386

Após diálogos de dirigentes sindicais dos jornalistas com lideranças partidárias da Câmara dos Deputados ocorreram várias indicações para a composição da Comissão Especial que proferirá parecer sobre a PEC 386/09. A efetiva instalação da Comissão, no entanto, só ocorrerá após completar-se sua composição. A FENAJ, os Sindicatos de Jornalistas e a Frente em Defesa do Diploma trabalham para acelerar a instalação da Comissão.




Conselho da EBC deve ser composto por representantes da sociedade, e não por personalidades

O termo público contém as noções de coletividade e de pertencimento. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) é uma entidade pública e, portanto, espera-se que o seu Conselho Curador seja composto pelos diversos segmentos da sociedade brasileira e escolhidos por ela, e não por personalidades. O órgão deve ter ainda entre seus membros entidades organicamente ligadas ao campo da comunicação, identificados com a causa fim de emissoras públicas. Essa premissa é considerada fundamental pelos representantes de entidades ligadas à democratização da comunicação. Conforme o Edital 01/2010, três novos nomes para o referido conselho devem ser indicados até o próximo dia 09 de abril.

Leia mais:
www.fenaj.org.br

Inauguração de exposição de fotos no memorial


"Porto Alegre Há 50 Anos" é o título da mostra organizada por Alfonso Abraham de 25de março à 16 de abril. Na Sala Multiuso do Memorial do Rio Grande do Sul(Prça da Alfândega, s/nº) Fotos de José Abraham, conhecido pelo apelido de Espanhol(1921-1997)

A exposição é um olhar muito particular sobre o que a Capital foi e ajuda a entender o crescimento recente da metrópole que completa 238 anos.

Foto: Arfio Mazzei


Alfonso Abraham na abertura da exposição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim