segunda-feira, 22 de março de 2010

Roda Viva


Rubens Ricupero
Embaixador


O Roda Viva conversa com Rubens Ricúpero sobre o período em que Tancredo Neves foi o presidente eleito do Brasil


O curto período entre a eleição do Colégio Eleitoral e a posse de Tancredo Neves, durante os meses de janeiro e março de 1985, Tancredo Neves decidiu viajar para garantir a sua posse. Temendo um golpe, ele foi ao exterior se apresentar como o novo presidente eleito e assim conseguir comprometimento internacional com o novo momento da história do Brasil.

Essa viagem foi documentada num diário feito pelo diplomata Rubens Ricupero, na época, assessor internacional da comitiva. O diário virou livro e se transformou num novo registro histórico da transição entre o regime militar e a democracia. O livro marca os 25 anos da Nova República e o centenário de nascimento de Tancredo Neves.

Rubens Ricupero fez carreira diplomática no Itamaraty e representou o Brasil nas Nações Unidas, em Genebra, foi secretário geral da UNCTAD, órgão da ONU para o Desenvolvimento e o Comércio, ocupou os cargos de ministro do Meio Ambiente e da Fazenda no governo Itamar Franco e também foi embaixador brasileiro nos Estados Unidos e na Itália.

Participam como convidados entrevistadores:
Augusto Nunes, colunista do site da revista Veja; Carlos Eduardo Lins da Silva, editor da revista Política Externa; Denise Rothenburg, editora de política do jornal Correio Braziliense e Rubens Barbosa, Ex-embaixador do Brasil em Washington e presidente do Coscex (Conselho Superior de Comércio Exterior da Fiesp).

Apresentação: Heródoto Barbeiro


O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h00.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim